i owe you a ten second car e incrivel como o cinema molda nossa cultura a todo momento e como um espelho e impulso; uma versao mais absurda e exagerada da vida onde todo mundo e mais bonito que o normal ate os feios e onde no passado todo carro na rua parece zero km uma versao do mundo totalmente por fora da realidade mas que na maioria das vezes muda o mundo real mesmo assim https //www youtube com/watch v=nfv87tgyh78 assim e o filme velozes e furiosos de 2001 aquele que nos introduziu a dominic toretto sua familia e e claro o braia dia 18 de junho que vem o filme vai completar 24 anos de idade; o ator que fazia um dos protagonistas ja foi desta para melhor e o filme virou uma franquia que funciona meio como uma brincadeira de hot wheels nas telas funciona para quem tem 8 anos de idade ja foi diferente bom sempre foi um enredo infantil mas no inicio era de alguma forma baseado vagamente no mundo real e sua influencia por isso e realmente gigante todo mundo que tem ao redor dos 30 35 anos ou um pouco mais hoje foi influenciado por eles de uma forma ou outra como a minha geraçao o foi pelo primeiro star wars inspirado que era na cena de carros japoneses preparados da california entao os filmes ajudaram a impulsionar a fama de muitos deles mas nenhum deles de uma forma tao decisiva quanto o toyota supra de quarta geraçao o a80 o carro e um dos astros do filme e com isso tornou se uma lenda hoje a quarta geraçao do supra atinge valores inimaginaveis no mercado de classicos definitivamente se tornando um classico nao so pelo filme claro mas principalmente por ele o a80 foi o apice de algo que começou apenas como a versao de seis cilindros do celica mas aqui se tornava algo realmente diferente; planejado como sendo um verdadeiro supercarro acabou por ser o ultimo de sua especie um dinossauro muito alem do que era no principio e inutil para o mercado sim na epoca nao foi um sucesso por incrivel que pareça o supra voltou como bem sabemos como um bmw z4 modificado o zupra da geraçao a90 agora esta no seu fim de produçao; a serie especial final edition de 300 unidades logo estara a venda mas a toyota promete uma sexta geraçao em breve a100 entao e hora de lembrar do mais importante de todos os supra o a80 o que e um supra [caption id= attachment_374187 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro celica 1970[/caption] a geraçao atual do supra tem uma versao 2 0 turbo com um quatro em linha um carro muito legal e mercadologicamente acertadissima mas historicamente estranho se voce conhece a origem do supra um supra de quatro cilindros nao e um celica pera ai; nao conhece essa origem explico rapidamente o toyota celica foi lançado em 1970 como um cupe baseado no toyota carina um tamanho maior que o corolla meio como um mustang japones inicialmente de traçao traseira depois mudaria para a plataforma do corolla e viraria traçao dianteira com ele; mas no inicio era um cupe esportivo bonito quatro em linha de traçao traseira um mustang/camaro japa mais baratinho que os v8 e seis em linha americanos [caption id= attachment_374189 align= aligncenter width= 999 ] celica supra 1979 o primeiro[/caption] pois bem na segunda geraçao do celica aparece uma versao com motor seis em linha; na epoca ainda um motor sohc de duas valvulas por cilindro e 2 7 litros o carro tinha entre eixos aumentado do curvao para frente para acomodar o seis em linha e recebe o nome de celica supra era basicamente um carro de luxo porem sem grandes pretensoes esportivas [caption id= attachment_374188 align= aligncenter width= 999 ] segunda geraçao ainda celica supra[/caption] a terceira geraçao do celica de 1981 ainda com traçao traseira teve sua versao supra de segunda geraçao tambem; mas agora decididamente na vocaçao do supra esportivo e com um motor dohc/ duas valvulas por cilindro de 2 8 litros e 160 cv na geraçao seguinte do celica de 1985 os dois carros finalmente se separam o celica agora e traçao dianteira e o supra agora sem celica no nome era o topo da linha de alto desempenho da empresa com traçao traseira [caption id= attachment_374190 align= aligncenter width= 999 ] terceira geraçao somente supra o a70[/caption] este primeiro supra o a70 tambem inaugura um motor que seria a base do a80 cuja historia contamos aqui um motor que se tornaria lendario por sua personalidade e possibilidades infinitas de preparaçao um motor que vale a pena para continuarmos aqui parar um pouco e explicar o que e o toyota 2jz o motor do supra a80 atende pelo nome de 2jz gte e parte de uma familia que começou em 1990 com o 1jz ge de aspiraçao natural e 170 cv mas e algo que foi muito alem disso basicamente todos os seis em linha jz tem bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio com duplo comando de valvulas no cabeçote e quatro valvulas por cilindro em uma camara de combustao rasa triangular tipo pentroof as demais caracteristicas variam de versao para versao usado no supra a80 desde o seu lançamento em 1993 e foi criado como uma resposta ao motor rb26dett da nissan o motor do skyline gt r dos anos 1990 tinha dois turbocompressores sequenciais ambos com arrefecimento liquido com um intercooler ar ar montado na lateral do motor alem de pulverizadores de oleo para ajudar no arrefecimento dos pistoes o cabeçote era especifico da versao claro porque alem das valvulas maiores e do fluxo otimizado em relaçao aos demais motores da familia jz tinha sistema vvt i um variador de fase de comandos esta combinaçao fez do 2jz gte um motor muito especial veja o cabeçote por exemplo aluminio comando duplo quatro valvulas por cilindro e vela no topo da camara de combustao os tuchos de valvulas sao mecanicos acionados diretamente pelos ressaltos dos comandos algo que nao e especialmente positivo para comandos mais agressivos mas aumenta a confiabilidade do projeto por ter menos peças moveis no conjunto mas requer regulagem de folga regularmente a junta do cabeçote e feita de aço mola este material tem como principal caracteristica a deformaçao elastica e a junta tem camada tripla de revestimento; raramente e trocada mesmo em motores preparados o bloco feito de ferro fundido e outro item importante mais rigido que o mais comum aluminio apesar de mais pesado por isso e de uma estabilidade dimensional exemplar de novo mesmo em versoes preparadas o bloco e tambem do tipo closed deck o que da ainda mais estabilidade dimensional por baixo um reforço estabiliza as capas de mancal principal tambem entre o carter e o bloco o virabrequim e feito de aço forjado e tem 12 contrapesos mas nao e somente isso que o torna robusto ele usa bronzinas de mancais mais largas e reforçadas para prevenir movimentos longitudinais o famoso crank walk pistoes e bielas claro sao feitos de aço forjado o motor originalmente dava 325 cv a 5 600 rpm e 59 mkgf de torque a 4 000 rpm para o mercado americano e 330 cv e 61 mkgf para mercados europeus mas hoje sabemos que isso e apenas muito potencial nao explorado nao e incomum 2jz preparado com mais de 1000 cv hoje em dia e a origem de muito da fama do a80 e de sua participaçao no velozes e furiosos original o supra a80 mas tudo isso seria um desperdicio sem um carro interessante para usa lo; o supra a80 era realmente este carro no inicio dos anos 1990 se desenrolava a era de ouro do carro esporte japones a mazda estava conquistando uma legiao de fas do motor wankel de seu rx 7 e mudando a historia dos roadsters com o mx 5/miata; a familia z da nissan continuava em alta com o 300zx turbo e a honda havia acabado de lançar o nsx a mitsubishi tinha seu super tecnologico 3000 gt o novo supra nao ficaria atras era mais baixo mais curto mais largo e 100 kg mais leve que o antecessor o perfil em cunha deu lugar a um visual mais arredondado e moderno com leve inspiraçao no classico 2000gt a plataforma era a mesma do lexus sc mas encurtada aqui em 89 mm e mantinha a suspensao independente nas quatro rodas com duplo a na frente e multilink atras a direçao era via pinhao e cremalheira com assistencia hidraulica; a direçao era grande e feia porem; um dos primeiros airbags da toyota os freios eram discos ventilados nas quatro rodas com abs na frente com 121 7 polegadas de diametro e na traseira com 12 8 polegadas as rodas eram de 17 polegadas com 8 polegadas de largura na frente e 9 5 polegadas atras calçadas com pneus 235/45 zr17 e 255/40 zr17 respectivamente o carro era um 2+2; uma versao targa era oferecida e a grande asa traseira era opcional; sim voce podia ter um supra turbo sem a asa traseira na epoca ainda se achava cafona em muitos circulos por incrivel que pareça a mudança cultural aquela que hoje aceita elas numa boa veio tambem com o filme parece [gallery ids= 374158 374160 374161 374183 374184 374162 ] havia uma versao aspirada de 220 cv ja um carro interessantissimo; as opçoes de cambio eram manual ou automatica de cinco marchas para o carro aspirado e manual de seis marchas da getrag para o turbo; a sexta era overdrive o supra turbo pesava no lançamento 1578 kg em ordem de marcha; nao exatamente um carro leve especialmente para 1993 mas os motores potentes garantiam desempenho prodigioso no lançamento a car and driver americana conseguiu que o turbo fizesse um 0 96 km/h em 4 6 segundos o quarto de milha em 13 1 segundos a 175 km/h e velocidade final de 257 km/h todos eles numeros que davam inveja a porsche e ferrari por uma fraçao de seu preço ainda assim a 42 mil dolares em 1993 um preço altissimo para um toyota entao talvez seja isso o motivo de seu fracasso no mercado o carro era sensacional um matador de gigantes segundo a car and driver americana que o colocou em primeiro lugar num comparativo contra 3000gt vr4 porsche 968 corvette c4 lt1 mazda rx7 e nissan 300zx turbo em 1993 [caption id= attachment_374149 align= aligncenter width= 999 ] o teste da c&d em 1993 toyota em primeiro[/caption] mas voce tem que lembrar que em 1993 um toyota ainda era um carro de uma marca pouco amada; transporte e nada mais era o que significava nao era ainda a empresa de akio toyoda a marca entusiasta que e hoje o corvette e o porsche mais baratos que o a80 eram marcas de pedigree ate 911 muito mais caro vendia melhor a mazda com seu miata barato fez um carro esporte mais duradouro carro certo hora errada uma pena o carro parecia realmente sensacional as trocas de marcha segundo as publicaçoes da epoca eram leves como as de um miata e a embreagem de peso tranquilo disse a car & driver no comparativo de 1993 onde so faltou dizer que fazia chover de baixo para cima ha um uivo horrivel do vento vindo da entrada de ar e na parte inferior do para brisa e nao ha porta copos mas o comportamento e bem sensivel as mudanças de aceleraçao mesmo em um ritmo apenas rapido nivel de confiança no carro em velocidade e excepcional o carro da sensaçao de ser grande mas e muito firme a direçao e bem viva e o carro faz curvas lindamente os freios sao magnificos nunca experimentei melhor o motor e realmente forte ainda que subjetivamente seja no tema espirro de turbo e nao rosnado de escapamento ainda assim o treco puxa como um trem e e extraordinariamente bem comportado o interior e inteligente embora bastante austero e parece e e espaçoso foi necessario anos de preparaçao de carros usados inicialmente baratos e um filme sobre isso vagamente para que o potencial deste carro fosse reconhecido anos depois de descontinuado mas reconhecido ele foi como bem sabemos nada acontece sem motivo neste mundo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.