vamos falar serio o motor rotativo wankel parecia uma otima ideia nos anos 1960 mas estava fadado a ser um fracasso nos anos 1970 tudo claro por causa da revoluçao desta virada de decada por um lado emissoes de poluentes atmosfericos passou a ser controlada e por outro economia de combustivel passou de algo desejavel a algo imprescindivel para se vender carros [caption id= attachment_386979 align= aligncenter width= 1039 ] felix wankel 1902 1988 [/caption] o motor rotativo de doktor felix wankel antes disso tudo acontecer era um sonho de evoluçao incrivel era um motor de quatro tempos rotativo nao reciprocante a geometria era uma carcaça com o formato do numero 8 mas bem alisado no meio ate parecer quase um oval dentro dele girava excentricamente um triangulo ovalizado suas tres pontas sempre em contato com a carcaça aberturas laterais na carcaça admitiam ar atmosferico num ponto e mais adiante expeliam a mistura sem comandos valvulas cabeçotes virabrequins pistoes bielas e tudo mais apenas se movia o pistao rotativo em formato de dorito e o virabrequim simples leve pequeno barato potente extremamente suave e capaz de rotaçoes incrivelmente altas nos anos 1960 era o futuro mas bastou aparecer a necessidade primeiro de baixa emissao e depois de economia de combustivel que o castelo caiu nos anos 1970 apenas a mazda a unica realmente a conseguir fazer a coisa funcionar bem por muito tempo continuaria com ele mas nao da para resolver os problemas dele ate da e a mazda de novo ativamente pesquisa isso hoje em dia e ate tem de novo um wankel em produçao como range extender de um eletrico mas entenda uma coisa o wankel e inerentemente poluente por precisar misturar oleo na carga de admissao feito um dois tempos https //flatout com br/wankel de volta os detalhes do novo motor rotativo mazda/ sim oleo na mistura o wankel tem varios paralelos com o motor dois tempos apesar de funcionar no ciclo teorico de 4 tempos; na pratica tem potencia similar a um dois tempos de mesmo deslocamento tambem tem admissao e escape por janelas e precisa de oleo na mistura para lubrificar as vedaçoes a mazda inves de misturar oleo no tanque como o motor dois tempos de sua mobilette bolou um sistema automatico de mediçao e injeçao de oleo muito mais preciso [caption id= attachment_386981 align= alignnone width= 1960 ] wankel vs diesel mesma potencia[/caption] tambem normalmente tem tres sistemas de arrefecimento e/ou lubrificaçao as vedaçoes no apice do rotor usam oleo na mistura como ja explicamos o rotor em si normalmente e arrefecido pelo oleo que tambem lubrifica a engrenagem central o oleo do carter normal resfriado depois de passar pelo motor por meio de um radiador de oleo mas existem rotores arrefecidos a ar por incrivel que pareça a fichtel&sachs empresa alema licenciada que fazia motores pequenos diversos e chegou a fazer uma moto a hercules/dkw w2000 inventou um sistema assim ja que seus motores eram todos arrefecidos a ar a mistura admitida passava por dentro do rotor para refrigera lo antes de ir a camara de combustao o outro sistema de arrefecimento do wankel claro e o da carcaça que funciona como o de um motor a combustao normal pode ser a ar ou a liquido via radiador e bomba d’agua o sachs era a ar mas a mazda sempre usou liquido na carcaça oleo no rotor e em suas vedaçoes e o sistema mais efetivo e simples [caption id= attachment_386982 align= aligncenter width= 900 ] wankel arrefecido a ar na moto hercules 2000[/caption] e entao a mazda sendo a melhor no negocio resolveu continuar com esses motores muito depois de todos os outros donos de licenças terem o abandonado e a empresa onde ele foi criado a nsu ter falido e ser vendida para a audi a mazda usou ele em carros onde suas desvantagens eram menos graves em carros esporte principalmente depois dos anos 1970 o rx7 em tres geraçoes e o wankel em sua melhor forma principalmente quando auxiliado por turbocompressor [caption id= attachment_386983 align= aligncenter width= 999 ] rx7 de terceira geraçao[/caption] mas existiu uma outra tentativa de um wankel mais desenvolvido depois do ultimo rx7 acabar a mazda no fim de 2002 lança o que seria o seu ultimo carro de alto desempenho movido pelo motor rotativo; um criativo quase tresloucado cupe futurista com uma nova evoluçao da ideia de felix wankel o rx8 o mazda rx8 quando a gente olha carros como o rx8 nao podemos deixar de pensar que involuimos dos anos 2000 para ca olhe para ele com calma para começo de conversa parece minusculo para os dias de hoje e leve pesa 1300 kg achavamos 1300 kg muito em 2002; como os tempos mudaram nao somente e um moderno carro solido bem construido veloz e confiavel tem tambem ar condicionado potente travas vidros e direçao assistidas eletricamente e som bose de primeira linha alem de preciso e estavel como um carro esporte e confortavel no uso diario e mais airbags laterais de cortina e frontais; segurança ativa e passiva perfeita agilidade de carro esporte um wankel aspirado unico e coisas que hoje temos saudade alavanca de freio de estacionamento de verdade cambio manual chave que vai no contato; nada de avisos de faixa e direçao autonoma moderno com conforto e isolamento atual mas e carro para quem quer dirigir de verdade saudades e olha so e perfeitamente capaz de uso diario familiar e um carro esporte para 4 pessoas e malas desde que as pessoas e as malas nao sejam muito grandes o perfeito amalgama de esportividade extrema e usabilidade confortavel e impecavel como nao foi um grande sucesso mas enfim a historia do rx8 começa claro com o ultimo rx7 aquela magnifica besta fera bi rotor e biturbo de 280 cv que dava desempenho de porsche e ferrari a preço de mazda o carro acaba no ocidente em 1998 mas continua a venda so no japao sendo gradualmente retirado de outros mercados por legislaçao de emissao basicamente no japao tecnicamente o rx 8 substitui tanto o rx7 quanto o cupe de luxo e tres rotores eunos cosmo como o cosmo tinha quatro lugares o proximo rx teria tambem quatro lugares e nao dois como os rx7 desde tempos imemoriais na verdade desde 1978 para isso o entre eixos comparado ao rx7 cresceria de 2446 mm para 2703 mm teria uma nova evoluçao do wankel tambem um motor aspirado chamado pela mazda de renesis a grande sacada da mazda com este novo wankel aconteceu por meio de seus engenheiros entusiasmados pelo motor que nao queriam deixar ele morrer a modificaçao depois de feita parece simples demais mover as janelas de sua tradicional posiçao na periferia da carcaça para as tampas laterais do rotor assim o overlap pode ser eliminado o timing dos eventos de admissao e escape puderam ser alongados no tempo e melhor acertados e de quebra causou aumento das dimensoes das janelas em nada menos que 30% e como conseguir com valvulas maiores mais potencia [caption id= attachment_386994 align= aligncenter width= 1600 ] renesis janelas na lateral[/caption] claro que como em qualquer motor de muita area de valvula o torque em baixa rotaçao sofreria ja uma caracteristica indesejavel de todo wankel para começar para tentar mitigar parcialmente este problema um intrincado sistema de dutos de admissao de comprimento variavel um efeito colateral deste novo e mais eficiente wankel e dificil de acreditar a mazda diz que o novo desenho otimizara tanto a combustao do pequeno motor que nao deixava energia para o escape este era muito frio para realmente impelir turbina a contento de qualquer forma o renesis seria aspirado nao turbo como o rx7 como resultado um motor de giro para ser mantido em rotaçao alta era pelo menos potente dava nada menos que 234 cv a 8 200 rpm e soava o alarme de troca de marcha tradicional dos wankel aos 9000 rpm o torque era de 21 6 mkgf a 5500 rpm baixo comparado a sua alta potencia para quem gosta de motor que gira nirvana absoluto; para quem quer potencia em toda rotaçao ruim e tudo bem lembra do tempo em que nao se desejava agradar a todos o giro alto impedia uma caixa automatica na epoca; os engenheiros da mazda dividiram a admissao em duas janelas e na versao automatica uma dessas janelas era fechada para limitar potencia e aumentar torque o motor para cambio manual 6 marchas close ratio e entao conhecido como 6 janelas duas de admissao uma de escape dois rotores e automatico 4 janelas a versao com cambio automatico de quatro marchas com controle via borboletas atras do volante vinha entao com 195 cv a 7 000 rpm o que convenhamos e nada mal para um motor aspirado que desloca 1308 cm³ o torque era inicialmente de 20 2 mkgf a mais baixos 5000 rpm mas logo na versao mais evoluida do motor iguala o torque do 6 janelas mas o mais importante e que o motor podia atender facilmente as normas euro 4 de emissao; o renesis significaria a volta do wankel ao ocidente fora dos eua desde 1995 e da europa desde 1998 os entusiastas o receberam de braços abertos ainda mais no rx 8 um carro que era no minimo criativo e na pior das hipoteses totalmente bonkers o desenho do novo rx8 aproveita as contidas dimensoes do motor agora sem turbo e seus problemas termicos diversos atras do eixo dianteiro as quatro portas sao desenhadas como em picapes de cabine estendida a porta traseira suicida e fixa em cima e embaixo na coluna b servindo de fixaçao para o trinco da porta dianteira desta forma ela ancora a estrutura em caso de impacto lateral e abriga ancoragem de cinto dianteiro ajuda o airbag lateral de cortina o carro atendendo as legislaçoes de impacto lateral mundo afora essas portas traseiras chamadas freestyle pela mazda se abrem bem ate 80° fazendo o acesso ao banco traseiro fantastico; la atras adultos podem se sentar sem problemas apenas na cabeça o espaço e um pouco restrito para quem tem mais de 1 85 m a abertura grande da lateral e parcialmente compensada por inteligencia no projeto o tunel central passa no meio dos 4 bancos o carro sem pretensao de mais de 4 lugares de capacidade este tunel tem funçao estrutural importante e junto com teto dao mais rigidez a torçao do que existia no rx7 como no mazda miata uma barra treliça junta a transmissao e o diferencial traseiro fazendo um conjunto rigido coxinizado na carroceria tambem com a baixa vibraçao do wankel os coxins sao mais rigidos e a ajuda deles na estrutura maior o carda e de fibra de carbono algo extremamente sofisticado para 2002/2003 a suspensao e belissima na frente duplo a sobreposto mas nao qualquer duplo a sobreposto geometria bem cuidada e longos braços de aluminio forjado e uma direçao pinhao e cremalheira com assistencia eletrica variavel na traseira outro desenho maravilhoso de 5 links independente cheio de braços de aluminio o diferencial e torsen autoblocante e os freios discos ventilados nas quatro rodas 12 7 polegadas na frente e 11 9 polegadas atras as rodas sao de aluminio 18×8 com pneus 225/45 r18 a distribuiçao de peso e acertada em curb 50/50% a revista americana road and track pesou o carro com motorista e viu 52/48% o peso em curb era 1360 kg e o peso de teste com o motorista e instrumentaçao 1442 kg o compromisso de controle conforto da suspensao era considerado sublime pela revista o carro rolava bem mas era muito bom em todas as contas a direçao eletrica era morta porem se bem leve some o peso e as caracteristicas de potencia em giro alto somente e muita gente principalmente nos eua nao gostou acostumados a motores que dao tudo logo na triscada do acelerador e motores v8 aspirados com potencia desde sempre muitos o achavam lerdo no gp do sinal verde tao comum entao la nos eua quem deles estava disposto a soltar embreagem de supetao a 7500 rpm outro problema foi o consumo de oleo o consumidor moderno cada vez menos acostumado a olhar nivel que raramente baixa no wankel e imprescindivel ja que ele e consumido com a gasolina queimado na camara ha noticias de motores perdidos por falta de oleo mas outros adoravam as caracteristicas unicas e diferentes do renesis e do rx8 barry winfield na car and driver americana descreveu a experiencia assim a medida que a velocidade aumenta tambem aumenta a intensidade do som mudando de uma nota plana e rasgada para um zumbido raivoso a medida que atinge seu pico de potencia de 8 500 rpm uma vibraçao quase indiscernivel nos controles transforma se em um tremor sutil como se o carro estivesse disparando uma metralhadora de baixo calibre com recuo levissimo a experiencia e diferente de qualquer outra simplesmente unica o sucesso nao vem para quem e unico e diferente porem; a convergencia tecnologica pede que todos estejam no centro e os picos longe dele como o rx8 sumariamente ignorados tentar empurrar criatividade e diferenciaçao numa industria assim tarefa ardua o rx8 nao conseguiu sendo o fracasso que enterrou o motor rotativo pelo menos por enquanto; num mundo onde todo mundo e igual quem sabe o diferente ganha força novamente tomara
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