it is easy to be wise after the event famosamente disse sherlock holmes hoje com o beneficio da visao retrospectiva podemos ver claramente onde o angu empedrou onde era o ponto certo de parar de mexe lo com a colher de pau e desligar o fogo ao mesmo tempo nao adianta chorar pelo angu empedrado; nao ha maneira de transforma lo em fuba novamente e começar de novo a bmw por incrivel que pareça ja foi uma empresa totalmente focada na direçao esportiva e como fazia basicamente sedas rapidamente se tornou a queridinha dos entusiastas um concorrente alemao para o alfa romeo do pos guerra com tudo de bom e de ruim que esta definiçao impoe os pais de familia que nao podiam comprar porsches compravam um bmw 1500 nos anos 1960 e eram felizes a empresa teve tanto sucesso com isso principalmente nos anos 1980 que praticamente mudou o mundo das marcas de luxo ate a imutavel mercedes benz mudou e começou a fazer sua versao do bmw com o 190e de 1982 e nunca mais parou neste caminho the ultimate driving machine era o mote; ambicioso mas dito sem vergonha nenhuma ninguem ria deste subtitulo da marca; o que e um feito incrivel se voce pensar nisso um pouco tem muita gente que acha que a empresa desandou quando tirou o foco da direçao esportiva em todos seus carros e os deixou apenas nos m tipo nao ha mais um 320i com cambio manual e bancos de tecido e baixo peso mas proponho aqui que o ponto de inflexao nao foi este; foi o m3 e46 lançado no ano 2000 na epoca quando este carro foi descontinuado em 2006 em favor de um novo m3 v8 achamos que tudo estava bem mas na verdade de novo analisando com o beneficio dos vinte anos que se passaram podemos ver que foi exatamente ali que algo saiu do prumo foi ali que se parou de melhorar realmente no caso do m3 numeros de desempenho continuaram melhorando mas nada alem do que apareceu ali em 2000 mudou de verdade e se os bmw sempre devem ter quatro cilindros em linha e seis em linha como muitos tambem acreditam o motor seis em linha aspirado deste carro foi o apice da marca nada antes ou nada depois foram realmente melhor atras do volante o primeiro m3 o e30 original era sensacional um carro de corrida homologado para as ruas apenas sem concessao alguma a nao ser o desempenho incrivel mas tinha apenas um quatro em linha de menos de 2 5 litros algo que hoje parece ate piada comparado a monstros de mais de 500cv que habitam o mundo moderno o m5 v10 e talvez o mais exotico motor ja montado num seda formal enquanto o m5 e39 e talvez o mais balanceado seda esporte ja feito se destacar no meio de tanta coisa boa definitivamente nao e facil mas sim o m3 e46 e em minha opiniao o maior de todos e ao mesmo tempo um classico imortal ja em termos absolutos e nao apenas relativos a bmw sim um dos mais sensacionais automoveis ja produzidos na historia e ainda um sensacional carro de uso mesmo 25 anos depois de seu lançamento isto e se nao custasse tanto dinheiro ser tao bom vem com esta desvantagem sempre o m3 e46 a terceira geraçao do m3 parece ser o mais perfeito balanço entre as origens da divisao m em pistas e os atuais gt’s de alta performance da marca um ponto de inflexao um chassi moderno mas um com a maxima evoluçao dos seis em linha aspirados equipados com cambio manual que fizeram a fama da bmw o e46 no geral nao e o mais admirado dos serie 3 basicamente pega o conceito mecanico do e36 e o torna mais confortavel maior mais pesado sem perder muito da esportividade o que na epoca quando era um carro zero era um movimento inteligente claro mas hoje tempo em que se compra eles para diversao apenas a maioria das pessoas prefere o mais leve simples e similar mecanicamente e36 mas no caso do m3 a coisa muda de figura no caso do m3 e46 parece que tudo convergiu para um conjunto quase perfeito a estrutura maior e mais solida do e46 era uma base melhor para alta performance de verdade a tecnologia de pneus e suspensoes estava um nivel acima do e36 muito proxima do que se faz ainda hoje e o motor do m3 e36 em si um dos mais entusiasmantes e viciantes motores da historia do automovel recebe aqui o seu ultimo upgrade desta forma este m3 era o melhor de dois mundos um chassi que nao faria feio num carro de 2021 mas equipado com um seis em linha aspirado fabuloso tanto em sua potencia maxima e torque generoso quanto em seu comportamento subjetivo uma unidade lendaria em sua suavidade alegria e delicioso berro a caminho de uma estratosferica linha vermelha de 8000rpm georg kacher famoso jornalista alemao famosamente disse deste seis em linha o novo seis em linha e sem duvida um dos melhores motores a gasolina que o dinheiro pode comprar e flexivel e torcudo como um bom v8 sobe de giro rapido como um quatro em linha bravo e e suave como um v12 a resposta do acelerador e rapida mas nunca irregular e o fornecimento de torque e continuo fluente abundante a magica desse powertrain reside em sua capacidade de transformar o m3 de um relaxante e tranquilo gt para um carro esporte puro sangue e vice versa dependendo apenas do que voce faz com o pe direito e a transiçao e progressiva e absurdamente melodica era um motor tecnicamente avançado e extremamente potente tambem sua potencia especifica era de 105 7 cv/litro algo que mesmo 25 anos depois ainda e incrivel para um motor aspirado de rua mas nao so a potencia especifica era alta era tambem um motor grande maior que seu antecessor que estava na versao euro do m3 e36 eram 3 246 cm³ alcançados a partir de um aumento do diametro dos pistoes de 84 6 para 87 mm e um aumento do curso de 89 6 para 91mm com novos e mais leves pistoes de aluminio e bielas forjadas dava taxa de 11 5 1 e força de gente grande 343 cv a 7900rpm e 37 2 mkgf a 4900rpm o bloco era de ferro fundido e o cabeçote de aluminio dohc e quatro valvulas por cilindro claro usava um sistema de duplo vanos para variar o avanço dos dois comandos no cabeçote e uma bomba de oleo extra para evitar falta de lubrificaçao durante curvas de alta aceleraçao lateral e as seis borboletas individuais de admissao faziam uma musica impressionante este motor chamado de s54 e a evoluçao final do motor de seis cilindros em linha naturalmente aspirado s50 a operaçao eletronica dessas seis borboletas de injeçao drive by wire era uma novidade no s54 num cupe ou conversivel de 4 lugares que media 4490 mm em um entre eixos de 2720 mm e pesando ao redor de 1600kg ainda assim dava um desempenho matador o 0 100km/h era possivel abaixo dos 5 segundos a caminho de uma velocidade maxima limitada a 250 km/h estima se capaz de mais de 270km/h sem limitador e o desempenho em linha reta nao era so o que tinha em seu repertorio com uma distribuiçao de peso de 53/47% suspensoes independentes nas quatro rodas mcpherson na frente multilink atras pneus michelin pilot sport em rodas de 18 polegadas e um acerto primoroso e um carro feito para diversao ao volante em qualquer situaçao e melhor ainda podia vir com cambio manual de seis marchas getrag 420g mas numa demonstraçao que estava no ponto de inflexao ja havia disponivel um dos primeiros automatizados o cambio smg ii vale explicar o que e este smg ii todo m3 e46 vem equipado com o getrag 420g no carro manual obviamente uma alavanca de cambio e um pedal de embreagem comandam esta caixa mas no smg ii tudo muda tanto a embreagem quanto o cambio sao controlados por computador via atuadores eletrohidraulicos com alavancas atras do volante permitindo controle manual pelo motorista e um sistema satisfatorio mas nao prazeroso em seu uso; como todo sistema de transiçao da epoca nao era tao interativo e direto como o manual puro nem tao rapido e positivo como os modernos dupla embreagem ou auto mas por sua construçao e facil hoje em dia consertar os carros smg ii da para converter para manual nao nao e um swap de cambio ele fica no carro troca se apenas a robotizaçao do smg ii por pedaleira e trambulador original bmw da versao manual e uma conversao plug and play que funciona como carro original nao houve versao perua ou quatro portas do carro nesta geraçao; mas em compensaçao existiu o csl hoje um cupe do tamanho e desempenho do m3 e46 pesar mais que 1500 kg e absolutamente normal um m2 com cambio manual pesa 1 730 kg hoje por exemplo mas em 2000 era absurdamente pesado; mesmo para um bmw que nunca e particularmente leve abriu a possibilidade do retorno do famoso sufixo csl https //flatout com br/bmw csl o retorno da lenda/ o m3 csl era uma versao limitada do m3 que foi produzida em 2004 num total de 1 383 unidades nas silver grey metallic e black sapphire metallic apenas mantendo a distribuiçao de peso do m3 normal o bmw csl pesava 110 kg a menos 1385 kg [caption id= attachment_383605 align= aligncenter width= 999 ] csl [/caption] o teto era construido com plastico reforçado com fibra de carbono reduzindo o peso em 7 kg e abaixando o centro de gravidade o vidro traseiro era mais fino com efeito parecido a tampa do piso do porta malas era feita de placa de fibra leve grande parte do isolamento acustico do m3 foi descartado os assentos eletricos e o sistema de navegaçao o ar condicionado e o aparelho de som os dois ultimos podiam ser adicionados como opçoes sem custo para os mais fracos de espirito no interior assentos dianteiros tipo concha em fibra de vidro o console central era de fibra de carbono material tambem do paineis das portas guarniçao das portas e forro do teto as rodas tambem eram de 19 polegadas aqui o e46 m3 csl e amplamente considerado como o melhor bmw para dirigir de todos os tempos a unica desvantagem real e sua transmissao exclusivamente smg ii robotizada muito frustrante principalmente frente ao excelente cambio manual entao disponivel nas m3 normais mas como sabemos relativamente facil de consertar ao volante em 2021 gravamos um mao drives em um magnifico m3 e46 manual vermelho o carro e absolutamente inesquecivel lembro de senti lo ao meu comando hoje como se tudo tivesse acontecido ontem https //flatout com br/mao drives bmw m3 e46 na estrada dos romeiros/ e um carro delicioso para o dia a dia nao obstante seu valor e idade e o fato de que buracos podem danificar as caras rodas e suspensao mas tirando isso e superconfortavel e moderno ao rodar e te isola do exterior como um m3 moderno de 2026 e como todo bmw desta epoca ate hoje e muito facil de dirigir comandos bem posicionados posiçao de dirigir perfeita e confortavel e tudo leve e agradavel ao primeiro contato o cambio manual e facil de operar a direçao leve e gostosa de segurar com o ar condicionado ligado e o som funcionando acelerando pouco pode se viajar o dia inteiro numa serenidade completa como a de um carro de luxo mas ao mesmo tempo e uma fera um carro esporte de verdade se solicitado em lugares como a estrada dos romeiros que ele mostra a que veio primeiro ha o motor sonoro gutural liso mas de uma forma viva que so a bmw parece ter acertado como gira ate 8000 rpm tem cambio manual e torque em toda faixa de giro e uma delicia mesmo se mantido numa marcha so se quiser pode fazer grandes trechos sinuosos em segunda ou terceira marcha acelerando ate o limite e tirando pe em curvas ouvindo o berro sensacional e o empurrao gostoso mas troque as marchas sempre tambem e a velocidade possivel e incrivel mas nao e so grip provoque a traseira com o acelerador e o carro lhe retorna o mais controlavel powerslide que voce jamais experimentou qualquer um pode parecer um piloto aqui o controle da traseira com acelerador e totalmente instintivo a direçao hidraulica tambem e perfeita em passar a voce o que acontece na frente do carro a bmw era mestre neste tipo de direçao e seus carros eram incomparaveis nisso ainda e boa a direçao especialmente agora que aprenderam a fazer as eletricas bem mas nao da para comparar com este carro onde a carga no pneu e imediatamente sentida intuitivamente no aro direçao deste tipo parece perdida no mundo moderno a combinaçao de motor aspirado linear e girador mas de grande deslocamento e torque e um cambio manual bem escalonado e incomparavel mesmo especialmente num carro tao bem feito e acertado como este e como era tradiçao da marca usabilidade no dia a dia era o bonus o melhor dos bmw eu iria mais adiante na minha pequena lista dos melhores do mundo ha um lugar cativo para o bmw m3 e46
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