o gosto do publico adulto nao esta necessariamente pronto para aceitar soluçoes logicas para suas necessidades se a soluçao implicar um afastamento muito grande do que eles foram condicionados a aceitar como norma raymond loewy explicando o seu principio maya most advanced yet acceptable https //flatout com br/avanti o ultimo suspiro da studebaker/ ha duas vertentes historicas para o carro de hoje ambas de igual importancia para o resultado final um estrondoso fracasso sim fracasso o renault avantime e realmente inovador diferente e acrescentava a uma marca a renault que pretendia chegar no futurista ano de 2000 como sendo um arauto do futuro a empresa do monovolume renault avantime o futuro monovolume contar essa historia hoje no dia em que a bmw diz lançar uma revoluçao no mercado na forma de seu ix3 neue klasse chega a ser engraçado o ix3 e so uma revoluçao interna na bmw um carro desenhado do zero para ser eletrico; tesla e uma miriade de chineses fazem isso literalmente ha mais de uma decada as vezes na empafia da autoimportancia achamos que o novo para nos e novo ponto final mas claro que nem sempre e o avantime era sim novo tipo de automovel uma neue klasse como se diz na alemanha uma forma de fazer o monovolume se tornar tambem um cupe de alto luxo e desempenho uma inovaçao de verdade uma cheia de riscos mas que deve ser tentada que risco ha em mais um suv eletrico matra como contamos aqui na historia da matra o inicio da revoluçao monovolume na renault começa nao dentro da renault mas na matra mais especificamente na chrysler europa a matra era independente mas vendia carros no mercado usando mecanica simca e as concessionarias da marca via acordo de cooperaçao eram os matra simca https //flatout com br/a historia da matra a mais francesa das marcas/ o conceito que conhecemos como renault espace foi originalmente foi concebido na decada de 1970 pelo designer britanico fergus pollock que trabalhava para a chrysler uk em seu centro de design em whitley coventry a matra liderada pelo designer grego antonis volanis adorou a ideia e imaginou sendo um bom substituto para o matra simca rancho talbot ex simca 1307 volanis desenvolveu o design e portanto os primeiros prototipos usavam peças simca e a grade frontal lembrava o simca 1307 que lhe doaria a mecanica em 1978 a chrysler uk e o simca foram vendidos para a psa que descontinuou a marca simca em favor de talbot ; decidiu tambem que nao queria essa van estranha de passageiros a matra herdou o projeto codinome interno p23 mas sem possibilidade de usa lo renault 21 a matra oferece entao o carro para o concorrente da psa a renault esta percebendo que o custo principal ja tinha sido gasto pensou acertadamente que o risco era baixo tao barato que mesmo um fracasso nao seria o fim do mundo tacou no carro a mecanica do renault 21 traçao dianteira tambem mas com motor longitudinal ao inves do simca que era transversal e o lançou como renault espace em 1984 completo com frente de simca/talbot renault espace 1984 o espace por coincidencia lançado ao mesmo tempo que o chrysler minivan nos eua certamente herdeiro intelectual do conceito original ingles foi um estrondoso sucesso fez a liderança da empresa entao pensar que arriscar se em conceitos novos seria uma boa patrick le quement o que leva a renault a contratar um anglo frances de incrivel talento demonstrado na ford onde desenhou o sierra o caminhao cargo e nosso corcel ii entre outras coisas e dar lhe carta branca para revolucionar a renault entao fixada em coisas mega hiper tradicionalistas como o seu renault 19 le quement chega em 1987 com mandato para mudar a imagem conservadora da empresa e a outra vertente alem da matra nesta historia https //flatout com br/o primeiro renault de patrick le quement ford corcel ii/ le quement encontra um projeto dentro da renault que andava meio esquecido; o de um pequeno carro monovolume barato o desenvolve para se tornar outro grande sucesso o twingo de 1993 le quement admirava o salto tecnologico do mini de 1959 que tornou 2/3 do carro dedicado para passageiros e bagagem; com o twingo queria avançar este conceito mas nao foi so nisso que inovou num esboço de le quement a evoluçao do automovel o grande designer e critico stephen bayley disse do twingo na renault patrick le quement convenceu a direçao de que a pesquisa que mostrava que 25% dos entrevistados nao gostavam do conceito twingo deveria ser ignorada seu argumento era o maior risco e nao correr riscos com o tempo o twingo mudou a concepçao popular do carro compacto em um mundo falocentrico ele era neutro em termos de genero e em seu design le quement corajosamente brincou com o simbolismo e a sua paleta de recursos o twingo se tornou um produto agradavel em vez de um dispositivo sexual prostetico sim muita gente confundiu neutro em genero como homossexual; mas nao importa foi um sucesso era uma mudança total o twingo foi lançado no salao de paris de 1992; simultaneamente a renault atualizou sua identidade visual corporativa a instrumentaçao era minima e a desordem evitada os bancos traseiros deslizavam e o pacote era incrivel trinta centimetros mais curto que o clio o twingo tinha mais espaço que um renault 25 comercialmente tambem era interessante o preço foi mantido baixo e a unica opçao era a cor aqui le quement era caracteristicamente contraditorio numa epoca em que o branco era a cor mais popular para carros franceses o twingo nao estava disponivel nessa cor em vez disso verde pantano roxo rosa chiclete e amarelo apesar de sua fama o twingo nunca foi adotado pelos jovens era um estranho exemplo de design radical que atraia a meia idade renault scenic 1996 como designers estamos em uma luta entre a pura seduçao e a construçao de imagem explicou le quement uma declaraçao de design que traz retorno imediato mas nao constroi a marca e um erro assim seu terceiro grande sucesso na renault construia a marca de uma nova renault sendo tambem um monovolume o scenic imediatamente mudou a forma que se via um carro familiar nos anos 1990 assim le quement vira um heroi que nao pode errar; como sempre acontece em casos assim imediatamente começa a errar esquece do principio maya de loewy e acredita se infalivel em suas revoluçoes sua nova marca seria monovolume e assim ele pretende que todo renault tenha esta forma ate um cupe sem coluna b hardtop de luxo o mundo dos anos 2000 seria monovolume renault avantime apos o lançamento da terceira geraçao do espace em 1996 o presidente da renault louis schweitzer informou a liderança da matra que este seria o ultimo modelo a ser fabricado na fabrica de romorantin e que a proxima geraçao do espace seria feita em chapa metalica permitindo a produçao em uma das fabricas da renault a partir de 2002 a estrutura do avantime o conceito da matra para o espace original e uma estrutura de chapa metalica estampada normal mas com todo o exterior em plastico a matra era especialista em plastico e o espace como todo matra ate ali era para ser um produto de baixo volume seu sucesso foi um problema para a empresa que o criou a renault agora o faria em maior quantidade e mais barato todo em chapa sucesso demais e tao ruim quanto fracasso a matra procurou outros parceiros para ocupar sua fabrica mas sem sucesso entao propos a renault um conceito que se revelou uma ideia inteligente embora falha um veiculo ultracompacto com os ocupantes traseiros voltados para tras em seguida os designers da matra apresentaram outra ideia completamente nova um espace cupe o futuro avantime philippe guedon o engenheiro da matra explicou que o grupo de compradores poderia ser formado por antigos proprietarios do espace cujas familias ja haviam crescido mas que ainda desejavam manter a posiçao de dirigir elevada e a incomparavel visao panoramica do carro o projeto que a matra faria baratinho para a renault foi aprovado na hora o conceito vel satis de 1998 o avantime final foi desenhado pela equipe de le quement na renault le quement da o merito da criaçao a thierry metroz imediatamente apos ter concluido a quarta geraçao do espace diz le quement nos inspiramos no carro conceito vel satis criado por florian thiercelin para o centenario da renault em 1998; esse nao deve ser confundido com o seda de produçao homonimo lançado em 2002 mas que tinha pouquissimos elementos de design em comum com o conceito o carro conceito vel satis era em essencia um cupe monovolume baixo em relaçao ao solo e muito luxuoso com um design traseiro que introduziu a janela traseira semicircular vertical posteriormente adotada no megane il e no scenic li bem como no avantime e no espace iv o projeto do avantime foi baseado na plataforma do espace ii enquanto o espace iv empregaria uma arquitetura totalmente nova para veiculos de segmento superior era um cupe de alto luxo inclusive sem coluna b no estilo dos convertible hardtop americanos e dos cupes mercedes benz mas era um monovolume alto todos os vidros laterais baixavam eletricamente dando uma aura arejada de opala cupe ao interior as janelas e o teto solar panoramico podiam abrir automaticamente por meio de um unico controle montado no teto e assim um quase conversivel aparecendo portas excepcionalmente grandes se deslocavam por um mecanismo de dois estagios uma dupla dobradiça facilitando o acesso mas minimizando o arco de deslocamento no interior quatro cadeiras imponderavelmente grandes como em um bentley do espaço sideral o avantime foi mostrado em 1999 mas entrou em produçao somente em 2001 mas segundo o le quement nao era bem nascido problemas na fabricaçao de uma especificaçao exigente levaram a atrasos que por sua vez levaram a problemas de qualidade enfrentados pelos poucos clientes ousados o suficiente para apostar em um conceito apesar ou talvez por causa de seu carater excepcionalmente inovador o avantime foi um fracasso comercial uma triste evidencia de que nao e prudente testar o principio maya mais avançado porem aceitavel de raymond loewy era um carro grande 4642 mm em um entre eixos de 2702 mm nao parece muito mas era alto e largo; um imenso paralelepipedo que pesava 1761 kg; hoje nem parece muito mas entao uma baleia em mais formas que uma so inicialmente o carro de traçao dianteira viria apenas com o maior motor da renault o v6 desenvolvido com a psa para substituir o prv uma unidade de aluminio aqui com 24 valvulas e tres litros aspirado de 210 cv e 29 mkgf era acoplado um transeixo automatico de cinco velocidades ou manual de seis dobradiça dupla era tambem um carro tradicional renault com suspensao dianteira mcpherson e traseira independente por braço arrastado freios a disco nas quatro rodas e rodas entao consideradas enormes mas hoje nem tanto 225/55 r16 o carro automatico fazia 0 100 km/h em 8 6 segundos e chegava a 220 km/h disse stephen bayley o avantime foi apresentado como conceito no salao de genebra de 1999 seu objetivo era demonstrar em um contexto de realidade um tanto simplista a cultura de inovaçao da renault seu objetivo era nada menos do que redefinir a arquitetura do carro para o novo milenio as proporçoes sao curiosas um volume unico com um nariz proeminente na frente uma base arrojada na traseira o vidro traseiro e vertical na elevaçao lateral mas arredondado no plano ajudando a alcançar uma sensaçao de dinamismo senao um desconforto estetico positivo rodas grandes davam ao carro uma postura imponente mas eram as aberturas que o tornavam notavel o fracasso de vendas do carro e seu atraso ao mercado fizeram outra coisa mais drastica a matra nao conseguia ser lucrativa com seu volume minusculo sem opçao seus donos resolvem fechar de uma vez por todas o famoso fabricante foi entao o fim da matra que cancelou cedo o avantime; de 2001 a 2004 apenas pouco mais de 8 mil carros foram feitos embora continue sendo um dos designs de carro mais notaveis de todos os tempos o fracasso do avantime forçou a renault a adotar um rumo conservador e a matra uma das mais inovadoras marcas de um pais que inerentemente e de natureza inovadora para começo de conversa acabou acabou exatamente como se espera apostando tudo em algo no fim inovador demais uma maneira sensacional de morrer se voce me perguntar veja como esta a citroen hoje e chore definitivamente como diz o mister young it s better to burn out than fade away
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