em 2018 o jaguar xj completa 50 anos de carreira o seda foi lançado em 1968 como sucessor do iconico s type e foi o ultimo modelo da marca a ser projetado com a colaboraçao de sir william lyons o fundador da jaguar e ele tinha um design tao marcante que sua identidade visual permaneceu a mesma por mais de quatro decadas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] uma das açoes da jaguar para celebrar a data foi um video mostrando a evoluçao do xj neste meio seculo de existencia o objetivo real do video e mostrar a nova serie limitada do seda batizada xj50 que tem alguns detalhes diferentes na carroceria e no interior mas ele tambem acaba sendo uma boa demonstraçao de como o xj manteve se fiel a sua proposta de design original de 1968 ate 2009 quando a quarta e atual geraçao foi mostrada [youtube id= hmbjpi9urnq width= 620 height= 350 ] depois de assistir ao video ficamos inspirados e decidimos falar a respeito de outros carros que conservaram por longos periodos um mesmo estilo vamos elaborar um pouco mais a respeito contudo tomando como primeiro exemplo o proprio xj o jaguar s type lançado em 1963 era o topo de linha da marca britanica antes do xj seu estilo era tipico dos carros europeus dos anos 60 mais discreto que os americanos com traços mais vividos de automoveis da decada anterior como a grade mais estreita os farois bem destacados da carroceria e os para lamas protuberantes era um carro sobrio austero meio sisudo que foi fabricado ate 1968 logo que foi lançado o s type ainda era um carro contemporaneo mas nao demorou para que outras companhias europeias lançassem carros de luxo tao sofisticados quanto ele porem com design mais atual se sozinho o design do jaguar s type ja lembrava um senhorzinho de oculos de leitura a impressao fica ainda mais acentuada ao compara lo a estes dois rivais a jaguar ja havia percebido isto em 1966 quando apresentou o seda 420 que tinha este nome por causa do deslocamento de 4 2 litros de seu seis em linha o jaguar 420 era baseado no s type mas apesar de manter o mesmo desenho na area envidraçada e na traseira adotava uma dianteira bem mais moderna com a face mais larga os farois mais afastados uma grade maior o desenho geral do 420 foi mais aceito e apontou a jaguar qual direçao seguir com o sucessor de verdade do s type o jaguar xj o xj de 1968 podia ser encarado como uma versao mais madura do 420 em termos esteticos agora as proporçoes gerais da carroceria conversavam melhor com a dianteira mais larga o carro como um todo tinha um perfil mais horizontal e linhas mais limpas e esguias nao rompia totalmente com as linhas tradicionais dos sedas da jaguar mas era indiscutivelmente mais moderno influencias do passado e da propria epoca misturadas em perfeita harmonia via se que os carros de luxo das marcas alemas haviam servido de inspiraçao mas havia identidade propria o sucesso imediato do jaguar xj entre o publico levou os ingleses a investir em versoes mais potentes em 1972 alem das versoes com motor seis em linha de 2 8 litros ou 4 2 litros que se chamavam xj6 passou a ser oferecido tambem o xj12 que como o nome sugeria era movido por um v12 o motor de 5 3 litros e 250 cv os motores de seis cilindros 2 8 e 4 2 entregavam respectivamente 140 cv e 190 cv fazia do xj12 um dos sedas mais velozes do planeta foi quando a jaguar soube que estava no caminho certo na verdade eles sabiam com tanta força que esta primeira geraçao do xj lançada em 1968 continuou no mercado ate 1992 totalizando 24 anos e atravessando quatro decadas 60 70 80 e 90 para quem nao entendeu de 1987 a 1992 porem todos os xj fabricados tinham motores de 12 cilindros apenas duas reestilizaçoes foram promovidas em 1973 os para choques foram elevados e a grade dianteira ficou mais baixa; e em 1979 os para choques ficaram maiores e mais retilineos e so percebe a diferença pode ficar um pouco confuso agora mas so um pouco havia uma razao para que a jaguar mantivesse apenas o xj12 em produçao a partir de 1986 naquele ano as versoes de seis cilindros passaram a usar uma plataforma diferente denominada xj40 talvez voce saiba que os anos 80 trouxeram uma nova revoluçao estetica rompendo de vez as amarras com os cromados e linhas curvas da decada de 60 que por sua vez ainda tinham influencia direta do estilo aeronautico dos anos 50 as formas estavam mais retas os cromados deram lugar a acabamentos pintados ou pretos e havia a questao da moda hi tech com um ar mais neon mais digital a jaguar ate tentou adaptar o estilo do novo xj para a epoca com farois retangulares e uma silhueta geral mais retilinea mas nao deu certo apesar de ser um carro mais leve e mais moderno o xj40 nao foi bem recebido pelos compradores mais tradicionais da merca assim a segunda geraçao do jaguar xj adotou em 1994 um estilo mais proximo ao do primeiro modelo com mais curvas e os farois quadruplos circulares voltaram a terceira geraçao mostrada em 2003 era um carro substancialmente diferente do ponto de vista tecnico primeiro por finalmente romper com os seis em linha e v12 dos anos 60 e 70 e adotar motores v8 e v6 mais potentes e economicos segundo por adotar uma nova plataforma e carroceria feita de aluminio mas olhando para ele a gente percebe que o carro ficou maior e com proporçoes mais inchadas farois menores e para choques integrados a carroceria mas a silhueta geral nao mudou praticamente nada e os cromados continuaram ainda que mais discretos a fazer parte do estilo do carro o xj de terceira geraçao durou seis anos e so foi substituido por um carro completamente diferente quando a jaguar sentiu se plenamente segura para romper definitivamente com o estilo classico ate 2009 porem o jaguar xj permaneceu em sua propria bolha no espaço tempo alheio a tendencias estilisticas outras fabricantes fizeram coisas parecidas com modelos iconicos e nos vamos citar mais alguns deles agora porsche 911 no caso do jaguar xj a fabricante britanica respeitou uma tradiçao que deu certo os compradores dos xj eram ainda sao na verdade caras muito apegados a experiencia sensorial de dirigir um jag e provavelmente so trocavam de carro para pegar outro novo do mesmo modelo no caso do porsche 911 respeitar a tradiçao significa bem mais do que manter os fas proximos e uma questao de sobrevivencia uma obrigaçao porque ha muito mais paixao envolvida o porsche 911 e um carro entusiasta e os entuiastas costumam ser realmente apegados a seus automoveis favoritos no caso do 911 criou se um culto tao grande a formula original que o esportivo foi praticamente o mesmo por trinta anos antes da primeira reestilizaçao mais profunda o primeiro 911 foi lançado em 1963 e so em 1993 ganhou um visual realmente novo com farois reclinados e para choques integrados a carroceria mas conservou as mesmas portas e vidros e mais em 1998 quando a geraçao 996 foi lançada e adotou um motor boxer de seis cilindros de arrefecimento liquido os fas nao se incomodaram tanto com a carroceria maior e mais aerodinamica nem com o fim do motor arrefecido a ar eles se incomodaram com a mudança no formato dos farois que deixaram de ser redondos e passaram a ser iguais ao do porsche boxster modelo de entrada lançado em 1996 foi uma medida para conter custos mas os admiradores do 911 nao curtiram e apelidaram carinhosamente os farois de ovo frito em 2002 a porsche decidiu dar farois proprios ao 911 mais proximos do formato original entao quando o 997 foi lançado em 2005 eles voltaram a ser circulares eles foram mantidos no 991 em 2011 e aparentemente nao vao embora tao cedo ate porque o porsche 911 jamais abandonou a silhueta basica mazda mx 5 miata ponderamos um pouco antes de colocar o mazda mx 5 miata nesta lista porque a identidade visual mudou consideravelmente entre a primeira geraçao lançada em 1989 e a atual lançada em 2015 como modelo 2016 o primeiro miata tinha carroceria com linhas limpas farois escamoteaveis e uma entrada de ar no para choque que formava amigavel sorriso no entanto a essencia do design sua silhueta suas proporçoes e suas dimensoes foi mantida de forma admiravel nestes 29 anos de carreira do esportivo japones olha so este e o miata de segunda geraçao lançado em 1998 as maiores mudanças se concentraram na dianteira que perdeu os farois escamoteaveis mais para se adequar a normas de segurança para pedestres em caso de atropelamento o mecanismo dos farois retrateis era potencialmente perigoso em uma situaçao assim do que por preocupaçoes estilisticas na traseira da para dizer que apenas os elementos internos das lanternas mudaram porque o contorno era praticamente o mesmo o miata de terceira geraçao foi lançado em 2005 e buscava emular o desenho do original com farois mais estreitos e linhas um pouco mais angulosas mas no geral o tema foi mantido e as lanternas traseiras continuaram mantendo o contorno original ainda que tivessem um acabamento bem mais sofisticado a quarta geraçao foi a que trouxe as maiores mudanças em relaçao a linguagem de design original alinhando se a identidade visual atual da mazda com farois de desenho mais agressivo e finalmente um novo desenho para as lanternas que alguns dizem terem sido inspiradas pelo jaguar f type ha contudo um ponto importante no caso do jaguar xj e do porsche 911 a essencia original do design foi mantida deliberadamente a identidade visual e o perfil destes dois carros embora muito diferentes entre si eram/sao extremamente importantes para a percepçao dos modelos por seus publicos alvo no caso do miata porem tem mais a ver com a filosofia de engenharia do carro esta sim a caracteristica que precisa ser conservada pelo roadster o miata nasceu para ser um esportivo leve inspirado nos classicos roadsters britanicos dos anos 60 sua silhueta e suas proporçoes sao consequencias diretas desta abordagem que e a maior razao pela qual o mx 5 fez e faz tanto sucesso e tem uma base de admiradores e entusiastas tao grande jeep wrangler o jeep wrangler e mais um exemplo de veiculo que manteve as raizes de design classicas ao longo de decadas e geraçoes sua motivaçao para isto tambem e passional mas ha certas razoes tecnicas que tem a ver com a proposta do carro a historia do wrangler deve estar fresca na sua cuca porque a contamos recentemente mas nao custa relembrar os farois quadrados so foram usados na primeira geraçao certas coisas nao se pode mudar o jeep cj original era um derivado direto do willys mb criado sob encomenda do exercito norte americano na decada de 40 para servir na segunda guerra mundial depois que o conflito acabou a willys percebeu uma demanda muito forte por um veiculo rustico e robusto com traçao integral e apenas o basico para trabalho e lazer seu desenho minimalista foi fruto da funçao com filetes verticais para ventilaçao do motor na face dianteira e apenas metal suficiente para cobrir os componentes mecanicos o projeto original foi aproveitado ate 1986 alheio as constantes trocas de dono pelas quais a willys e depois a jeep passaram quando a marca foi adquirida pela chrysler em 1987 o novo cj passu a se chamar wrangler mas a essencia do design continuou as fendas na dianteira e os farois redondos estao ate mesmo no logo da jeep em sua versao completa e a recem lançada quarta geraçao obviamente nao mexeu nisto chevrolet corvette o chevrolet corvette nasceu em 1952 como um roadster elegante com motor de seis cilindros em linha era um carro belissimo mas so ficou bacana de verdade em 1955 quando ganhou um motor v8 que foi o primeiro v8 da chevrolet desde 1919 mas ha quem sustente que ele so se tornou o corvette de verdade em 1963 quando a segunda geraçao foi apresentada chamado de sting ray por causa de sua semelhança com uma arraia que se chama stingray em ingles o corvette c2 trouxe consigo a carroceria cupe e uma mudança de abordagem ficando um pouco menos grand tourer e um pouco mais esportivo no contexto deste post porem seu aspecto mais importante foi o visual do cupe capo longo e traseira curta lanternas duplas na traseira e dianteira baixa eram suas principais caracteristicas e a essencia foi mantida desde entao tanto que a geraçao seguinte so foi lançada em 1984 e apesar de trazer uma mudança dramatica nos contornos da carroceria era claramente uma evoluçao do modelo anterior a quinta geraçao do corvette c5 lançada em 1996 era praticamente uma releitura mais arredondada do corvette c4 incluindo ate mesmo farois escamoteaveis alias a chevrolet merece palmas por ter mantido os farois retrateis ate 2004 quando o corvette c6 chegou e dizemos mais o corvette c6 ainda era muito parecido com o c5 a maior mudança no design foram mesmo os farois escamoteaveis pois a silhueta da versao cupe era praticamente a mesma assim como suas proporçoes mudaram muito pouco o corvette c7 apresentado em 2013 trouxe aquela que provavelmente foi a mudança estilistica mais radical na historia do modelo desde os anos 60 trocou as curvas suaves por vincos e arestas mais pronunciados adotou farois verticalizados e lanternas traseiras com formato mais angular inspirado pelo camaro e perdeu o vigia traseiro envolvente os admiradores das antigas ficaram meio desapontados com a direçao tomada pelo design do esportivo mas e inegavel que o corvette c7 tem proporçoes e cara de corvette e a chevrolet fez questao de fazer dele o melhor corvette de todos como os reviews recentes da versao zr1 deixam bem claro entao no geral tudo certo
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