uma coincidencia bastante triste e relativamente frequente quando uma pessoa morre perto da data de seu aniversario o primeiro exemplo que me veio a mente nao pude evitar e o incrivel david bowie ele nasceu em 8 de janeiro de 1947 e morreu no dia 10 de janeiro de 2016 dois dias depois de completar 69 anos de idade o lendario lemmy do motorhead nasceu em 24 de dezembro de 1945 e morreu no dia 28 de dezembro de 2015 ou seja quatro dias depois de seu 70º aniversario [gt40 content search= ford widget= 1 ] parece que nao estou indo a lugar algum com este primeiro paragrafo pois este nao e o caso pode ser que o aniversario de colin mcrae dia 5 de agosto nao seja tao proximo assim da data de sua morte 15 de setembro mas para mim e proximo o bastante o bastante para lembrar de david bowie e lemmy e eu ainda posso apontar mais duas coincidencias bowie lemmy e e mcrae eram britanicos e os tres estavam entre os melhores do mundo no que faziam david bowie era um artista pioneiro e genial em muitos aspectos lemmy bem era o lemmy e colin mcrae foi um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos imortalizado por 25 vitorias e um titulo no wrc pelo azul e dourado dos subaru impreza de rali por uma bela franquia de games de corrida e por uma frase if in doubt flat out na duvida va de pe cravado como traduziu o juliano na pagina quem somos do flatout colin mcrae realmente disse isto em algum momento pesquisando por alguns minutos tudo o que encontrei foi uma postagem antiga em um forum sugerindo que mcrae teria dito isto em uma entrevista apos o rali da gra bretanha o rac rally mas o autor nao soube precisar em qual ediçao no entanto os proprios familiares de colin mcrae ja disseram que esta era uma de suas frases favoritas e de fato mcrae era do tipo que acelerava primeiro e perguntava depois ele foi o cara que inspirou o batismo do flatout tenha dito ou nao a frase e foi por isso que ao retomar uma das mais bem sucedidas series de posts do site sobre as lendas do wrc decidimos começar por colin mcrae agora o foco sao os pilotos lendarios e mcrae certamente merece ser o primeiro deles nascido no dia 5 de agosto de 1968 hoje colin mcrae teria 50 anos de idade no dia 15 de setembro exatamente um mes atras completaram se nove anos de sua morte em um acidente de helicoptero nunca e tarde demais para se homenagear quem merece porem os primeiros anos mcrae era filho de jimmy mcrae e o rali estava no seu sangue seu pai tambem era piloto e venceu o campeonato britanico de rali cinco vezes em 1981 1982 1984 1987 e 1988 jimmy mcrae tambem foi vice no campeonato europeu de rali em 1982 e chegou a 15ª colocaçao no wrc em 1983 no entanto alem de piloto de rali ele era dono de uma companhia especializada em encanamentos muito bem sucedida em lanark na escocia onde colin mcrae nasceu e passou boa parte de sua juventude o primeiro emprego de colin mcrae foi justamente na empresa de seu pai mas ele nao trabalhava como encanador e sim como mecanico consertando os veiculos da frota e nas horas vagas competia em eventos de motocross aos dezesseis porem ele começou a competir em ralis regionais com um mini cooper que logo trocou por um hillman avenger carro que como alguns de voces ja sabem deu origem ao famoso dodge polara no brasil sua primeira competiçao seria foi o campeonato escoces de rali em 1986 aos 18 anos de idade mcrae conduziu um talbot sunbeam hatchback fabricado no reino unido pela psa com base no hillman avenger em uma das mais confusas alianças da industria automotiva europeia que tambem incluia a chrysler embora nao tenha vencido uma prova o escoces rapidamente conquistou uma boa reputaçao por seu estilo de pilotagem veloz e arriscado assumidamente inspirado pelo finlandes ari vatanen que era um dos herois do jovem scot na pratica isto quer dizer que colin mcrae optava sempre por acelerar ate o limite e frear o mais tarde possivel sem se preocupar tanto assim em seguir a trajetoria ideal em uma curva se ele pudesse cravar o pe no acelerador e contornar um cotovelo de lado com os giros do motor la em cima ele o faria costuma se dizer especialmente em foruns da internet que nem sempre a pilotagem de mcrae era a mais rapida mas certamente era a mais espetacular e que foi por conta disto que especialmente nos primeiros anos de sua carreira no wrc mcrae foi quem ajudou a cimentar os ralis no imaginario popular nas temporadas seguintes entre 1987 e 1990 a escalada de mcrae foi notavel em 1988 ele competiu com um vauxhall nova nada menos que a primeira geraçao do carro que conhecemos como chevrolet corsa com traçao dianteira e tudo e foi o vencedor do campeonato escoces de ralis entrando para o radar das grandes equipes no ano seguinte ele migrou para um ford sierra xr 4x4 preparado pela cosworth o sierra acompanhou mcrae ate 1991 quando ele conseguiu seu primeiro contrato com uma equipe de rali profissional a prodrive que cuidava dos esforços de fabrica da subaru nos ralis rumo a elite foi o proprio david richards diretor da prodrive quem chamou colin mcrae para fazer parte do time a reputaçao de colin mcrae ja havia chegado ate ele mas isto nao o incomodava talvez por acreditar que embora sua equipe precisasse de vitorias o rali como um todo tambem precisava de espetaculo de inicio o contrato de mcrae previa sua participaçao no campeonato britanico de rali british rally championship ou brc ao volante do subaru legacy rs o precursor do impreza nos ralis equipado com um versao de 290 cv do motor flat four 2 0 turbo ej20 e mcrae fez valer seu salario de £ 10 000 por ano ele venceu as ediçoes de 1991 e 1992 do brc e com isto conseguiu ser promovido para o wrc em 1993 um parentese em 1992 colin mcrae tambem fez uma participaçao especial no btcc o campeonato britanico de carros de turismo a prodrive tambem participava da competiçao usando um bmw m3 e mcrae foi convidado para pilota lo na etapa de knockhill eram duas corridas no mesmo fim de semana e na segunda delas mcrae foi desclassificado por provocar uma colisao com o colega matt neal que tambem pilotava um bmw foi a unica vez que mcrae competiu no btcc e nem preciso dizer o motivo nao e colin mcrae nao se abalou pois sua estreia no mundial de rali estava marcada para 1993 e melhor ainda entre seus colegas de equipe estava seu idolo ari vatanen alem dos tambem finlandeses markku alen e hannu mikkola como nao ficar motivado desse jeito o desempenho de mcrae foi excelente desde o inicio ja na segunda etapa do campeonato o rali da suecia colin conseguiu seu primeiro podio ao ficar com a terceira colocaçao atras apenas da dupla de toyota celica do sueco mats jonsson e do finlandes juha kankkunen a primeira vitoria veio no rali da nova zelandia a oitava prova do calendario e a ultima do legacy rs que a partir da etapas seguinte o rali da finlandia o famoso 1000 lakes rally foi substituido por um carro mais compacto e mais moderno o subaru impreza a parceria mais emblematica do wrc walter rohrl e o audi quattro sebastien loeb e o citroen c4 tommi makinen e o mitsubishi lancer evolution estas parcerias estao entre as mais bem sucedidas do wrc mas fico tentado a dizer que nenhuma delas supera em carisma a combinaçao explosiva de colin mcrae e o subaru impreza azul e amarelo que competiu nos anos 1990 de suas 25 vitorias na competiçao mcrae conquistou 15 ao volante do impreza em 1993 seu ano de estreia mcrae que era o novato do time com apenas 25 anos de idade terminou o campeonato na quinta posiçao seu heroi ari vatanen em setimo em 1994 primeiro ano cheio com o subaru impreza 555 colin mcrae conquistou duas das tres vitorias da subaru o rali da nova zelandia e o rali da gra bretanha carlos sainz seu recem chegado colega ficou com a vitoria no rali da acropole na grecia a subaru foi a vice campea com 140 pontos contra 151 pontos da equipe vencedora a toyota mcrae foi o quarto colocado na competiçao atras de didier auriol do proprio carlos sainz e de juha kankkunen mas o ano seguinte seria o ano da consagraçao o titulo colin mcrae foi promovido ao posto de piloto principal da subaru para a temporada de 1995 assim como carlos sainz o espanhol foi o vencedor do primeiro evento o rally monte carlo mas colin mcrae conseguiu se destacar ao volante do impreza enquanto sainz venceu tres provas alem de monte carlo ele tambem foi o primeiro em portugal e em sua propria casa a espanha mcrae venceu duas novamente o rali da nova zelandia e o rali da gra bretanha em uma feliz coincidencia o desempenho geral de colin porem foi mais proveitoso com 90 pontos contra 85 de carlos sainz apos oito etapas o piloto escoces foi o campeao naquele ano entre os construtores a subaru tambem levou a melhor naquele ano naquele que foi o primeiro titulo da fabricante na historia do campeonato [youtube id= emdxhv1hsjo width= 620 height= 350 ] mas nao foi so isto em novembro de 1995 quando foi realizada a ultima etapa do campeonato colin mcrae tinha 27 anos de idade e tornou se simultaneamente o primeiro britanico a vencer o campeonato mundial de rali e o piloto mais jovem a faze lo este ultimo recorde ainda pertence a mcrae em 2018 23 anos depois no ano seguinte 1996 mcrae ajudou a subaru a conquistar seu segundo titulo vencendo tres das nove etapas no entanto aquela foi a temporada na qual sacramentou se a rivalidade entre a subaru e a mitsubishi no wrc tommi makinen ao volante do lancer evolution iii foi praticamente imbativel com cinco vitorias e faturou o titulo dos pilotos mcrae ainda competiu pela subaru por dois anos em 1997 e 1998 antes de migrar para a ford sendo que na temporada de 1997 a subaru foi campea pela terceira vez consecutiva a ultima alias [youtube id= k1tvqtrtlmw width= 620 height= 350 ] a fama de colin mcrae levou a desenvolvedora codemasters que ja fazia fama com seu game oficial do mundial de formula 1 a firmar um contrato com o piloto para uma serie de games de corrida baseada no wrc colin mcrae rally foi lançado em 1998 para playstation e trazia o impreza de mcrae na capa e foi so o primeiro de uma serie de titulos lançados para playstation windows game boy advance xbox e outras plataformas mcrae na ford e a aposentadoria [youtube id= hnbfxurf8hk width= 620 height= 350 ] em 1999 colin mcrae foi contratado pela ford aquela altura ele ja era um dos maiores pilotos de rali de todos os tempos e o contrato de dois anos a £ 6 milhoes fez dele o mais bem pago da categoria mas nao foi o bastante o ford focus wrc nao era um carro exatamente confiavel e embora tivesse conquistado duas vitorias consecutivas no safari rally no quenia e no rali de portugal o restante da temporada reservou a mcrae uma sucessao de quebras que levou o piloto escoces a abandonar oito provas em sequencia no total foram dez ralis que colin mcrae nao concluiu por acidentes ou problemas mecanicos a mare de azar continuou na temporada de 2000 ao ponto de mcrae ameaçar sua saida da equipe caso os problemas com o ford focus nao fossem resolvidos ele so nao o fez porque da metade para o fim do campeonato as coisas melhoraram um pouco dito isto a passagem de mcrae pela ford foi marcada por altos e baixos em 2001 por exemplo uma sequencia de tres vitorias na argentina no chipre e na grecia lhe garantiu o vice campeonato dois pontos atras do ingles richard burns que ironicamente era piloto da subaru e foi o segundo e ultimo piloto britanico a faturar um titulo no wrc ja em 2002 que acabaria sendo seu ultimo ano na ford colin mcrae conquistou suas ultimas duas vitorias embora tenha ficado apenas na quarta colocaçao mcrae tornou se na epoca o piloto que mais venceu eventos no wrc com as ja citadas 25 vitorias desde entao seu recorde foi superado por carlos sainz 26 vitorias marcus gronholm 30 vitorias sebastien ogier 44 vitorias e sebastien loeb 78 vitorias [youtube id= is9kkhkl_zk width= 620 height= 350 ] colin mcrae nao renovou seu contrato com a ford para 2003 segundo consta depois que a equipe recusou se a pagar a ele um salario de £ 5 milhoes por ano o valor jamais foi confirmado mas e sabido que mcrae e a ford terminaram o contrato amigavelmente com elogios mutuos e desejos de sucesso de ambas as partes naquele ano colin mcrae fez sua estreia pela citroen como colega de equipe de sebastien loeb e carlos sainz ja veterano mcrae teve em um segundo lugar na prova de estreia o rally monte carlo seu melhor desempenho na citroen vitoria tripla da citroen que viu loeb chegar em primeiro e carlos sainz em terceiro no mais aquela foi uma temporada infeliz para mcrae que nao subiu mais ao podio e terminou o campeonato em setimo lugar sua pior colocaçao desde a decada de 1990 [youtube id= xka8xwk1eae width= 620 height= 350 ] por conta disto em 2004 colin mcrae simplesmente nao conseguiu um contrato ainda que tivesse contado com a ajuda de david richards seu ex chefe na subaru que aquela altura havia assumido um cargo na empresa que detinha os direitos comerciais sobre o wrc [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] outros caminhos ha quem diga que em seus ultimos anos no wrc colin mcrae foi prejudicado pelas mudanças na categoria que levaram a uma pilotagem muito mais tecnica e precisa por parte dos outros pilotos de todo modo em vez de se preocupar com uma possivel volta ao wrc colin mcrae decidiu experimentar novas categorias em 2004 ele conseguiu um assento em uma ferrari 550 gts maranello inscrita pela prodrive certamente com uma maozinha de david richards dividindo o posto com o ingles darren turner e o sueco ryckard rydell mcrae conseguiu terminar a corrida em 9º lugar na classificaçao geral e em 3º na categoria gts [youtube id= zgcqoof6tic width= 620 height= 350 ] naquele ano colin mcrae tambem competiu no rali dakar em 2004 e 2005 em ambas as ediçoes ao volante de uma picape nissan em 2004 ele conseguiu vencer dois estagios e chegar ao final da prova porem em 2005 ele acabou abandonando a competiçao depois de um acidente [youtube id= trz7chtnjvk width= 620 height= 350 ] em 2006 colin mcrae decidiu tirar um ano sabatico das pistas e dedicar se a um sonho antigo construir seu proprio carro de rali no goodwood festival of speed daquele ano foi apresentado o mcrae r4 na concepçao de mcrae o carro deveria ser uma alternativa mais acessivel aos carros de rali tradicionais podendo tambem ser utilizado em corridas no gelo provas no asfalto e rallycross o carro foi projetado pelo proprio mcrae com a ajuda do engenheiro e seu amigo dave plant o mcrae r4 era construido sobre uma estrutura tubular de aço usando paineis de fibra de carbono e linhas inspiradas no ford ka de primeir ageraçao o motor era um quatro cilindros de 2 5 litros com comando duplo no cabeçote e 355 cv sem qualquer tipo de induçao forçada e era acoplado a um cambio manual ou semi automatico de seis marchas a traçao podia ser traseira ou integral embora tenham sido feitos alguns prototipos do mcrae r4 sua melhor chance de pilotar um deles e jogando colin mcrae dirt sexto game da franquia lançado em junho de 2007 semanas antes da morte de colin ou as sequencias dirt 2 2009 e dirt 3 2013 [youtube id= vt9iarfdstw width= 620 height= 350 ] em tempo em 2006 colin mcrae encontrou tempo para participar da ediçao daquele ano do x games onde protagonizou uma de suas manobras mais antologicas depois de saltar em uma rampa o subaru impreza como qual ele competia deu uma pirueta no ar e aterrissou sobre as quatro rodas permitindo que mcrae continuasse correndo e ele ficou menos de um segundo 0 52 segundo mais precisamente atras do vencedor travis pastrana so vendo para crer [youtube id= ql3ipsxubrc width= 620 height= 350 ] a morte de um icone [youtube id= 8 r1wrsxwf4 width= 620 height= 350 ] em agosto de 2007 com 39 anos de idade recem completados colin mcrae declarou publicamente que estava procurando uma vaga para retornar ao wrc na temporada de 2008 caso nao conseguisse deixaria a competiçao de lado nao foram divulgadas muito mais informaçoes a respeito ate recentemente quando em 2017 david richards declarou em um podcast que havia uma negociaçao em curso para que colin mcrae retornasse a subaru testes foram marcados mas jamais aconteceram em setembro de 2007 enquanto voava de helicoptero proximo a propriedade de sua familia em lanark na escocia mcrae tentou realizar uma manobra em baixa altitude mas nao teve sucesso o helicoptero atingiu um bosque e caiu colin mcrae e os outros tres ocupantes da aeronave incluindo seu filho johnny de cinco anos de idade morreram na hora foi uma tragedia repentina como todas as tragedias os planos para fazer o mcrae r4 foram cancelados embora a viuva de mcrae allison tivesse manifestado seus desejos de levar o projeto adiante e um funeral para colin e johnny foi realizado em glasgow na escocia em 26 de setembro a cerimonia contou com a presença dos conterraneos jackie stewart e dario franchitti no dia 30 foi realizada uma missa aberta em homenagem ao piloto com 700 presentes dentro da igreja e 15 000 fas do lado de fora tamanha comoçao ajuda a entender o mito em torno de colin mcrae camiseta if in doubt flatout nosso lançamento do mes na loja e uma tripla homenagem a imortal frase do mestre dos ralis colin mcrae estampada em fonte inspirada na porsche com os classicos racing stripes visual clean e elegante algodao leve de fiaçao japonesa fio 30 1 penteado corte entre o slim e o regular clique aqui para ver o produto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.