como vimos no ultimo post da nossa serie especial sobre enzo ferrari no fim dos anos 60 o commendatore decidiu vender metade da companhia a fiat tanto a scuderia quanto a fabrica de automoveis passavam por dificuldades financeiras causadas principalmente por muito investimento em desenvolvimento de carros e contrataçao de pilotos tanto na formula 1 quanto no wrc e pouco retorno a injeçao de dinheiro da fiat era exatamente o que a ferrari precisava para traçar um objetivo e conseguir cumpri lo colocar se no topo da formula 1 de uma vez por todas a primeira providencia foi desenvolver um novo carro durante a temporada de 1969 em que a ferrari em essencia competiu para cumprir tabela visto que as chances de vencer o campeonato eram pequenas — de fato os pilotos chris amon e pedro rodriguez nao conseguiram uma vitoria sequer e o melhor resultado da ferrari naquele ano foi um terceiro lugar de amon no gp da holanda aquele ano perdido porem nao foi em vao — enquanto os pilotos perdiam corridas os engenheiros da scuderia criaram a ferrari 312b uma evoluçao do projeto anterior a ferrari 312 o novo carro tinha um perfil mais proximo do chao e um motor totalmente novo em vez do tradicional v12 com angulo de 60° o chamado ferrari 001 era um flat 12 o que significa que o angulo entre as bancadas de cilindros era de 180° tornando o praticamente um boxer [youtube id= swbqiw3ujha width= 620 height= 350 ] alem de um novo carro a temporada de 1970 tambem foi marcada pelo retorno de jacky ickx que havia deixado a scuderia no ano anterior para correr pela brabham e a contrataçao do suiço clay regazzoni chris amon foi dispensado pela ferrari e contratado pela march foi um sopro de ar fresco a ferrari voltou a vencer com tres vitorias de ickx e uma de regazzoni e conquistou o vice campeonato no ano seguinte foi a vez de mario andretti ser contratado e ao lado de ickx conseguir uma das duas vitorias da scuderia em 1971 os anos de 1972 e 1973 contudo forma desastrosos — a ferrari nao venceu absolutamente nada chegando ao ponto de simplesmente nao participar de duas corridas em 1973 da para dizer que foram dois os responsaveis pela volta por cima da scuderia que começou em 1974 luca di montezemolo e niki lauda o primeiro trabalhava na fiat desde os anos 1960 — assim depois que a fiat passou a ser dona de 50% da ferrari montezemolo foi transferido para a scuderia onde tornou se assistente de enzo ferrari em 1973 ele conquistou a confiança de enzo rapidamente e ja em 1974 foi promovido a chefe da scuderia foi sob o comando de montezemolo e a aprovaçao de enzo ferrari que a scuderia contratou em 1974 o entao novato niki lauda o austriaco era muito talentoso e extremamente determinado em seguir sua carreira na formula 1 — a ponto de romper relaçoes com seus familiares quando eles nao concordaram com sua atitude de fazer um emprestimo de £ 30 mil para conseguir um lugar na equipe march de formula 1 quando a march fracassou na formula 1 em 1972 lauda se afundou em dividas e chegou a pensar em suicidio mas em vez disso fez outro emprestimo para comprar um lugar em um dos carros da brm — que tambem falhou miseravelmente em 1973 acontece que lauda era realmente talentoso e seu desempenho acabou chamando a atençao de enzo ferrari que ainda estava a procura de um bom piloto para reerguer sua equipe animado enzo perguntou a clay regazzoni o que ele achava de lauda diante dos elogios do suiço enzo nao pensou duas vezes antes de contratar lauda — e ainda pagar todas as suas dividas valeu a pena em 1974 a dupla regazzoni lauda garantiu tres vitorias na temporada sendo que duas delas foram do recem chegado e a ferrari conseguiu o vice campeonato atras da mclaren de emerson fittipaldi em 1975 porem as coisas engrenaram a scuderia conseguiu seu primeiro titulo em onze anos — niki lauda e clay regazzoni venceram juntos seis das 14 corridas e com cinco destas vitorias lauda foi o campeao entre os pilotos naquele ano a situaçao so nao se repetiu em 1976 porque james hunt ficou com o titulo pela mclaren — e se voce assistiu a rush no limite da emoçao rush 2013 sabe que naquele ano o maior rival de lauda foi hunt tambem deve saber que foi no gp da alemanha de 1976 que niki lauda sofreu o acidente que o deixaria desfigurado para sempre o que tambem comprometeu a temporada da ferrari naquele ano — ainda que lauda tenha voltado a competir antes do fim da temporada ainda com bandagens na cabeça [youtube id= 8f5baq6a6jw width= 620 height= 350 ] e mais em 1977 niki lauda conquistou seu segundo titulo pela ferrari ja como piloto principal e ainda deu a scuderia seu terceiro titulo em sequencia logo depois o austriaco deixou a equipe mas nao sem indicar um sucessor gilles villeneuve que havia demonstrado seu talento na mclaren algumas corridas antes o canadense chegou no final da temporada de 1977 e so teve tempo de competir no gp do japao sem conseguir terminar a corrida gilles mostraria se uma belaa adiçao a equipe ajudando a scuderia a conquistar o titulo de 1979 e vencendo mais duas corridas em 1981 villeneuve era jovem e tinha potencial para muito mais mas teve sua carreira abreviada por um acidente durante os treinos de classificaçao para o gp da belgica [youtube id= eboum16lsh0 width= 620 height= 350 ] durante uma volta especialmente agressiva para tentar tomar a 5ª posiçao de didier pironi seu colega de equipe villeneuve topou com jochen mass a uma velocidade muito mais baixa na entrada de uma curva a esquerda mass notando que villeneuve se aproximava desviou para a direita para abrir passagem; ao mesmo tempo villeneuve moveu se tambem para a direita para realizar a pretendida ultrapassagem a ferrari acertou a traseira do march de mass e levantou voo sendo arremessada por 100 metros a cerca de 225 km/h e caindo de bico villeneuve foi atirado para fora do carro e voou por mais 50 metros e sofrendo uma fratura fatal no pescoço ele foi declarado morto naquela noite mas villeneuve nao era so um jovem talento ele tambem era o piloto favorito de enzo ferrari que talvez enxergasse nele um pouco do filho dino conta o livro gilles villeneuve the life of the legendary racing driver 1989 de gerald donaldson que enzo ferrari disse em uma entrevista sua morte nos privou de um grande campeao um que eu sempre apreciei muito meu passado e marcado por luto; meus pais meu irmao meu filho minha vida e cheia de lembranças tristes eu olho para tras e vejo os rostos dos meus entes queridos e entre elas eu vejo gilles apesar da tragedia em 1982 a ferrari garantiu outro titulo de construtores bem como no ano seguinte desta vez com rene arnoux vencendo tres corridas enquanto isto os carros de rua da ferrari nunca haviam sido tao rapidos enzo passou a dar mais atençao a eles e no fim dos anos 80 ainda viu a companhia apresentar uma ultima obra prima mas isto vai ficar para o proximo e ultimo post
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