quinze anos atras em 2003 o subaru wrx ainda estava em sua segunda geraçao e ainda e chamava impreza a subaru preparava a primeira reestilizaçao na qual os farois redondos bug eyes foram trocados por peças de formato indefinido blob eyes mais importante do que isto naquele ano a subaru conquistou seu ultimo titulo na categoria principal do wrc o titulo dos pilotos com o noruegues petter solberg ao volante as coisas eram mesmo bem diferentes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e por isto que e impossivel nao ficar saudoso ao ver este video da best motoring international recem legendado por seu canal oficial trata se de uma disputa entre o carro da subaru para a temporada de 2003 do wrc e um exemplar de rua sendo que este ja era reestilizado naturalmente o carro preparado para rali e mais rapido mas uma corrida entre os dois nos parece uma boa maneira de visualizar o quanto um wrx sti 2003 de rali e mais rapido do que a versao vendida ao publico para isto os caras chamaram toshihiro arai que nasceu em isesaki provincia de gunma onde fica a tofu den dos fujiwara alias e entre 1997 e 2010 pilotou exclusivamente pela subaru no wrc e no extinto pwrc campeonato que hoje e chamado wrc 3 e serve como categoria de apoio para a competiçao principal no mundial de rali ele certamente e um dos pilotos de rali locais mais bem sucedidos e conhecidos do japao com 13 vitorias e dois titulos 2005 e 2007 no pwrc sendo assim o cara definifivamente foi uma boa escolha para demonstrar a capacidade do wrx sti de competiçao afinal ele era bem familiarizado com o carro [youtube id= ahvpwf jocy width= 620 height= 350 ] atualmente arai usa sua habilidade para promover a subaru em filmes publicitarios como este do wrx com componentes hks em 2003 como de costume a subaru colocava a preparaçao do motor e do cambio nas maos da divisao sti enquanto o comportamento dinamico do carro ficava por conta da britanica prodrive o resultado era um carro com motor flat 4 turbinado mais forte com 300 cv graças a restritores no coletor de admissao pois poderia render ainda mais e recuado para tras do eixo dianteiro para equilibrar a distribuiçao de peso tornando se na pratica um motor central dianteiro o cambio era sequencial de seis marchas com aletas atras do volante para as trocas o carro tambem tinha suspensao com mais curso e quando preparado para estagios no asfalto como e o caso no video menor altura em relaçao ao solo as rodas eram de 18 polegadas com pneus de medidas 225/65 o carro tambem ganhou novos componentes aerodinamicos incluindo um spoiler dianteiro com angulo mais agressivo para reduzir o arrasto aerodinamico nas retas ja o carro de rua era um wrx sti spec c versao de homologaçao com paineis da carroceria e vidros mais leves; um aumento no angulo de caster de 3 5 graus para 5 grau melhorando a capacidade do carro de atacar curvas em alta velocidade; e um radiador de oleo para a transmissao o motor flat 4 do spec c vinha de fabrica com 280 cv [youtube id= _5n9v1jp7ls width= 620 height= 350 ] a ideia e colocar os dois carros no mesmo estagio com um gap de 15 segundos de vantagem para o carro de rua o carro de rali tem 4 6 km para alcançar e ultrapassar a versao civil sera possivel antes porem toshihiro arai conta com a ajuda de um navegador para fazer o reconhecimento do circuito so que eles preferem chamar o navegador de co piloto pois e um termo que explica de forma mais precisa o que o cara faz ao ler as notas previamente escritas na prancheta ele ajuda o piloto a antecipar o que vem nas proximas duas ou tres curvas e tudo o que ele faz precisa estar em perfeita sincronia com as açoes do piloto que confia nas notas para ajustar a trajetoria do carro de acordo com a curva seguinte o piloto do carro de rua nao tem esta ajuda mas em compensaçao tem seu gap de 15 segundos e mais na pratica a vantagem acaba sendo de 17 segundos por problemas tecnicos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ele larga depois de ter dado uma volta no banco do carona do wrx sti de rali e diz que logo nos primeiros instantes e possivel notar a diferença absurda de desempenho entre os dois carros mesmo que a versao de rua tenha so 20 cv a menos as relaçoes do cambio sequencial sao mais proximas e as proprias trocas sao muito mais rapidas ao dispensar o pedal de embreagem e a alavanca no entanto e no grampo no meio do trajeto que a disparidade fica mais clara o carro preparado para rali precisa de uma reduçao bem mais suave para contorna la alem de ter pneus mais largos e de perfil mais baixo ou seja com uma area de contato com o asfalto substancialmente maior e menos sujeitos a deformaçao nas curvas o wrx sti usado no mundial de rali possui controle eletronico nos tres diferenciais com um modulo que utiliza informaçoes do sensor de aceleraçao ajustando o percentual de bloqueio com base tambem na posiçao do acelerador proporcionando assim a abertura exata para cada situaçao o carro de rua vinha com este sistema apenas no diferencial traseiro como resultado e justamente no grampo que o carro de rali consegue chegar perto do carro de rua e ser visto no retrovisor ainda assim nao e capaz de ultrapassa lo mas ambos cruzam a linha de chegada praticamente ao mesmo tempo considerando os tempos dos dois carros na pista 2min52s para o carro de rua 2min37s para a versao de rali o gap de 15 segundos pretendido foi fechado se nao fossem aqueles dois segundos a mais os dois carros poderiam ter chegado juntos ao fim do circuito
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