ha algumas semanas fizemos um post especial sobre o toyota supra do primeiro velozes e furiosos que foi um dos responsaveis por popularizar o iconico esportivo jdm no ocidente se ha todo este hype acerca do novo supra o carro laranja de the fast and the furious lançado la em 2001 e um dos grandes responsaveis [gt40 content search= nissan widget= 1 ] era inevitavel que os leitores mencionassem os outros carros de velozes e furiosos e nada mais justo que dar sequencia aquele post com outro icone que tambem foi um dos carros de brian o conner e em retrospecto talvez seja ate mais emblematico e lembrado do que o proprio supra o nissan skyline gt r r34 prata com detalhes azuis com o qual ele da as caras no segundo filme da mesma forma que o supra laranja fez com o esportivo da toyota o skyline do brian fez com que muitos moleques que assistiram + velozes + furiosos 2 fast 2 furious 2003 colocassem o icone da nissan no topo de sua lista de sonhos de consumo e e assim com muita gente ate hoje ainda que ambos os carros tambem tenham ficado conhecidos no brasil graças aos games de corrida dos anos 1990 e 2000 especialmente as franquias gran turismo e need for speed foi este alias o meu caso me interessei muito mais por velozes e furiosos porque ja tinha visto alguns daqueles carros em gran turismo 2 o classico seminal do playstation que eu nunca vou deixar de exaltar sempre que tiver a oportunidade entao prepare se para outra viagem no tempo carregada de nostalgia porque vamos falar tudo o que ha para falar a respeito do nissan skyline gt r r34 de + velozes + furiosos do supra para o skyline voce sabe bem como foi que aconteceu depois da ultima corrida do primeiro filme o dodge charger 1970 de dom toretto ficou totalmente destruido brian entao entrega as chaves do supra para dom como forma de compensa lo e tambem para pagar sua divida de um carro de dez segundos contraida no inicio do filme a ligaçao entre o fim do primeiro filme e o começo do segundo filme e feita por um curta chamado turbo charged assim mesmo com hifen que mostra o que aconteceu com brian depois da corrida ele abandona seu posto na policia e passa a ser considerado um fugitivo pela policia de los angeles na california ele descola um dodge stealth versao rebatizada do mitsubishi 3000gt para quem nao lembra e cai na estrada para escapar das autoridades a certa altura ele para em um cafe e deixa seu carro do lado de fora [youtube id= nmz5jro4xdu width= 620 height= 350 ] na hora de ir embora brian ve que os policiais encontraram seu carro e precisa fugir correndo de la por sorte uma garota que viu seu rosto no jornal o reconhece e da uma carona ate uma loja de carros usados em san antonio no texas la para sua sorte ha um skyline r34 a venda brian que ganhou bastante dinheiro com corridas de rua ao longo do caminho compra o carro a vista assim alem de despistar os policiais ele consegue um novo possante para continuar disputando corridas e o proprio brian quem customiza e prepara o carro dando a ele a configuraçao com a qual aparece em + velozes + furiosos no fim de turbo charged brian chega a miami na florida e topa com outro toyota supra e um mazda rx 7 preparados dois carros que participam da primeira corrida de + velozes + furiosos presume se que o filme se passa algum tempo depois do curta metragem porque brian ja e amigo dos donos dos carros e tambem de suki que tem um honda s2000 cor de rosa [youtube id= ekvs9qowfji width= 620 height= 350 ] droga e o brian agora que temos o contexto vamos falar sobre o carro em si trata se para todos os efeitos de um nissan skyline gt r r34 o modelo foi lançado em 1999 ou seja ainda era um carro recente na epoca da produçao mais do que isto o r34 era a ultima palavra em gt r embora tivesse o mesmo motor seis em linha de 2 6 litros rb26dett usado pelas duas geraçoes anteriores r32 e r33 afinal como havia um skyline gt r r34 nos eua voce deve lembrar que o toyota supra laranja pertencia ao que tudo indica ainda pertence a craig lieberman colecionador e entusiasta que foi procurado pela universal studios para dar consultoria na escolha dos carros para o filme e acabou cedendo o supra para a produçao de velozes e furiosos pois ele tambem era o dono do skyline gt r r34 que aparece em + velozes + furiosos e o carro tem uma historia bem interessante que tem a ver com um dos mais emblematicos casos de importaçao ilegal de veiculos ja ocorridos nos estados unidos tecnicamente o nissan skyline gt r jamais foi vendido legalmente nos eua oficialmente nao existem exemplares do skyline gt r com volante do lado esquerdo alguns exemplares rodam no reino unido na australia na africa do sul que sao paises que usam a mao inglesa mas jamais o esportivo da nissan foi importado de forma oficial nos eua o skyline gt r r34 foi lançado no japao em janeiro de 1999 a legislaçao norte americana dita que so podem ser importados para dentro do pais carros que tenham mais de 25 anos de idade o que e muito tempo mas ainda e cinco anos a menos do que no brasil ou que sejam novos porem tenham passado por uma serie de testes para garantir que estejam de acordo com as normas de segurança e emissao de poluentes dos eua a homologaçao e um processo demorado e caro e por esta razao geralmente sao as proprias fabricantes que optam por faze lo e por isso que carros esportivos us spec as vezes sao mais pesados e menos potentes do que as versoes para outros mercados o bmw m3 e36 e o primeiro exemplo que vem a mente no fim da decada de 1990 uma empresa chamada motorex decidiu correr o risco e passar por todo o processo de tornar o skyline gt r r33 homologado para os eua incluindo crash tests reforços estruturais e instalaçao de catalisadores eventualmente eles conseguiram e a partir de 1999 o gt r r33 entrou nos estados unidos de forma totalmente legalizada naquela epoca a febre pelos imports ja estava começando a tomar força nos eua e começou a se espalhar a noticia de que a motorex estava importando o skyline gt r r33 mesmo com o alto preço dos carros o negocio tinha muita demanda e se tornou extremamente lucrativo e consequentemente eles começaram a trazer para os eua junto dos r33 que seriam convertidos e vendidos legalmente exemplares dos gt r r32 e r34 que seriam entregues com a documentaçao em dia porem sem passar por todas as modificaçoes exigidas para a homologaçao nao demorou para que o esquema fosse descoberto pela alfandega dos eua e consequentemente que a motorex tivesse de fechar as portas quem havia comprado um gt r com a motorex e ainda nao tivesse regularizado a documentaçao do carro nos eua recebeu um comunicado do governo recebendo uma autorizaçao especial para ir ate o departamento de transito local e resolver a questao assim em tese todo skyline gt r importado para os eua pela motorex no começo dos anos 2000 de qualquer geraçao homologado ou nao foi legalizado em algum momento e foi o que aconteceu com o carro de craig em uma entrevista concedida em 2011 ao site secret entourage craig conta que comprou o primeiro gt r r34 trazido para os estados unidos pela motorex depois que o supra havia aparecido no primeiro filme craig o vendeu para um colecionador na europa e com o dinheiro comprou o skyline e nao foi muito dificil colocar o nissan no segundo filme [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o projeto o carro apareceu em um feature da revista super street em 2002 ele era assim bem diferente do carro que ficou famoso em + velozes + furiosos nao a cor azul foi feita sob medida para craig que tambem mandou instalar no carro um sistema de suspensao ajustavel do tipo coilover hks rodas hre model 446 3 piece de 19 polegadas um bodykit c west completo com uma nova asa traseira e dois turbocompressores hks gt2540 o motor era preparado com componentes internos forjados coletor de admissao de maior fluxo filtro k&n e quatro cilindros de oxido nitroso tres no porta malas e um no lugar do banco do carona o sistema de escape tambem era da hks feito de aço inox com as modificaçoes o rb26dett que originalmente entregava 280 cv oficialmente por conta de um acordo de cavalheiros entre as fabricantes japonesas mas na pratica a potencia ficava entre 300 e 320 cv passou a entregar cerca de 400 cv mais 150 cv com a injeçao de oxido nitroso por dentro havia cintos de de segurança e volante sparco alem de uma gaiola de proteçao integral para a apariçao no filme alem da pintura na cor prata o carro recebeu outras modificaçoes como uma central multimidia clarion com tv e navegador por gps um amplificador jbs e alto falantes infinity no geral era um carro com menos perfumaria do que o supra dito isto houve algumas mudanças tecnicas que foram feitas para que o skyline pudesse ter um comportamento dinamico mais solto diante das cameras originalmente o r34 utilizava a entao ultima geraçao do sistema de traçao integral attesa com distribuiçao eletronica de torque entre os eixo alem de um sistema de esterçamento das rodas traseiras chamado hicas a produçao de + velozes + furiosos desativou o attesa e efetivamente transformou o gt r em um carro de traçao apenas traseira e o que aconteceu com o carro [youtube id= i3tzafmlq5w width= 620 height= 350 ] como foi com o supra do primeiro filme o skyline teve alguns dubles tres no total que receberam customizaçao externa identica porem nao tiveram alteraçoes na mecanica ainda de acordo com a entrevista de craig lieberman ao secret entourage a produçao dos filmes realizava algumas modificaçoes com as quais ele discordava foi por isto que ele vendeu o supra e foi por esta mesma razao que o skyline tambem foi vendido logo apos o termino das filmagens o r34 fez algumas apariçoes publicas apos a estreia do filme incluindo em eventos de divulgaçao pela propria universal pictures e talvez motivadas por sua ligaçao com a cultura tuning açoes de divulgaçao para o terceiro filme velozes e furiosos desafio em toquio the fast and the furious tokyo drift de 2006 vez ou outra aparecem anuncios de skyline gt r r34 em sites de classificados norte americanos nos quais o vendedor sempre afirma que o carro em questao se trata de um dos nissan usados em + velozes + furiosos o hero car contudo nao e avistado ha alguns anos ou seja a pergunta deste subtitulo ainda nao tem resposta
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