jim e mike ring os ringbrothers sao por autodefiniçao so dois caras normais operando de um lugar apenas conhecido por fazendas de leite o estado do wisconsin os irmaos começaram como dois hot rodders apaixonados por carros americanos modificados como tantos outros mas hoje sua oficina alem de criar carros sob encomenda unicos e que demandam uma quantidade insana de trabalho para serem feitos sao tambem empresarios vendem peças de carroceria em fibra de carbono e aluminio para uma serie de carros americanos https //www youtube com/watch v=vzxiequrri0&t=38s hoje na verdade sao artistas; suas criaçoes cada uma delas uma visao unica de forma metodo de fabricaçao criatividade e potencia ha anos sao a principal atraçao do sema show americano onde mostram sempre carros simplesmente sensacionais cada um deles tem nome proprio e so existe um [caption id= attachment_372984 align= aligncenter width= 999 ] jim e mike ring[/caption] este ano chamou a atençao um modelo diferente normalmente os carros dos ringbrothers sao de 1970 para baixo; a era de ouro dos muscle car e dos hot rods mas este ano chegaram finalmente nos anos 1980 chamado de invadr e baseado no buick gn dos anos 1980 o carro onde foi baseado era um buick grand national de 1987; o ponto de partida mais moderno de sua historia e mais o v 6 biturbo de 3 8 litros produz incriveis 1263 cv e nada menos que 138 2 mkgf de torque ou em unidades menos logicas exatos 1000 lb ft mas o que mais nos deixa bobo e que ainda e o mesmo v6 buick do carro original sim totalmente refeito mas ainda assim o mesmo motor antes de continuarmos falando sobre ele tenho que lembra los da historia deste v6 primeiro; e legal demais para deixar passar um dos motores mais sensacionais e duradouros da historia do automovel o v6 buick de 3 8 litros e tambem um zumbi chegou a morrer e ser revivido inicialmente um fracasso acaba por se tornar um incrivel sucesso um pioneiro do downsizing e uma fera matadora de corvettes no caso do grand national a gente recebeu este motor aqui tambem com 200 cv debaixo do capo dos omega australianos e incrivel durou de 1961 ate 2008 quando foi substituido pelo moderno v6 de aluminio dohc/24 valvulas e 3 6 litros da gm barrabas o v6 buick [caption id= attachment_372986 align= aligncenter width= 999 ] o buick special 1961[/caption] o buick v6 nasceu no carro compacto da buick o special; compacto aqui e relativo o nosso dodge dart era um compacto nos eua mas a gm no inicio dos anos 1960 combateu de verdade os importados com uma nova geraçao de compactos o chevrolet corvair um vw americano de seis cilindros completo com suspensoes de braço oscilante independente nas quatro rodas o pontiac tempest com um 4 em linha inclinado efetivamente meio v8 na frente e transeixo atras e suspensoes tambem indepententes nas quatro rodas feito um porsche 944 20 anos antes e o buick special/ oldsmobile f 85 convencionais mas com um novo v8 de aluminio pequeno e leve de 3 5 litros o v8 acabaria sendo vendido para a rover inglesa onde foi grande sucesso e durou tambem ate os anos 2000 em land rovers era muito caro para o buick special; este em 1961 ganhava uma versao mais barata com um um v6 e importante historicamente aqui por ser tambem o primeiro v6 americano em carro de passeio ja existiam em caminhoes gmc 11 anos depois de sua estreia no lancia aurelia o v6 buick nao era uma obra dedicada de perfeiçao mecanica como os aurelia porem era claramente apenas uma adaptaçao do v8 de aluminio uma versao mais barata apenas mantinha os 90° entre bancadas e duas bielas por munhao entao tinha igniçao defasada odd fire agora no mais barato ferro fundido era mais pesado que o v8 e decididamente menos suave em funcionamento mas bem mais economico em combustivel e barato para comprar; uma versao para os pao duros apenas vendido em versoes de 198 e 225 cid 3 2 e 3 7 litros tambem nao foi um sucesso viveu apenas ate 1967 quando em mais uma rodada de otimizaçao a buick passou a usar o mais barato e mais suave em funcionamento chevrolet seis em linha que conhecemos no opala pois e morreu em 1967 mas reviveu pela primeira vez quando seu projeto e todo seu ferramental de produçao seriada foi vendido para a kaiser jeep esta o renomeou dauntless v6 o destemido v6 e o oferecia debaixo dos capos de seus jeep cj5 cj6 e jeepster o motor vendia cada vez menos ano a ano numa epoca de v8 enormes nos eua em 1970 a american motors corporation compra a kaiser e o v6 e substituido pelo seis em linha da marca o motor que recebemos aqui nos jeep nos anos 1990 efetivamente o v6 morria sua produçao terminada pela segunda vez alguns anos depois as coisas mudavam drasticamente nos eua em meio a uma terrivel crise do petroleo a buick entao fabricante de enormes leviatas com motores gigantes que consumiam quantidades prodigiosas de combustivel via suas vendas diminuir drasticamente apontando para o zero algo precisa ser feito [caption id= attachment_372991 align= aligncenter width= 862 ] como a buick conserta a ordem de igniçao dividindo o mancal do virabrequim em 2 [/caption] num jantar social na casa de um amigo o engenheiro chefe da buick lloyd reuss pai do atual presidente da gm e lembrado por um dos convidados do v6 poxa eu tinha um buick v6; andava muito bem e era economico pacas aposto que voces gostariam de ter algo assim de volta nao no dia seguinte na buick ressoava uma nova ordem descubram o que foi feito do v6 e o que e necessario para traze lo de volta [caption id= attachment_372994 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro turbo em 1976[/caption] imediatamente os engenheiros da marca procuram por buick special nos ferros velhos do michigan um buick zero km e montado com um deles e mostra que a proposta e totalmente viavel para os tempos que viviam abrem a negociaçao com a amc que por uma sorte do destino tinha empacotado e guardado direitinho todo o ferramental um acordo e atingido e todo o equipamento de produçao volta a gm por outra sorte do destino os operarios encontram as fundaçoes da fabrica onde era produzido ainda em seus devidos lugares velhos planos de instalaçoes industriais sao desencavados em velhos arquivos de papel engenheiros e funcionarios aposentados sao recontratados uma fabrica inteira reaparece depois de desmontada muitos anos atras [caption id= attachment_372996 align= aligncenter width= 951 ] o turbo em 1978 basico[/caption] em 1977 o v6 volta a ser vendido e salva a buick de desaparecer mas nao e o fim desta historia começa um lento mais constante processo de desenvolvimento deste motor v6 dentro da gm a iminente mudança de traçao traseira para dianteira criaria em breve uma necessidade de um motor grande em deslocamento mas compacto em tamanho a gm ia precisar deste v6 ja sabia entao primeiro resolveu se o problema de aspereza gerada pela igniçao defasada de uma maneira criativa os munhoes do virabrequim foram redesenhados divididos em dois para acertar a ordem de igniçao [caption id= attachment_373004 align= aligncenter width= 999 ] em 1984 o gn com injeçao e 250 cv[/caption] e outra ideia apareceu com o engenheiro da buick don baker e lloyd reuss turbo foi a primeira vez que se imaginou o turbo como uma maneira de se conseguir menor consumo; o primeiro downsizing o motor turbo da empresa fez sua estreia publica sob o capo do buick century pace car na indy 500 de 1976 no motor uma forma pre historica de controle eletronico que incluia algo chamado sensor de detonaçao uma das peças chaves do turbo moderno o v6 turbo de 165 cv lançado no mercado em 1978 era arcaico se olharmos de hoje equipado com carburadores de dois ou quatro corpos ainda mas era sofisticado para a epoca o tal sensor de detonaçao vinha com igniçao eletronica tambem que atrasava o ponto quando necessario era um motor feito para torque em baixa como hoje e feito com os mesmos objetivos nao existe nada novo debaixo deste sol este motor v6 turbo logo inaugurava algo realmente novo que usamos ate hoje injeçao sequencial e total controle eletronico das funçoes do motor com sensor de fluxo e massa detonaçao avanço da igniçao e monitoramento da transmissao velocidade do carro ar condicionado etc o antigo v6 se torna pioneiro em controle eletronico de motor nos eua em 1984 era algo sofisticadissimo tudo isso faz aumentar a potencia do v6 turbo exponencialmente e a criaçao de uma lenda entre os entusiastas o grand national sempre em preto parecendo darth vader transformado em carro e com mais desempenho em linha reta que os corvettes contemporaneos o grande cupe buick e um classico instantaneo em 1984 tinha 250 cv e fazia o 0 96 km/h em 4 9 segundos em seu ultimo ano 1987 ganha o nome gnx para lamas rodas e pneus alargados e 300 cv de seu 3 8 litros turbo o buick grand national gnx de 1987 podia fazer o 0 96 km/h em 4 7 segundos mais rapido do que corvette ferrari porsche e lamborghini countach era simplesmente incrivel o motor nao morreu em 1987 com o gn; virou um motor corporativo gm para traçao dianteira o 3800 duraria em varias evoluçoes ate 2008 o gn dos ringbrothers de 1987 para ca uma verdadeira industria se formou para tirar ainda mais potencia do v6 turbo da buick um dos maiores especialistas nisso e a duttweiler performance sediada na california e e exatamente esta empresa que os irmaos ring chamaram para fazer o motor do seu invadr o bloco e todo novo criado de um billet de aluminio usinado o cabeçote tambem e de aluminio da duttweiler e o coletor de admissao e personalizado para o projeto sao agora dois turbocompressores espelhados entregam pressao de 32 psi; ate 50 psi sao possiveis ponto onde foi medido a mais de 2000 cv o motor representa 40 anos de know how de kenny duttweiler e uma vida de preparaçao do v6 buick uma obra de arte a caixa de cambio e manual bowler tremec de seis velocidades o chassi e personalizado e conta com suspensao traseira de quatro braços e amortecedores ajustaveis de tres vias penske em cada roda pinças de freio brembo laranja de seis pistoes seguram rotores de carbono ceramica de 15 5 polegadas o invadr anda sobre rodas hre que medem 19 polegadas na frente e 20 polegadas atras e pneus michelin pilot sport cup 2 o invadr e ate equipado com um macaco de ar movido a nitrogenio que levanta o carro em 15 1 polegadas para trocas rapidas de pneus foram necessarias 4 900 horas de trabalho para os ringbrothers concluirem a reformulaçao da carroceria do grand national resultando em um visual discreto e elegante mas ainda assim malvado os para choques dianteiros e traseiros de plastico foram substituidos por unidades de aço inoxidavel com protetores de para choque de aluminio usinado e a ringbrothers ajustou o angulo dos para lamas dianteiros para se alinharem mais perfeitamente com os novos para choques a fibra de carbono e usada na entrada de ar personalizada do capo os espelhos retrovisores laterais e o spoiler traseiro e o estilo sinistro e complementado pela pintura darth vader gray note que as peças de fibra de carbono em breve estarao a venda no catalogo da empresa; so um cara pode ter este carro mas os donos de gn poderao certamente ter algum pedaço dele em seu carro [gallery ids= 373054 373048 373046 373040 373035 373036 373034 373032 373033 373029 373030 373021 ] por dentro a cabine em tons de cinza foi estofada novamente e apresenta uma variedade de acessorios de fibra de carbono inclusive o volante os bancos sao agora modernos com suporte lateral; o cambio manual se destaca num carro originalmente automatico legal notar tambem a chave igual a dos opala dos anos 1980 o aparelho de som com cara de barato destoa um pouco mas fazer o que ainda assim e sensacional [gallery ids= 373065 373066 373058 373060 373050 373049 373017 373008 373011 373024 373023 373016 ] um logotipo invadr ostentando um design em espiral que imita chifres de diabo e turbocompressores e costurado no encosto de cabeça os cintos de competiçao farao o melhor para manter o motorista preso enquanto aproveita ao maximo esta besta fera que por sinal a julgar pelas resenhas de outras criaçoes suas deve ser completamente docil e confortavel os ringbrothers sao mais exigentes que seus proprios clientes e cada criaçao e um sofrimento danado para eles ate tudo ficar absolutamente certo como deve ser com artistas sim artistas que outro nome se pode dar a isso
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