muito se fala sobre o lotus omega ou lotus carlton se estivermos falando do modelo britanico um carro que podia ter ate a mesma essencia do chevrolet omega vendido no brasil porem com uma overdose de veneno motor seis em linha de 3 6 litros dois turbos caixas de roda alargada e diversas outras modificaçoes esteticas e mecanicas o transformavam em um rival de peso para o bmw m5 da geraçao e34 seu contemporaneo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nos adoramos o lotus omega tanto que ate ensinamos a transformar um omega brasileiro em um super seda britanico neste post mas ha outro primo europeu nervosinho do omega que merece a nossa atençao o irmscher senator derivado do opel senator o opel senator era uma versao mais refinada e luxuosa do omega com 158 mm a mais no comprimento 4 845 mm contra 4 687 mm e identidade visual distinta com novos farois grade e lanternas o interior mantinha a mesma arquitetura do omega saidas de ar e comandos para o motorista ficavam no mesmo lugar por exemplo mas os detalhes esteticos e de acabamento eram exclusivos do senator alem disso diferentemente do omega que na europa foi vendido ate mesmo com o motor 1 8 familia ii da general motors o opel senator so era oferecido com motores de seis cilindros todos da familia cih cam in head da opel o menor deles deslocava 2 5 litros e entregava 140 cv enquanto o mais potente deles tinha uma versao de tres litros com injeçao bosch motronic e 204 cv quer dizer o mais potente oferecido de fabrica pela opel cortesia da irmscher havia uma versao de quatro litros e 272 cv que poucos conhecem seu nome era simples e direto irmscher senator a relaçao da opel com a preparadora irmscher ja era antiga no começo dos anos 1990 fundada em 1968 a irmscher colaborou com o programa de rali da opel nas decadas de 1970 e 1980 alem de desenvolver diversos kits de preparaçao e customizaçao para os modelos de rua da fabricante — incluindo o opel ascona/vauxhall cavalier o equivalente europeu ao nosso chevrolet monza o kit para o monza tinha apelo mais estetico sem modificaçoes no motor que ainda assim era uma interessante variaçao do familia ii com dois litros injeçao multiponto e 130 cv mas no caso do opel senator a brincadeira era mais seria entre 1990 e 1993 a irmscher colaborou com a opel no desenvolvimento do irmscher senator a opel realizou boa parte do desenvolvimento tecnico enquanto a irmscher cuidava da fabricaçao e dos acertos finais o ponto de partida era o motor cih 3 0 que tinha o diametro dos cilindros e o curso dos pistoes ampliados passando de 95x69 8 mm para 98x88 mm assim o deslocamento era passava de 2 969 cm³ para 3 983 cm³ o motor ganhou ate mesmo um bloco novo reforçado e um codigo no catalogo da opel c40se com o aumento de um litro no deslocamento uma reprogramaçao no sistema de injeçao e um cabeçote de 24 valvulas retrabalhado alem de um coletor de admissao de geometria variavel conseguiu se aumentar o rendimento do motor de forma muito eficaz o seis em linha de quatro litros entregava 272 cv a 5 800 rpm e 39 5 kgfm de torque a 3 300 rpm eram 204 cv a 6 000 rpm e 27 kgfm a 3 600 rpm na versao de tres litros embora nao fosse um monstro como o omega lotus o irmscher senator era rapido o zero a 100 km/h era cumprido em 5 8 segundos e a velocidade maxima passava dos 255 km/h para se ter ideia o bmw m3 e34 que tinha 340 cv so era 0 4 segundo mais rapido que o irmscher senator em linha reta https //www youtube com/watch v=wuhxhrz0qia aqui vale uma observaçao este motor tambem foi oferecido para o opel omega na ediçao especial evolution 500 especial de homologaçao para a dtm porem como opcional falamos mais a respeito do omega evo 500 neste post a irmscher tratava de realizar outras modificaçoes no carro eliminando os detalhes de acabamento cromado no exterior e dando ao seda um novo para choque com desenho mais esportivo tambem eram instalados molas e amortecedores mais firmes enquanto as rodas de 16 polegadas calçavam pneus 225/55 e garantiam mais traçao os freios do senator 3 0 com discos de 296 mm na dianteira e 270 mm na traseira ja eram superdimensionados e se mostraram suficientes para segurar a versao da irmscher por dentro a irmscher caprichava com revestimento de couro no painel velocimetro que marcava ate 300 km/h detalhes de madeira genuina e bancos recaro com aquecimento e ajuste eletrico com memoria era possivel tambem optar por um telefone celular e um mini frigobar para os ocupantes do banco traseiro que tambem era da recaro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 228100 228123 ] o irmscher senator era feito sob encomenda em quantidade limitada e recebeu ate mesmo uma versao perua que teve 11 unidades vendidas entre 1990 e 1993 uma delas pertencia ao proprio gunther irmscher o fundador da preparadora que morreu em 1996 aos 59 anos de idade foi o ultimo carro que ele teve com o qual rodou mais de 300 000 km em tres anos o imrscher senator deixou de ser fabricado quando a opel tirou o modelo de linha em 1993 a fabricante julgava que o omega sozinho ja era suficiente para representar bem a marca no segmento de luxo olhando em retrospecto e conhecendo as qualidades inerentes ao projeto do omega o senator era mesmo um carro redundante no portfolio da opel mas ele tinha suas qualidades e deveria ser um carro mais conhecido fora da alemanha lembrando que no ano que vem a versao da irmscher completa 30 anos de idade e voce sabe o que isto significa
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