sua memoria e boa entao voce provavelmente lembra do isdera autobahnkurier um grand tourer alemao feito com peças de fusca sobre o qual falamos ha pouco mais de tres anos em setembro de 2014 a linha do teto o para brisa e as portas eram claramente oriundas do besouro mas o motor era um v16 feito com dois motores v8 mercedes sua principal inspiraçao era o bugatti type 57 e o resultado foi um supercarro com cara de classico dos anos 30 e 600 cv a disposiçao do pe direito [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o autobahnkurier começou a ser feito nos anos 80 e ficou pronto em 2006 levando mais de duas decadas para ficar pronto talvez porque ao longo do tempo a isdera trabalhou em outros superesportivos que conseguem ser tao impressionantes quanto ele demoramos mas vamos falar sobre eles hoje a palavra isdera e um amalgama de ingenieurburo fur styling design und racing que pode ser entendido como escritorio de engenharia de estilo design e automobilismo em uma traduçao livre a firma foi fundada na alemanha em 1969 por eberhard schulz e seu primeiro carro foi uma replica do gt40 possivelmente uma das primeiras visto que em 1969 o gt40 conquistou a ultima de suas quatro vitorias nas 24 horas de le mans o nome do carro era erator gte e ele diferia do gt40 original no desenho dos farois e da face traseira era bonito e parecia muito veloz mas o motor nao era um v8 e sequer era um ford o erator gte era movido por um boxer vw arrefecido a ar de 1 6 litro com dois carburadores e 55 cv por sorte o carro usava aluminio na estrutura e na carroceria pesando apenas 760 kg e era capaz de chegar aos 175 km/h mas ja pode parar de rir seu maldoso em versoes subsequentes o erator gte passou a usar o motor v6 de 2 3 litros e 110 cv do ford capri elevando sua velocidade maxima ate os 220 km/h a versao final apos diversas alteraçoes foi equipada com um v8 m117 da mercedes benz de cinco litros preparado para entregar 420 cv so assim o isdera erator gte ganhou desempenho a altura de seu visual sendo capaz de chegar aos 315 km/h [youtube id= jzad76b2uju width= 620 height= 350 ] ta rindo ainda ta disse o isdera erator gte foi ali que começou a tradiçao da isdera de usar motores mercedes benz em seus carros em 1978 foi a vez do isdera imperator 116i que tinha um visual bastante familiar para os fas mais ardorosos da estrela de tres pontas tudo começou com o conceito c111 da mercedes benz de 1969 como contamos neste post o c111 era um conceito com carroceria em forma de cunha que foi usado pela mercedes para diversos experimentos de testes de motores a recordes de velocidade ele teve um motor wankel de tres rotores e 280 cv um cinco cilindros turbodiesel de 190 cv e um v8 biturbo de cinco litros e 500 cv alem de passar por algumas modificaçoes esteticas ao longo de dez anos em 1979 logo apos bater os 403 km/h na pista de testes de nardo na alemanha o c111 teve seu programa encerrado a mercedes benz precisava concentrar seus esforços no desenvolvimento de uma resposta ao do bmw serie 3 que fazia um sucesso tremendo o que a isdera tem a ver com isto e que eberhard schulz chefiou a equipe de design do c111 que aquela altura ja tinha evoluido e passara a se chamar cw311 e tinha muito carinho pelo projeto por mais que alguns boatos dissessem o contrario na epoca a mercedes jamais considerou colocar o conceito em produçao schulz entao conseguiu permissao para faze lo por conta propria a relaçao da isdera com a mb era boa o chapeuzinho em cima do carro e um retrovisor periscopico as linhas basicas do carro eram as mesmas mas obviamente a estrela da mercedes benz na grade deu lugar ao falcao da isdera quando o imperator começou a ser produzido em 1984 o motor era o mesmo v8 m117 de 420 cv usado pela ultima versao do erator gte mas no caso do imperator que usava uma estrutura tubular de aluminio com carroceria de fibra de vidro a velocidade maxima era de 300 km/h [youtube id= qchb5h9ceha width= 620 height= 350 ] com o passar dos anos a mercedes foi lançando novos motores e os mesmos foram adotados pela isdera no imperator 116i foram fabricados 30 exemplares do carro entre 1984 e 2001 e alguns deles foram equipados com motores amg dizem que a unica forma de comprar um era ligar para a isdera e falar pessoalmente com eberhard schulz o que provavelmente dificultava um pouco as coisas no entanto talvez o mais famoso dos isdera seja o commendatore 112i no embalo do post de ontem sobre o ford indigo voce provavelmente vai lembrar dele por causa de need for speed ii [youtube id= y3m2jocsmxg width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] diferentemente do imperator o commendatore jamais foi produzido em serie o prototipo criado por schulz com a ajuda de seus dois filhos foi apresentado em 1993 durante o salao de frankfurt a ideia era que uma serie limitada começasse a ser fabricada logo depois mas nao rolou a isdera pediu falencia como diversas outras fabricantes alternativas de supercarros o motor era um v12 amg de seis litros capaz de entregar 410 cv trata se do m120 uma verdadeira obra prima da engenharia alema que esteve no cofre de praticamente todo mercedes benz com motor v12 nos anos 1990 e inicio dos anos 2000 e isto inclui ate mesmo o mercedes benz clk gtr que nasceu para competir nas provas de longa duraçao e ganhou uma versao de rua para homologar o carro de corrida ou seja pedigree ele tinha vale lembrar que o m120 ganhou versoes com deslocamento ainda maior o pagani zonda um dos supercarros italianos mais incriveis de todos os tempos usou uma versao de 7 3 litros e 760 cv — sem qualquer tipo de induçao forçada e importante frisar — no modelo 760lm o isdera commendatore tinha linhas arredondadas e limpas e entradas de ar discretas e funcionais que trazem a mente o estilo do mclaren f1 os farois circulares vinham do porsche 968 e o longo balanço traseiro era inspirado do porsche 917 langheck o interior tinha volante e painel de instrumentos mercedes benz de acordo com informaçoes divulgadas na epoca schulz gastou perto de € 4 milhoes no desenvolvimento do carro que tinha recursos como um freio aerodinamico ativo que se levantava no momento em que o pedal do freio era acionado e suspensao ativa que ajustava automaticamente a altura em relaçao ao solo [youtube id= 7sgl47mws00 width= 620 height= 350 ] o carro era um prototipo funcional e existe ate hoje o carro roda pela europa e vez ou outra aparece em eventos de carros exoticos contudo a melhor forma de dirigi lo e mesmo em need for speed ii
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