ja brincamos algumas vezes aqui no flatout com o conceito de muscle car europeu um carro que reproduza as caracteristicas dos classicos esportivos americanos motor v8 potente e torcudo traçao traseira e uma disposiçao fora do comum para acelerar em linha reta porem projetado e construido por europeus o mercedes e63 amg da geraçao passada mesmo com quatro portas carregava esta alcunha mais recentemente no entanto esta ideia ja existe ha bastante tempo ja nos anos 1960 logo que surgiram os muscle cars os europeus tambem trataram de fazer os seus de certo modo no entanto podemos notar que nao eram as grandes companhias que investiam no formato e sim fabricantes alternativas menores que projetavam chassis e carrocerias e pegavam emprestado o conjunto mecanico de empresas americanas a iso autoveicoli s p a era uma destas fabricantes e seu modelo mais conhecido o iso grifo e um dos muscle cars mais bacanas unindo um belo visual desempenho de primeira e um charme que os cupes do tio sam nao tinham o que vale frisar nao e problema algum no entanto antes do iso grifo a iso tambem ficou famosa por criar um dos carros bolha mais populares do mundo o isetta mas antes disto a iso fabricava motocicletas e antes das motos a iso fabricava refrigeradores antes da segunda guerra mundial a iso fabricava geladeiras e era conhecida como isothermos a empresa foi fundada em 1939 e operava na cidade de genova na italia durante o conflito a iso foi transferida para bresso mais ao norte em 1942 enquanto o conflito acontecia rivolta decidiu que mudaria de ramo e aos poucos começou a fabricar motocicletas assim no inicio da decada de 1950 a iso fabricava refrigeradores motos e sidecars operando em 1953 a transiçao completa e passando a se chamar iso autoveicoli talvez fosse o impulso que rivolta buscava para dar corpo a seu projeto mais ambicioso a fabricaçao de um veiculo que unisse a economia de combustivel de uma motocicleta com a praticidade de um automovel sendo capaz de levar duas pessoas com relativo conforto o isetta foi chamado assim por que em italiano isetta e o diminutivo de iso projetado em 1952 pelos engenheiros ermenegildo preti e pierluigi raggi o iso isetta tinha apenas 2 29 m de comprimento e 1 37 metros de largura sua carroceria tinha o formato que lembrava e era mais simpatica do que bizarra o que garantiu que o pequeno carro fosse um sucesso no salao de turim de 1953 quando ocorreu o lançamento o motor dois tempos do tipo split single dois cilindros compartilhando a mesma camara de combustao de 236 cm³ vindo da iso moto 200 entregava 9 5 cv e era capaz de levar o isetta ate os 75 km/h de velocidade maxima sendo que eram precisos mais de 30 segundos para chegar aos 50 km/h era o que bastava para quem so andava pela cidade e as soluçoes de engenharia eram de fato interessantes [youtube id= 70ufaophivi width= 620 height= 350 ] se voce sempre quis saber como e dirigir um isetta este onboard da uma ideia ainda que no caso seja um bmw isetta o acesso ao interior do isetta era feito por uma porta que ficava na frente do veiculo e quando aberta trazia consigo a coluna de direçao para facilitar a entrada e a saida dos ocupantes o eixo traseiro era rigido e como as rodas de dez polegadas eram muito proximas entre si a transmissao era por corrente e dispensava o uso de um diferencial o cambio era manual com quatro marchas a frente e uma a re debaixo do banco havia um porta objetos e ficava abrigado tambem o estepe havia um pequeno bagageiro cromado na traseira para levar malas e outros objetos o unico opcional era um aquecedor e a ventilaçao era feita abrindo o teto de tecido apesar das soluçoes inusitadas o iso isetta acabou se tornando ao lado do fiat 500 original este lançado em 1957 um dos responsaveis por colocar a italia de volta sobre rodas no periodo que sucedeu o fim da segunda guerra mundial na verdade nao demorou para que a iso licenciasse a produçao do isetta para outras companhias em diferentes paises na frança o isetta foi fabricado entre 1955 e 1958 pela velam na alemanha e no reino unido quem fabricava o isetta era a bmw que o deixou de faze lo em 1962 e no brasil foi aromi fabricante de ferramentas de santa barbara d’oeste sp contamos esta historia aqui o isetta foi produzido na italia ate 1956 enquanto sua versao comercial com um eixo traseiro de verdade o isetta autocarro durou ate 1958 depois disto renzo decidiu mais uma vez mudar o direcionamento de sua companhia filho de empresarios italianos ele nao tinha medo de tentar algo completamente diferente e de qualquer forma sempre conseguiu relativo sucesso com seus empreendimentos assim seu proximo projeto foi o iso rivolta um cupe projetado com a ajuda de giotto bizzarrini ex engenheiro da ferrari com estilo assinado pelo estudio bertone a ideia era criar um carro que se destacasse por seu motor potente sua construçao de alta qualidade e por seu estilo elegante por isto debaixo da carroceria desenhada por bizzarrini estava um v8 chevrolet de 5 4 litros e 300 cv a 5 000 rpm com 49 7 mkgf de torque a 3 200 rpm o cambio era manual de quatro marchas com alavanca no assoalho como a gente gosta e o conjunto era capaz de levar o cupe ate os 100 km/h na casa dos oito segundos e a maxima de 218 km/h havia ainda uma versao de 340 cv a 6 000 rpm graças a um aumento na taxa de compressao de 10 5 1 para 11 25 1 que era capaz de chegar aos 100 km/h em 7 9 segundos com maxima de 228 km/h dados de fabrica [youtube id= li4of_ovgtq width= 620 height= 350 ] o rivolta teve cerca de 790 unidades fabricadas entre 1964 e 1970 e acabou se tornando um veiculo de nicho giotto bizarrini via o carro como um grand tourer e destacava o conforto proporcionado pelo arranjo de suspensao braços assimetricos na dianteira com uma barra estabilizadora e braços arrastados com eixo dedion na traseira com molas e amortecedores hidraulicos instalados nas quatro rodas o sistema de direçao por esferas recirculantes precisava de cinco voltas de batente a batente e o raio de viragem do carro era bem grande 12 5 metros os freios eram a disco nas quatro rodas para um carro com sua proposta o rivolta foi um sucesso sao quase 800 unidades produzidas de forma artesanal em sete anos afinal de contas com isto giotto bizzarrini e renzo rivolta decidiram lançar mais um veiculo desenvolvido em parceria um cupe com visual mais esbelto e um motor v8 americano ainda mais potente seria o iso grifo carro que consagrou a iso autoveicoli como fabricante de esportivos ainda que tenha marcado tambem o inicio do fim de sua atuaçao vamos continuar contando esta historia em breve
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