ha alguns dias começamos a contar mais uma historia em nossa serie sobre as fabricantes que nao existem mais a da iso autoveicoli a empresa italiana ficou famosa nos anos 1950 por causa do iso isetta pequeno carro bolha com motor de moto e uma porta so que de tao bem pensado encontrou boa recepçao tambem na frança velam isetta na alemanha bmw isetta e no brasil romi isetta depois do isetta que deixou de ser produzido na italia em 1958 o fundador da companhia decidiu mudar seu direcionamento de forma radical como outros em seu tempo renzo rivolta decidiu arriscar se na fabricaçao de carros de nicho cupes com visual atraente interior confortavel em qualquer situaçao e um bom e velho v8 americano debaixo do capo o primeiro fruto desta sua nova ideia foi o iso rivolta que tinha carroceria projetada no estudio italiano bertone um avançado conceito de suspensao independente e um motor small block chevrolet de 5 4 litros debaixo do capo capaz de entregar ate 340 cv e de levar o revoltado cupe ate os 228 km/h a aceleraçao de zero a 100 km/h era cumprida em 7 9 segundos de acordo com a companhia apesar de ter quase 800 unidades fabricadas entre 1962 e 1970 o iso rivolta ainda nao era exatamente o sucesso que renzo esperava decidiu entao em 1963 criar um automovel de carater ainda mais esportivo de fato parecido com um muscle car feito na italia novamente o carro seria projetado em parceria com giotto bizzarrini que cuidaria de acertar o conjunto mecanico e a carroceria mais uma vez foi projetada pela bertone mas desta vez com a assinatura de ninguem menos que giorgetto giugiaro que trabalhou no estudio entre 1960 e 1965 antes de ser contratado pela ghia onde ficou ate 1968 depois disso o designer fundou seu proprio estudio o italdesign giugiaro sendo assim da para dizer que o iso grifo foi um de seus primeiros grandes projetos depois do alfa romeo giulia coupe de 1963 a carroceria projetada por giugiaro tinha uma dianteira mais baixa e uma traseira mais curta com teto fastback o rivolta era mais conservador com tres volumes bem definidos e os quatro farois ficavam parcialmente ocultos pelo desenho da dianteira o enorme para brisa curvo era separado dos vidros das janelas por pequenas colunas cromadas e o vigia traseiro envolvente contribuia para um interior arejado e uma area envidraçada generosa a traseira curta tinha uma face classica quase vertical com uma pequena lanterna em cada extremidade o carro usava uma versao encurtada do chassi do iso rivolta com entre eixos reduzido de 2 70 m para 2 50 m compartilhando o mesmo sistema de suspensao braços assimetricos sobrepostos na dianteira eixo dedion na traseira e tambem o mesmo conjunto mecanico motor v8 de 5 4 litros igual ao do chevrolet corvette capaz de entregar 300 cv ou 350 cv; e uma caixa manual de quatro marchas da borgwarner o primeiro prototipo do grifo sob o nome iso grifo a3/l de lusso foi apresentado no salao de turim de 1963 ao lado do iso grifo a3/c de competizione o primeiro com algumas modificaçoes promovidas por nuccio bertone como a eliminaçao do scoop no capo deu origem ao carro de rua o segundo era um carro com carroceria de aluminio e rebites expostos que compartilhava a mesma estrutura porem pensado para vencer corridas no a3/c o motor era recuado em cerca de 40 cm ficando todo atras do eixo dianteiro e consequentemente melhorando drasticamente a distribuiçao de peso e linhas muito mais curvas e sensuais na opiniao de renzo rivolta era um devaneio de giotto bizzarrini a companhia nao precisava fazer sucesso no automobilismo com um automovel altamente exclusivo e sim de um bom gt de rua para vender a quem tinha dinheiro e queria algo diferente de uma ferrari maserati ou alfa romeo foi uma celeuma que tornou as coisas dentro da iso spa um tanto turbulentas renzo e giotto nao se entendiam muito bem e cada um começou a cuidar do proprio projeto no fim das contas o que eles estavam fazendo era transformar uma boa coisa em um problema pois ambos os carros foram muito bem recebidos pelo publico em turim e certamente poderiam ter sido desenvolvidos em conjunto o iso grifo a3/l foi rebatizado como iso grifo gl quando ganhou as ruas os carros eram produzidos a mao pela iso com cada painel moldado artesanalmente e consequentemente carros que diferiam ligeiramente uns dos outros apesar de seguir as mesmas linhas basicas os motores vinham dos estados unidos montados porem eram desmontados na italia e tinham cada uma de suas peças conferidas antes de ser remontados e instalados nos carros [youtube id= v_jfongdkyc width= 620 height= 350 ] enquanto isto o iso grifo a3/c foi preparado para participar das 24 horas de le mans de 1964 chegando na 14ª posiçao e levando giotto bizzarrini a dar inicio a produçao de novos exemplares como ele e renzo rivolta nao estavam se entendendo bizzarrini achou melhor transferir o trabalho de desenvolvimento e fabricaçao para a empresa de piero drogo famoso construtor italiano de carrocerias em modena um total de 22 carros foi feito mas era questao de tempo ate que bizzarrini e rivolta seguissem cada um seu caminho de uma vez isto aconteceu em 1965 bizzarrini nao conseguiu levar o agora chamado bizzarrini a3/c adiante por conta propria e encerrou suas atividades em 1969 depois de produzir mais sete exemplares o iso grifo seguiu em linha ate o fim e resistiu ate mesmo a morte de renzo rivolta em 1966 seu filho piero rivolta assumiu as redeas da empresa e resolveu fazer algumas mudanças os outros iso ao mesmo tempo em que nao media esforços para tornar o grifo atraente aos compradores piero rivolta investiu tambem em mais modelos para a gama da iso o primeiro deles foi o seda fidia projetado por giugiaro que havia acabado de ser contratado pelo estudio ghia e a exemplo dos outros carros da iso usava um v8 chevrolet de 5 4 litros ou ford de 5 8 litros o fidia foi lançado em 1967 e feito para rivalizar com o maserati quattroporte no entanto nao conseguiu tanto destaque ainda que tenha tido um momento de gloria quando o segundo exemplar foi vendido a ninguem menos que john lennon que estava prestes a desmanchar os beatles o outro foi o iso lele lançado em 1969 projetado por marcello gandini no estudio bertone o lele era em essencia um sucessor para o primeiro iso rivolta e tambem utilizou motores v8 ford e chevrolet o carro fez relativo sucesso com 285 unidades produzidas em cinco anos um grifo ainda mais forte em 1968 o iso grifo recebeu um novo motor o v8 big block de 427 pol³ usado no corvette com nada menos que 440 cv e a capacidade de chegar aos 300 km/h o motor era grande demais e exigiu que fosse desenhado um novo capo com um scoop elevado apelidado de pagoda alem de reforços estruturais mudança dos pontos de fixaçao este foi produzido ate 1970 quando a primeira e unica reestilizaçao foi promovida no gt a dianteira recebeu um prolongamento para abrigar farois escamoteaveis novamente nao demoraria muito para que as coisas saissem do controle a iso lançou ainda algumas novas versoes do grifo o can am ir9 com um v8 chevrolet de 454 pol³ 7 4 litros e 400 cv; e o grifo ir8 que rompia a tradiçao ao adotar um v8 ford cleveland de 351 pol³ e 365 cv [youtube id= vtwngm75oui width= 620 height= 350 ] mas nao foi o bastante para evitar que em 1974 a iso autoveicoli spa nao resistisse a concorrrencia e fechasse as portas no total 413 exemplares do grifo foram fabricados em dez anos o iso grifo dificilmente e encontrado a venda alem dos exemplares que ocasionalmente vao a leilao em setembro de 2016 um exemplar que ficou abandonado em um celeiro por duas decadas este acima foi arrematado pela rm sotheby s por £ 128 mil
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