alguns amigos sao assim as vezes passamos um tempao sem conversar ou se ver mas quando acontece e sempre um prazer e a conversa continua como se tivessemos começado ela ontem e nao a seis meses atras com meu amigo milton rubinho e ainda mais legal toda vez que o nome dele aparece no telefone sei que algo legal esta para acontecer o leitor antigo do flatout conhece o milton ele ja escreveu bastante para este site mas ele e mais que isso fora de seu emprego formal em um fabricante de automoveis milton e um piloto extremamente veloz em seu asterix um sandero r s que apesar ser o seu unico carro e preparado para pista e pintado externamente como um carro de corrida mais especificamente em uma homenagem aos clio de rali de seu heroi jean ragnotti e tambem comentarista esportivo de competiçao instrutor de pilotagem e ainda consegue competir em bicicletas e ser dj sabe se la com que tempo escreve tambem para um sensacional blog que mantem com amigos sobre competiçao automobilistica o graining & marbles motivo pelo qual me ligou ontem as ligaçoes do miltao sao sempre importantes foi por causa dele que conheci o paulo levi o dono original e mente por tras do meu chevette azul conhecido hoje como trifoglio special ele que me ligou quando soube que o paulo ia vender o carro; devo isso a ele foi tambem o milton que me apresentou o juliano barata o que resultou a minha vinda para esta augusta publicaçao quando o milton me procura presto atençao [caption id= attachment_366604 align= aligncenter width= 999 ] isotta fraschini 1902 criado com peças compradas na frança[/caption] dessa vez disse que vai fazer uma materia sobre a equipe isotta fraschini que participou das 6 horas de sao paulo este mes animadissimo com ela ele esta por ser a mais pobre das equipes numa categoria que praticamente so tem empresas gigantes participando gente como ferrari porsche cadillac peugeot alpine renault lamborghini toyota e bmw [caption id= attachment_366588 align= aligncenter width= 999 ] isotta fraschini 8a 1926 o mais conhecido[/caption] me perguntou voce ja fez algo sobre a historia da isotta fraschini seria legal para dar link na minha materia e contexto na coisa toda disse que nao nunca tinha feito isso mas seu pedido e uma ordem caro amigo e para ja e e isso que estamos fazendo aqui hoje explicando o motivo de ainda hoje quase 80 anos depois de seu desaparecimento ainda falamos desta empresa isotta fraschini e historia antiga mas e importante engraçado que quando o milton me ligou ontem estava finalizando o texto sobre o audi a5 onde terminei usando palavras de outros a historia nao e simplesmente o estudo do passado e uma explicaçao do presente entao hoje nao vou falar da isotta fraschini contando a historia da marca cronologicamente nao vou tentar explicar aqui o motivo dela ser importante no presente o que ela fez para ser importante a marca desde que parou de vender carros no inicio da segunda guerra continua tendo gente tentando revive la ate hoje como e o caso dos atuais carros de corrida os motivos sao importantes para os entusiastas e e por isso que estamos aqui para tentar explicar eles [caption id= attachment_366611 align= aligncenter width= 999 ] if tipo fenc influente[/caption] a isotta fraschini e italiana; nasceu em 1900 entao e de antes da alfa romeo e de muito antes da ferrari da maserati e tantas marcas de prestigio daquele pais que ainda existem mas fez poucos carros de verdade vendidos ao publico participou de competiçoes no inicio mas carro de sucesso mesmo so os magnificos 8a e 8b de 1924 ate 1936 coisa de apenas 1000 deles foram feitos nesse tempo e eram carros de luxo de 8 cilindros em linha e 7 4 litros grandes demais para as ruas de seu proprio pais coisas incriveis e lendarias sim mas eles sozinhos nao explicam a fama [caption id= attachment_366589 align= aligncenter width= 999 ] o isotta fraschini 8a[/caption] nao sua fama vem de sua influencia na industria e e assim que pretendo contar sua historia os quatro motivos que fazem da isotta fraschini algo realmente importante para a industria do automovel freios dianteiros esta talvez seja a maior contribuiçao da empresa para o futuro do automovel e uma geralmente atribuida a giuseppe cattaneo o engenheiro que chegou na empresa em 1905 e ficou praticamente ate seu final [caption id= attachment_366587 align= aligncenter width= 999 ] cattaneo na frente de motor aeronautico e do 8a[/caption] a frenagem de todo automovel moderno e quase toda realizada por suas rodas dianteiras a transferencia de carga durante a frenagem garante isso sim as rodas traseiras ajudam mas pouco esse e um dos motivos que explicam a otima frenagem dos porsche 911 e outros carros de motor traseiro com o peso do motor la atras fazem possivel uma grande porcentagem da frenagem ser realizada tambem pelas rodas traseiras mas um carro de traçao dianteira por exemplo e o inverso a traseira esta ajudando pouco; freio traseiro e mais questao de estabilidade dinamica de frenagem que potencia de parada em si [caption id= attachment_366613 align= aligncenter width= 999 ] o carro de competiçao tipo im em 1913 freios dianteiros[/caption] e de qualquer forma sempre a maioria da frenagem e na frente e por isso tambem que os gourmets do volante sempre preferem traçao traseira frenagem e direçao comandadas pela frente via volante e pedal de freio e traseira comandada pelo acelerador e as vezes freio de estacionamento nas rodas traseiras o ultimo esta ficando raro com freios eletricos; mas tambem raros estao os gourmets parece incrivel visto de hoje entao que no inicio so existiam freios atras a vasta maioria dos carros criados de 1886 ate 1920 os primeiros 34 anos da industria do automovel portanto tinham freios somente nas rodas traseiras o motivo e que se acreditava entao que frear a frente era receita basica de desastre o controle da direçao seria perdido e se elas travassem comum em pisos de baixa aderencia entao ia ser muito pior [caption id= attachment_366615 align= aligncenter width= 999 ] isotta fraschini tipo km 1914 ja com freios dianteiros[/caption] em 1910 entao giuseppe cattaneo e o irmao de um dos fundadores da isotta oreste fraschini idealizaram um sistema de freio de roda dianteira no qual hastes de freio longitudinais puxavam eixos transversais unidos com juntas universais que por sua vez ativavam as sapatas expansiveis dentro dos tambores de freio dianteiros cattaneo tambem melhorou a direçao se preocupando em diminuir a açao de kickback do freio o novo sistema foi exibido em alguns dos carros no salao de paris de 1910 e oferecido em carros de produçao na temporada seguinte em 1914 os freios na roda dianteira eram equipamento basico de todo isotta fraschini tornando a empresa a primeira do mundo a fazer sucesso comercial de um sistema que ainda era tabu para muitos especialistas os freios dianteiros se provaram otimos e modula lo para nao ocorrer travamento e com isso perda de controle era comum e facil de aprender todo motorista dominando rapidamente a arte instintivamente e era uma nova forma de controle sobre o veiculo util e transparente mas a popularizaçao nao foi imediata outros desistiram enquanto a isotta persistiu [caption id= attachment_366614 align= aligncenter width= 999 ] lancia lambda; freios grandes na frente[/caption] em 1919 o famoso jornalista frances charles faroux publicou um teste onde ele comparou dois carros similares um isotta fraschini com freio nas quatro rodas e um com freios so atras os resultados eram claros de 100 km/h ate a parada o isotta precisou de 65 metros; o outro carro 100 metros depois disso a lancia usou freios nas quatro rodas em seu famoso lambda monobloco e logo todos os carros tinham freio na frente ate hoje maserati e os collaudatori [caption id= attachment_366621 align= aligncenter width= 893 ] alfieri maserati[/caption] os seis irmaos maserati em ordem de nascimento eram carlo bindo alfieri ettore mario e ernesto mario era um artista cuja unica contribuiçao para a empresa da familia foi o simbolo um tridente inspirado no usado por netuno numa estatua no centro da sua cidade natal de bolonha o resto dos irmaos eram todos entusiastas do automovel e envolvidos profundamente com a empresa [caption id= attachment_366622 align= aligncenter width= 999 ] alfieri e um isotta fraschini tipo fe de competiçao[/caption] para os quatro irmaos mais velhos a isotta fraschini foi uma verdadeira alma mater uma escola onde aprenderam tudo que jamais souberam sobre automoveis alfieri maserati na verdade e considerado hoje um dos primeiros collaudattore o nome que os italianos dao ao piloto de teste/engenheiro que define como o carro deve se comportar e ajuda a resolver problemas que aparecem em teste uma profissao depois tornada famosa por guerino bertocchi na maserati giotto bizzarrini na ferrari e bob wallace e valentino balboni na lamborghini [caption id= attachment_366623 align= aligncenter width= 999 ] tipo 26 1926 o primeiro maserati[/caption] a profissao ao que parece foi inventada como ela e ate hoje justamente para alfieri maserati que era o piloto preferido de vicenzo fraschini a partir de 1900 mas tambem carlo bindo e ettore foram alunos da marca e inclusive nos anos 1910 se mudaram para a argentina para produzir e vender carros por la empreitada que nao deu muito certo e justo imaginar que nao existiria uma maserati sem uma isotta fraschini simplifique e adicione leveza e a bugatti a maneira tradicional de se fazer automoveis uma que estranhamente parece ter voltado a moda hoje em dia era uma que dizia que para se ao fazer carros mais rapidos o resultado seriam carros mais pesados tambem ate o fim da decada de 1910 um carro rapido era um tambem com um motor gigante chassi parrudo para sustenta lo e muita potencia coisa como um rolls royce como um dos grandes mercedes ou ate um dos imensos deutz projetados pelo jovem ettore bugatti [caption id= attachment_366610 align= aligncenter width= 986 ] ettore bugatti no volante de um de seus deutz enorme[/caption] pera ai ettore bugatti nao foi uma das pessoas que mudaram isso que tornaram os carros de corrida e de rua esportivos algo leve mas com motores e suspensoes sofisticadas para andar mais que os gigantes do passado nao foi ele que chamou os bentley de 4 5 litros de caminhoes velozes e ganhou deles com seus carros de 2 3 litros ou menos sim foi ele mas algo mudou bugatti e o fez deixar a deutz para fazer seus proprios carros desta forma e este algo foi o isotta fraschini tipo fe e fenc projetado por giuseppe stefanini [caption id= attachment_366609 align= aligncenter width= 999 ] o isotta fraschini tipo fenc[/caption] stefanini estava na isotta antes de cattaneo chegar; mas sempre ficou em sua sombra ao criar o chassi fe entre 1908 e 1909 porem mudou a historia do automovel inicialmente criado para competir em competiçoes de voiturette o carro de quatro cilindros em linha e 1208 cm³ e apenas 650 kg se mostrou mais rapido agil e interessante que qualquer outro carro da marca de milao a empresa pretendia entao fazer dele um carro sofisticado e caro mas pequeno elegancia em miniatura um chassi que provaria ao mundo que como diria chapman depois um motor maior faz voce mais rapido nas retas; um carro mais leve faz voce mais rapido em todo lugar e um que economizaria combustivel no processo um carro melhor [gallery ids= 366608 366607 366605 ] mas uma crise economica na italia e especialmente na empresa isotta fraschini impediu sua fabricaçao em serie; apenas 100 chassis foram feitos junto com o posterior fenc de 1327 cm³ e e inclusive o carro que alfieri maserati levou para a argentina para tentar salvar o projeto hoje se conta nos dedos de uma mao os sobreviventes deste carro seminal [caption id= attachment_366601 align= aligncenter width= 999 ] alfieri maserati ao volante de um tipo fe na argentina[/caption] ettore ficou profundamente marcado por esses pequenos puro sangue o seu primeiro carro o primeiro bugatti chamado tipo 10 era tao proximo do isotta fraschini tipo fe que ate compartilhava seu diametro e curso de 62 x 100 mm sim nao e o mesmo carro o bugatti foi adiante com eixos mais leves cabeçote diferente e outros detalhes importantes mas e claramente uma evoluçao do projeto de stefanini o bugatti tipo 13 que veio depois do tipo 10 tinha um motor que media 65 x 100 mm e 1327 cm³; exatamente as medidas do isotta fraschini tipo fenc [caption id= attachment_366602 align= aligncenter width= 999 ] o bugatti tipo 10 petit pur sang [/caption] por muito tempo se imaginava ate que bugatti teria projetado os fe e fenc mas hoje se sabe que e o contrario graças aos esforços de historiadores como angelo tito anselmi e griffith borgeson nos anos 1970/1980 sim a bugatti existiu a partir de uma ideia nascida na isotta fraschini aston martin a empresa que conhecemos hoje como aston martin teve muitas fases diferentes depois da segunda guerra se tornou o que conhecemos hoje carros esporte para aristocratas meio como se alguem fizesse uma cruza de rolls royce e ferrari antes da segunda guerra porem era basicamente uma fabrica de carros esporte leves caros e usados em competiçao ate 1500 cm³ de cilindrada sua ligaçao com o assunto de hoje e bem no seu inicio [caption id= attachment_366618 align= aligncenter width= 999 ] lionel martin[/caption] em 1913 a empresa bamford & martin era criada em londres para revender veiculos singer gwk e calthorpe lionel martin um dos fundadores era um jovem bem nascido de uma familia cuja fortuna vinha da mineraçao de argila para a industria de porcelana inglesa era muito bem relacionado com a sociedade da epoca e era habitue do circuito de brooklands onde se reunia a parcela dessa alta sociedade mais ligada aos automoveis martin era tambem avido piloto amador e suas peripecias no seu pequeno singer special um singer ten de 1 1 litro modificado para competiçao ficaram famosas nesse influente meio quando ganhou a prova de subida de montanha de aston clinton em 1913 lionel martin ficou famoso no meio um monte de amigos lhe pediu para fazer um special como o dele; uma copia do carro de martin que ganhou em aston; um aston martin [caption id= attachment_366619 align= aligncenter width= 999 ] com um aston moderno esta o coal scuttle ; na verdade um carro de 1915 o primeiro aston se perdeu [/caption] lionel martin resolve fazer entao um carro para isso um special ainda melhor que o anterior sua intençao era tambem reproduzi lo sob encomenda criando assim sua propria marca de automoveis o trabalho logo começou neste que seria o primeiro aston martin para tal tambem discipulo de carros leves e velozes procura um chassi que pudesse servir de base para seu carro que chassi achou para isso justamente um de um isotta fraschini tipo fe de competiçao isso mesmo o primeiro aston martin de 1914 tinha um chassi isotta fraschini coda a empresa hoje pretende ate voltar a fazer carros de rua se uma versao do carro de corrida de wec moderno pode realmente ser chamado de rua mas e uma volta interessante esta e uma que nos deixa no fim das contas feliz ha muitas outras historias sobre esta incrivel empresa como a que mostra que a famosa carrozzeria touring de milao nasceu tambem na isotta os tres irmaos fraschini se casaram com tres irmas de sobrenome felice anderloni; o irmao delas carlo criou a touring em 1926 para fazer carrocerias para o incrivel isotta fraschini 8a de oito cilindros em linha ohc nem chegamos aqui a falar deste 8a sem duvida o mais importante e conhecido carro da marca e nem falamos tambem do 8c monterosa aqui uma tentativa de renascer a marca no pos guerra um enorme carro esquisito com um v8 traseiro sofisticadissimo e muita coisa legal [caption id= attachment_366600 align= aligncenter width= 999 ] o isotta fraschini 8c monterosa 1947[/caption] e nem mencionamos que a empresa nao fez somente automoveis motores de aviaçao eram sempre seu principal produto e implementos ferroviarios tambem fazem parte de sua historia caminhoes tambem inclusive fabricados no brasil no inicio da fnm mas o automovel e o tema aqui entao nos mantivemos nele; a historia dela claro vai alem deles mas acho que voce ja entendeu nao e a toa que a marca que produziu pouquissimos carros ate 1936 ainda e tao lembrada e agora revivida a historia definitivamente explica o presente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.