A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

Isuzu Piazza: o “Chevette” japonês que tinha um motor turbo de 180 cv

Lançado no Brasil em abril de 1973, o Chevrolet Chevette é um dos favoritos dos entusiastas por oferecer tração traseira acessível, com mecânica simples e inúmeras possibilidades de preparação. Como você deve saber (e, se não sabe, fique sabendo), o nosso Chevette era a versão brasileira do Opel Kadett alemão e, assim como o Vauxhall Chevette britânico e o Chevrolet Chevette norte-americano, fazia parte de um plano da General Motors para oferecer globalmente um carro compacto com construção monobloco e tração traseira – uma forma de conter custos de desenvolvimento e baratear a produção. A base para o Chevette e para seus "parentes" de outros países era plataforma "T" ou "T-body", que foi desenvolvida com a colaboração de diversas divisões da GM espalhadas pelo mundo – Chevrolet nos EUA e no Brasil, Opel na Alemanha, Vauxhall no Reino Unido, Holden na Austrália e Isuzu no Japão. Na Austrália e no Japão, o T-body era vendido como Holden Gemini e Isuzu Gemini – é muito c

Matérias relacionadas

A primeira vez do tricampeão: os 40 anos da estreia de Nelson Piquet na Fórmula 1

Dalmo Hernandes

Volkswagen Gol: a inovação, as versões especiais e o legado da primeira geração

Dalmo Hernandes

Proton: a fabricante de carros da Malásia e seus hot hatches “by Lotus” | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes