nao adianta mesmo que voce nao tenha uma subcultura automotiva favorita sempre ha uma determinada cena com a qual voce mais se identifica podem ser muscle cars hot hatches superesportivos monster trucks a lista e gigantesca e muito diversificada incluindo algumas vertentes polemicas como os itasha sim estamos falando de mais uma subcultura automotiva do japao — o pais que deu ao mundo os caminhoes dekotora as vans customizadas os kanjo racers e os excentricos donos de supercarros que tem associaçoes um tanto suspeitas com a yakuza alias e curioso como na terra do sol nascente fas de alto desempenho e entusiastas que dao mais importancia ao visual mesmo quando este e questionavel parecem conviver em harmonia nao e [youtube id= s0mdy9fl ia width= 620 height= 350 ] de qualquer forma mesmo para quem ja viu de tudo a cultura itasha pode ser dificil de compreender trata se de um estilo de modificaçao que envolve basicamente pintar ou envelopar carros com personagens de anime [gallery columns= 4 link= file ids= 42271 42270 42267 42266 42265 42264 42252 42251 ] dizer que os japoneses dao um jeito de colocar animes em tudo parece uma forma de reforçar um estereotipo mas se analisarmos nao e um exagero tao grande por exemplo na epoca do lançamento do atual mercedes benz classe a a campanha do modelo no japao incluiu um anime feito especialmente para isto — sem qualquer reserva pelo fato de se tratar de um carro alemao [youtube id= x2rf5qx7bnc width= 620 height= 350 ] animes e mangas sao uma parte muito importante da identidade cultural japonesa e diferentemente do que acontece no ocidente nao sao considerados uma cultura de nicho e muito menos coisa de gente imatura e sem vida social o que de qualquer forma tambem nao e verdade assim nao e de se estranhar que alguem tenha tido a ideia de decorar seu carro com personagens dos tradicionais desenhos japoneses e que com o tempo a ideia tenha se tornado uma tendencia os primeiros registros de carros decorados com personagens de anime datam do inicio dos anos 2000 quando a internet começou a tomar as dimensoes que tem hoje na epoca os fas de anime começaram a se juntar em comunidades e trocar imagens de seus carros decorados com os personagens a maioria esmagadora era de homens jovens e os personagens escolhidos eram sempre garotas desenhadas em estilo moe — palavra que em japones pode ser entendida como adoravel as vezes com tendencias sensuais agora o estereotipo começa a fazer sentido nao e vale lembrar que nem todo itasha tem desenhos de garotas mas voltando a historia as primeiras apariçoes da cultura itasha na midia aconteceram em 2005 e a primeira convençao de entusiastas do estilo chamada auto salon foi realizada em 2007 e no ano seguinte ja reuniu mais de 600 participantes [youtube id= evwwamrx4sc width= 620 height= 350 ] ao longo dos anos a cena itasha ganhou popularidade e em 2008 começou a sair do japao e espalhar se por outros paises nao demorou para que ate mesmo os fabricantes de automoveis começassem a usar personagens de anime em campanhas publicitarias no japao ainda em 2008 um bmw z4 envelopado com imagens da personagem hatsune miku uma popstar virtual japonesa — que ate se apresenta ao vivo na forma de um holograma — estreou na super gt a mais importante categoria de turismo do japao [youtube id= gyjy59nkmq0 width= 620 height= 350 ] a equipe chamada good smile racing pertence a companhia que criou hatsune conseguiu o titulo na categoria gt300 conseguindo muita exposiçao e tornando o itasha conhecido no mundo todo desde entao outras categorias do automobilismo japones começaram a adotar o estilo — de grandes equipes de turismo a participantes de campeonatos de drift talvez a caracteristica mais marcante do itasha seja sua abordagem direta para fazer um basta envelopar o seu carro com um design composto por personagens de anime obviamente porem o apelo esta em criar um desenho original mesmo que com personagens famosas que leve em consideraçao as linhas do carro para criar algo harmonico e de certa forma bonito — nunca esqueça que gosto e algo pessoal e inegavel porem que eles chamam muito a atençao uma coisa legal e que nao ha um tipo certo de carro para fazer um itasha voce ve de tudo — de kei cars dos anos 80 a superesportivos passando por hot hatches minivans e carros de luxo talvez nao exista subcultura mais inclusiva neste sentido do que o itasha naturalmente e dificil o envelopamento vir sozinho normalmente o acompanham um tombo na suspensao rodas aftermarket e acessorios aerodinamicos de eficacia duvidosa um desenho original feito por um bom artista pode custar muito dinheiro e envelopar um superesportivo por exemplo pode elevar o custo ainda mais nao e a toa que itasha significa literalmente carro da dor — no sentido de que ser adepto do itasha doi muito no bolso especialmente porque quase todo itasha muda de visual varias vezes por ano ha ainda os que preferem uma linha mais clean colocando imagens das personagens apenas em partes do carro o supra com a famosa pintura da castrol e uma discreta imagem itasha na porta e um belo exemplo — e ainda traz boas lembranças dependendo da sua idade curiosamente nos anos 70 o termo era usado com uma conotaçao totalmente diferente era uma corruptela de itaria sha carro italiano literalmente e surgiu com a invasao de carros europeus naquela decada em que se passava um momento de grande crescimento economico no japao como ja dissemos e impressionante como o japao e capaz de abrigar culturas tao diversas cada uma ocupando seu espaço ao mesmo tempo em que junta todas elas para criar uma unica identidade cultural automotiva a da originalidade [youtube id= t wc16hrnl4 width= 620 height= 350 ] se voce perguntar a qualquer conhecido seu se ele teria um itasha ficariamos muito surpresos se ele dissesse que sim e voce tambem deveria nos nao teriamos mas os japoneses nao se importam eles fazem o que querem sem se importar com a impressao que deixam — contanto que deixem uma impressao e isto e respeitavel gostemos ou nao
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