se realmente quer entrar de cabeça no mundo dos simuladores de corrida nao basta ter um bom computador voce ter de investir em um bom volante tambem um conjunto de boa qualidade com pedais modulaveis e volante com force feedback que usa motores eletricos para simular o peso e a resistencia do volante de um carro de verdade em diferentes situaçoes custa em media r$ 1 500 e o caso do logitech g29 por exemplo que so nao traz uma alavanca de cambio manual com um volante desses voce consegue ter uma experiencia consideravelmente mais envolvente e realista do que teria usando o teclado do pc ou um controle de videogame no entanto existem equipamentos muito muito mais sofisticados que podem ser usados para simular uma corrida de automoveis com realismo extremo incluindo a movimentaçao do carro e as forças g agindo sobre o corpo do piloto ja falamos de alguns cockpits com simulaçao de movimentos antes e alguns deles ja levaram o realismo a niveis altissimos como o cxc motion pro 2 que custa o equivalente a r$ 160 mil por esta grana voce leva para casa um cockpit com um sistema de simulaçao de movimentos capaz de gerar 1 63 mkgf de torque enquanto a maioria das alternativas disponiveis no mercado nao passa dos 0 2 mkgf o que isto significa que dependendo da intensidade dos movimentos o cxc motion pro 2 pode ate te machucar acontece que existe sistemas ainda mais extremos em termos de realismo e simulaçao de movimentos e o caso do simulador ansible motion delta que alem de oferecer uma experiencia audiovisual extremamente imersiva possui tecnologia para simular ate mesmo a inercia sob aceleraçao e desaceleraçao de forma continua e por isso que bem ele custa £ 1 milhao ou cerca de r$ 4 12 milhoes em conversao direta [youtube id= ynzj2fv5cw0 width= 620 height= 350 ] o preço e em libras porque a ansible motion e britanica de acordo com eles seus simuladores sao tao sofisticados que equipes da formula 1 da nascar e do wec alem de fabricantes de automoveis estao entre seus clientes e ha bons motivos para isto o modelo de simulador mais avançado da ansible motion o delta series precisa de uma sala inteira so para o equipamento uma tela curva de mais de 180 graus recebe as imagens projetadas e a plataforma com o cockpit fica no meio dentro dela o piloto usa fones de ouvido para ficar totalmente imerso na simulaçao mesmo em video e possivel ter uma noçao de como os movimentos do cockpit sao perfeitamente integrados as imagens e alinhadas com os comandos e instrumentos fisicos da cabine o fundador da ansible motion kia cammaerts diz que o principal diferencial do simulador delta series e os outros simuladores de movimento e a forma como estes movimentos sao gerados em vez de um sistema hexapodal com seis pes articulados sistema surgido nos simuladores de aviaçao e utilizado com adaptaçoes pela maioria dos simuladores de carro atualmente a plataforma usa um suporte movel com esteiras e polias para realizar movimentos verticais laterais e longitudinais de acordo com kia tais caracteristicas trazem dois beneficios principais um ambiente mais confortavel para o piloto e uma precisao muito maior nos movimentos permitindo se quvoce simule o comportamento de diferentes tipos de automoveis com fidelidade conforme ele mesmo explicou ao autoexpress [os simuladores hexapodais] nao se movem rapido o bastante e induzem nauseas se o movimento do simulador deixa o piloto desconfortavel entao o feedback e ruim simuladores hexapodais sao bons para entretenimento porque te fazem se sentir em um carro de verdade mas nao em carro especifico o proposito de um simulador de direçao e justamente saber se voce esta em um determinado modelo de carro esportivo ou suv por exemplo caso contrario nao e muito util o truque usado pelo delta series e o modo como os movimentos sao realizados eles sao sutis e nao atuam sobre o corpo do piloto e sim em seus ouvidos mais precisamente no aparelho vestibular um conjunto de nervos musculos e pequenos ossos que sao responsaveis pelo seu equilibrio ao realizar os movimentos certos o simulador da ansible motion faz com que o aparelho vestibular transmita sinais neurologicos que o cerebro interpreta como movimentos como nao da solavancos bruscos porem o delta series nao causa enjoo [youtube id= wmpod3egogc width= 620 height= 350 ] dito isto o simulador traz outro recurso importante a simulaçao das forças g sob aceleraçao e desaceleraçao atras do cockpit uma especie de braço mecanico controlado pela mesma cpu e preso ao capacete do piloto para simular a inercia agindo sobre a musculatura do pescoço segundo a ansible motion o sistema e exclusividade da companhia e e a peça que faltava para conseguir uma simulaçao virtual praticamente perfeita de uma corrida de verdade o conjunto completo do ansible motion delta series inclui equipamentos de telemetria em tempo real e algo dispensavel para o consumidor comum mas para uma equipe de corridas ou fabricante de automoveis e essencial no caso de uma equipe por exemplo os engenheiros podem dar feedback ao piloto em tempo real observando os dados de telemetria ajudando o a aperfeiçoar seu traçado em versoes virtuais de circuitos do mundo todo uma fabricante pode testar diferentes acertos de suspensao sem de fato modificar um carro de verdade economizando tempo e dinheiro em seu desenvolvimento ou seja as possibilidades sao muito maiores do que jogar assetto corsa via wtf1
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