A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Já imaginou como seria um BMW M3 E30 Touring? Não precisa mais imaginar

O BMW M3 da geração E30 é o favorito de muita gente por ser um carro leve, compacto, com motor de quatro cilindros bastante potente e muito estilo. Para o carro ser perfeito, só lhe falta uma coisa: uma versão perua.

O carro azul das fotos foi feito por uma oficina chamada My Build Garage, que fez fama especializando-se em restaurar e personalizar a geração E30 do BMW Série 3. Este é um de seus projetos mais famosos.

Começou como um BMW 318i Touring, que originalmente vinha equipada com um motor de 1.8 litro, quatro cilindros e 113 cv, mas recebeu todo o trem-de-força do M3 E36 — ou seja: um seis-em-linha de três litros, 286 cv e 32,5 mkgf de torque, diferencial de deslizamento limitado e câmbio manual de seis marchas. Nem precisamos dizer que o carro já andava mais do que um M3 de primeira geração, não é mesmo?

A característica mais marcante do visual do M3 E30 é, sem dúvida, a carroceria mais larga — cortesia dos para-lamas alargados, como em um carro de corrida. Para conseguir o efeito na perua, os caras da My Build Garagem usaram os painéis de um M3 que já não rodava mais e os adaptaram no lugar dos originais, e o carro também cedeu o para-choque. O interior também recebeu atenção especial, com bancos de M3 forrados em couro caramelo e, na época, um volante AC Schnitzer.

m3-e30-touring (6)

A pintura azul, embora pareça um pouco exagerada, cai muito bem ao carro depois que nos acostumamos com ela. As rodas BBS RS também ficam perfeitas nos BMW desta época. Completam o pacote freios maiores e suspensão ajustável do tipo coilover.

 

Depois de pronto, o Série 3 ficou realmente convincente — imaginamos que, se a BMW tivesse feito um M3 E30 Touring, não ficaria muito diferente disso. Contudo, nem tudo na história deste carro são flores.

m3-e30-touring (2)

Em 2012, pouco depois da conclusão do projeto, o carro foi colocado à venda no eBay e o anúncio circulou por toda a internet. Não demorou para que surgissem acusações sobre a conduta da My Build Garage — e especialmente de seu dono, Vlad. Usuários de fóruns dedicados aos BMW diziam que Vlad cobrava caro por serviços que nem sempre eram bem feitos e usava carros dos clientes para se exibir em encontros sem a autorização deles. Além disso, diziam que o carro usado como base para o M3 Touring teve o número do chassi trocado.

m3-e30-touring (11)

O carro em 2012

À época, Vlad se defendeu das acusações, dizendo que elas eram feitas, basicamente, por “haters. Apesar de algumas evidências apontadas pelo Jalopnik US, nada foi provado definitivamente, e Vlad continuou com a My Build Garage, recebendo várias encomendas de projetos e seguindo sua vida.

Hoje o carro , que se encontra em Nova Jersey, nos EUA, está anunciado no eBay novamente — continua muito bonito, com algumas diferenças como a cor das rodas e o volante. Há um preço de reserva não revelado que ainda não foi atingido, e o lance atual é de US$ 26.200 (aproximadamente R$ 58 mil). Quando foi colocado à venda em 2012 — pelo mesmo usuário que postou o anúncio atual, diga-se —o carro foi arrematado por US$ 45.000 (quase R$ 100 mil).

m3-e30-touring (3)

Independente de qualquer controvérsia que possa pairar sobre este carro, temos de admitir que ele realmente é bastante desejável — uma perua com visual clássico, personalização de bom gosto e um seis-em-linha de 286 cv não pode ser um carro ruim para se ter, de jeito nenhum.

m3-e30-touring (4)

Matérias relacionadas

Audi R10, R15 e R18 TDI: quando os protótipos a diesel dominaram Le Mans

Dalmo Hernandes

Tente não sonhar com este Lancia Delta S4 Stradale 1985 com menos de 800 km rodados

Dalmo Hernandes

Nada de VTEC: este Honda S2000 tem o V10 de 8,3 litros e 516 cv do Dodge Viper!

Dalmo Hernandes