a situaçao atual da jaguar e realmente lamentavel a noticia que veio hoje e que o jaguar f pace o seu ultimo carro de produçao nao esta mais disponivel nas lojas do reino unido o que significa que a marca nao vende mais carros novos no mercado e nao o fara ate que seu primeiro modelo de proxima geraçao chegue em 2026 isso mesmo nenhum jaguar produzido em todo ano de 2025 barrabas essa nova linha sera diferente focada em carros 100% eletricos de alto preço na faixa dos bentley e rolls royce com um esportivo para bater a aston martin uma estrategia ousada sim mas como toda estrategia ousada perigosa tambem esperamos sinceramente que de certo; mas ao mesmo tempo temos duvidas se dara nao parece que hoje em dia a faixa superior de carros de luxo esteja realmente engajada nos eletricos mas algo precisava ser feito todo mundo xinga a jaguar e sua incapacidade de se igualar as tradicionais marcas alemas com quem disputava o mercado mas a mercedes benz a bmw e a audi parecem ser as unicas opçoes mesmo nesta faixa toda tentativa de criar se concorrentes para eles falhou no longo prazo de lexus a alfa romeo ninguem consegue concorrer de verdade e os alemaes parecem imbativeis meio como a porsche em carros esporte parece que nessa faixa todo mundo anda junto com a manada sem nem olhar para o lado [caption id= attachment_372303 align= aligncenter width= 999 ] o xe e seu irmao bravo[/caption] eu realmente nao entendo nem vou tentar explicar aparentemente nada do que foi feito pela marca funcionou veja jaguar xe por exemplo o competidor do bmw serie 3 da marca inglesa tinha muito a seu favor era bonito com o excepcional conforto ao rodar firme da marca e nao era caro mas voces sabem o que aconteceu todo mundo comprou o bmw e ignorou o jaguar a empresa nao desistiu imediatamente dele claro nao na verdade fez de tudo que podia para criar interesse por ele inclusive um carro especial que parece falando serio um porsche gt3 rs criado em cima de um seda jaguar parece que foi ontem que o resultado o jaguar xe sv project 8 estreou no goodwood festival of speed em 2017 mas hoje sabemos a verdade ele tambem nao conseguiu fazer as vendas do xe normal acordarem gente se eu tivesse feito algo tao radical quanto o project 8 e mesmo assim ninguem ligasse para a minha marca acho que tambem parava de fazer carro por um ano a diferença minha e dos donos da jaguar e que nem tentava voltar depois desse ano e quao radical era o project 8 engraçado voce perguntar o mais radical dos 4 portas xe sv project 8 o project 8 foi feito em apenas 18 meses pela equipe de manicacas da jaguar todos eles banidos para uma empresa paralela chamada svo special vehicles operations meio como uma m division uma amg inglesa o pedido era um carro de alta performance que fosse mais veloz que todo m3 ou mercedes amg e que o bicho papao entao a magnifica alfa romeo giulia quadrifoglio o project 8 pode ter sido feito a toque de caixa mas nao quer dizer que foi feito sem cuidado ou sem dinheiro para gastar a reformulaçao e para la de extensa e realmente intocado so sobrou o teto e as portas dianteiras a estrutura monobloco basica da carroceria e a mesma claro mas muito modificada todo painel externo exceto os ja mencionados teto e portas dianteiras e novo para o project 8 e a maioria desses novos paineis e na carissima fibra de carbono claro os enormes discos de freio de carbono ceramica exigiram enormes rodas; uma bitola mais larga tambem era desejada e com isso os paralamas dianteiros para choque grade portas traseiras paralamas traseiros e para choque traseiro tiveram que crescer tudo foi feito em fibra de carbono e para manter a frente mais leve com o novo e enorme motor tambem o capo e em fibra de carbono o motor em si e o v8 da marca o aj v8 aqui em sua terceira geraçao modelo aj133 o xe originalmente foi desenhado apenas para os v8 e 4 em linha; o unico deles v8 e o project 8 e que v8 em aluminio dohc com 4 valvulas por cilindro nesta terceira geraçao contava tambem com injeçao direta bosch e variaçao de fase de comandos continuamente variavel na admissao e escape aqui media 92 5 × 93 mm para exatos 5000 cm³ em oito cilindros mas nao so isso vinha com um compressor mecanico tipo duplo parafuso tvs twin vortices series de sexta geraçao um intercooler ar/agua ficava na base do compressor tambem com seu proprio sistema de circulaçao de agua e radiador dava exatos 600 cv a 6500 rpm e 71 3 mkgf a 3500 rpm o mais potente jaguar da historia da marca o motor tem na verdade o mesmo tamanho fisico do v6 usado nos xe normais que e efetivamente um v8 onde dois pistoes e bielas nao sao montados serio mas mesmo assim os malucos do svo nao se seguraram e moveram o motor para tras tendo que modificar o curvao dianteiro por isso o sistema de admissao de ar e exclusivo do project 8; e alimentado por dutos do para choque dianteiro de fibra de carbono o escapamento tambem e so dele ativo e de titanio projetado para fornecer desempenho consistente durante longos periodos de uso em pista o sistema sai pelo difusor traseiro terminando com tubos de escape quadruplos para uma trilha sonora fenomenal muito cuidado foi tomado no arrefecimento para uso forte em pista mesmo em dias quentes a jaguar disse que a ventilaçao no capo de fibra de carbono desempenhava um grande papel no gerenciamento de temperaturas sob o capo localizada em uma area de baixa pressao a ventilaçao tem o beneficio duplo de reduzir o arrasto e ajudar a gerenciar o fluxo de ar atraves do compartimento do motor sugando o ar quente para fora o cambio e o mesmo onipresente zf automatico de oito velocidades aqui recalibrado apenas para a nova funçao e reforçado para a nova potencia a traçao e nas quatro rodas permanente a mesma do xe normal um diferencial eletronico ativo traseiro tambem estava presente gerenciado pelo controle eletronico de chassi integrado o intelligent driveline dynamics o pacote aerodinamico tambem e personalizado contando alem da asa traseira e o novo splitter frontal com o espaço antes tomado pelo estepe no porta malas usado para o difusor o sistema e capaz de gerar 122 kg de downforce a 300 km/h; a velocidade maxima do carro era limitada a 321 km/h o 0 100 km/h era feito em 3 7 segundos e o quarto de milha em 11 8 segundos a 195 km/h o track pack opcional reduzia o peso total de 1745 kg em 12 kg troca o banco traseiro por um santantonio conchas de fibra de carbono leves na frente e cintos de competiçao tambem opcional e a adesivagem com um enorme leaping cat leaping da roda traseira para frente a suspensao foi totalmente retrabalhada e os pneus michelin pilot sport cup 2 aparecem em um jaguar pela primeira vez tudo em especificaçao de competiçao do cubo de roda especial as juntas esfericas metalicas passando por amortecedores bilstein que custavam mil libras esterlinas cada um os freios carbono ceramicos eram enormes 15 7 polegadas na frente 15 6 polegadas atras; os pneus eram de medida 265/35 r20 e 305/30 r20 em rodas de aluminio forjadas o carro ficou carissimo claro custava 150 mil libras esterlinas em 2018 apenas 300 carros foram feitos o objetivo aqui basicamente cobrir os custos de projeto e nada mais apesar disso jeremy clarkson disse que ninguem precisava ser louco para pagar isso o carro era simplesmente fantastico https //www youtube com/watch v=iik2q7_cmxg a autocar disse que fica claro em duas ou tres curvas que este carro e diferente de qualquer outro super seda mas e claro nenhum outro super seda e tao agressivo ou tao caro na verdade voce percebe muito rapidamente que discutir o projeto 8 em termos de super seda e perder um pouco o ponto nao e um e muito mais parecido com um porsche 911 gt3 rs ou bmw m4 gts apenas acontece de ter quatro portas mas mais que isso todo mundo que dirigiu o carro o adorou nao apenas pelo desempenho de primeira linha mas tambem por seu carater marcante e sua capacidade de entreter e nao apenas fazer tempos bons nao que nao fizesse tempos bons embora haja alguma controversia foi durante um tempo recordista em nurburgring para carros de produçao de quatro portas https //www youtube com/watch v=bk1so7z9ezi muito do carater vinha tambem do motor antigo em concepçao e com supercharger no lugar dos turbos mais comuns era principalmente diferente alem de competitivo em força bruta disse a autocar o motor tem quase tanto carater quanto potencia nos nos tornamos tao servilmente acostumados nos ultimos anos a motores biturbo que produzem torque maximo a partir de 1500 rpm entao dirigir um carro desses hoje com um motor que parece ter sua força aumentando em conjunto com rotaçao e como redescobrir um album favorito esquecido nao deveria ser sempre assim mas quem explicou melhor o charme do monstro foi a car and driver americana ela disse que o carro era mais que os numeros incriveis que produz e terminou sua avaliaçao assim este jaguar diverte mais na estrada do que nas pistas de corrida e embora o sul da california nao tenha um nurburgring ele tem as montanhas de santa monica em estradas com irregularidades onde as molas rigidas do projeto 8 eram claramente evidentes mas os amortecedores adaptativos preservavam a integridade do nossos dentes mas chegando nas estradas sinuosas e la que o projeto 8 nos surpreendeu a entrada em curva e surpreendentemente rapida e os niveis de aderencia sao tao altos mesmo em pavimento irregular que voce vai murmurar novos palavroes a cada curva a comunicaçao das texturas da estrada atraves do chassi e da direçao assistida eletricamente pode ser descrita como visceral nao academica e logo estavamos entrando nas curvas a velocidades que poucos outros carros conseguiam lidar o project 8 gira bem sob frenagem e sua aderencia atraves das tangencias de curva e simplesmente tenaz mas ele permanece tao comportado quanto um bibliotecario saindo de cada curva sem um chiado dos pneus sim o project 8 da jaguar e brilhante mais que isso e nada menos que epico um quatro portas que faz com que praticamente cada passeio pareça uma corrida e ainda assim ninguem parece que ligou muito para ele ou para qualquer outro jaguar moderno alguem imagina o motivo eu realmente desisti de entender faz tempo
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