FlatOut!
Image default
Lançamentos

Jaguar XE é lançado no Brasil por a partir de R$ 170 mil: veja todos os seus detalhes (tem até V6 supercharged!)

Um dos carros mais elogiados no exterior nos últimos tempos finalmente deu as caras no Brasil. O novo modelo de entrada da Jaguar, o XE, foi anunciado no Salão de Genebra de 2014, começou a ser produzido em abril daquele ano e teve estreia mundial em setembro daquele ano, em Londres. Para quem é fã da “Jaaaag”, foi uma espera longa demais. Isso porque o carro foi apresentado agora à imprensa especializada e suas pré-vendas, por meio do hotsite, já estão abertas, mas as entregas só começam em 1º de outubro.

jaguar-xe-brasil-barata-27

Para quem estiver disposto a esperar, o sedã promete bastante. Para começar, sua bela carroceria, a mais aerodinâmico de um sedã da Jaguar em toda a história, com coeficiente de apenas 0,26, usa alumínio. Cerca de 75% de sua estrutura usa este metal, unida por cola aeronáutica e rebites, o XE é o sedã mais leve que a marca britânica, controlada pela indiana Tata, diz já ter criada. Veja o vídeo abaixo sobre ela:

 

A afirmação poderia ter a ver com o fato de o sedã ser menor do que os demais que a empresa fabrica atualmente, como o XF e o XJ, mas ele não é exatamente mignon. Com 4,67 m de comprimento, enormes 2,84 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,42 m de altura, ele é maior do que o BMW Série 3, mas é 1 cm mais curto que o Mercedes-Benz Classe C, seus dois principais concorrentes até o lançamento, no Brasil, da nova geração do Audi A4. Mas é com os dois primeiros que a briga deve ser mais acirrada. Só eles e o XE vêm com tração traseira.

Jaguar-XE-carroceria

Estranhamente, o carro não é tão leve quanto o uso de alumínio poderia sugerir. A versão menos pesada tem 1.530 kg, contra 1.495 kg do BMW 320i, 1.530 kg do BMW 328i e 1.480 kg do Mercedes-Benz C 250 Sport. A que cuidou menos da balança, com motor V6, pesa 1.665 kg.

jaguar-xe-brasil-barata-1

jaguar-xe-brasil-barata-12 jaguar-xe-brasil-barata-11 jaguar-xe-brasil-barata-10 jaguar-xe-brasil-barata-9

Isso provavelmente se deve aos acabamentos, com paineis grandes e luxuosos, ao conjunto mecânico (o mesmo dos Land Rover, fornecido pela Ford e pela ZF). Os concorrentes usam apenas aço, mas provavelmente um bocado dos de alta resistência, que são mais finos e leves. Algo que analisaremos com mais vagar na avaliação dinâmica do sedã.

Jaguar-XE-suspensao

As suspensões do sedã são double wishbone, na dianteira, e do tipo Integral Link na traseira, que se pode ver com mais detalhes na imagem abaixo.

jaguar-xe-brasil-barata-13

jaguar-xe-brasil-barata-16 jaguar-xe-brasil-barata-15 jaguar-xe-brasil-barata-6 jaguar-xe-brasil-barata-5

Segundo a marca, ela seria usada apenas em modelos de segmentos mais caros. Feito de alumínio forjado, o sistema traseiro é multibraços com subchassi isolado por coxins, o que reduz o ruído e as transmissões de vibrações para a carroceria. Quem já conseguiu dirigi-lo, como as publicações estrangeiras, diz que o sedã é exemplar neste quesito. E realmente deve ser.

 

Preços, versões, equipamentos e cores

Com duas opções de motor, um 2.0 turbinado de 240 cv a 5.500 rpm e o V6 3.0 supercharged presente na versão de entrada do F-Type, com 340 cv a 6.500 rpm, o XE conta apenas com o câmbio automático de oito marchas da ZF, também tido em alta conta no mercado de luxo. Tanto que é a transmissão que equipa também os BMW Série 1 e 3. Veja abaixo os equipamentos

2.0 Si4 Pure (R$ 169.900 – clique aqui para receber uma proposta): bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em black piano, sistema Stop/start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis de xenônio com luzes diurnas em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com seis alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.

2.0 Si4 Pure Tech (R$ 177.000 – clique aqui para receber uma proposta): os equipamentos anteriores mais teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro e limpadores de para-brisas automáticos com sensor de chuva.

jaguar-xe-brasil-barata-14

2.0 Si4 R-SPort (R$ 199.900 – clique aqui para receber uma proposta): tudo que a anterior inclui mais body kit exclusivo, com saias laterais, para-choque dianteiro e traseiro diferenciados e aerofólio traseiro, bancos esportivos de couro Taurus em dois tons.

Jaguar-XE-tecnologias

3.0 V6 S (R$ 299.900 – clique aqui para receber uma proposta): bancos esportivos revestidos de couro Taurus e Alcantara, paddle shifts na parte de trás do volante, sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, acabamentos em fibra de carbono e black piano, soleiras das portas com a inscrição “S”, pedais em alumínio, forro do teto na cor preta, para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha, rodas em liga leve de 19 polegadas, head-up display com tecnologia a laser, para melhor definição da imagem projetada no para-brisa, sistema Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos, detecção de tráfego em marcha ré e pneus Dunlop Sport Maxx em vez dos Pirelli Pzero Nero das demais versões.

jaguar-xe-brasil-barata-20

jaguar-xe-brasil-barata-26

jaguar-xe-brasil-barata-25

jaguar-xe-brasil-barata-24

jaguar-xe-brasil-barata-21

jaguar-xe-brasil-barata-22

jaguar-xe-brasil-barata-23

jaguar-xe-brasil-barata-29

jaguar-xe-brasil-barata-28

jaguar-xe-brasil-barata-30

 

Expectativas

Segundo a Jaguar, o modelo deve vender cerca de 600 unidades por ano no Brasil. Talvez seja por essa expectativa modesta que ela não fale ainda em produção nacional. A fábrica brasileira estaria concentrada apenas no Discovery Sport, segundo os executivos da empresa. Se o XE mostrar capacidade para volumes maiores, a prioridade deve mudar.

Para este ano, a empresa espera vender 130 unidades entre outubro e o final de dezembro.