quando a gente lembra do que eram as 24 horas de le mans na decada de 1960 pensar no ford gt40 e inevitavel o prototipo da ford venceu quatro ediçoes consecutivas da corrida de 1966 a 1969 foi o responsavel por quebrar a hegemonia da ferrari nas provas de longa duraçao e acabou sendo o ultimo grande nome antes da era porsche que começou com o 917 em 1970 acontece que isto poderia ter sido diferente caso um britanico muito especial tivesse passado da fase de testes e se tornado um carro de corrida completo o jaguar xj13 que parecia um e type de motor central traseiro algo que como da para ver logo de cara esta longe de ser um defeito [youtube id= u9foexi1yxi width= 620 height= 350 ] ao olhar o xj13 que foi construido em 1966 fica claro que suas linhas foram desenhadas por malcolm sayer a mesma mente por tras nao apenas do jaguar e type lançado em 1961 mas tambem do d type 1954 e do c type 1951 as formas sinuosas dos paineis de aluminio os farois circulares a entrada de ar oval na dianteira e a traseira levemente arrebitada e muito elegante deixam isto bastante explicito enquanto os rebites expostos dao o toque final ao visual do carro ja o verde british racing green nao deixava duvidas de que o objetivo do prototipo era defender o orgulho britanico nas pistas a verdade e que a jaguar ja estava as voltas com um novo motor para as pistas de corrida desde meados da decada de 1950 naquela epoca o motor da companhia era um seis em linha chamado xk6 que estreou no xk120 lançado depois da segunda guerra mundial [youtube id= 0tpx7b7yemi width= 620 height= 350 ] era um motor totalmente novo e muito moderno com comando duplo no cabeçote que era feito de aluminio e camaras de combustao hemisfericas era alimentado por dois ou tres carburadores que podiam ser su weber zenith ou zenith stromberg tinha bloco de ferro fundido e entregava pelo menos 160 cv em sua primeira versao os motores fabricados na decada de 1970 e usados no jaguar e type tinham injeçao mecanica de combustivel e passavam dos 200 cv era preciso mais do que isto porem para oferecer algum tipo de risco aos carros de corrida mais velozes da epoca era preciso mais cilindros como bem provavam as ferrari que eram movidas por motores v12 e venceram nada menos que cinco das sete temporadas do wsc o campeonato mundial de prototipos esporte disputadas na decada de 1950 de 1953 a 1959 a ferrari 340 mm por exemplo tinha um v12 de 4 1 litros que era capaz de entregar 280 cv foi por isso que a jaguar decidiu pegar dois motores xk6 e uni los pelo virabrequim para criar seu proprio v12 o processo foi longo o desenvolvimento começou em 1954 e a primeira partida em um motor so foi dada em 1964 em 1956 a jaguar chegou a anunciar que abandonaria as pistas por tempo indeterminado a exemplo do que a mercedes benz fizera no ano anterior em 1963 a jaguar comprou a fabricante de motores conterranea coventry climax e retomou o projeto so a partir dali duas caracteristicas cruciais ao motor foram incorporadas o bloco de aluminio mais leve; e o sistema de injeçao mecanica o v12 de cinco litros resultante era bastante potente com deslocamento de cinco litros entregava 509 cv e 53 3 mkgf de torque o motor atras do banco do piloto acoplado a uma transmissao manual de cinco marchas da zf ajudava a distribuir os 1 124 kg do carro entre os dois eixos com bastante equilibrio a exemplo de outros carros de corrida da jaguar na epoca como o d type o xj13 tinha uma estrutura tubular com suspensao independente nas quatro rodas por baixo da carroceria e usava o conjunto motor e cambio como componente estrutural reflexo disto era o tamanho reduzido do carro que parecia feito para vestir o piloto o interior trazia o painel de instrumentos a frente do carona porem com alguns deles voltado para o piloto o piloto ficava a direita e a alavanca de cambio ficava proxima a soleira da porta o interior so nao parece mais apertado por que o carro era um roadster a jaguar havia decidido que aquela altura talvez fosse bom para a imagem da companhia levar um carro para vencer as 24 horas de le mans no começo parecia que o negocio era serio a companhia chegou a entrar em contato com jack brabham para ajudar no desenvolvimento do xj13 as impressoes e contribuiçoes de um piloto de alto calibre seriam essencial para criar um carro capaz de vencer uma das provas mais desafiadoras do automobilismo no fim das contas porem o piloto de testes da propria jaguar david hobbs foi recrutado para o projeto foi ele quem na pista de testes da mira motor industry research association uma companhia que prestava consultoria tecnica a fabricantes de esportivos e equipes de corrida atingiu nada menos que 259 km/h e quebrou um recorde de velocidade no circuito que durou nada menos que 32 anos infelizmente nem mesmo a jaguar da detalhes a respeito deste recorde aquela altura o rival em que a jaguar mirava ja era outro o ford gt40 que começou sua carreira com um v8 de 4 7 litros e cerca de 450 cv mas o xj13 acabou chegando tarde em 1966 seu ano de estreia o ford passou a usar um big block de sete litros e quase 500 cv e com isto tornou se imbativel como a jaguar passava por uma fase de reestruturaçao prestes a ser comprada pela british motor company vencer corridas deixou de ser uma prioridade e o projeto foi cancelado sem cerimonia e uma pena pois dois anos depois o regulamento da fia limitou o deslocamento dos motores para cinco litros e a ford adotou aquele que se tornaria o bloco boss com quatro parafusos por mancal cabeçotes imensos gurney weslake com coletores de admissao embutidos e quatro enorme carburadores weber 48 ida montados diretamente sobre eles com 302 pol³ 4 9 litros eles teriam no v12 jaguar um grande rival a ford acabou por vencer as 24 horas de le mans em 1968 e 1969 e depois disso a corrida passou a ser dominada pela porsche sera que com o xj13 as coisas teriam sido diferentes a resposta para esta pergunta jamais deixara de ser especulaçao e fato contudo que o motor v12 de competiçao acabou servindo de base para o v12 de rua que a partir de 1971 passou a equipar a terceira evoluçao do jaguar e type ainda que simplificada com comando simples no cabeçote e bloco de ferro fundido a historia do xj13 porem nao acabou ali em 1971 a companhia decidiu que o levaria novamente para o autodromo da mira a ideia era filmar o carro em alta velocidade e usar as imagens em um video para promover o jaguar e type com motor v12 no fim das filmagens o piloto norman dewis perdeu o controle do carro que capotou duas vezes e ficou quase completamente destruido dewis saiu ileso alguns anos depois o xj13 foi restaurado usando parte dos componentes originais e hoje integra o acervo historico da jaguar sendo emprestado ocasionalmente para eventos e programas de tv [youtube id= vmp7fw7tj3w width= 620 height= 350 ]
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