A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Jaguar XJ13, o rival para o Ford GT40 que jamais competiu – mas continua acelerando até hoje

Quando a gente lembra do que eram as 24 Horas de Le Mans na década de 1960, pensar no Ford GT40 é inevitável. O protótipo da Ford venceu quatro edições consecutivas da corrida (de 1966 a 1969), foi o responsável por quebrar a hegemonia da Ferrari nas provas de longa duração, e acabou sendo o último grande nome antes da era Porsche, que começou com o 917 em 1970. Acontece que isto poderia ter sido diferente caso um britânico muito especial tivesse passado da fase de testes e se tornado um carro de corrida completo: o Jaguar XJ13, que parecia um E-Type de motor central-traseiro. Algo que, como dá para ver logo de cara, está longe de ser um defeito. Ao olhar o XJ13, que foi construído em 1966, fica claro que suas linhas foram desenhadas por Malcolm Sayer, a mesma mente por trás não apenas do Jaguar E-Type (lançado em 1961), mas também do D-Type (1954) e do C-Type (1951). As formas sinuosas dos painéis de alumínio, os faróis circul

Matérias relacionadas

GTA: a história e evolução de Grand Theft Auto – Parte 1

Dalmo Hernandes

GAZ-M72 Pobeda: este Frankenstein russo foi o primeiro SUV da história

Dalmo Hernandes

GRT V8i: estes caras estão colocando um motor V8 em um BMW i8!

Dalmo Hernandes