A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Jaguar XJ13, o rival para o Ford GT40 que jamais competiu – mas continua acelerando até hoje

Quando a gente lembra do que eram as 24 Horas de Le Mans na década de 1960, pensar no Ford GT40 é inevitável. O protótipo da Ford venceu quatro edições consecutivas da corrida (de 1966 a 1969), foi o responsável por quebrar a hegemonia da Ferrari nas provas de longa duração, e acabou sendo o último grande nome antes da era Porsche, que começou com o 917 em 1970. Acontece que isto poderia ter sido diferente caso um britânico muito especial tivesse passado da fase de testes e se tornado um carro de corrida completo: o Jaguar XJ13, que parecia um E-Type de motor central-traseiro. Algo que, como dá para ver logo de cara, está longe de ser um defeito. Ao olhar o XJ13, que foi construído em 1966, fica claro que suas linhas foram desenhadas por Malcolm Sayer, a mesma mente por trás não apenas do Jaguar E-Type (lançado em 1961), mas também do D-Type (1954) e do C-Type (1951). As formas sinuosas dos painéis de alumínio, os faróis circul

Matérias relacionadas

Estes são os cinco Mustang de todos os tempos que eu teria na garagem

Leonardo Contesini

Teimoso: quando o Renault Gordini rodou 51.000 km por 22 dias seguidos em Interlagos

Dalmo Hernandes

Quem foi o herege que colocou um V8 de Camaro Z/28 em uma rara Ferrari 250 GTE?

Dalmo Hernandes