um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tao ineficiente quanto um gigolo que se apaixonasse pelo seu plantel acabaria tratando as com a deferencia de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido a palavra seria sua patroa com que cuidados com que temores e obsequios ele consentiria em sair com elas em publico alvo da impiedosa atençao de lexicografos etimologistas e colegas acabaria impotente incapaz de uma conjunçao a gramatica precisa apanhar todos os dias para saber quem e que manda luis fernando verissimo confesso que estou no time do verissimo nao e assim que acho escrever errado bonito nao cruzcredo isola no sentido do argumento inteiro dele que ele explanou perfeitamente nesse texto o gigolo das palavras a lingua e viva e nao devemos nos privar de evolui la e ate inovar no vernaculo respeitadas algumas regras basicas da gramatica para evitar os vexames mais gritantes as outras sao dispensaveis a sintaxe e uma questao de uso nao de principios escrever bem e escrever claro nao necessariamente certo disse ele mas algumas inovaçoes vernaculares me incomodam pouquissimas delas na verdade; so me lembro de uma aqui montadora ja nao e algo errado dizer montadora ao se referir a um fabricante de automoveis foi incorporada e hoje esta em dicionarios com este significado mais uma prova de que a lingua e viva e muda sempre mas e imprecisa demais nenhum fabricante de automoveis somente monta e mesmo se so montasse o que faz e muito mais claramente descrito como fabricante que montadora a palavra montadora denota nao criaçao mas apenas e tao somente um trabalho fisico e nao intelectual mesmo se uma empresa nao fabricar nada ela mesma como por exemplo e na vw em resende e ela que cria o veiculo faz seu projeto e subcontrata produçao e e dona da fabrica o que implica em fabricaçao mas enfim disse isso tudo nao por divagaçao como e meu costume mas para chegar na historia de hoje um carro puro sangue de estirpe com marca de tradiçao nas pistas e criadores intelectuais famosos e geniais mas que foi quase exclusivamente apenas montado na maserati; apenas o motor dele era realmente fabricado la e a maserati uma mera montadora por isso claro que nao um automovel e sempre mais que a soma de suas partes nao importa que todas elas sejam compradas de outros o que importa e a forma que toma quando pronto fazer automoveis nao e saber produzir peças e monta las embora isso seja parte importante do processo e cuidar do resultado e garantir que seja unico como fazem os artistas o mais importante nao e quais sao os componentes mas como foram reunidos por quem com que fim e o mais importante de longe com quais resultados no mundo do automovel e perfeitamente possivel transformar chumbo em ouro basta para isto um bom alquimista um como giulio alfieri a maserati em 1957 se voce assistiu o filme ferrari que esta nos cinemas sabe que se passa em 1957 e que o grande rival de enzo e a maserati dos irmaos orsi mas la nao se fala o seguinte depois de 1957 a maserati para completamente de competir [caption id= attachment_360015 align= aligncenter width= 999 ] pre guerra so carro de corrida[/caption] algo muito estranho na verdade a maserati fundada em 1927 pelos irmaos maserati fora desta data ate 1957 exclusivamente uma marca de carros de competiçao apenas sim existiram carros de rua antes de 1957 mas eram carros de corrida convertidos o pos guerra veria a empresa dos irmaos maserati sediada em bolonha se mudando para a fabrica de mecanica pesada da familia orsi donos da empresa desde 1937 em modena no inicio dos anos 50 os irmaos maserati ja nao estavam na empresa que levava seu nome e o engenheiro chefe da empresa ja era um dos mais geniais criadores de automoveis de todos os tempos giulio alfieri [caption id= attachment_360041 align= aligncenter width= 960 ] giulio alfieri a direita com omer orsi[/caption] no meio da decada de 50 encarando uma crise financeira das bravas na pequena empresa a familia orsi resolve criar um gra turismo para produzir em pequena serie e para tal da carta branca mas um orçamento apertado ao seu engenheiro chefe o 3500gt alfieri resolveu que nao valia a pena competir com os ferraris enzo ja tinha para si a clientela interessada em carros de corrida intrataveis disfarçados em carros de rua aquele tempo ferraris eram os mais fantasticos carros de rua existentes para andar rapido mas totalmente recalcitrantes a baixa velocidade capazes de superaquecer facilmente no transito e propensos a deixar velas sujas se mantidos em marcha lenta por algum tempo seria esta iniciativa de alfieri a de criar um carro de serie que influenciaria ferrari de volta em oferecer modelos de rua diferentes dos de competiçao nos anos 1960 [caption id= attachment_360021 align= aligncenter width= 999 ] 3500 gt 1957[/caption] o objetivo de alfieri era um gt classico espaço para duas pessoas e bagagem farta potencia suficiente para medias de viagem superiores a 200 km/h estabilidade e freios impecaveis para tal e conforto total nada de marcha lenta irregular e barulho excessivo; enquanto um ferrari era para ser levado as pistas para competir o dono da equipe iria ate ela de maserati com sua bela companhia ao lado bem mais confortavel [caption id= attachment_360013 align= aligncenter width= 999 ] maserati 300 s[/caption] o motor e o que acabaria sendo a unica coisa produzida inteira na maserati partindo da unidade de competiçao do maserati 300 s um seis em linha dohc de 3 litros em si uma evoluçao do motor do formula 1 250f 2 5 litros aumentou se um pouco o deslocamento para que com uma regulagem mais tranquila de rua a potencia permanecesse excepcional lançado em 1957 o carro seria o primeiro maserati de rua e produçao seriada ainda que a serie aqui seja pequena ao redor de um carro por dia [caption id= attachment_360016 align= aligncenter width= 999 ] maserati 250f[/caption] o tamanho do motor e a missao do carro juntos fizeram o nome dele maserati 3500gt o motor era relativamente grande para a epoca principalmente sob a luz do fato que a maioria dos ferrari v 12 deslocavam tres litros exatos 3 485 cm³ a partir de uma relaçao de diametro e curso subquadrada 86 x 100 mm totalmente em aluminio exceto pelas camisas de cilindro em ferro fundido o motor tinha ainda duplo comando de valvulas no cabeçote acionados por corrente tripla e duas valvulas inclinadas por cilindro para uma camara de combustao hemisferica duas velas por cilindro faziam a igniçao e para isto a marelli que inicialmente especificou dois distribuidores acabou por criar um distribuidor de dois andares bastante complexo e grande mas eficiente nao havia uma junta para o cabeçote apenas um pequeno canal usinado no deck do bloco dando a volta em todo ele onde se montava uma vedaçao que comprimida no torqueamento do cabeçote selava a junta o carter tambem era em aluminio e amplamente aletado para refrigeraçao mas ainda assim contava com um radiador externo de oleo a bomba d agua era acionada por correia de borracha e na frente da bomba era montado o ventilador de arrefecimento solidario a ela equipado com tres weber 42 dcoe duplos horizontais de um lado e coletores seis em dois de ferro fundido do outro e uma taxa de compressao de 8 5 1 dava algo em torno de 240 cv a relativamente baixas 5 500 rpm o torque maximo de 36 mkgf aparecia as 4 000 rpm mas era muito bem distribuido por todas as faixas de rotaçao caracteristica que se tornaria tradiçao da marca motor grande a americana mas com desenho e espirito italiano o motor pediu pouco investimento pois basicamente ja existia para o resto do carro tambem nao havia muito dinheiro para investimento porem como faze lo e aqui que essa historia começa a ficar interessante pois quem nao tem dinheiro tem que usar mais a cabeça alfieri tratou de fazer o layout basico de seu gt de forma exemplar espaço interno generoso para duas pessoas na frente dois assentos ocasionais atras 2+2 amplo espaço para as malas motor central dianteiro e traçao traseira entre eixos de 2 590 mm num comprimento total de 4 445 mm com balanço traseiro grande e dianteiro pequeno para melhor distribuiçao de peso o carro final pesava 1 240 kg distribuidos 48% na frente 52% atras para o cambio foi escolhida uma moderna caixa alema zf totalmente sincronizada de quatro marchas a embreagem uma unidade inglesa borg&beck com acionamento hidraulico via pedal girling tambem ingles a arvore carda era da spicer tambem inglesa como era ingles o eixo traseiro salisbury identico ao usado no jaguar xk cinco relaçoes finais eram disponiveis a suspensao traseira de eixo rigido foi o maior dos compromissos que alfieri teve que fazer pela falta de dinheiro mas ele nao deixou que isto se tornasse desculpa por trabalho malfeito as molas semi elipticas eram longas e o eixo era fixado por cima para dentro da semi elipse contava ainda com amortecedores girling hidraulicos de dupla açao e um braço de reaçao baixa bem localizada e ajustada esta suspensao nunca recebeu critica alguma em seu comportamento exemplar mesmo quando experimentada por jornalistas criticos que entravam no carro lamentando o layout ultrapassado mas que emergiam de volta dizendo para nao mudar nada na suspensao traseira por favor a suspensao dianteira independente por duplo braço triangular sobreposto era um componente da alford & alder inglesa com braços em aço forjado molas helicoidais e amortecedores hidraulicos girling a direçao era uma caixa de pinhao e cremalheira zf alema; raro num mundo ainda fixo em setor e sem fim mas comum em competiçao os freios a tambor nas quatro rodas foram desenhados pela girling e usavam componentes desta empresa do cilindro mestre ate as sapatas exceto os tambores de aluminio de competiçao da maserati rodas exclusivas em aço estampado de 16 polegadas para uso de pneus radiais pirelli foram desenvolvidas pela borrani a pedido do engenheiro alfieri que abominava as mais comuns rodas raiadas da marca o chassi era multitubular em aço e era fabricado por duas pequenas empresas diferentes ali mesmo em modena carroceria desse tipo de carro era facil de resolver em modena 1957 os famosos encarroçadores italianos ainda existiam em plena atividade e criavam carrocerias inteiras e completas design interno e externo incluso sem cobrar ferramental como cobrando muito caro por cada uma delas e usando muito trabalho braçal para produzi las; nao existia muito ferramental mesmo a carroceria da versao cupe seria da touring na sua famosa tecnica de construçao superleggera basicamente era construida a partir de um esqueleto de tubinhos finos soldados para toda a carroceria toda mesmo a ponto de se poder ver o carro mesmo sem nenhuma chapa sobre ele sobre esse esqueleto sao soldadas as chapas de aluminio que fazem a carroceria visivel todas essas chapas moldadas a mao as junçoes de chapa sao soldadas e depois lixadas ate que desapareçam por completo e a carroceria pareça ter sido feita de uma peça so um trabalho tao imenso que e totalmente inviavel sem mao de obra barata e mesmo com mao de obra barata caro como o esqueleto e soldado em cima do chassi do carro tudo junto se torna um conjunto rigido e relativamente leve se extremamente complexo para reparar existiram outras carrocerias para o 3500 gt sob encomenda claro e a versao conversivel de serie era de vignale; mas e o coupe de touring o mais comum [caption id= attachment_360038 align= aligncenter width= 999 ] 3500gt spiuder vignale[/caption] o carro resultante era um dos mais perfeitos exemplos de gra turismo desempenho entusiasmante mas silencioso estabilidade exemplar freios fortes e sem fading e um conforto de suspensao perfeito mesmo com eixo rigido traseiro tudo isto produzindo apenas o motor em casa e o carro evoluiu ainda mais com ajuda dos fornecedores em 1963 tinha uma quinta marcha overdrive freios a disco girling de 12 polegadas na dianteira e injeçao multiponto indireta lucas mecanica o fato e que alfieri e a maserati que especificaram o carro todo mesmo fabricando pouco dele mas era um fabrica de supercarro especificar o componente certo para terminar com algo bom e a funçao do engenheiro e o cerne de empresas assim nao e so montadora mesmo neste caso o 3500 gt nao era so um carro excelente foi tambem a base para que a empresa fizesse outros carros pod anos e anos vejam so em 1959 a maserati estende o entre eixos coloca o v 8 do 450/s de competiçao e cria o mais lendario carro italiano de todos os tempos o 5000gt https //flatout com br/maserati 5000 gt a lenda do maserati criado por um rei/ reduzindo o entre eixos vem os 3500 sebring e mistral de dois lugares com o caixa mais cheio de dinheiro em 1963 troca o chassi multitubular por um de chapa de aço estampada para carrocerias monobloco como hoje em dia e cria a partir do 5000gt o primeiro quattroporte [caption id= attachment_360039 align= aligncenter width= 999 ] o mistral ainda com eixo rigido de carroça [/caption] do quattroporte deriva um duas portas e quatro lugares o maserati mexico aparece tambem derivado do chassi tubular do 3500 de novo encurtado e remodelado para dois lugares o belissimo supercarro ghibli em 1968 depois alongaram o ghibli e criaram o indy um 2+2 [caption id= attachment_360044 align= aligncenter width= 999 ] maserati ghibli ss[/caption] e incrivel quanto tempo o eixo rigido traseiro com feixes de mola continuou prestando bons serviços na maaserati por muito tempo prova que se bem controlado por braços extras e bem projetado e acertado funciona bem permaneceu firme e forte ate o aparecimento do khamsin em 1976 e ainda assim apenas para calar um sem fim de criticas sobre a suspensao traseira antiga [caption id= attachment_360017 align= aligncenter width= 999 ] spider mistral quattroporte todos derivados do 3500gt[/caption] disse david e davis jr da car and driver americana sobre ele em 1970 testando um maserati indy a maserati e frequentemente criticada por usar eixo rigido na traseira suspenso pelo ultrapassado feixe de molas semi elipticas nao de nenhuma atençao a estes criticos o sistema simplesmente funciona [caption id= attachment_360043 align= aligncenter width= 999 ] o maserati indy[/caption] estava ele errado em usar componentes antigos em carros novos nao se os resultados ainda eram satisfatorios um projeto de automovel consiste em achar as peças corretas para sua nova aplicaçao e criar novas apenas onde nao e possivel usar as existentes nao ha compromisso nenhum nisso apenas inteligencia o que interessa de novo e o resultado o 3500 gt era chamado por muitos na epoca de kit car por ser um apanhado de varias peças existentes num carro com motor maserati ate de jaguarati foi chamado por sua grande quantidade de peças inglesas mas era um carro mais caro que as ferrari e vendia muito bem obrigado; e todo mundo que andou nele ficou maravilhado e e isso que faz um fabricante criar algo especial e unico nem que seja usando componentes ja existentes por ai o grande alfieri aboletado em sua nuvem metafisica no ceu deve estar dizendo montadora e seu passado
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