uma planicie marrom desertica em espirito e sol e plana como so as planicies do oeste americano podem ser atraves dela uma linha de asfalto que começa nas montanhas la no fundo ao leste na direçao de bakersfield atravessa a planicie lhe dando sentido e direçao e a antiga estrada 466 hoje ca 46 perto da junçao dela com a 41 que vai para fresno a coisa de um quilometro do povoado de cholame o dia e 30 de setembro de 1955 o silencio absoluto da planicie e quebrado pelo estridente cacofonico e alto barulho do motor porsche de quatro comandos descendo a montanha la no fundo; um barulho conhecido nas pistas mundo afora mas completamente alienigena aqui neste fim de mundo o sol reflete o aluminio polido da carroceria marcando a posiçao de origem do estridente e demente som que nao para de crescer; e definitivamente um porsche 550 spyder duas pessoas estao no carro ambos de cabeça baixa e costas curvas se escondendo do vento atras do pequeno e baixo para brisa; um e pequeno loiro e de oculos escuros o outro grandao e de cabelos pretos os dois se inclinam para o lado ao tomar as curvas os finos pneus se agarram ao asfalto cheio de cicatrizes e rachaduras e o bolido parece nunca perder velocidade; ao terminar a ultima curva podem ver a planicie la embaixo e a reta infindavel da 466 o pe do motorista vai para baixo e o quatro comandos grita em resposta enquanto isso vindo da escola politecnica da california em san luis obispo esta o estudante donald turnupseed de 23 anos voltando para sua casa em fresno na direçao leste pela 466 seu ford 1950 e como um cetaceo tranquilo viajando grande suave silencioso e transparente donald esta perdido em pensamentos ouvindo musica atento apenas para pegar a rodovia 41 a sua esquerda logo depois de cholame e ele pegou a saida com certeza meio cego pelo sol batendo em sua cara nao percebeu o pequeno porsche vindo em velocidade em direçao contraria e entrou bem no meio de sua trajetoria acertando o em cheio o passageiro do porsche que sobreviveu disse que as ultimas palavras do piloto foram ele vai nos ver ele vai frear ao mesmo tempo que acelerava tentando desviar do ford james byron dean o ator de 24 anos de idade que acabara de ficar famoso por seu papel no filme east of eden vidas amargas morreu logo depois de ser retirado das ferragens de seu 550 spyder o little bastard quatro semanas depois seus outros dois filmes rebel without a cause juventude transviada e giant assim caminha a humanidade estreiam james dean se transporia diretamente ao panteao dos herois jovens perdidos mais que uma pessoa se tornaria um icone cultural imitado ate hoje o que poucos sabem e que seu sonho nao era ficar so nisso fama e dinheiro de sua carreira artistica eram para ele apenas um combustivel para o que gostava e realmente queria fazer pilotar automoveis em competiçao uma obsessao que vinha de muito antes que aquela fatidica tarde na estrada james dean piloto desde criança dean sonhava em ser um piloto de grand prix e acompanhava tudo que podia sobre competiçao mas so pode realmente dar vazao a esta vontade depois que sua carreira decolou; como se sabe corridas de automoveis podem dar muito dinheiro para algumas pessoas mas nao para todos; a maioria acaba com uma pequena fortuna depois de começar a correr com uma enorme fortuna [caption id= attachment_312625 align= aligncenter width= 1118 ] dean e seu speedster[/caption] e o sucesso nao veio imediatamente para ele; por anos se locomovia por los angeles para fazer audiçoes de atuaçao em cima de uma velha harley davidson e/ou uma norton 500 tambem longe de seus melhores dias mas em 1954 tem sua primeira grande chance e escalado no papel de cal trask na produçao de elia kazan do classico livro de john steinbeck east of eden o filme foi muito bem e dean rapidamente se tornou uma celebridade recebeu criticas eloquentes elogiando sua sensualidade introvertida e renegada que dominava a tela de uma hora para outra este ex tocador de bongo de pernas levemente arqueadas era a propriedade mais badalada do show business a warner brothers imediatamente estendeu seu contrato e o colocou para trabalhar como o adolescente mal humorado confuso e incompreendido em juventude transviada antes deste filme ser concluido a warner anunciou que ele ia estrelar como jett rink em giant e depois como rocky graziano o lutador em sua cinebiografia e o que fez o jovem dean com sua recem conquistada afluencia comprou um porsche logico mas nao como hoje para estrelar no instagram; james dean tinha planos bem mais serios com seu novo carro esporte era afinal de contas a era de ouro das corridas de carro esporte da california era uma febre com corridas sendo organizadas pelo sports car club of america e seu rival o california sports car club em aparentemente todos os aeroportos vagos entre san diego e san francisco circuitos de rua como torrey pines e pebble beach tambem estavam ativos e planos estavam sendo formulados para cursos permanentes em lugares como riverside e laguna seca todo mundo corria ou ia as corridas ou pelo menos tinha um pequeno carro esporte de dois lugares fazer o contrario era arriscar a ruina social os pilotos serios da epoca phil hill richie ginther carroll shelby bill pollack von neumann ken miles bob drake bob bondurant e um jovem prodigio de riverside chamado dan gurney competiram em corridas de rua organizadas por ambos os clubes era uma epoca unica que geraria futuros campeoes de f1 vencedores de la mans e construtores de carros esporte e/ou de corrida dean ingressou na scca e em março de 1955 comprou um porsche 356 super speedster branco na competition motors de johnny van neumann em holywood seu objetivo nao eram calmos passeios com as jovens e belissimas atrizes que começou a sair seu objetivo era competir no final de março levou o speedster para as corridas de rua de palm springs e o inscreveu no evento para iniciantes venceu em sua primeira corrida ele entao correu na corrida principal para carros de ate 1 500 cm³ e terminou em terceiro atras apenas pasme dos mega preparados mg specials de ken miles e cy yedor quando miles foi desclassificado por um detalhe tecnico imagine a gritaria ele avançou para o segundo lugar geral [caption id= attachment_312628 align= aligncenter width= 760 ] os mg specials de ken miles; ele esta no da esquerda o famoso flying shingle [/caption] seriamente miope dean corria com uma ferocidade impar com a cabeça baixa e as costas encurvadas e complementava tudo isso com um talento substancial atras do volante segundo brock yates nao era uma estrela de cinema boba querendo impressionar seus amigos; ele podia ser entusiasmado e ansioso demais mas estava longe de ser lento em 1º de maio ele levou o porsche para um evento do cscc em bakersfield e terminou em terceiro na classe de produçao de 1 300 a 2 000 cm³ novamente competindo contra pilotos conhecidos e mais experientes sua ultima corrida foi no memorial day 1955 em santa barbara onde ele correu na classe scca sub 1 500cm³ depois de largar em decimo oitavo ele chegou ate a quarta posiçao mas o seu porsche furou um pistao e nao acabou a prova [caption id= attachment_312624 align= aligncenter width= 1352 ] experimentando um ferrari; ainda nao era a hora [/caption] mas em seguida teve que fazer uma pausa; o estudio exigiu que parasse durante as gravaçoes de giant segundo relatos ele descontava nas ruas mesmo dirigindo feito um maniaco pelas ruas e montanhas californianas quando nao estava trabalhando mas tambem achando agora seu speedster muito lerdo e animado com seus bons resultados com ele decidiu que com um carro de corrida de verdade poderia chegar ao podio e felizmente agora tinha dinheiro para isso em 17 de setembro dean fez um comercial de televisao de serviço publico para o conselho nacional de segurança americano com o ator gig young ele finalizou o assim e lembre se dirija com segurança a vida que voce vai salvar pode ser minha https //www youtube com/watch v=vz3w87uwcx8 quatro dias depois foi ate a competition motors e trocou o seu speedster por um dos cinco porsche 550 spyders que von neumann havia importado diretamente da fabrica na alemanha o minusculo carro de corrida de aluminio com chassi tubular tipo escada e um quatro cilindros contraposto refrigerado a ar de corrida em posiçao central traseira fazia parte de um lote de 75 que a fabrica havia construido para vender a pilotos particulares naquele ano na epoca o 550 spyder era o melhor carro de corrida de pequena cilindrada do mundo nao apenas era rapido e agil mas sua confiabilidade absoluta o ajudou a conquistar muitas vitorias nas principais corridas de longa duraçao houve alguma duvida se dean era experiente o suficiente para a maquina tao especializada mas em 21 de setembro von neumann aceitou seu cheque de us$ 3 000 mais o speedster para o spyder 550 0055 em nove dias seu dono estaria morto o carro destruido ambos imediatamente imortalizados pela fama e morte precoces no dia seguinte o carro estava em compton onde o conhecido customizador george barris acrescentou modificaçoes a pedido de dean os spyders eram todos prateados com apenas listras azuis ou vermelhas no topo dos para lamas traseiros o carro de james dean com listras vermelhas barris pintou little bastard a mao na traseira e o numero de corrida de dean 130 nas portas no capo e no deck traseiro dean andava com o spyder nas ruas claro dirigindo com o costumeiro abandono de precauçoes quanto a velocidade em 1955 lembrem uma placa podia ser colocada em praticamente qualquer coisa com quatro rodas e assim foi com o little bastard dean ainda teve um pequeno acidente com uma senhora no sunset boulevard e levou o porsche a competition motors para reparos a estreia do pequeno bastardo nas pistas foi decidida seria num evento no aeroporto em salinas ao norte de los angeles dean tinha firmado amizade com rolf wutherich um mecanico alemao de 28 anos que veio da fabrica de zuffenhausen para a operaçao de von neumann; foi ele quem preparou o speedster e o 550 para a competiçao como o carro era tao novo e o motorista tao inexperiente wutherich recomendou que eles dirigissem os 480 quilometros ate salinas enquanto outra pessoa transportava a perua ford 1953 de dean rebocando um trailer emprestado para a viagem de volta e foi assim que dean e wutherich acabaram na estrada para cholame naquele fatidico 30 de setembro pararam num cafe em blackwell’s corner onde conversaram com lance reventlow que ia para o mesmo evento com um mercedes benz 300sl novinho e concordaram em jantar juntos na cidade de paso robles dean comprou uma coca cola e uma maça e continuaram a viagem ate o cruzamento onde ocorreu o acidente rolf wutherich sobreviveu; foi jogado para fora do carro quando o ford os atingiu; quase perdeu uma perna mas transportado por von neumann para los angeles acabou garantindo que permanecesse com ela o motorista do ford o pobre donald turnupseed tambem nao se machucou; disse que nao viu o porsche vindo por causa do sol e foi absolvido de toda culpa; ainda assim passou a vida fugindo do evento e de toda sorte de vingador tresloucado james dean recebeu a maior parte do impacto o ficando preso entre as ferragens distorcidas do pequeno porsche quebrou pescoço braços e mandibula e detalhe grotesco inescapavel nao sobrou sangue nem para examinar o teor de alcool nele nao que se acreditasse que tinha bebido mas hoje no remoto povoado de cholame existe apenas um marco construido por um empresario japones em 1977 unica lembrança da morte tragica do idolo jovem uma morte que o eternizou assim jovem congelado no tempo ao volante de um impossivelmente cool porsche 550 spyder congelado para sempre em seu auge sem nenhum traço de decadencia ou amargura posterior uma imagem cultural que precisava existir ainda que para isso ele precisasse morrer o mais incrivel e que ele parecia saber disso no marco em sua homenagem em cholame existem muitas frases e ditados gravados mas e uma frase sua que e a mais marcante diz ela a morte e a unica verdade inevitavel e inegavel nela esta a unica nobreza suprema para o homem alem dela atraves da imortalidade a unica esperança
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