estamos acelerando rapidamente para 2025 a esta altura da viagem ja passamos por blogs foruns meia duzia de redes sociais da moda passamos pelos videos longos e chegamos aos videos rapidos tempo e atençao sao os produtos mais valiosos do mercado talvez por isso nos mesmos que somos o produto da internet tenhamos uma certa pressa na comunicaçao some isso ao fato de digitarmos em pequenas telas e nao mais em grandes teclados e tambem ao fato de ninguem configurar corretor automatico e o resultado sao algumas siglas abreviaçoes e abreviaturas novas e populares e ainda que sejam muito claras aos interlocutores sao um tanto imprecisas ou mesmo erradas sob diversos aspectos voce certamente usa o zap para marcar a revisao na ccs pq o pc de bordo avisou que esta na hora nao e mesmo pois e zap e corruptela de whatsapp uma abreviaçao do nome do aplicativo ja css e uma abreviatura extrema que flerta com o incompreensivel de concessionaria e pc de bordo nao existe e nunca existiu se um computador e de bordo ele nao pode ser pc porque pc e personal computer um computador pessoal a menos que seja o seu computador pessoal embarcado — ai sim mas isso e chatice de preciosista nao tem problema usar esse tipo de comunicaçao se a mensagem for compreendida o problema e nao saber por que se usa ou nao saber usar o modo formal ai o bicho pega uma das siglas que cai nessa categoria de coisas que a gente usa errado mesmo sabendo que e errado mas facilita a vida e todo mundo entende e ta tudo certo e a famigerada jdm no brasil jdm virou uma sigla usada para designar qualquer carro de origem japonesa — mesmo que ele nao seja vendido no japao porque jdm significa japanese domestic market ou mercado interno japones em uma traduçao livre feita por mim mesmo — e muito precisa se me permitem a falta de modestia https //flatout com br/o que significam os simbolos e adesivos mais comuns da cultura jdm/ quer dizer jdm sao carros feitos para o japao com especificaçoes que atendem as regras e acordos locais existe uma discussao sobre a nacionalidade dos carros ha quem diga que somente carros de fabricantes japonesas podem ser jdm mas tecnicamente qualquer carro que tenha sido especificado para o mercado japones independentemente da origem da fabricante pode ser considerado um jdm isso se levarmos a sigla ao pe da letra claro a confusao provavelmente se deve ao fato de as fabricantes japonesas terem uma linha especifica para o mercado interno ha modelos vendidos somente internamente que nunca rodaram alem das aguas que circundam o arquipelago niponico o toyota century por exemplo e um deles e os nissan gt r baseados no skyline tambem outro exemplo sao os kei cars como o autozam az 1 o suzuki cappuccino e o honda beat todos eles foram feitos pelos japoneses apenas para seu mercado interno sem nunca ter a pretensao de vende los fora do pais so que ha dois fatores quase sempre ignorados e digo quase so por que nao posso cravar com certeza nessa conversa de jdm o primeiro sao as caracteristicas leis e acordos locais do mercado e da industria japonesa e o segundo sao os ex japan imports e o tal do grey market uma caracteristica da industria automobilistica japonesa e a eficiencia de produçao nao e a toa que o metodo conhecido como toyotismo superou o revolucionario fordismo o sistema e mais eficiente e por isso e capaz de reduzir custos ao menos internamente assim e possivel oferecer variaçoes de automoveis sem aumentar o custo para o consumidor e por isso que as linhas japonesas sao tao amplas alem disso o japao tem o sistema de transporte coletivo mais eficiente e extenso do mundo alem de ter popularizado o uso de bicicletas e motocicletas desde o inicio do seculo 20 some isso a viabilidade financeira e voce pode preencher mais nichos com diferentes produtos — e isso inclui os kei cars talvez o mais famoso simbolo do mercado japones note que as enormes linhas de produtos das fabricantes locais sao compostas por variaçoes de plataformas ou mesmo carrocerias diferentes para um mesmo projeto — algo como a honda fez aqui com o fit e o wr v fazendo deles na pratica dois carros distintos aplique isso a todos os segmentos e voce tem dezenas de modelos diferentes depois temos as regulaçoes e os acordos da industria tal como a anfavea no brasil o japao tem a jama — japanese automakers association ela reune 14 fabricantes de carros utilitarios onibus e motocicletas e define algumas regras na base do acordo de cavalheiros em uma especie de auto regulaçao em 1988 por exemplo a jama decidiu que nenhum carro teria mais de 280 cv e velocidade maxima superior a 180 km/h por questoes de segurança em 2004 eles abriram mao da restriçao de potencia mas mantiveram o limite de 180 km/h depois ha as especificaçoes impostas pelo governo como acontece em qualquer pais nao vou entrar em detalhes porque estas leis estao sempre mudando nestes tempos de emissoes — mas um exemplo e que todo carro novo vendido no japao precisa ter acendimento automatico dos farois desde 2020 isso deve deixar claro o que e um veiculo jdm e como um bmw ou ate mesmo um gurgel poderiam ser jdm tecnicamente mas isso ainda nao explica a popularizaçao do termo jdm e sua aplicaçao fora do contexto original para entender isso vamos dar uma olhada no tal do ex japan imports e no conhecido grey market começando pelo ultimo o grey market literalmente mercado cinza e simplesmente a importaçao independente de carros novos — sejam eles oferecidos ou nao pelos canais oficiais em um determinado pais o mustang foi um grey market car no brasil de 1964 ate 2018 pois era importado extra oficialmente o mesmo vale para os lamborghini que vieram antes da operaçao oficial nos anos 2000 ou mesmo os acura nsx toyota supra e dodge stealth vendidos por aqui nos anos 1990 [caption id= attachment_365592 align= aligncenter width= 1280 ] fale com a boca fechada nissan skoiloin dji ti ohh[/caption] no caso dos carros japoneses o grey market e um tanto limitado por uma razao muito obvia o volante no lado direito do carro isso limita a importaçao independente a apenas 30% do mercado global na pratica africa do sul reino unido australia e nova zelandia india e tailandia sao os maiores mercados de carros de com o volante a direita a oceania tem a vantagem da proximidade geografica do japao entao alguns carros exclusivos para o mercado interno como os suzuki alto turbo rs foram parar la embaixo o reino unido tambem teve alguns exemplares desses esportivos exclusivos do mercado japones — tanto que o nissan skyline e um carro relativamente comum mesmo sem nunca ter sido oferecido oficialmente naquele mercado foi assim que eles começaram a ficar conhecidos fora do japao eram carros grey market que nao tinham especificaçao europeia mas jdm spec spec e abreviaçao de specification caso voce nunca tenha percebido essa e uma realidade distante da nossa porque alem da questao economica nosso dinheiro nunca valeu grande coisa afinal temos a proibiçao de veiculos importados usados e de veiculos novos com o volante no lado direito a gente ate tem grey market como mencionei mais acima e ele pode valer para carros japoneses tambem como mencionei mais acima mas nao da pra trazer um carro jdm novo simplesmente por que voce nao pode licencia lo no brasil o mesmo vale para os eua ou quase o mesmo porque eles nao tem restriçao total de importaçao de usados — aquele limite de 25 anos e para carros que nao atendem a legislaçao americana que e diferente do resto do mundo porque os eua nao fazem parte do acordo firmado entre os paises no forum mundial para harmonizaçao de regulamentaçao de veiculos e por isso que eles tem seta vermelha e cores especificas para fluidos por isso tambem o grey market americano e limitado poucos carros estrangeiros atendem as normas americanas nos eua a denominaçao popular para os carros japoneses era ate pouco tempo atras import — algo que veio da import scene aqui a historia parece fazer um desvio para explicar a import scene mas prometo que ele faz sentido a import scene começou nos anos 1970 quando os carros japoneses começaram a chegar aos eua embalados pela economia de combustivel em um mundo pos crise do petroleo os jovens asiaticos ja nascidos na america mas descendentes dos imigrantes e ainda influenciados pela cultura de seus pais e avos fizeram com estes carros a mesma coisa que os jovens americanos faziam com carros americanos preparaçao e customizaçao porem muito influenciados pelo que estava acontecendo no japao a medida em que os carros japoneses foram se popularizando nos eua e o publico geral começou a descobrir o potencial dos carros a cena ganhou força a ponto de na metade dos anos 1990 surgirem as primeiras corridas exclusivas para imports — ainda que aquela altura os carros alemaes tambem ja fossem importados e desejados como carros executivos e de luxo foram essas corridas que chamaram a atençao da revista vibe que publicou uma materia sobre a cena essa materia deu origem ao roteiro de velozes e furiosos de 2001 https //flatout com br/toretto do mundo real conheca o cara que inspirou o primeiro velozes e furiosos/ e aqui as historias se juntam velozes e furiosos foi a obra cultural que levou para o mundo o que estava acontecendo havia quase 30 anos nos eua na mesma epoca os entusiastas ja vinham conhecendo os carros japoneses jdm nos games da serie need for speed e gran turismo foi o que chamamos de universos colidindo os imports dos eua com os jdm dos games tudo virou uma coisa so import virou jdm que virou sinonimo de carro japones e ainda tem outro fator que pode ter colaborado para isso o ex japan imports sao os carros japoneses vendidos no mercado interno que sao exportados usados para paises em desenvolvimento que nao tem industria local como o paraguai o suriname o quenia a armenia ou jamaica ou ainda para paises onde se usa a mao inglesa como australia irlanda nova zelandia africa do sul singapura tailandia o japao exporta mais de 1 5 milhao de carros todos os anos e isso se deve ao fato de o custo de manutençao e licenciamento do carro no japao aumentar significativamente a medida em que ele envelhece com o custo baixo para se comprar um carro novo e a alta depreciaçao devido ao custo das taxas impostas aos carros mais antigos nao ha demanda para estes carros no mercado japones entao eles sao exportados — e sao conhecidos como jdm ou j spec
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