caras como carroll shelby enzo ferrari ou jack brabham sempre estao entre os mais lembrados por terem construido alguns dos carros que pilotavam mas ha um outro heroi que sem duvida deveria estar ao lado destes se sua historia fosse tao conhecida este homem chama se jean rondeau o frances que em 1980 venceu a maior corrida do planeta as 24 horas de le mans com o rondeau m389b um carro projetado e construido por ele mesmo jean rondeau nasceu em le mans no dia 13 de maio de 1946 ha exatos 69 anos ja aos tres assistiu a corrida no circuito de la sarthe pela primeira vez — a ediçao de 1949 primeira realizada depois do fim da segunda guerra mundial foi ali certamente que ele se apaixonou pelo automobilismo a ponto de aos dez anos de idade começar a participar das categorias de base promovidas pelo automobile club de l ouest que organizava aquela grande corrida que ele assistia todos os anos seus primeiros bons resultados nas pistas começaram a aparecer em 1968 quando o jovem de vinte e poucos anos começou a vencer nas corridas de turismo com um renault 8 gordini seda com motor traseiro derivado do nosso conhecido dauphine sua estreia em le mans aconteceu cedo em 1972 quando rondeau entao com 26 anos largou em 15º na classificaçao geral e em 1º na categoria dividindo o volante de um chevron b21 com brian robinson depois de completar 76 voltas o motor ford cosworth do prototipo britanico teve problemas mecanicos e a dupla foi forçada a abandonar a prova um renault 8 gordini de rali de qualquer forma tratava se de uma estreia e tanto e foi suficiente para que rondeau continuasse aprimorando sua tecnica e aprendendo mais sobre a engenharia dos prototipos ele logo tratou de associar se a porsche que havia acabado de conquistar duas vitorias seguidas com o 917 k em 1970 e 1971 para tentar se classificar para a ediçao de 1973 infelizmente seu desempenho ao volante do porsche 906 da equipe de christian poirot nao foi suficiente para que ele pudesse correr o carro de poirot e rondeau foi diferente no ano seguinte com o porsche 908 jean rondeau e christian poirot conseguiram terminar em 19º lugar na classificaçao geral e 7º na categoria sport ate tres litros em 1974 no ano seguinte para tentar mudar de ares rondeau se inscreveu com um mazda rx 3 de uma equipe privada equipado com um motor rotativo wankel de dois rotores e apenas 1 2 litro infelizmente ele nao conseguiu terminar a corrida por problemas mecanicos foto luc_joly apesar das vitorias da matra entre 1972 e 1974 a frança obviamente queria que mais carros franceses vencessem as 24 horas de le mans era uma questao de honra assim quando no fim de 1975 o talentoso rondeau decidiu que construiria seu proprio carro muita gente começou a prestar atençao nele e ele recebeu diversas propostas de patrocinio acontece que todas elas debandaram quando rondeau anunciou que em vez do motor frances prv peugeot renault volvo usaria um motor britanico em seu carro a unica companhia que sobrou foi a inaltera grande fabricante de papel francesa que concordou em financiar o projeto de rondeau se ele batizasse o carro com o nome da companhia assim nasceu o inaltera gtp cosworth cuja segunda metade do nome vem do motor ford cosworth dfv usado para mover o carro — o mesmo v8 de 2 993 cm³ e 415 cv usado com sucesso na formula 1 nos anos 1960 e 1970 a potencia era suficiente para mover com agilidade os 815 kg do carro que usava uma estrutura tubular de aço com reforços de aluminio carroceria de fibra de vidro e suspensao com braços sobrepostos do tipo duplo a nos quatro cantos — receita comum e eficiente como ja sabemos em 1976 o vencedor das 24 horas de le mans foi o porsche 936 em seu ano de estreia os dois carros da inaltera por sua vez chegaram em 8º e 21º lugares mas o fato de ter terminado a corrida ja era um ponto positivo o primeiro trazia henri pescarolo e jean pierre boltoise revezando ao volante foi o vencedor em sua categoria enquanto o outro vinha com o proprio rondeau jean pierre jaussaud e a belga christine beckers [youtube id= mj10spl0yvk width= 620 height= 350 ] no ano seguinte 1977 a inaltera havia crescido e a quantidade de carros no grid aumentou para tres com o carro de rondeau conseguindo um respeitabilissimo quarto lugar no ano seguinte porem rondeau decidiu seguir carreira solo e abriu sua propria oficina em sua cidade natal o primeiro carro a sair de la foi batizado como rondeau m378 basicamente uma evoluçao do inaltera o m378 continuava com o motor cosworth e teve desempenho espetacular o carro de nº 72 unico da equipe no grid com jean rondeau bernard darniche e jacky haranlargou dividindo o banco do piloto largou em na 40ª posiçao e terminou a prova em 9º pescarolo havia migrado para a porsche mas voltaria para trabalhar com rondeau no ano seguinte [youtube id= dn rrt8_6zw width= 620 height= 350 ] em 1979 henri pescarolo assumiu o volante de um dos dois m379 uma evoluçao do carro anterior novamente ao lado de jean pierre beltoise enquanto bernard darniche e jean ragnotti ficaram com o outro largando em 6º e 9º lugares respectivamente os carros terminaram a prova na 5ª e na 10ª posiçoes rondeau nao pilotou naquele ano mas decidiu que em 1980 estaria dentro de um dos carros na linha de chegada dito e feito desta vez com um trio de m379 jean rondeau e jean pierre jaussaud largaram na quinta posiçao enquanto o carro de henri pescarolo e jean ragnotti se saiu ainda melhor ficando com a pole o terceiro carro com o britanico gordon spice e a dupla de irmaos belgas philippe e jean michel martin ficou na 19ª posiçao a corrida tinha tudo para ser dura com o porsche 908 de jacky ickx e reinhold joest sendo o favorito para a vitoria de fato o 908 liderou a corrida ate que a correia da bomba de combustivel quebrou joest que estava no comando na hora do incidente conseguiu substituir os componentes em menos de 15 minutos ele voltou a corrida mas aquela altura rondeau e jaussaud ja haviam assumido a ponta rondeau conseguiu segurar a liderança e finalmente conseguiu vencer as 24 horas de le mans ao final da corrida seu carro havia percorrido 4 608 02 km em 338 voltas a uma velocidade media de 191 899 km/h o carro de pescarolo e ragnotti deixou a corrida na volta 124 e o carro de spice e dos irmaos martin terminou em terceiro atras do porsche 908 de ickx e joest [youtube id= q0wwqyav4qw width= 620 height= 350 ] no dia de sua vitoria jean rondeau tinha apenas 34 anos e se tornava o primeiro vencedor de le mans com um carro que ele mesmo havia construido feito que jamais foi repetido por ninguem a missao de rondeau em le mans ja estava cumprida mas ele continuou competindo no circuito de la sarthe nos anos que se seguiram a corrida de 1981 teve um gosto amargo pois um dos cinco rondeau sofreu um acidente na 28ª volta matando o piloto jean louis lafosse que entao tinha 40 anos apesar disso dois rondeau terminaram em segundo e terceiro logo atras do porsche 936 de jacky ickx e derek bell com desempenho inexpressivo em le mans em 1982 e 1983 para a corrida de 1984 rondeau conseguiu um assento na porsche a chegada foi historica com nada menos que sete porsche 956b terminando a corrida nas primeiras posiçoes rondeau foi o segundo colocado foi sua ultima grande conquista no automobilismo ele morreu em 1985 depois de chegar em 17º ao volante de um wm p83b que ironicamente era equipado com um motor prv mas o acidente que o matou nao aconteceu nas pistas seu carro foi atingido por um trem ao cruzar uma linha ferrea em champagne em sarthe — bem perto do circuito de corridas ele tinha 39 anos
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