ola leandro teixeira aqui e e com muito prazer que vou contar a historia do meu jeep cj5 v6 desde a minha adolescencia gosto de carros e como sempre gostei de natureza o mundo off road se mostrou como uma via natural com 17 anos ganhei meu primeiro cj5 digo primeiro porque apesar de ser o mesmo carro ele ja passou por duas transformaçoes extremas um cj5 1962 com carroceria de 1959 motor huricane seis cilindros cambio de tres marchas eixo dianteiro dana 30 e traseiro dana 40 canela fina com um defeito de shimmy a 40km/h — um brinquedo detestavel por qualquer pessoa de bem exceto por um adolescente em fase de tirar sua carta de motorista logo de cara como qualquer entusiasta do automobilismo me coloquei a arrumar seus defeitos os quais prefiro chamar de caracteristicas hoje em dia e apos ler muito sobre suspensoes helicoidais optei por solicitar que uma empresa especializada fizesse a instalaçao deste sistema pra mim um grande arrependimento meu dado que o projeto me foi vendido como sendo algo ja testado e de excelente performance mas na verdade se mostrou como um projeto semi prototipo apesar da briga eterna de jeepeiros brasileiros a respeito de suspensao helicoidal versus feixe de molas culpo o insucesso do projeto a ma instalaçao da empresa e nao ao sistema de suspensao em si como o carro ja estava parado optei por um engine swap o conhecido seis cilindros da gm alimentado por um carburador 3e vindo de uma ambulancia a20 com um cambio clark f260 e caixa de reduçao original jeep apos muita espera brigas e tudo mais que um projeto desse tipo nos leva o carro ficou pronto mas com uma performance muito inferior a desejada digamos que a atividade de dar a volta no quarteirao era suficientemente perigosa cheguei a tomar medidas desesperadas como colocar 200kg de brita na traseira para viabilizar andar com o carro sem segurança em dirigir sem grana para remediar sem paciencia para esperar o projeto foi ficando de lado e lamentavelmente esquecido anos se passaram e eu ainda apaixonado pelo cj5 tomei a decisao de retomar o projeto apoiado por familiares amigos e profissionais que acabaram virando grandes amigos aqui segue a historia do meu novo jeep avaliei bastante toda a condiçao do jeep as experiencias que tive e repensei as prioridades do projeto segurança confiabilidade e performance sei que sao pontos muitos genericos por isso vou destrinchar eles melhor segurança o carro deveria ser mais estavel ter boa capacidade de frenagem e uma boa gaiola de proteçao sei que parece brincadeira falar nisso mas quem ja dirigiu um jeep com shimmy sabe muito bem quanto estabilidade e importante confiabilidade o carro deveria quebrar o minimo possivel e ter a menor manutençao possivel digo possivel porque no fim das contas e um jeep que sera colocado em situaçoes extremas e logo quebras sao esperadas e muito chato andar com um carro com problemas de carburador ou que quebre a cada 100km ou que nao consiga fazer 100k com um taque ou que precise de um gps para ver a velocidade entre outros detalhes comuns na vida do jeepeiro comum performance esse e a caracteristica mais dificil de discutir e mais subjetiva por isso tracei um objetivo aqui poder fazer qualquer trilha mediana e mesmo assim nao passar vergonha ou sentir inseguro ao fazer uma viagem de 200km a 100km/h nessa minha busca por segurança confiabilidade e performance fui indicado ao rogerio um jeepeiro que como eu teve uma ma experiencia e decidiu sair da zona de conforto da comunidade jeepeira testando soluçoes fora do convencional e experimentando novas ideias rogerio me aconselhou fortemente a nao entrar na seara de montar um jeep parecido com o dele um projeto primoroso feito do zero com muitas experiencias e testes alguns ate hoje em andamento mas que por causa disso tudo ainda nao esta inacabado como ele mesmo diz mesmo depois de 9 anos de dedicaçao bom todo dono exigente de um project car sabe que o carro nunca fica pronto ao dirigir o jeep dele lembrei a satifaçao que e dirigir um carro off road desde a primeira arrancada com os pneus ainda levemente patinando de quem experimenta uma embreagem nova pela primeira vez fazer uma curva e sentir a obediencia dos pneus de mais de 12 polegadas de largura aos movimentos do leve mas preciso volante ate o ponto de uma freada brusca coordenada por uma bela distribuiçao de forcas entre os eixos com um leve cantada de pneu esta para ser fabricado um off road seja troller defender pajero ou o que for que passe a sensacao de leveza estabilidade e conexao com a maquina que o jeep do rogerio me passou nao vou me estender aqui sobre o jeep do rogerio por dois motivos tenho esperanca que ele se anime a contar sua experiencia aqui no project cars um dia e segundo estragaria muito do que ha por vir ja que o jipe do rogerio foi uma grande inspiraçao para o meu apos dirigir o carro dele tive a convicçao que meus objetivos nao eram uma referencia inalcançavel mas sim algo viavel algo possivel tendo esta experiencia na cabeça e meus tres pontos meta em mente montei um plano de ataque inicial segue a lista das modificaçoes aplicadas ao jipe dos meus 17 anos que e a definiçao do projeto do meu jeep carroceria de fibra chassi mais rigido eixo traseiro flutuante bloqueio por cabo eixo dianteiro hibrido bloqueio spool freio a disco ventilado nas 4 rodas rodas 15 x 10 x 6 furos pneus 33 pedaleira suspensa gaiola tubular de 2 bancos concha cintos de 4 pontos tanque maior hight steer mais para frente explicarei o que e isso caixa de direçao hidraulica coluna de direçao escamotiavel feixe de molas novos cambio e reduzida mais moderna e resistente embreagem de ceramica motor v6 4 3 injeçao/igniçao eletronica eliminaçao de distribuidor por roda fonica modernizaçao da parte eletrica roda livre manual e muitos pequenos detalhes que posso estar esquecendo como teaser segue uma foto do estagio atual do projeto mas nao seria justo apenas listar as modificaçoes a graça esta nos detalhes para começar vou contar sobre os eixos acho valido falar sobre as caracteristicas do eixo original do jeep sera apenas uma introduçao ja que existe muito material sobre isso na internet os jeeps cj5 foram vendidos com tres tipos de eixos no brasil dana30 dana44 canela fina e dana44 canela grossa dana30 o mais raro deles vindo apenas nos primeiros anos de fabricaçao e um eixo conhecido pela sua fragilidade com conjunto de planetarias e semi eixos menor que os do irmao maior dana44 sendo assim quebram com certa facilidade principalmente quando usados com conjuntos de pneus maiores e mais largos dana44 canela fina e canela grossa que tem diferencial igual e se diferenciam principalmente pela carcaça que abriga os semi eixos sendo o canela grossa composto de tubos de 3 de diametro e o canela fina por tubos de 2 1/2 de diametro sendo assim os canela grossa mais desejados por terem maior resistencia estrutural ressalto que a resistencia das peças moveis e praticamente identica vale lembrar que uma das caracteristicas dos dana 44 originais e o fato de nao serem flutuantes sendo assim nos eixos traseiros apenas a pressao dos rolamentos e a integridade dos semi eixos mantem o eixo montado sendo relativamente comum ver jeeps indo para um lado e rodas para outro quando colocados situaçoes extremas outro detalhe e que o dana 44 e usado por varios carros ate hoje o que disponibiliza uma porçao de atualizaçoes e relaçoes coroa/pinhao no mercado por valores relativamente baixos [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 107046 107047 ] eixo dana44 original sendo jeepeiro a alguns anos sei que assumir algo como verdade sempre gera discussoes mas vou me permitir passar pelo crivo das criticas dos meus colegas a relaçao bitola x estabilidade na dinamica de carros e um tanto simples ja que elas sao diretamente proporcionais em outras palavras quanto mais largo mais estavel o veiculo porem moro em sao paulo aonde a maior parte das trilhas esta em area de mata fechada e lamacenta com pouco espaço para eixos muito largos logo meu projeto deveria ser largo o suficiente para garantir segurança e estabilidade mas nao para tornar meu jeep uma rolha na trilha como muitas trilhas sao feitas por rural willys e sendo esta mais larga que o jeep optei por usar como referencia no meu projeto a bitola dos eixos da rural para comparaçao os eixos originais tem 1230mm de bitola e os da rural tem 1448mm rural x jeep tendo acertado a medida de projeto optei por usar um eixo traseiro de rural 4x2 que apesar de ter bitola igual a rural 4x4 tem diferencial centralizado alinhando com o cambio usado no projeto para manter a integridade estrutural sob situaçoes extremas foi instalado um kit flutuante composto por um conjunto de pontas e cubos de eixo dinateiras de jeep original com rolamentos maiores semi eixos mais resistentes e travas que garantem integridade do eixo mesmo em situaçoes de quebra dos semi eixos visando traçao superior em terrenos acidentados instalei um diferencial com bloqueio mecanico acionado por uma alavanca dentro da cabine este bloqueio impede a acao das planetarias do diferencial fazendo com que ambas as rodas girem com a mesma velocidade indiferente a situaçao de aderencia que elas se encontram este item e essencial para terrenos com lama ou pouca aderencia vou deixar os detalhes sobre a relaçao de coroa e pinhao que foi usada para mais tarde quando falarmos do powertrain eixo pronto e montado note o diferencial centralizado alavanca do bloqueio a direita kit flutuante foto fornecida pelo fornecedor ja para o eixo dianteiro optei pela confecçao de um eixo hibrido o dana44 seria uma escolha natural uma vez que e o eixo mais comum em jeeps mas apesar de ser bem resistente tem como principais defeitos os pequenos munhoes que muitas vezes nao aguentam as solicitaçoes extremas criadas pelo uso de rodas maiores munhoes sao as peças que extersam as rodas e conectam estas ao eixo rigido por isso optei por usar o conjunto da toyota muito mais robusto que o do cj5 para tal casamento comprei o conjunto de munhoes e tubeiras da toyota que foram soldadas no eixo dana44 sendo assim meus eixos tem miolo de dana44 e pontas de toyota alem da vantagem de ser mais resistente a toyota oferece soluçoes originais de freios a disco ventilados ja que as ultimas toyota bandeirantes vinham com esta opçao sendo assim optei pelo conjunto de freios a disco ventilados originais e finalizando o eixo dianteiro foi usado homocineticas da toyota bandeirante e roda livre original desta tambem [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 107049 107050 ] detalhe do munhao ponta da tubeira da toyota bandeirante eixo dianteiro quase pronto [gallery columns= 4 link= file ids= 107054 107055 107057 107058 ] detalhes do munhao montado e do conjunto de freios homocinetica e roda livre uma detalhe importante na fabricaçao desse eixo e que os eixos rigidos tem ajuste de caster mudando o angulo dos grampos e suportes do feixe de molas portanto defini o angulo desejado do diferencial antes de soldar as tubeiras assim nao terei o diferencial trabalhando com inclinaçoes indesejadas ou exageradas dado este conjunto de eixos robustos e eficientes me senti seguro em tocar o projeto e me preocupar com os demais detalhes no proximo post trarei mais detalhes do projeto ps obrigado a todos os apoiadores deste projeto em especial minha esposa e sua avo dona ivone o gilminha da offshock 4x4 e meus amigos lelo e rogerio por leandro teixeira project cars #353
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