Você já viu a história antes: flagras camuflados, teasers, fotos vazadas etc blablabla. O novo Jeep nacional, que substituirá o atual Compass, já havia aparecido por aqui ainda camuflado em março e em maio. Agora, quatro meses depois de sua última aparição, ele deu as caras completamente limpo de disfarces, e já pronto para a estreia nas próximas semanas — provavelmente no Salão de Paris.
O modelo deverá manter o nome Compass e, como seu antecessor, tem forte inspiração no visual Grand Cherokee. Ele será baseado em uma versão modificada da plataforma small wide da FCA, também usada pelo Renegade, e será produzido no Brasil, no México e na China.
Por aqui ele irá estrear o motor 2.0 Tigershark turbo flex de 160 cv nas versões de entrada, e também usará o motor 2.0 Multijet turbodiesel, de 170 cv, combinado ao câmbio automático de nove marchas já oferecido no Renegade. Ainda é possível que ele seja equipado com uma versão do motor 1.4 turbo da Fiat, uma opção que faz mais sentido para a Europa.
O “vazamento” das fotos também mostra os emblemas das três versões que serão oferecidas na China: Sport, Longitude e Limited. Por aqui é possível que ele ganhe a versão Trailhawk, com pegada off-roader, como o Renegade.
Por dentro o painel também irá combinar elementos do Renegade, como o quadro de instrumentos e o volante (que terá borboletas para trocas de marcha manuais), e do Grand Cherokee, como a tela do sistema multimídia ladeada pelas saídas da ventilação. O material do painel será macio ao toque (espuma injetada) e o volante terá borboletas para trocas manuais.
A produção do modelo começa ainda neste ano, mas ele só chegará às lojas no começo de 2017.