Todo ano Jeep e a Mopar se juntam para criar conceitos que são apresentados durante o Easter Jeep Safari, evento para fãs da Jeep possam participar de trilhas com seu utilitário favorito e é realizado desde 1967. Neste ano, as duas companhias apresentaram seis conceitos feitos com base no Wrangler, no Cherokee e no Grand Cherokee.
A parceria entre Jeep e Mopar durante o evento, que dura nove dias e sempre é realizado na época de Páscoa, já dura 12 anos e, desde que começou, já rendeu mais de 40 conceitos. Os seis apresentados neste ano aproveitam o visual polêmico do atual Cherokee, exaltam a robustez do Wrangler e o porte do Grand Cherokee.
O Cherokee de quinta geração foi apresentado no ano passado e causou alvoroço com seu visual radicalmente diferente do modelo anterior — as linhas quadradas deram lugar a um visual mais orgânico, arredondado e quase futurista. Não agradou de cara, mas com o tempo a aceitação melhorou (da nossa parte, inclusive).
Os dois conceitos que a Jeep e a Mopar levaram para o evento têm apelos distintos. O primeiro deles foi foi o Cherokee Dakar, que a Jeep chama de “o mais extremo Cherokee de todos os tempos”. Não temos um registro com todos os Cherokee extremos de todos os tempos para averiguar a veracidade da afirmação, mas certamente o conceito está bem agressivo e as mudanças feitas nele casam bem com a identidade visual do utilitário. As rodas são de 17 polegadas são pintadas de grafite com detalhes vermelhos, e calçadas por enormes pneus garrudos da BF Goodrich com 33 polegadas de diâmetro.
Além do visual, várias modificações e acessórios off road estão presentes, como a suspensão elevada, estribos, protetor de cárter reforçado e uma nova dianteira que permite um ângulo de ataque bem maior.
Se o Dakar é o selvagem da dupla, o Adventurer é sua contraparte perfeita. Estamos acostumados a associar o sobrenome “Adventure” a versões com leve apelo fora-de-estrada dos carros da Fiat no Brasil, e é basicamente isso que a Jeep fez com o Cherokee Adventurer. “Yo dawg, pegamos seu jipe e colocamos acessórios de jipe para deixá-lo com mais cara de… jipe”, se você preferir uma descrição mais prática.
Pintado de amarelo claro com detalhes pretos, adesivos e molduras plásticas, o Cherokee Adventure ainda ganhou um rack Mopar no teto, rodas de 17 polegadas, estribos e protetores no assoalho — mas nada de suspensão elevada.
O maior e mais tradicional Grand Cherokee se transformou no Grand Cherokee EcoDiesel Trail Warrior, com um nome longo e uma mistura de peças já disponíveis do catálogo da Jeep Performance Parts e da Mopar, bem como alguns protótipos. A suspensão é elevada conta com o sistema a ar ajustável Quadra-Lift. O exterior é pintado na cor Mojave Sand com detalhes em preto. Pretas tambpem são as rodas de 20 polegadas calçadas com pneus BF Goodritch. Este é o conceito menos ousado dos seis, mas seu visual é dos mais interessantes.
Agora, todo mundo quer mesmo é ver o que a Jeep e a Mopar fazem com o Wrangler. A resposta: três conceitos — Level Red, MOJO e Maximum Performance, cada um deles com um nível diferente de modificações.
O Level Red é o mais “normal” — se é que podemos chamar um jipe feito para percorrer as trilhas com a mais alta classificação de dificuldade no off road, chamada exatamente de Level Red, de normal. Com suspensão elevada em 5 centímetros, diferenciais Dana 44 e caixa de transferência com relação 4:1, o Level Red foi feito para transpor obstáculos com muito mais facilidade. O exterior é preto com adesivos vermelhos, e recebeu novos para-choques com extensões “Aero”. As rodas são de 17 polegadas, pretas com bordas vermelhas e bead locks, e os pneus são BF Goodrich de 35 polegadas. O lado de dentro traz kit de primeiros socorros, tapetes impermeáveis e um compartimento de carga com chave debaixo do banco traseiro.
O Wrangler MOJO tem este nome porque é um Jeep laranja (o “OJ” do nome significa “Orange Jeep”, mas não sabemos o que o “M” e o outro “O” significam). O conceito é parecido com o Level Red, porém aplicado a uma carroceria de quatro portas — transmissão, caixa de transferência, diferenciais Dana 44, tudo o que o Level Red traz também pode ser encontrado no MOJO. Os pneus deste, porém, são maiores, com 37 polegadas de diâmetro.
O Jeep Maximum Performance foi o que recebeu o maior número de modificações, e a Jeep quer, com ele, atrair os entusiastas mais hardcore “que passam cada minuto livre na trilha e procuram o que há de melhor em potência e capacidade para ir onde os outros não podem ir”. Os eixos trazem diferenciais Dana 60 com bloqueio elétrico ao toque de um botão e relação 4.88, além da caixa de transferência Rock-Trac com relação 4:1. A suspensão é elevada em 10 cm, mas a impressão visual é bem maior.
O exterior recebeu pintura na clássica cor Mopar Blue, que também está nas bordas das rodas calçadas com pneus BF Goodrich de 37 polegadas e nos detalhes do interior, como comandos do painel, apliques no volante e costuras dos bancos.
Todos os seis conceitos poderão ser vistos de perto durante os nove dias do Easter Jeep Safari, que começa no próximo sábado, dia 12 de abril. Alguns acessórios certamente estarão presentes nos futuros catálogos da Jeep Performance Parts e da Mopar nos próximos meses.