o vendedor achava que seria um negocio facil afinal um amigo lhe tinha dito que o magnata dos cassinos de nevada bill harrah viajava constantemente de reno a south lake tahoe por estradas que por boa parte do ano ficavam cheias de neve um helicoptero o produto que tentava vender era uma soluçao perfeita para ele dinheiro certamente nao era problema harrah era famoso por suas despesas pessoais extravagantes por sua gigantesca coleçao de carros antigos e por contar com um fluxo de grana continuo e enorme proveniente de seus cassinos e hoteis o ano era 1977 nosso amigo marcou um encontro no aeroporto de reno pousou o seu bell 206 jet ranger novinho ali e logo encontrou com harrah para conversarem seu argumento de vendas era baseado em velocidade com o helicoptero o cliente viajaria muito mais rapido entre seus hoteis falou falou e falou o milionario ouvindo atentemente sem dizer uma palavra sequer ate que no fim harrah diz ok eu compro a aeronave mas somente numa condiçao que voce me prove que o que diz e verdade vamos fazer o seguinte saimos agora voce em seu helicoptero e eu no meu velho jeep se voce chegar primeiro no meu hotel em lake tahoe negocio fechado o vendedor olhou para o jeep wagoneer marrom parado ali do lado e pensou facil topou o desafio na hora mas quando estava subindo no jet ranger ouviu harrah ligar o carro que soou como nenhum outro jeep que ele jamais tinha escutado; soou na verdade como um prototipo de le mans acordando harrah saiu cantando quatro pneus ao mesmo tempo e o vendedor de olhos arregalados com o berro do jeep certamente pensou melhor pular algumas checagens pre voo claro que harrah que construiu sua fortuna literalmente apostando nao perdeu mais esta aposta o pobre vendedor nao sabia que o carro de harrah fora feito por ele mesmo especialmente para o trajeto reno lake tahoe e que ele obviamente conhecia o caminho como a palma de sua mao e durante seu discurso o vendedor mencionou a velocidade maxima da aeronave como acima dos 200km/h harrah podia chegar a 225km/h em seu carro modificado era uma corrida ganha antes de começar o magnata certamente rindo pacas por todo o caminho sem saber o pobre vendedor de helicopteros conheceu uma lenda dentro da lenda de bill harrah mais de 50 anos antes do aparecimento do primeiro suv 4x4 da ferrari o futuro purosangue previsto para 2022 harrah fez sua propria versao disso o resultado de uma proibida noite de amor torrida entre um jeep wagoneer e um ferrari 365gtc/4 juntando jeep e ferrari era o jerrari um entusiasta sem freio [caption id= attachment_291110 align= aligncenter width= 960 ] bill harrah 1911 1978[/caption] william fisk bill harrah pretendia ser engenheiro mecanico e estudava na ucla university of california los angeles mas a grande depressao dos anos 1930 faz nao ter dinheiro para continuar começa a trabalhar em uma casa de jogos pequena de seu pai que fazia um tipo de bingo chamado jogo de reno o pai logo desiste do negocio; bill pega gosto pela coisa e continua o negocio progride mas o estado da california nao aceitava bem jogos de azar seu negocio sempre flertando com a proibiçao iminente jogos de azar nao eram permitidos mas o bingo de harrah teoricamente era um jogo de habilidade; controversia perene resolve que precisava de um lugar que o nao amarrasse se muda para reno em 1937 no estado de nevada o jogo era permitido mas ainda era epoca pre las vegas reno era o centro da jogatina seu sucesso e imenso e harrah se torna um membro respeitado da comunidade luta para legitimar e acabar com a corrupçao desta industria e e instrumental para criaçao da comissao de jogo do estado para normatizar e oficializar a industria de cassinos em 1948 começa a trazer jogadores de onibus de graça da california para seus cassinos riram dele no inicio; hoje esse tipo de operaçao e base da industria toda essa carreira dificil mas de sucesso foi so um instrumento para realizar o seu real desejo na vida carros com o sucesso do bus people em 1948 harrah compra seu primeiro carro antigo um maxwell 1907 inicio de sua imensa coleçao harrah ja foi definido como entusiasta patologico uma pessoa absolutamente dedicada ao seu hobby; alguns dizem que depois de 1962 negligenciava ate sua fonte de renda e dedicava mais tempo a sua coleçao a coleçao talvez nunca mais existira uma tao imensa ou importante quanto a de bill harrah e nem uma tao dedicada ao diferente ao raro ao importante historicamente os lendarios irmaos schlumpf sao amadores aqui com seus mais de 300 carros; bill harrah chegou a ter 1400 veiculos catalogados em sua coleçao e nao era apenas um acumulador tudo era controlado em planilhas computadorizadas algo pioneiro num mundo onde jobs e woz nem tinham se conhecido cada carro era imputado dizendo onde estava a coleçao claro enchia varios endereços dados basicos e uma graduaçao de condiçao de conservaçao que ia de 1 a 9 uma equipe de 70 pessoas se ocupava em tempo integral da administraçao restauraçao e pesquisa uma incrivel biblioteca foi acumulada para apoiar a coleçao e restauraçao de automoveis mais diversos era algo tao grande e obviamente sem limite de gasto que englobava tudo de ford t e a a um dos seis bugatti tipo 41 royale duesenberg j e todo o resto no meio em 1962 abre um museu em reno para expor alguns de seus carros mais importantes numa coleçao que era cheia de carros unicos e de melhores exemplares conhecidos so na restauraçao do royale foram gastos 8000 homens/hora que em valores americanos de hoje significa um milhao de dolares so em mao de obra estima se que mais de cinquenta milhoes de dolares foram investidos apenas em restauraçao [caption id= attachment_291126 align= aligncenter width= 999 ] o royale de bill harrah[/caption] bill harrah vivia uma vida de luxo e prazeres era famoso por consumir alcool o tempo todo de manha ate a noite tinha um fraco por mulheres bonitas e se casou sete vezes em 1972 descobriu que sofria de problemas de coraçao mesmo assim nunca se preocupou em dar um fim para a sua coleçao depois que partisse quando nao sobrevive a uma operaçao em 1978 deixara nada escrito sobre como dispor dela e mais apesar de deixar uma fortuna para sua ultima esposa e dois filhos estava tudo em propriedade e coisas quase nada em dinheiro tinha oitenta mil dolares no banco e uma conta de impostos prestes a vencer de multiplos milhoes de dolares a coleçao começa a ser vendida numa serie de leiloes mas no fim uma ong e fundada para preservar parte da coleçao os arquivos e o museu com apenas uma fraçao da imensidao que era a coleçao original em 1989 nasce com pouco mais de 200 veiculos um museu que ainda assim e enorme e importante ate hoje o national automobile museum de reno nele pode se ver ainda hoje o carro da historia de hoje o jerrari numero 2 jerrari em 1969 um dos funcionarios de harrah esta trazendo um ferrari 330gtc novinho de sao francisco ate reno nao completa a viagem se mete em um acidente claramente fruto de seu entusiasmo com o carro o pobre sujeito perde o emprego mas pelo menos pode se consolar sabendo que seu infortunio e a semente do famoso jerrari com o carro completamente destruido nas maos uma lampada em forma de jeep wagoneer aparece em cima da cabeça de bill harrah [caption id= attachment_291113 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 365 gtc 1969[/caption] harrah ja tinha um jeep wagoneer novinho e completo que usava para transporte pessoal gostava do carro nas estradas nevadas de sua regiao mas achava o motor entao um v8 comprado da buick de 5 7 litros muito fraco literalmente a faca e o queijo na mao [caption id= attachment_291127 align= aligncenter width= 940 ] jeep wagoneer 1969[/caption] o chassi permaneceu o mesmo as unicas modificaçoes foram as necessarias para trocar o motor mantiveram se os eixos rigidos os feixes de mola os freios direçao pneus e rodas do carro original mas no lugar do v8 americano entrou o v12 italiano da 365 gtc um 4 4 litros 365cm3 por cilindro sohc com tres carburadores weber duplos e 320cv a rotaçoes estratosfericas para um jeep de 1969 6600rpm por causa disso o cambio manual de quatro marchas do ferrari foi parar no jeep tambem acoplado agora a caixa de transferencia 4x4 [caption id= attachment_291114 align= aligncenter width= 999 ] jerrari [/caption] o primeiro carro recebeu tambem a frente completa do 365 gtc acidentado bem como uma serie de logotipos jerrari engraçadissimos ao inves do cavalinho rampante o jerrari tinha eugene the jeep dos quadrinhos no logotipo o interior e especial todo em couro e com o volante da ferrari mas no mais so isso foi alterado o jerrari vira o carro de uso normal de harrah por muitos anos mas tinha um problema chamava muita atençao alguma dela nao muito amigavel alguns membros da imprensa chamando o experimento um crime contra a natureza bill harrah resolve entao fazer um segundo jerrari ainda mais interessante que o primeiro o jerrari 2 seria mais invisivel um wagoneer marrom 1977 completo com o v8 amc de 360cid/5 9 litros foi comprado e seria usado para a transformaçao desta vez a frente do jeep permanecia o jerrari se tornando um carro discreto e indistinguivel de um wagoneer normal [caption id= attachment_291105 align= aligncenter width= 940 ] wagoneer 1977[/caption] se encontra muitos artigos por ai dizendo que o motor do jerrari 2 e o mesmo do primeiro que teria sido vendido sem motor provavelmente se deve ao fato de que em 2008 o primeiro jerrari apareceu a venda com um v8 americano e cambio automatico instalados mas e impossivel ser verdade o jerrari 2 hoje no museu em reno ainda tem seu motor ferrari instalado e e um quatro comandos dohc e claramente o motor do 365 gtc/4 um carro lançado em 1971 o jerrari 1 aconteceu em 1969 usando o motor e a frente completa de um 365 gtc 1969 novinho sohc provavelmente quem comprou o primeiro carro percebeu que o motor valia muito mais que resto do veiculo e o vendeu em separado [caption id= attachment_291099 align= aligncenter width= 999 ] jerrari 2 no museu em reno [/caption] o motor dohc era bem maior fisicamente e agora eram seis carburadores horizontais weber 38 dcoe o v 12 produzia 365 cv a 6000rpm e o comprimento maior dele nao permitia espaço para um radiador tradicional radiadores duplos foram montados em cada lado do motor sob o capo espaçoso do wagoneer radiadores de oleo tambem foram adicionados e recebem o ar frio por baixo do para choque [caption id= attachment_291112 align= aligncenter width= 999 ] ferrari 365 gtc/4 1971[/caption] a potencia do motor e transmitida por meio do cambio manual de cinco marchas que veio originalmente com o motor da ferrari a equipe de harrah construiu um adaptador para conectar a transmissao a caixa de transferencia jeep quadra trac para manter a traçao nas quatro rodas os eixos eram os dana 44 originais desta vez a unica alteraçao de carroceria foi aumentar a frente em duas polegadas e meia para permitir a montagem do motor mesmo com os radiadores deslocados outras pistas externas que sugerem que este nao e um wagoneer comum sao os limpadores nos farois e o sistema de alerta de gelo sob o para choque que notifica o motorista quando as estradas estao congeladas na parte de tras as quatro saidas de escapamento ansa da ferrari original permaneceram tambem emblemas e placas personalizados tambem dao dicas sobre o que ha debaixo do capo dentro um volante de ferrari fica na frente de um painel personalizado preenchido com uma serie de instrumentos vdo o conceito jerrari finalmente morre com seu criador em 1978 o primeiro sempre reaparecendo a venda de tempos em tempos este mes novamente aqui e o segundo permanentemente em exposiçao no museu de reno mas a ideia era tao boa que continua nos anos oitenta aparece o lamborghini lm002 um jipao com motor lamborghini entao so uma curiosidade mas um mercado que so aumentaria hoje de porsche a maserati passando por jaguar e alfa romeo todo mundo faz suv rapido ate a jeep tem uma perua com 700cv hoje so a ferrari ainda nao entrou no jogo esta atrasada a nao ser que voce contar este carro aqui por incrivel que pareça acabou sendo um pioneiro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.