brasilia 11 de março dez da manha o test drive do honda hr v confira nossa avaliaçao completa aqui mal havia começado quando eu e o fabio trindade do carplace avistamos no horizonte algo que nao pode ser desvisto um circulo formado por quatro jeep renegade um longitude vermelho dois sport prata e verde e um trailhawk laranja dando sopa num espaço de convivencia de um hotel certamente ocorreria um evento paralelo destinado a concessionarios ou a funcionarios da marca o instinto jornalistico acabou falando mais alto ja tinhamos visto o renegade nos saloes de sao paulo e de detroit mas queriamos mais quando me dei conta ja tinha invadido o hotel estava subindo com o hr v no gramado e o enfiando no meio da gangue de jeeps coloca los lado a lado seria essencial para ter uma percepçao de proporçao materiais e proposta para quem ja saiu correndo de seguranças da ford ao tentar fotografar o novo ecosport saindo de uma plataforma fechada e quase foi jogado pra fora da estrada pelos leoes de chacara da vw tentando flagrar o up aquilo seria apenas mais um dia e dos mais tranquilos ainda que nosso tempo no trespassing foi extremamente curto dimensoes motores ambos usam bases redimensionadas e reforçadas de irmaos menores da familia o renegade fabricado em goiana pernambuco usa uma derivaçao da plataforma do fiat 500x e do punto europeu a small wide 4x4/sccs enquanto o honda hr v fabricado em sumare sao paulo usa uma variante da plataforma de tanque central do honda fit a suspensao do hr v emprega sistema mcpherson na dianteira e barra de torçao semi independente na traseira ja a do renegade combina mcpherson na frente ao sistema de chapman struts muito similares ao mcpherson com a diferença de que as semi arvores tambem fazem a funçao de amortecimento atras apesar da semelhança em tipo de arquitetura os dois suvs compactos vao para caminhos opostos em termos de design e conceito o honda hr v e assumidamente um veiculo urbano com carroceria mais assentada posiçao de direçao mais baixa compare os bancos na foto abaixo pneus de perfil mais baixo e design fluido note os angulos do para brisa e do vigia acompanhando o estilo dos automoveis da honda ja o renegade se envereda por linhas inspiradas no jeep wrangler mais masculinas musculares verticais e com personalidade mais forte seus pneus possuem perfil mais alto o vao livre em relaçao ao solo e maior e ele demonstra certa preocupaçao com a transposiçao de obstaculos fora de estrada angulos de ataque e saida ambos os carros demonstram bastante capricho na construçao muitos detalhes de acabamentos externos como molduras nos para lamas refletores nos para choques traseiros grade e parte inferior dos para choques dianteiros bastante trabalhada vaos de carroceria pequenos e precisos etc confira as medidas e pesos de ambos jeep renegade 4 23 m de comprimento 2 57 m de entre eixos 1 88 m de largura 1 68 m de altura porta malas 350 litros peso de 1 380 kg sport 4x2 a 1 580 kg trailhawk 4x4 honda hr v 4 29 de comprimento 2 61 de entre eixos 1 77 de largura 1 58 de altura porta malas 431 litros peso de 1 265 kg lx a 1 271 kg exl como podemos ver embora seja 6 cm mais curto e tenha 4 cm a menos de entre eixos o renegade e bem mais pesado partindo de 115 kg de diferença nas versoes basicas o que possivelmente esta ligado a presença de mais reforços estruturais para uso fora de estrada mas que reduz a sua eficacia energetica e dinamica ele e 10 cm mais largo e 10 cm mais alto dando a ele um aspecto mais parrudo algo reforçado pelo design de inspiraçoes musculares vamos agora aos motores jeep renegade 1 8 16v e torq evo flex 132 cv a 5 250 rpm e 18 9 mkgf a 4 500 rpm ou 2 0 multijet diesel 170 cv a 3 750 rpm e 35 6 mkgf a 1 750 rpm opçoes de transmissao manual de cinco marchas automatica de seis marchas automatica de nove marchas exclusiva das 4x4 diesel traçao dianteira ou integral diesel apenas honda hr v 1 8 ivtec flex 140 cv a 6 500 rpm e 17 3 mkgf de torque a 4 800 rpm opçoes de transmissao manual de cinco marchas apenas na basica lx e automatica cvt traçao dianteira em termos de eficacia energetica e sofisticaçao de projeto o 1 8 ivtec honda leva clara vantagem sobre o ja conhecido e torq fiat comando variavel bloco e cabeçote de aluminio contra o comando simples com variador de fase e o bloco de ferro fundido do jeep isso sem entrar no merito da relaçao peso potencia quesito no qual o hr v tambem fica por cima mas o renegade possui a grande carta na manga que e a oferta de um moderno e altamente eficaz e torcudo motor diesel com direito a duplo comando e turbo de geometria variavel em um suv compacto algo praticamente exclusivo no brasil a exemplo do range rover evoque mas começando a menos de r$ 100 mil o jeep tambem oferece opçao de traçao integral e mais variaçoes de transmissoes enquanto os compradores de hr v possuem apenas uma escolha o automatico cvt considerando que apenas 1% das unidades virao com cambio manual e todas na versao basica lx versoes e equipamentos o jeep renegade vem ao mercado em tres versoes e varias configuraçoes mecanicas sport 4x2 manual + 1 8 flex / 4x2 automatico 6m + 1 8 flex / 4x4 automatico 9m + 2 0 turbo diesel longitude 4x2 automatico 6m + 1 8 flex / 4x4 automatico 9m + 2 0 turbo diesel trailhawk 4x4 automatico 9m + 2 0 turbo diesel o honda hr v esta disponivel tambem em tres versoes mas todas 4x2 e com o mesmo motor 1 8 em comum a ambos cambio manual apenas para as versoes basicas lx no hr v e sport flex no renegade alem da lista abaixo o jeep renegade possui varios pacotes de opcionais o que inclui sistema de estacionamento automatizado park assist bancos de couro navegador camera de re upgrade para sete air bags teto solar panoramico rodas aro 18 farois de xenonio etc; o que o deixa mais customizavel para quem quer algo ainda mais completo [gallery columns= 4 link= file ids= 44980 44981 44982 44983 ] jeep renegade sport flex preço oficial r$ 69 990 manual r$ 75 900 automatica de seis marchas ar condicionado direçao com assistencia eletrica duplo air bag freios abs com ebd e bas controle de estabilidade controle eletronico anticapotamento assistente de partida em rampas hsa sistema isofix assistente de frenagem de emergencia controle de oscilaçao de reboque tsc travas e vidros eletricos nas quatro portas retrovisores com ajuste eletrico sistema de audio com seis alto falantes conexoes bluetooth e usb leitura de mp3 e controles no volante farois de neblina luzes diurnas maçanetas e retrovisores externos pretos controle automatico de velocidade de cruzeiro sensor de estacionamento traseiro e espelho de cortesia com iluminaçao as rodas de 16 polegadas sao de liga leve e calçam pneus pirelli scorpion verde 215/65 r15 ha duas opçoes de transmissao manual de cinco marchas ou automatica de seis marchas +r$ 5 910 cores disponiveis solidas vermelho colorado verde commando branco ambiente preto shadow metalica prata melfi jeep renegade sport turbo diesel preço oficial r$ 99 900 acrescenta o motor 2 0 multijet diesel sistema de traçao 4x4 permanente com primeira marcha reduzida sistema selec terrain com quatro opçoes de terreno e hill descent control hdc [gallery columns= 4 link= file ids= 44985 44986 44987 44988 ] jeep renegade longitude automatico 6 marchas preço oficial r$ 80 900 todos os equipamentos da sport flex mais os seguintes ar condicionado digital de duas zonas sistema multimidia com tela touchscreen de 5 usb bluetooth comandos de voz borboletas para troca de marchas volante revestido de couro camera de re barras longitudinais no teto tipo rack maçanetas e retrovisores na cor da carroceria banco do passageiro com porta objetos no assento e encosto dobravel luz ambiente e tomada de 12 volts no porta malas as rodas sao de 17 polegadas e calçam pneus pirelli scorpion verde 215/60 cores disponiveis solidas vermelho colorado verde commando branco ambiente preto shadow vermelho colorado + teto preto verde commando + teto preto branco ambiente + teto preto metalica prata melfi prata melfi + teto preto jeep renegade longitude turbo diesel automatico 9 marchas preço oficial r$ 109 900 acrescenta o motor 2 0 multijet diesel sistema de traçao 4x4 permanente com primeira marcha reduzida sistema selec terrain com quatro opçoes de terreno e hill descent control hdc [gallery columns= 4 link= file ids= 44990 44991 44992 44993 44994 44995 44996 44997 ] jeep renegade trailhawk turbo diesel automatico 9 marchas preço oficial r$ 116 900 todos os itens do longitude mais os seguintes suspensao elevada em 2 5 cm sete airbags sistema multimidia com tela touchscreen de 5 polegadas painel de instrumentos com tela tft customizavel rodas exclusivas aro 17 com pneus pirelli scorpion atr acabamento externo diferenciado exemplos teto texturizado e racing stripe no capo barras longitudinais no teto retrovisores externos na cor cinza sensores de luminosidade e de chuva interior exclusivo com detalhes em vermelho no painel e portas retrovisor eletrocromico ganchos para reboque dois frontais e um traseiro lanterna removivel sistema de traçao 4x4 permanente com primeira marcha reduzida sistema selec terrain com quatro opçoes de terreno e hill descent control hdc cores disponiveis solidas vermelho colorado verde commando branco ambiente preto shadow laranja aurora metalica prata melfi honda hr v lx r$ 69 900 com cambio manual / r$ 75 400 com cvt rodas de ferro com calotas aro 17 a versao cvt ja traz as rodas de liga leve todas as versoes usam estepe temporario freios a disco nas quatro rodas com abs e ebd assistente para partida em rampas controle de estabilidade e traçao sistema de fixaçao de cadeirinhas isofix cintos de segurança de tres pontos para todos os cinco ocupantes lanternas traseiras em led travas retrovisores e vidros one touch nas quatro janelas eletricos freio de estacionamento eletrico com funçao brake hold ar condicionado analogico single zone duplo air bag bancos traseiros reclinaveis e bipartidos com sistema de rebatimento ult permite tanto assoalho plano quanto o rebatimento invertido dos assentos para transporte de objetos altos acabamentos em couro no console central e apoios de braço sistema de audio 2din com radio cd entradas usb e auxiliar e bluetooth coluna de direçao ajustavel em altura e profundidade banco de motorista com ajuste de altura honda hr v ex cvt r$ 80 400 acrescenta camera de re farois auxiliares e lanterna de neblina controle de velocidade de cruzeiro piscas nos espelhos retrovisores externos maçanetas cromadas acabamento de couro no volante sistema de som 4din com tela de lcd de 5 e comandos no volante iluminaçao nos quebra sois e porta revistas atras dos encostos dos bancos dianteiros honda hr v exl cvt r$ 88 700 a topo de linha traz todos os equipamentos da ex e acrescenta bancos de couro presente tambem na alavanca de cambio air bags laterais sistema de ar condicionado digital single zone com comandos tipo touch sistema multimidia com navegador com informaçoes em tempo real de transito tela de 7 entradas hdmi para espelhamento dos smartphones duas entradas usb e possibilidade de conexao a internet viahotspot funçao tilt down no espelho do passageiro em marcha a re la dentro a diferença de filosofia de design tambem fica escancarada nas cabines o honda hr v vai mais pela linha crossover com serio direcionamento de automovel com posiçao de dirigir mais baixa e horizontal console envolvente materiais emborrachados linhas minimalistas e personalidade mais contida ja o jeep renegade traz um estilo mais carregado com mais elementos suspensos posiçao de dirigir mais alta materiais sensivelmente menos refinados e personalidade mais agressiva com direito a detalhes como uma mancha de lama indicando o redline do conta giros e console central texturizado com o mapa de moab utah local famoso pelas trilhas de off road o espaço para as pernas dos ocupantes do banco de tras e substancialmente maior no honda hr v que tambem tem porta malas de maior capacidade 431 litros contra 350 81 l de diferença e ai rapa voce esta olhando para as duas novas referencias do segmento de suvs compactos tecnicamente crossovers suas propostas se diferem bastante em termos de design mas nao se engane havera muito fogo cruzado pois em muitas ocasioes eles disputarao o mesmo comprador e muito em breve chega o peugeot 2008 para tacar gasolina na fogueira em termos de packaging de equipamentos o renegade oferece claras vantagens sua versao basica sport ja traz sensores de estacionamento traseiros e rodas de liga leve de serie a camera de re ja vem de serie no modelo longitude de preço virtualmente identico ao hr v ex alem disso o renegade longitude ja traz ar condicionado digital de duas zonas equipamento sequer disponivel no honda nele o ar digital single zone esta apenas no topo de linha exl de quase r$ 90 mil para quem algo over the top fora as versoes mais completas e bem mais caras o jeep traz varios pacotes de opcionais que o honda nao oferece como teto solar farois de xenonio e park assist sua paleta de cores tambem oferece mais variaçoes por outro lado o honda hr v traz uma plataforma bem mais leve e motor 1 8 ivtec substancialmente mais moderno que o 1 8 e torq evo da fiat com direito a bloco e cabeçote de aluminio e comando variavel os materiais empregados na cabine tambem sao mais refinados e ela e mais espaçosa e de se esperar melhor rendimento do honda bem como dinamica no asfalto mais precisa a impressao inicial e de que o hr v e mais versatil na cidade e o renegade e mais polivalente o que explica a escolha de pneus dos modelos pirelli scorpion verde no renegade e michelin primacy 3 no hr v e talvez inclusive separe alguns de seus compradores na proxima semana estaremos presentes no lançamento do jeep e poderemos responder a estas questoes com melhor precisao este post sera atualizado ao longo dos proximos dias conforme recebermos mais informaçoes oficiais do jeep renegade e claro apos termos contato com o produto fique de olho e nao deixe de participar dos comentarios serviço clique aqui para visitar o site oficial do honda hr v agende test drive configurador solicite orçamento concessionarias etc clique aqui para visitar o site oficial do jeep renegade agende test drive configurador solicite orçamento concessionarias etc
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.