FlatOut!
Image default
Zero a 300

Jeremy Clarkson já está trabalhando na filmagem do novo programa, Uber será regulamentado em São Paulo, Bloodhound SSC é lançado e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Clarkson, Hammond e May já estão trabalhando nos primeiros episódios do novo programa

6aae5f96-784b-4dbb-ab0a-86a8fceb7c2d-2060x1236

Há alguns dias vimos aqui mesmo no Zero a 300 que a empresa de Clarkson registrou o nome “Gear Knobs”, que provavelmente será o título do novo programa estrelado pelo jornalista britânico e seus fiéis companheiros Richard Hammond, James May e Andy Wilman. Essa foi a primeira notícia sobre o grupo em muito tempo, já que eles andaram meio sumidos das redes sociais e das páginas dos tabloides britânicos.

Mas agora Clarkson deu as caras novamente, e publicou em seu Twitter que esteve ocupado com Hammond e Wilman preparando o novo programa e que “muita coisa já está pronta”, enquanto James May está ocupado com outras coisas (provavelmente algum de seus programas “solo”).

Para não deixar dúvidas sobre o que ele estava falando, o apresentador falou claramente que as filmagens começam “em algumas semanas”. Considerando o cronograma padrão do antigo programa, isso significa que os primeiros episódios devem ficar prontos em cerca de seis meses, ou seja, não espere vê-los de volta antes do ano novo. Mas se isso acontecer, bem… sorte a nossa, não?

 

Uber será regulamentado em São Paulo

thumb-34304-uber-resized

Depois de protestos dos taxistas e até de uma proibição de operação, o Uber será regulamentado em São Paulo. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, na última quinta-feira (24) em Paris, na França. A proibição do Uber foi votada pelos vereadores de São Paulo e aguarda sanção ou veto de Haddad. O prefeito, contudo, afirmou que irá regulamentar o serviço em até dez dias.

Segundo informações do Estadão, o objetivo da regulamentação é “garantir que o Uber não concorra diretamente com os 30 mil taxistas de São Paulo” ao mesmo tempo em que “a evolução tecnológica e a qualidade do serviço oferecida não sejam abandonadas”. O que nos parece difícil, dado que ambos oferecem o mesmo tipo de serviço. Como não concorrer entre si?

Para regulamentar o Uber, Haddad disse que usará todas as leis existentes possíveis, desde a legislação federal à lei aprovada recentemente pela Câmara, que permite que o poder Executivo “aprimore” a legislação. O problema, é que a lei federal dispõe que o transporte público individual de passageiros é privativo dos táxis, enquanto a lei municipal proíbe expressamente o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos de transporte remunerados — que é uma descrição genérica do Uber.

 

Bloodhound SSC é apresentado oficialmente em Londres

bloodhoundssc (2)

Já dedicamos um post inteiro ao Bloodhound SSC (de Super Sonic Car), em 2014, mas ainda não havia acontecido sua estreia oficial. Ela começou hoje e vai até amanhã, em Londres, permitindo que os fãs vejam o monstro antes de ele ser levado à África do Sul, para sua tentativa de recorde.

A potência foi ampliada. Isso porque ele não é impulsionado mais só pela turbina Eurojet EJ200, a mesma usada no Eurofighter Typhoon, com 58.000 kW, ou algo como 78.858 cv, mas também por motores de foguete. A bomba de combustível dele é um motor Jaguar V8, entregando 40 litros por segundo! No final, o Bloodhound agora conta com 135 mil cv, que devem ser suficientes para bater os 1.227,986 km/h, ou 763,035 mph, do recorde anterior, estabelecido em 1997 com o Thrust SSC, pilotado por Andy Green, ex-piloto da Royal Air Force, a RAF. A meta é 1.000 mph, ou mais de 1.600 km/h.

A nova tentativa de bater o recorde de velocidade em terra deve acontecer em 2016, com o mesmo Andy Green no comando. Além do recorde, o projeto também quer desenvolver o interesse das crianças pela ciência. Mais de 100 mil alunos de 6.000 escolas britânicas e 1.000 escolas sulafricanas estão envolvidas no projeto, cujo site oficial é www.bloodhoundssc.com. Vale uma visita.

 

Chefe da BMW M nega supercarro com a McLaren

mclarenf1

Ontem mesmo vimos no Zero a 300 que a BMW M pode estar planejando um supercarro com a McLaren. A informação veio do pessoal da revista britânica CAR através de suas fontes ligadas à BMW. Contudo o chefe da divisão M, Frank van Meel, disse nesta sexta-feira ao site Motoring que não sabe nada sobre essa notícia. Segundo o executivo, ele não recebeu nenhuma ligação e Harald Krueger (o CEO) também não.

O executivo reforçou que não tem intenção de produzir um cupê quadriturbo de 750 cv, e repetiu a declaração do CEO anterior, Norbert Reithofer, de que não quer nenhum modelo dividindo as atenções com o i8. Van Meel continuou sua negativa mencionando que a BMW investiu milhões para produzir fibra de carbono in-house, e por isso “não entende por que sua marca procuraria a McLaren para fazer um supercarro”, já que “ninguém no mundo está mais avançado no desenvolvimento de fibra de carbono do que a BMW”. Parece que desta vez não é apenas um despiste. Com tantos argumentos para negar a notícia, faz sentido acreditar em Van Meel.

 

Volkswagen deve ter dois novos crossovers abaixo do Tiguan

Volkswagen_CrossCoupeGTE_00JPG

Com o crescimento da segunda geração do Tiguan, a Volkswagen viu a oportunidade de ter dois crossovers menores do que ele na linha, segundo o site Motor Authority. A informação veio de Heinz-Jakob Neusser, chefe de desenvolvimento de motores e um dos possíveis ameaçados pelo Diesel Gate.

O primeiro deve ser o T-Roc, inspirado no conceito apresentado no Salão de Genebra de 2014. Ele deve ter o mesmo tamanho de um Golf e, consequentemente, usar a mesma plataforma, a MQB, e os mesmos motores.

Mas o que é realmente interessante para o Brasil é o T-Cross, um SUV compacto, possivelmente do mesmo porte de um Honda HR-V. O finado Taigun, que não seguiu adiante, era bem menor. Como a MQB serve também a modelos compactos, não seria nada difícil que o T-Cross também a adotasse. É possível que os dois SUVs também tenham versões cupê.

 

Segunda geração do Porsche Panamera chega no Salão de Genebra

Next-generation-Porsche-Panamera-engine-choices

Em entrevista ao site Indian Autos Blog, o CEO da Porsche e possível novo CEO do grupo Volkswagen, Mathias Müller, disse que a segunda geraçãop do Porsche Panamera estreará no Salão de Genebra de 2016, em março do ano que vem.

O novo Panamera deverá ser construído sobre a plataforma MSB, o que o tornará 91 kg mais leve que o atual. Ele também deve receber novos motores V6 e V8 e uma inédita versão híbrida, já conhecida como S E-Hybrid.

 

Diesel Gate deve fazer mais vítimas, como o pai da MQB

2012_volkswagen_beetle_tdi

Não pense você que a sanha desempregatória na Volkswagen foi saciada com a saída do CEO, Martin Winterkorn. A última notícia sobre os cortes impressiona: devem cair também Michael Horn, presidente da VW dos EUA (que disse que eles ferraram com tudo), Wolfgang Hatz, responsável por pesquisa e desenvolvimento na Porsche, e Ulrich Hackenberg, responsável por pesquisa e desenvolvimento na Audi e considerado o pai das plataformas modulares do grupo, em especial da MQB.

As notícias diziam que eles seriam desligados da empresa ainda nesta semana. Se elas se confirmarem, vão mostrar que o grupo realmente vai cortar na carne, tirando gente estratégica do comando.

Outra má notícia para a Volks foram indícios de que o motor 1.6 TDI, também da família EA189, a mesma do malfadado 2.0 TDI, estaria envolvido na fraude do Diesel Gate. Vendido na Europa, se ele mostrar qualquer sinal do software enganador, e de que a malandragem também atingiu os testes europeus, a coisa vai ficar ainda mais nebulosa para o grupo. Como se já não estivesse suficientemente ruim.