Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Clarkson, Hammond e May já estão trabalhando nos primeiros episódios do novo programa
Há alguns dias vimos aqui mesmo no Zero a 300 que a empresa de Clarkson registrou o nome “Gear Knobs”, que provavelmente será o título do novo programa estrelado pelo jornalista britânico e seus fiéis companheiros Richard Hammond, James May e Andy Wilman. Essa foi a primeira notícia sobre o grupo em muito tempo, já que eles andaram meio sumidos das redes sociais e das páginas dos tabloides britânicos.
To be clear, May is busy with other stuff but Hammond, Wilman and I are extremely busy putting our new show together.
Much is already sorted— Jeremy Clarkson (@JeremyClarkson) September 24, 2015
Mas agora Clarkson deu as caras novamente, e publicou em seu Twitter que esteve ocupado com Hammond e Wilman preparando o novo programa e que “muita coisa já está pronta”, enquanto James May está ocupado com outras coisas (provavelmente algum de seus programas “solo”).
To be even more clear, filming starts in a couple of weeks. And yes, all of us will be involved.
— Jeremy Clarkson (@JeremyClarkson) September 24, 2015
Para não deixar dúvidas sobre o que ele estava falando, o apresentador falou claramente que as filmagens começam “em algumas semanas”. Considerando o cronograma padrão do antigo programa, isso significa que os primeiros episódios devem ficar prontos em cerca de seis meses, ou seja, não espere vê-los de volta antes do ano novo. Mas se isso acontecer, bem… sorte a nossa, não?
Uber será regulamentado em São Paulo
Depois de protestos dos taxistas e até de uma proibição de operação, o Uber será regulamentado em São Paulo. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, na última quinta-feira (24) em Paris, na França. A proibição do Uber foi votada pelos vereadores de São Paulo e aguarda sanção ou veto de Haddad. O prefeito, contudo, afirmou que irá regulamentar o serviço em até dez dias.
Segundo informações do Estadão, o objetivo da regulamentação é “garantir que o Uber não concorra diretamente com os 30 mil taxistas de São Paulo” ao mesmo tempo em que “a evolução tecnológica e a qualidade do serviço oferecida não sejam abandonadas”. O que nos parece difícil, dado que ambos oferecem o mesmo tipo de serviço. Como não concorrer entre si?
Para regulamentar o Uber, Haddad disse que usará todas as leis existentes possíveis, desde a legislação federal à lei aprovada recentemente pela Câmara, que permite que o poder Executivo “aprimore” a legislação. O problema, é que a lei federal dispõe que o transporte público individual de passageiros é privativo dos táxis, enquanto a lei municipal proíbe expressamente o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos de transporte remunerados — que é uma descrição genérica do Uber.
Bloodhound SSC é apresentado oficialmente em Londres
Já dedicamos um post inteiro ao Bloodhound SSC (de Super Sonic Car), em 2014, mas ainda não havia acontecido sua estreia oficial. Ela começou hoje e vai até amanhã, em Londres, permitindo que os fãs vejam o monstro antes de ele ser levado à África do Sul, para sua tentativa de recorde.
A potência foi ampliada. Isso porque ele não é impulsionado mais só pela turbina Eurojet EJ200, a mesma usada no Eurofighter Typhoon, com 58.000 kW, ou algo como 78.858 cv, mas também por motores de foguete. A bomba de combustível dele é um motor Jaguar V8, entregando 40 litros por segundo! No final, o Bloodhound agora conta com 135 mil cv, que devem ser suficientes para bater os 1.227,986 km/h, ou 763,035 mph, do recorde anterior, estabelecido em 1997 com o Thrust SSC, pilotado por Andy Green, ex-piloto da Royal Air Force, a RAF. A meta é 1.000 mph, ou mais de 1.600 km/h.
A nova tentativa de bater o recorde de velocidade em terra deve acontecer em 2016, com o mesmo Andy Green no comando. Além do recorde, o projeto também quer desenvolver o interesse das crianças pela ciência. Mais de 100 mil alunos de 6.000 escolas britânicas e 1.000 escolas sulafricanas estão envolvidas no projeto, cujo site oficial é www.bloodhoundssc.com. Vale uma visita.
Chefe da BMW M nega supercarro com a McLaren
Ontem mesmo vimos no Zero a 300 que a BMW M pode estar planejando um supercarro com a McLaren. A informação veio do pessoal da revista britânica CAR através de suas fontes ligadas à BMW. Contudo o chefe da divisão M, Frank van Meel, disse nesta sexta-feira ao site Motoring que não sabe nada sobre essa notícia. Segundo o executivo, ele não recebeu nenhuma ligação e Harald Krueger (o CEO) também não.
O executivo reforçou que não tem intenção de produzir um cupê quadriturbo de 750 cv, e repetiu a declaração do CEO anterior, Norbert Reithofer, de que não quer nenhum modelo dividindo as atenções com o i8. Van Meel continuou sua negativa mencionando que a BMW investiu milhões para produzir fibra de carbono in-house, e por isso “não entende por que sua marca procuraria a McLaren para fazer um supercarro”, já que “ninguém no mundo está mais avançado no desenvolvimento de fibra de carbono do que a BMW”. Parece que desta vez não é apenas um despiste. Com tantos argumentos para negar a notícia, faz sentido acreditar em Van Meel.
Volkswagen deve ter dois novos crossovers abaixo do Tiguan
Com o crescimento da segunda geração do Tiguan, a Volkswagen viu a oportunidade de ter dois crossovers menores do que ele na linha, segundo o site Motor Authority. A informação veio de Heinz-Jakob Neusser, chefe de desenvolvimento de motores e um dos possíveis ameaçados pelo Diesel Gate.
O primeiro deve ser o T-Roc, inspirado no conceito apresentado no Salão de Genebra de 2014. Ele deve ter o mesmo tamanho de um Golf e, consequentemente, usar a mesma plataforma, a MQB, e os mesmos motores.
Mas o que é realmente interessante para o Brasil é o T-Cross, um SUV compacto, possivelmente do mesmo porte de um Honda HR-V. O finado Taigun, que não seguiu adiante, era bem menor. Como a MQB serve também a modelos compactos, não seria nada difícil que o T-Cross também a adotasse. É possível que os dois SUVs também tenham versões cupê.
Segunda geração do Porsche Panamera chega no Salão de Genebra
Em entrevista ao site Indian Autos Blog, o CEO da Porsche e possível novo CEO do grupo Volkswagen, Mathias Müller, disse que a segunda geraçãop do Porsche Panamera estreará no Salão de Genebra de 2016, em março do ano que vem.
O novo Panamera deverá ser construído sobre a plataforma MSB, o que o tornará 91 kg mais leve que o atual. Ele também deve receber novos motores V6 e V8 e uma inédita versão híbrida, já conhecida como S E-Hybrid.
Diesel Gate deve fazer mais vítimas, como o pai da MQB
Não pense você que a sanha desempregatória na Volkswagen foi saciada com a saída do CEO, Martin Winterkorn. A última notícia sobre os cortes impressiona: devem cair também Michael Horn, presidente da VW dos EUA (que disse que eles ferraram com tudo), Wolfgang Hatz, responsável por pesquisa e desenvolvimento na Porsche, e Ulrich Hackenberg, responsável por pesquisa e desenvolvimento na Audi e considerado o pai das plataformas modulares do grupo, em especial da MQB.
As notícias diziam que eles seriam desligados da empresa ainda nesta semana. Se elas se confirmarem, vão mostrar que o grupo realmente vai cortar na carne, tirando gente estratégica do comando.
Outra má notícia para a Volks foram indícios de que o motor 1.6 TDI, também da família EA189, a mesma do malfadado 2.0 TDI, estaria envolvido na fraude do Diesel Gate. Vendido na Europa, se ele mostrar qualquer sinal do software enganador, e de que a malandragem também atingiu os testes europeus, a coisa vai ficar ainda mais nebulosa para o grupo. Como se já não estivesse suficientemente ruim.