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Jetta ganha versão de entrada de R$ 100.000
Estatisticamente é pouco provável que você tenha visto um exemplar da nova geração do Jetta nas ruas. Lançado em setembro, o modelo mal chegou às 1.500 unidades vendidas em todo o Brasil, e ocupa a sexta posição no segmento dos sedãs médios. O fraco desempenho em parte se deve à decadência dos sedãs, que vêm sendo substituídos pelos SUV nos sonhos dos consumidores. Mas parte pode ter a ver com os preços do sedã, que partem de R$ 120.000. Isso o coloca no mesmo patamar das versões de topo do Corolla e do Civic, os líderes do segmento.
Agora, para tornar o Jetta mais atraente, a Volkswagen enxugou a lista de itens de série do Jetta Comfortline e criou uma versão de entrada R$ 10.000 mais barata. Batizada apenas Jetta 250 TSI, ela parte de R$ 99.990, e usa o mesmo conjunto mecânico das demais versões — o 1.4 TSI de 150 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas —, porém vem equipado com bancos de tecido e volante com acabamento de borracha em vez de couro e rodas de liga leve de 16 polegadas. A versão de entrada também perdeu o sistema de partida por botão, retrovisor interno fotocrômico e faróis de neblina.
A lista de equipamentos, contudo, manteve os faróis e lanternas de LED, ar-condicionado de duas zonas, seis airbags (cortina, laterais e frontais), sensor de chuva, controle de estabilidade, sistema start-stop, sistema multimídia, sensores de estacionamento e volante multifuncional. Alguns itens foram claramente mantidos por não haver alternativas de baixo custo ou por demandar investimentos para a adaptação, enquanto outros foram mantidos com base na lista de itens dos concorrentes.
Nissan irá produzir série do GT-50R
Já que a nova geração do GT-R ficou somente para 2020 (ou depois), a Nissan precisou encontrar um jeito diferente de comemorar os 50 anos de seu mais icônico esportivo: ela irá produzir uma série de 50 unidades do GT-50R, o conceito criado em parceria com a Italdesign, que também está completando 50 anos neste ano. Cada unidade do supercarro será oferecida por 990.000 euros (cerca de R$ 4,45 milhões).
Como vimos na ocasião de seu lançamento, o modelo é uma “reinterpretação” do GT-R R35, que foi desenvolvido e construído pela Italdesign, mas estilizado pela equipe de design da Nissan na Europa e nos EUA. O motor V6 agora chega aos 720 cv com a substituição dos turbos originais pelos turbos usados no modelo GT3, adoção de intercoolers maiores, de um conjunto rotativo reforçado, do sistema de lubrificação e combustível redimensionados, novos comandos de válvulas, injeção e ignição remapeadas e novos coletores de admissão e escape.
Como o torque também aumentou para 79,35 kgfm, o câmbio de embreagem dupla também teve que ser revisado para lidar com os upgrades. A suspensão também foi modificada, e agora usa amortecedores ajustáveis Damptronic da Bilstein, enquanto os freios usam pinças de seis pistões e discos de 390 mm na dianteira e são fornecidos pela Brembo.
O visual do carro foi completamente atualizado, e poderia muito bem ser a nova geração que a Nissan quer lançar somente em 2020 (ou mais adiante ainda). O elemento mais marcante é a faixa dourada que se estende da junção do teto com o para-brisa traseiro até o difusor traseiro, porém sem invadir as laterais do carro, nem a asa. O teto foi rebaixado em 54 mm. A dianteira ganhou um capô mais volumoso, um elemento dourado nos dutos Naca, e faróis de LED mais finos e longos. Nas laterais, o carro tem novos respiros nos para-lamas dianteiros, também com detalhes dourados.
Versão de pista do novo Corvette de motor central já está em testes
Nos últimos meses vimos fotos e vídeos do novo Corvette de motor central em testes nas ruas. Mas agora, sua versão de pista, o C8.R deu as caras durante um teste noturno em Sebring. É claro que alguém estava lá filmando e divulgou na internet.
Apesar da escuridão noturna, em determinado momento do vídeo (por volta de 1:00) é possível ver sua carroceria, que está coberta somente por adesivos camuflados. A dianteira parece realmente mais alta como nos protótipos que vimos nas ruas, e nesta versão os faróis auxiliares parecem instalados atrás do para-choques dianteiro. O formato dos faróis parece não ter mudado muito em relação ao C7, bem como suas lanternas traseiras, que estão apenas mais largas e achatadas. Nas laterais, o Vette C8.R tem tomadas de ar imensas, mas não está claro se elas servem apenas aos radiadores (e intercoolers) ou se elas têm algum efeito aerodinâmico.
O ronco do motor também é novidade por aqui. É a primeira vez que estamos ouvindo a versão de pista, que tem uma sonoridade mais gutural e deixa claro se tratar de um V8 (não que isso tivesse sido questionado em algum momento). O ronco não é tão característico dos pushrods da GM, o vídeo mostra um motor mais girador e áspero em termos sonoros.
Considerando que estamos perto do Salão de Detroit e do início da temporada 2019 norte-americana, é possível que o novo Corvette seja apresentado nas primeiras semanas de janeiro.
Fiat anuncia recall do Palio, Uno e Grand Siena por falha nos airbags
A Fiat anunciou na última sexta-feira (7) o recall de 81.697 exemplares do Palio, do Uno e do Grand Siena devido a um defeito no módulo dos airbags do motorista e do passageiro. Marca já havia anunciado um recall para reparar os airbags de seus carros em janeiro, em um chamado que envolveu pouco mais de 13.000 exemplares equipados com os “airbags mortais” da Takata.
Desta vez, os quase 82.000 veículos são unidades do Uno, Palio e Grand Siena produzidos em 2012 como modelo 2013. O serviço leva cerca de duas horas e pode ser agendado em qualquer concessionária da Fiat. A marca disponibilizou o site www.fiat.com.br e o telefone 0800 707 1000 para auxiliar os proprietários dos modelos envolvidos.
Caminhoneiros fazem protesto na Via Dutra
Passados seis meses desde a greve que parou o país, os caminhoneiros voltaram a organizar protestos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Inicialmente marcados para 22/01, os atos realizados nesta segunda-feira foram motivados pela decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que proíbe multar as empresas que estejam pagando valores abaixo do estabelecido pela tabela de fretes.
As manifestações começaram durante a madrugada de hoje (10) e interromperam parcialmente a via Dutra em dois pontos do Vale do Paraíba — um na altura de Barra Mansa, no lado fluminense da região, e outro em Pindamonhangaba, no lado paulista. Em Pindamonhangaba os manifestantes já liberaram parte da pista, mas ainda estão concentrados em postos de combustíveis. Há ainda um terceiro ato, realizado no acesso ao porto de Santos/SP, que está bloqueado.
Ford apresenta Fiesta R2 de rali
Apesar de estar desistindo dos hatches e sedãs no lado de cá do Atlântico, a Ford não desistiu de suas versões de corrida: a marca apresentou nesta semana o Fiesta R2, sua versão de entrada para o Mundial de Rali (WRC).
O modelo é construído pelos britânicos da M-Sport, que também fabrica os modelos R5 do Fiesta, que competem na categoria principal do Mundial. O modelo R2 é baseado nos carros de rua e é mais barato, voltado a equipes e pilotos que desejam participar dos eventos do WRC, mas não têm o orçamento de uma equipe de ponta. O modelo é equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros modificado para produzir 200 cv e tem tração dianteira com câmbio sequencial de cinco marchas fornecido pela Sadev.
Bloodhound SSC cancelado por falta de investidores
Lembra do Bloodhound SSC? Aquele carro a jato, que usava um V8 da Jaguar como bomba de combustível e pretendia quebrar o recorde mundial de velocidade sobre terra? Pois bem: ele já era. Infelizmente o projeto teve que ser cancelado devido à falta de recursos e ausência de patrocinadores.
Depois de testá-lo a 300 km/h em um aeroporto, os administradores estimaram um custo de 5 milhões de libras (R$ 25 milhões) para testá-lo a 900 km/h, cerca de 15 milhões de libras (R$ 75 milhões) para chegar aos 1.290 km/h e quebrar o recorde atual, e cerca de 25 milhões de libras (R$ 125 milhões) para chegar ao seu objetivo máximo, que eram as 1.000 mph (1.600 km/h).