Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Justiça aceita ação contra “indústria da multa” em São Paulo
Foto: cetsaopaulo.blogspot
A justiça de São Paulo aceitou a ação de improbidade movida contra o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por multas de trânsito aplicadas desde 2013 na cidade. A acusação feita pelo Ministério Público de São Paulo é baseada em evidências de que Haddad aumentou substancialmente o número de radares na cidade para aumentar a arrecadação. A expressão “indústria da multa” foi usada pelo próprio Ministério Público, que também aponta existência de conluio entre os gestores.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, na ação, o promotor Marcelo Camargo Milani, aponta que a arrecadação das multas foi utilizada para fins não previstos em lei, como na construção de um terminal de ônibus, de ciclovias e o pagamento de salários e demais encargos de funcionários da CET. De acordo com o Código de trânsito, a arrecadação com multas só pode ser aplicada em fiscalização e/ou educação para o trânsito. A prefeitura terá 15 dias para se defender, e afirma que irá contestar a acusação.
Gran Turismo Sport já tem data de lançamento
Os fãs da franquia Gran Turismo podem comemorar: a Sony e a Polyphony Digital anunciaram a data de lançamento do aguardado Gran Turismo Sport. Ele chegará às lojas no próximo dia 15 de novembro de 2016.
O novo game será disponibilizado somente para Playstation 4, e foi feito do zero para as competições online organizadas sob o chapéu da FIA. Sim: a FIA terá um campeonato oficial de gamers, com direito a participação na cerimônia anual de premiação da federação ao lado dos campeões do WRC, F1, WEC e afins.
Ainda não há muitos detalhes sobre o campeonato, mas a Polyphony diz que os jogadores poderão competir “em várias categorias, incluindo GT3, rali, protótipos e outras”. Além disso, a produtora promete gráficos melhores, carros de corrida exclusivos e novos circuitos. E mesmo sendo voltado para os fãs de automobilismo, o jogo terá uma série de modelos de rua, como o Mazda Miata e a LaFerrari.
Se você tem um Playstation 4, já pode reservar o jogo hoje, o que dá direito a um pacote com um Mustang de rali do Grupo B (obviamente fictício), um Toyota FT-1 Vision GT do Grupo 3 e o Peugeot 908 HDi FAP de Le Mans. Algumas lojas online também incluirão um bonus de $500.000 em créditos do jogo.
TVR revela detalhes técnicos do seu novo modelo
Enquanto o visual final do novo esportivo da TVR não é revelado, a Gordon Murray Design revelou um teaser em forma de cutaway do carro. E embora ele não revele nenhuma novidade do visual do carro, podemos ver várias características técnicas até então não reveladas.
O motor Cosworth ficará inteiramente atrás do eixo dianteiro, ou seja, terá layout central-dianteiro. A construção aparentemente combina um chassi tipo backbone e um monocoque de aço/alumínio e compósito de fibra de carbono, construído pelo processo iStream, desenvolvido por Murray (falamos dele aqui). A suspensão usará braços triangulares sobrepostos (double wishbone) nas quatro rodas, que também terão freios a disco perfurados e ventilados.
O novo TVR deverá pesar 1.150 kg, e será embalado por cerca de 400 cv produzidos pelo V8 Cosworth. Com isso, o tempo de aceleração de zero a 100 km/h deverá ficar abaixo dos quatro segundos. Ele também terá uma versão conversível, já confirmada pela marca. Quanto ao nome, falamos sobre isso há algumas semanas aqui mesmo no Zero a 300: provavelmente será Griffith, já usado pela marca nos anos 1960 e, mais recentemente, no início dos anos 1990.
Segundo os britânicos da Autocar, atualmente a marca já trabalha com dois protótipos, um deles exibido para potenciais compradores, e 400 pessoas já reservaram o modelo. O lançamento acontecerá no final de 2017.
Zagato apresentará seu novo Aston Martin Vanquish
A Aston Martin e a Zagato estão juntas novamente para apresentar mais um conceito estupidamente bonito no Concorso d’Eleganza Villa d’Este. Batizado Aston Martin Vanquish Zagato Concept, o modelo foi criado pelo próprio Andrea Zagato e preparado pela equipe de engenharia da Aston Martin.
O conceito tem uma carroceria totalmente modificada e modelada em fibra de carbono, o tradicional teto com bolha dupla da Zagato, retrovisores inspirados nos espelhos do One-77, traseira esculpida no formado do novo DB11 com spoiler retrátil e lanternas traseiras com lâminas de LED.
Por dentro o carro terá fibra de carbono, bronze anodizado e couro tingido e bancos combinando couro liso, perfurado e costura tipo matelassê com costuras em forma do Z da Zagato. O motor será o V12 aspirado de 5,9 litros da Aston, com potência aumentada de 576 para 600cv. A estreia acontecerá no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago Como, na Itália, neste sábado.
Google patenteia capô que “gruda” pedestre atropelado
Um dos maiores desafios de segurança veicular atualmente é proteger a vida dos pedestres em caso de atropelamentos. A Volvo, por exemplo, já inventou o airbag de capô e várias marcas adotaram mais material plástico para absorver os impactos com mais eficácia.
Mas o Google parece querer resolver este problema de forma inusitada: com um capô que gruda o pedestre no carro. A patente foi registrada nesta quinta-feira (19) e consiste em um capô com superfície aderente para manter os pedestres atropelados presos ao carro. Ele usa uma camada adesiva sob uma camada externa projetada para se quebrar com o impacto. Bizarro não?
A ideia é uma solução para a maior causa de lesões em atropelamentos: quando o pedestre cai no chão após ser atingido pelo carro. Para o Google, ao grudar o atropelado no capô a possibilidade de lesões severas reduz exponencialmente. Talvez o Google não tenha pensado nisso, mas esse sistema também deverá prevenir casos de atropelamento e fuga…
De qualquer forma, o fato de ter sido patentado não significa que será produzido de fato. Mesmo assim, é , sem dúvida, uma das soluções mais criativas — e até engraçadas — para uma das maiores causas de mortes no trânsito urbano.