no terceiro capitulo da minha saga com o kadett o inicio da historia pode ser lida no post 1 e no post 2 quero lhes contar como esse relacionamento homem maquina foi se estreitando cada vez mais melhorando drasticamente minha tocada com o carro e consequentemente meus tempos na pista mas como tudo na vida tem um preço a conta que eu tive que pagar no final nao foi tao agradavel assim vamos voltar um pouco no tempo exatamente em agosto de 2013 eu ainda estava em extase com a experiencia vivida no trackday em velo citta o autodromo que a mitsubishi construiu em mogi guaçu sp o carro estava otimo e a proxima corrida seria mais uma vez no autodromo de brasilia na semana anterior ao trackday realizei um sonho antigo comprei e instalei no kadett um par de bancos sparco sprint v semi novos do tipo usadinho em bom estado o carro estava montado com um banco concha generico no lugar do assento original do motorista mas ele nao oferecia uma estrutura adequada nos quesitos de segurança e ergonomia a diferença que senti para os sparco e que a estrutura deles e muito bem feita o meu banco anterior de fibra era meio molenga os sparco nao voce nao consegue mexer nem 1mm na estrutura sequer para rosquear um parafuso fora do esquadro e como nao se brinca com segurança ponto pra mim trackdays em brasilia apesar de morar em goiania literalmente a 500 metros do autodromo da cidade nao temos aqui a mesma abertura para eventos de trackday poucas foram as oportunidades que andei aqui entao meu reduto mais proximo para extravasar a velocidade e a capital federal como disse antes na nossa cronologia eu havia acabado de chegar de um trackday na pista da mitsubishi meus pneus toyo r888 tinham dado seus ultimos gritos no trackday em velo citta com o investimento feito nos bancos sparco para esse trackday em brasilia realizado em agosto de 2013 eu tive que optar por calçar as rodas com radiais meia vida e aquele velho ditado quem nao tem cao caça com gato mas o gato nao miou muito tempo pois os tais radiais meia vida acabaram com apenas 13 voltas fiquei com medo deles gastarem alem lona e estourarem mesmo assim a cronometragem registrou a melhor volta de 2 40 539 bem acima do que acho que poderia ser um tempo legal mas ja era bem melhor do que os 2 45 859 que vieram na estreia em 2012 nesse trackday eu pude explorar melhor o uso da 4ª e 5ª marchas depois de conversar com alguns amigos e rever os videos dos eventos anteriores resolvi testar entrar em algumas curvas uma marcha acima onde antes entrava com o carro mais engrenado numa marcha abaixo foi bom tambem para testar novamente os freios wilwood dei duas travadas sendo uma muito forte; o carro deve ter arrastado uns 20 metros e praticamente dechapou o pneu vou precisar desenvolver um feeling maior ou talvez usar uma valvula equalizadora para distribuir a força nas rodas traseiras depois de algum tempo sem nada de novo no carro os eventos diminuiram de quantidade e nossa historia chega ao ano de 2014 no dia 15 de fevereiro participei de outro trackday em brasilia num formato mais interessante pista aberta o dia todo cronometragem praticamente sem publico so amigos carros e a pista de novidade so acrescento que andei um pouco mais rapido do que nas oportunidades anteriores e notorio entre os pilotos que a pista de brasilia e bastante desafiadora e eu mesmo sinto medo em alguns pontos do traçado perguntem a quem ja andou la sobre um tal de mergulho da bruxa e tenso amigo fora isso preciso confessar que tenho muita do dos pneus pois o asfalto la e bem abrasivo entao acabo ficando contido para nao deixar os pneus sofrerem tanto desgaste para nao dizer prejuizo mesmo nao me atirem pedras; meu patrocinador e meu salario dessa vez a estrategia que adotei foi refinar a tocada freei mais tarde contornei melhor as curvas e usei mais a 4ª marcha ao inves da 3ª em algumas curvas o resultado foi que baixei de 2 40 539 para 2 36 800 praticamente 4 segundos isso sem mudar nada no setup so ajustando a conduçao hoje olhando o passado sou capaz de reconhecer que ainda estava acima do meu tempo ideal por diversas razoes medo traçado errado marcha errada freava cedo etc corrigindo o traçado marcha certa e freando dentro ainda viriam mais uns 3 segundos andando sem passageiro e com a pista vazia e deu certo confiram os tempos do dia fiz o video da melhor volta inserindo os dados do aplicativo racechrono no programa racerender 3 0 na sua versao demo a ideia era avaliar o software de ediçao que custa us 34 95 para ver conseguiria sincronizar os dados depois de apanhar um pouco acertei a mao e esta ai o resultado [youtube id= cg8lf3gmug8 width= 620 height= 350 ] o dia do acidente pois e o titulo ja diz tudo no dia 19 de julho de 2014 participei de mais um trackday no autodromo de brasilia df fiz uma sessao de voltas rapidas no inicio da tarde na casa dos 2 33 480 e achei que iria baixar mais o tempo no final do dia nao sei porque a cronometragem do evento nao tem o registro dessa volta mas foram duas na sequencia na mesma casa de segundos aqui o video da volta mais rapida com direito a comemoraçao pelo record pessoal [youtube id= jbtwxx5lzfm width= 620 height= 350 ] a esta altura ja eram quase 16 30 quando sai para o que seria a ultima participaçao antes de voltar para casa logo na volta de abertura ja marquei 2 35 520 o que de cara era mais rapido que meu tempo no trackday anterior 2 36 800 essa foi a volta que o transponder da cronometragem considerou como a minha melhor eu tinha aprendido o macete de acelerar um pouco mais cedo nas saidas de curva e estava em uma volta que certamente seria meu record para terem uma ideia no comparativo do racechrono ao abrir a segunda volta que seria a da batida eu ja estava 2 km/h mais rapido no mesmo setor na imagem abaixo vejam que o pico de velocidade na volta anterior foi de 174 6 km/h e eu comecei a frear depois disso na volta tragica eu passei a 176 3km e comecei a frear muito depois a seta que coloquei na imagem a seguir mostra o momento da freada anterior e no comparativo o momento da freada seguinte segundo o aplicativo foram 31 metros depois e foi justamente onde eu errei atrasei a freada meio que entrei em panico e nao consegui reduzir nesse instante eu ja estava com a roda esquerda na grama pe no freio tentando tirar o maximo possivel vejam a imagem do aplicativo mostrando o desvio da trajetoria no sentido da area de escape e aqui um printscreen do momento do impacto da para ver no velocimetro que o impacto foi a 82km/h no aplicativo diz que foi a 75km/h e aqui esta o registro em video do momento da batida [youtube id= xl3bgx5ugym width= 620 height= 350 ] embora nao tenha sofrido nenhum arranhao senti uma fisgada no pescoço no momento do acidente fui atendido pela equipe medica do evento e avaliado como um estiramento leve recebi medicaçao e so senti um pouco de torcicolo no dia seguinte olhando bem o estrago foi ate menor do que pode se pensar de mecanica so trincou a caixa do radiador mais nada de lata amassou o paralama direito capo parachoque e o farol/seta esquerdo de estrutura pelo que pude perceber afetou a mini frente a longarina esquerda e o suporte do cambio la no autodromo mesmo arranjei um radiador de kadett com um amigo de brasilia consegui eu mesmo trocar o radiador e ajeitar o parachoque embora com a lente quebrada o farol estava funcional por incrivel que pareça a batida nao prejudicou a geometria o que permitiu que eu pudesse voltar rodando para goiania no mesmo dia aqui algumas fotos que tirei ja no posto abastecendo para voltar para casa duvidas sobre o futuro do projeto o proximo passo sera deixar a poeira abaixar dar um tempo para a familia assimilar e depois partir para consertar o carro pensei bastante no ocorrido revi o video varias vezes e acho que parte do problema poderia ter sido evitado com distribuiçao melhor dos freios e outra parte se eu tivesse mantido a calma e prosseguido com a trajetoria da curva alguns amigos tem me sugerido varias coisas dentre elas instalar uma rollcage acho que nao vou fazer por enquanto pois envolve a logistica de ter uma carretinha e outro carro maior caminhonete para puxar a principio vou apenas consertar o carro revisar os freios e seguir participando dos eventos eu ja tenho guardadas varias peças para upgrade de motor e estou começando a preparar algumas alteraçoes no visual do carro ate la vou amadurecer a ideia da gaiola e de outros itens de segurança usados nas pistas como hans macacao um capacete melhor etc mas isso e assunto para o proximo post por ora um abraço ate la e nao esqueça de deixar seu comentario abaixo por weiler junior project cars #16
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