when the music is over turn off the lights ja dizia a cançao do the doors com esse preludio meus caros amigos quero dizer que chegou a hora de apagar as luzes do project cars #16 quem leu o ultimo post deve lembrar que apos a reforma do carro encontrei alguns pontos que mereciam atençao profissional para ficarem 100% confiaveis por isso decidi levar o carro ate sao paulo na home garage oficina do meu amigo daniel soares para essa tal revisao como sempre fiz nos trackdays que participei em sp sai de goiania bem cedo por volta das 05 00 da manha com destino a capital paulista o trajeto que ja e bem conhecido meu foi percorrido de forma bem tranquila o carro se comportou como esperado sem ocorrencias inusitadas alias a unica surpresa positiva foi a autonomia o kadett fez uma media rodoviaria entre 7 5 e 8km/l no alcool esta otimo para um carro com motor 2 4 cambio curto 4 borboletas sugando muito ar para dentro de um cabeçote preparado para pista revisao e upgrades de ultima hora ao chegar em sp repassei para o daniel a lista com um monte de afazeres desde as coisas mais basicas como troca de oleo e retirada de alguns vazamentos passando por uma bela revisao nos freios aproveitei para colocar discos e pastilhas novas da powerbrakes [gallery link= file ids= 159725 159726 159727 ] uma das coisas que estavam me intrigando era um desnivel na suspensao dianteira que deixava a frente do carro levemente mais caida para o lado direito por causa disso levamos o kadett para a altec empresa especializada em alinhamento tecnico que constatou essa diferença e prontamente corrigiu o problema tambem foram instalados novos amortecedores dianteiros bilstein modelo motorsport #34 001462 para fazerem par com o conjunto traseiro tambem da mesma marca os anteriores da fenix ja estavam cansados mas aguentam uma revisao e serao anunciados em breve para quem tiver interesse pedi ao daniel que aplicar termotape termotec na parte inferior do coletor de escape justamente onde ele passa debaixo do carter para evitar a transferencia excessiva de calor e tambem dar uma estetica melhor para fechar o pacote acabei sendo convencido a instalar direçao hidraulica no carro eu havia mencionado no post anterior que montei o steering quickener ou redutor do raio de direçao porem a alteraçao de escopo do projeto de pista para rua tornou sem sentido esse upgrade explico o steering quickener reduz significativamente o raio da direçao do carro diminuindo o numero de voltas de batente a batente ao esterçar o volante em outras palavras a direçao fica mais direta e precisa para quem quer conduzir mais esportivamente num carro de corrida kart monopostos etc a percepçao do ataque da direçao e bem clara pois o menor esterço no volante produz uma reaçao mais rapida na direçao das rodas e consequentemente do carro instalei esse dispositivo pensando no fato de a caixa de direçao mecanica do kadett ter 4 5 voltas o que foi reduzido a metade por esse sistema deixando o carro muito mais responsivo o efeito colateral esperado e obviamente o maior esforço para esterçar como agora o carro sera utilizado 100% na rua essa alteraçao perdeu sentido pois o transito anda e para balizas e estacionamentos pedem outra soluçao ou seja conforto e leveza por isso fui convencido a retirar o redutor e render me a direçao eletro hidraulica composta de uma caixa original hidraulica de kadett acionada por uma bomba eletrica de mercedes classe a [gallery columns= 4 link= file ids= 159729 159730 159731 159732 ] como podem ver nas fotos a adaptaçao ficou bem limpa e agora estou feliz da vida e o que vai fazer do steering quickener em breve estara nos classificados mais proximo de voce acerto final e mediçao no dinamometro nao sei se todos se lembram dos relatos anteriores mas meu entusiasmo automotivo vai alem de montar e desmontar a maior parte do carro desde o principio sempre me interessei pelo acerto do motor ainda na epoca do meu ex marea turbo quando acompanhava bem de perto as sessoes de remapeamento entre a gravaçao de um chip e outro sempre questionei como funcionavam os parametros tipos de mapa alvos de mistura por carga ou por rotaçao etc so que na epoca eu nao tinha o conhecimento e nem as ferramentas com o projeto do kadett pensei em usar a megasquirt justamente pelo vies do faça voce mesmo e pela sua curva de aprendizado que seria longa o suficiente para um advogado metido a mecanico conseguir fazer o carro andar e eu consegui meritos divididos inicialmente com o pessoal da msracing de piracicaba sp de quem eu comprei a injeçao ja montada e pre configurada faltando apenas a montagem do chicote e o acerto na primeira montagem o conjunto mecanico rendeu 184whp e 22kgfm de torque nas rodas so que dessa vez o tapa final ficou por conta de outro gmzeiro raiz o rafael dellilo conhecido na comunidade por sua vasta experiencia com a megasquirt deixei a cargo dele o acerto fino [gallery columns= 4 link= file ids= 159733 159734 159735 159736 ] de posse do novo setup depois da dellilada refizemos os mapas e as mediçoes no dinamometro nos surpreenderam [youtube id= sldy5owudja width= 620 height= 350 ] [youtube id= xzo1iunjpjo width= 620 height= 350 ] agora sao 173 whp e os mesmos 22kgfm de torque nas rodas isso mesmo estranhamente os numeros diminuiram o que me intriga e que o carro agora esta com o motor com 100% de compressao em todos os cilindros com mais taxa dotado de um cabeçote muito melhor usando um comando gringo de qualidade com acerto fino e tudo mais isso se comprova no dinobundometro porque agora o carro e muito mas muito mais forte que antes so o fato de ter um setup superior ja induziria a numeros maiores mas nao foi isso que ocorreu a unica resposta para esse dilema e a diferença entre os dinamometros e seus parametros de calibragem e so no final das contas o que me interessa e que o carro agora esta mais confiavel com os parametros de partida e de aceleraçao rapida mais refinados tendo melhorado a autonomia na cidade e na estrada sem perder a pegada de trackcar a sessao de fotos finalmente chegamos a minha parte favorita as fotos e que fotos como o carro tinha acabado de sair de revisao nada mais justo do que deixar tudo registrado num book automotivo foi quando tive a ideia de convidar o amigo rafael micheski para conferir de perto o project car #16 e fazer alguns clicks para fechar com chave de ouro esse post de encerramento entao sem mais delongas segue abaixo o resultado do ensaio fotografico [gallery columns= 4 link= file ids= 159737 159751 159750 159749 159748 159747 159746 159745 159744 159743 159742 159741 159740 159739 159738 159753 159755 159756 159757 159758 ] a nova ficha tecnica quem olha esse carro por fora nao tem ideia do tanto de trabalho e investimento que ele recebeu principalmente em peças de performance muitas importadas e de alto custo por isso fiz questao de redigir essa nova ficha tecnica para deixar tudo bem registrado motor posiçao e cilindros transversal 4 em linha diametro e curso 88 x 100 mm pistoes iapel forjados e bielas forjadas ancona com parafusos arp cilindrada ampliada para 2 435 cm3 virabrequim original do vectra 2 4 aliviado e balanceado parafusos de mancal arp taxa de compressao 13 5 1 cabeçote original do chevrolet astra com 8 valvulas tuchos hidraulicos balanceiros tradicionais retrabalhado pela hot flow guias de bronze sedes em cobre berilo molas duplas iskenderian valvulas de escape em inox fluxo medio de 110cfm @ 10 hg comando kent cams modelo ast16 duraçao de 312° admissao/escape 104° de overlap levante de 11 80mm coletor de admissao em aluminio com borboletas individuais de 48mm da prt performance coletor de escape dimensionado tipo 4x2x1 em inox fabricado pela conforma argentina potencia maxima 173 whp a 6 000 rpm torque maximo 22kgmf a 4 750rpm alimentaçao combustivel etanol comum injeçao megasquirt ms2racing multiponto sequencial com sensor de fase no comando bicos injetores siemens deka 80lb/h bomba de combustivel original delphi e outra bomba externa dpl ligada a um catch tank em inox igniçao bobina dupla original do chevrolet astra cabos de vela ngk supressivos vela de igniçao ngk bpr9eix iridium refrigeraçao radiador de agua original valeo fluido de refrigeraçao motul factory line acrescido de aditivo motul mocool® ventoinha original do kadett gl de unico estagio lubrificaçao radiador de oleo spa com capacidade de 550ml lubrificante motul 4100 semi sintetico viscosidade 15w50 cambio modelo f16cr close ratio 5 marchas traçao dianteira relaçoes 1ª 3 55; 2ª 2 16; 3ª 1 48; 4ª 1 12; 5ª 0 89 diferencial quaife engineering modelo qdf2b de deslizamento limitado coroa com relaçao 3 94 1 oleo ipiranga isafluido 556 acionamento alavanca e cabos do chevrolet prisma embreagem displatec em lona hd heavy duty volante do motor original do chevrolet monza modelo carburado pesando 6 5kg fixado com parafusos arp freios dianteiros a disco ventilado diametro de 284mm pinça wilwood modelo dynalite de 4 pistoes pastilhas powerbrakes traseiros a disco solido diametro 260mm pinças do vectra a pastilhas powerbrakes linhas de freio em malha de teflon fluido de freio motul dot 5 1 direçao com assistencia eletro hidraulica caixa de direçao original gm acionada pela bomba da mercedes classe a suspensao dianteira tipo mcpherson traseira eixo de torçao com barra estabilizadora de maior diametro amortecedores dianteiros e traseiros bilstein motorsport rodas rodas scorro s242 fundo fosco e raios diamantados aro 15 offset 40 furaçao 4x100 pneus radiais bridgestone potenza g3 medida 195/55 r15 indice 85v carroceria comprimento 3 998m entreeixos 2 52m peso 1 075kg cor azul pacific nissan parachoques originais do kadett gsi farois cibie lente de vidro setas hella made in germany spoilers e faixas laterais originais do kadett gsi farol de milha orgus lente de vidro luz de nebina original do kadett gsi interior acessorios vidros e travas eletricas painel digital original do kadett gsi bancos sparco sprint v volante momo champion despedida e agradecimento como eu disse na abertura do post chegou a hora de apagar as luzes e sinto dizer isso mas o carro tambem sera anunciado para venda muito em breve a sensaçao de projeto concluido ao longo desses 5 anos me consola ao mesmo tempo em que desperta a vontade de começar de novo mas com outro carro meu sonho como o de todo entusiasta automotivo e ter um esportivo de verdade com pedigree e o meu foco agora sera em realizar esse objetivo com essas palavras finais quero agradecer a oportunidade de compartilhar isso com todos voces e tambem de uma maneira geral a otima receptividade que sempre encontrei aqui um abraço por weiler junior project cars #16 uma mensagem do flatout weiler seu projeto de cinco anos foi sem duvida um dos mais realistas e interessantes que ja tivemos por aqui ele mostra como tudo se adapta ao momento e como o verdadeiro sentido do project car esta muito mais na construçao do que no resultado final mais uma vez parabens pelo carro
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