quando os anos 1990 começaram parecia que nosso futuro seria melhor a importaçoes abriram o mercado de automoveis crescia os fabricantes investiam pesadamente no brasil os anos de deserto escasso de novidades e possibilidades de crescimento estavam definitivamente para tras as empresas aqui instaladas ainda protegidas por imposto e cambio começavam a investir para trazer nosso nivel de tecnologia para o mesmo do exterior era basicamente um problema de eletronica tambem estavamos isolados do resto do mundo na industria eletronica era um dos itens onde estavamos defasados na europa e nos eua quando começaram os anos 1980 a injeçao eletronica ja andava a passos largos para substituir o carburador de forma completa aqui nao existia chance disso sem abertura de importaçoes a partir de 1988/1989 começaram a aparecer movimentos de abertura de nosso mercado e com eles os primeiros carros com injeçao de combustivel o inicio da verdadeira revoluçao que aconteceria logo em seguida com a abertura de importaçoes era tambem nao sabiamos entao o inicio de uma mudança radical em nosso mercado continuariamos com ele distorcido por impostos protecionistas necessarios para nao acabar com ela mas sem um plano de verdade dos objetivos que queriamos alcançar o que começou a acontecer lentamente foi o fim de uma parte de nossa industria a que vendia qualquer coisa cara ou de prestigio a industria nacional chamada de fora de serie para diferencia la das multinacionais mas que contava com gente de volume razoavel como puma e gurgel acabou logo carros caros nacionais foram ficando cada vez mais raros substituidos por importados sobraram apenas carros baratos que hoje em dia so sao baratos relativamente; menos caros que os importados mas isso e hoje e falamos hoje do tempo em que ainda nos imaginavamos com algum futuro uma epoca em que as quatro grandes empresas instaladas aqui fizeram carros esportivos que marcaram epoca e foram como um ultimo suspiro da especie quando o ano 2000 chegou estavam extintos como categoria o gol gti o gol nasceu brasileiro filho de alemaes mas distintamente nacional a volkswagen do brasil como todo mundo entao via a importancia de se manter carros realmente baratos em produçao para colocar o maior numero de gente em transporte individual e pessoal a melhor forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas ja inventada por isso tinha duvidas de como substituir o fusca na europa desenvolvida e cheia de grana era facil golf no brasil a vw fez algo diferente baseando se no passat um audi 80 fastback que ja era produzido e ferramentado aqui criou um carrinho menor mais barato e simples e que usava o venerando motor contraposto refrigerado a ar de 1300 cm³ do fusca foi um retumbante fracasso logo em seguida aumentou a cilindrada para 1600 cm³ o que junto com dupla carburaçao melhorou as coisas; mas ainda longe do sucesso pretendido foi so em 1984 quando colocou o 4 em linha do passat no carro que o gol se tornou o sucesso de vendas que conhecemos mas o primeiro gol refrigerado a agua criado para marcar a mudança e acabar de vez com a fama de lerdo foi uma versao esportiva que beirava o inacreditavel entao o gt 1 8 com bancos recaro e pneus 185/60 em rodas de aluminio aro 14 e 99 cv declarados o gol gt 1 8 era o novo queridinho dos entusiastas brasileiros ao mesmo tempo recebiamos tambem o ford escort xr3 mas este com seu 1 6 litro de corcel requentado era legal e tal mas nao era o mais novo campeao de velocidade e estabilidade o gt 1 8 mudou tudo por aqui e em 1988/1989 iria mais adiante o gt agora chamado gts receberia um motor de dois litros e a inedita injeçao de combustivel bosch multiponto para fazer o lendario gti de novo a vw se colocava no apice do desejo de quem queria alta performance no brasil o xr3 na ford as coisas nao andavam tao bem assim mesmo o moderno escort nao conseguia se manter vendendo como o esperado a maioria dos brasileiros nos anos 1980 queria carros mais potentes o motor 1 6 litro cht da empresa embora competitivo na sua cilindrada nao era pareo no mercado para os 1 8 e 2 0 da vw e chevrolet o que com um mercado fechado e de volume baixo acaba incentivando a apariçao de uma joint venture a autolatina era a uniao da vw e da ford um casamento de duas pessoas que se odiavam toda sorte de absurdos aconteceram na epoca ate que as empresas finalmente se separassem em 1995 mas em 1989 o xr3 finalmente passava a entrar na briga dos esportivos com o cambio do golf alemao e o motor 1 8 com comando 49g do gol gts mas nao o dois litros injetado do gti notem finalmente tinha um desempenho a altura de seus rivais somente em 1992 como ano modelo 1993 porem e que o xr3 chegaria ao seu apice por aqui com a nova geraçao do escort daquele ano aparecia tambem um novo xr3 agora com o mesmo dois litros injetado da vw que equipava o gti o kadett gsi o kadett e o mais moderno dos carros desta turma chegou aqui em 1989 baseado num carro alemao de 1985 era aerodinamico com mecanica moderna para a epoca altos niveis de conforto e baixo ruido e vibraçao com motor 1 8 se tornou temporariamente o queridinho da classe media brasileira mas nao era exatamente esportivo em seu comportamento geral esta funçao ficava quase que exclusivamente para a versao mais cara o gs este com motores de dois litros ficou conhecido por duas coisas andar muito bem realmente e beber combustivel feito um maverick de seis cilindros desregulado em 1991 como ano modelo 1992 aparecia o gsi o kadett agora teria injeçao para atender os niveis de emissao do proconve e no caso do gsi melhorar um pouco o consumo o carro ficou muito melhor injetado claro mas alguns fas do modelo ainda preferem a natureza descompromissada e mais nervosa do gs anterior e quem vence esta e uma pergunta dificil de responder ainda mais para quem nao viveu aquela epoca e mesmo para quem estava la e dificil responder como sempre depende muito de seu gosto pessoal e o que quer num carro mas como esportivos e julgando os como esportivos fica mais facil os tres eram tambem usados como carros pequenos de luxo nao ha duvida; eram os topo de linha e os mais equipados mas ser esportivo era sua missao e e por ela que se deve avalia los primeiro o desempenho o gsi tinha 121 cv de potencia e 17 6 mkgf de toque em um carro que pesava 1100 kg; sao 9 1 kg/cv chegava a 180 km/h e fazia o 0 100 km/h em 10 segundos o gti era mais leve aos 1025 kg mas a potencia tambem era menor aos 112 cv 9 1 kg/cv tambem a aerodinamica pessima do gol quadrado fazia qualquer coisa acima de 170 km/h bem dificil; fazia o 0 100 km/h em 9 segundos o xr3 2 0 injetado com o mesmo motor do gol mas declarados 116 cv e 1120 kg ficava para tras um pouco 9 6 kg/cv e aceleraçao de 0 100 km/h em 11 segundos mas chegava a 186 km/h o que era impressionante dirigindo porem muitas diferenças o carro mais adulto e completo era sem duvida o escort grande espaçoso confortavel e silencioso o kadett gsi tentava ser o mesmo mas ficava aquem dele o realmente esportivo com comportamento entusiasmante era o gol mais fragil barulhento e menos sofisticado que o gsi e o xr3 sim se voce acha que o gol e uma latinha de sardinha crescida e de qualidade semelhante a escolha para voce e facil o xr3 o gol e em seu cerne um carro barato e simples para o mercado brasileiro levado a um nivel acima por equipamentos e acertos apenas; a quaidade geral e sofisticaçao e claramente um degrau abaixo dos outros dois em desempenho eram no fim parecidos mas so no papel o gol parecia sempre mais rapido em todas as situaçoes sim tinha barulho aerodinamico em altas velocidades e sua carroceria era como um freio depois dos 170 km/h mas o motor tinha mais saude e vigor sempre o cambio era de engates mais curtos e rapidos e a resposta ao acelerador era fenomenal subjetivamente o gol gti era mais bravo paradoxalmente a sua qualidade inferior de projeto no todo o gol gti era mais preciso em todos os seus comandos do cambio a direçao do acelerador aos freios e controles de peso e precisao corretos fazem sempre um grande carro tambem a posiçao de dirigir e ligeiramente mais esportiva com as pernas mais esticadas que os outros dois estabilidade tambem era outro ponto para o gti embora os tres tivessem limites parecidos e um comportamento benigno no limite o gti estava mais a vontade se dirigido a moda o gti foi sem duvida nenhuma tambem o carro de maior sucesso do gt 1 8 de 1984 ate os ultimos gti desta geraçao todos eles nao falhavam em dar uma deliciosa experiencia ao volante e uma aparencia de sucesso e velocidade sempre foi o de melhores vendas nao e para menos uma experiencia ao volante coesa sem motor mais forte que o chassi mas ainda assim excitante e divertida um carro para sensaçoes e nao numeros que ainda empolga qualquer um na estrada certa mesmo hoje 30 anos depois minha opiniao nao e de forma alguma definitiva claro como ja disse cada um espera uma coisa de seu carro e deve escolher de acordo mas se voce como eu coloca sensaçoes em cima de desempenho e entende esportivo como algo para prazer ao volante acima de tudo so ha um vencedor aqui o imortal gol gti
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