como motociclista inexperiente com pouco mais de um ano sobre duas rodas tenho feito uma pesquisa intensiva sobre varias motos varias fabricantes e varios estilos descobrindo um novo e cada vez mais ardente interesse sobre as motocicletas procurando inspiraçao para possiveis projetos e colocando cada vez mais motos na minha bucket list de modelos que quero testar um dia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] olho com carinho para as motos trail classicas para as big trail modernas e para as classicas cafe racers e scramblers que andam tao na moda ultimamente as cruisers tambem sao interessantes e ate as esportivas carenadas com motor maior embora estas ultimas ainda me intimidem um pouco nessa pesquisa me dei conta de algo bem bacana em 2021 o classico top gun ou no titulo em portugues repetido de tempos em tempos pelo locutor da sessao da tarde top gun ases indomaveis completa 35 anos e com isto tambem completam se 35 anos da estreia da kawasaki gpz900r no cinema https //www youtube com/watch v=036gi2mlusi uma das fundaçoes da carreira de tom cruise em filmes de açao top gun e um daqueles filmes que ja foram a definiçao de cool e descolado mas hoje assistimos simplesmente para satisfazer rompantes de nostalgia oitentista este fenomeno tao na moda hoje em dia a fotografia levemente amarelada a trilha sonora que ia de europe a berlin a personalidade arrogante e despreocupada de maverick tudo perfeitamente encaixado na classica cena em que ele chega com sua kawasaki gpz900r para encontrar sua instrutora de voo charlie blackwood que tambem se tornaria alvo de seus galanteios a cena apesar de inofensiva e romantica com take my breath away como plano de fundo fez muito pela moto que havia acabado de ser lançada e estava prestes a fazer historia como a primeira kawasaki ninja ela quase chamava mais a atençao do que o caça f 14 a ponto de tornar se o novo sonho de consumo de uma legiao de jovens assim que deixaram a sala do cinema em 1986 os fas da moto ate hoje acreditam que ela e a verdadeira protagonista de top gun a kawasaki gpz900r foi lançada em 1984 primeiro com z minusculo o que mudou depois e chegou com uma tarefa extremamente importante ser a primeira moto produzida em serie com motor de quatro cilindros 16 valvulas comando duplo no cabeçote e arrefecimento liquido uma combinaçao que a colocaria imediatamente a frente de qualquer rival o motor de 908 cm³ desenvolvia 115 cv a 9 500 rpm e 8 6 kgfm de torque a 8 500 rpm era moderado por um cambio de seis marchas e permitia que a gpz900r passasse dos 240 km/h tranquilamente eram numeros surreais para aquela epoca a moto era construida sobre um quadro de aço do tipo berço duplo usando o motor como componente estrutural o tinha suspensao dianteira a ar com 140 mm de curso e 115 mm na traseira que era do tipo monochoque ou uni trak segundo a nomenclatura da kawasaki o freio dianteiro era por disco duplo 280 mm enquanto atras havia um disco de 270 mm ambos com pinças de um pistao mais do que uma bela ficha tecnica porem a gpz900r era uma moto absurdamente competente na sua proposta de ser uma maquina de alto desempenho feita para superar todas as outras ela era espetacular mas tambem era uma moto docil quando em ambiente urbano com um rodar confortavel posiçao de conduçao mais ereta e ciclistica bem resolvida e tambem era robusta conseguia suportar sem problemas longas sessoes de pilotagem mais animada sem superaquecer e estragar a diversao e importante mencionar isto porque a gpz900r foi criada justamente para entregar desempenho e suportar abuso sem abrir o bico ela foi o fruto dos esforços da kawasaki para criar um motor altamente potente que pudesse funcionar por longos periodos sem esquentar demais o que era uma tarefa dificilima com o arrefecimento a ar no inicio do desenvolvimento da gpz900r que foi feito em segredo e levou seis anos inumeros prototipos com motor a ar o arrefecimento nao era eficaz o bastante para lidar com um ritmo de funcionamento tao intenso como resultado os componentes internos do motor dilatavam com o calor e simplesmente quebravam forçando a kawasaki a incorporar um radiador ao projeto foi a soluçao ideal e um tipico caso de overengineering o motor era tao bem amarrado que a gpz900r tinha ate vocaçao para pegar a estrada era elastico o bastante para funcionar bem em rotaçoes mais baixas em velocidade de cruzeiro e acendia rapidamente quando necessario e ainda havia um contrapeso estrategicamente colocado para reduzir a vibraçao do motor em rotaçoes mais altas que funcionava muito bem a natureza versatil da gpz900r que apesar de ser uma superbike tambem fazia as vezes de sport tourer explica se facilmente a principio a kawasaki havia pensado em uma moto mais estradeira menos esportiva para suceder a iconica z1 mas o desempenho acabou subindo a cabeça de certa forma ainda bem https //www youtube com/watch v=t5ynt14 adc a gpz900r sem dificuldade tornou se o centro das atençoes encarava sem dificuldade a vfr1000r da honda quando o assunto eram longos percursos em alta velocidade e com 100 cc a menos nao foi por acaso que a kawasaki manteve a gpz900r praticamente igual ao longo de quase vinte anos ela foi vendida nos estados unidos ate 1986 na europa ate 1993 e no japao ate 2003 e nao e tao facil diferenciar um exemplar de 1984 e outro de 2003 se voce nao souber para onde olhar apesar da vida mais curta nos estados unidos onde na epoca as motos cruiser locais ainda reinavam soberanas foi la que a gpz900r estabeleceu outro marco importantissimo seu nome por la ela se chamava kawasaki ninja zx900a ou simplesmente ninja 900 a ideia partiu de mike vaughan entao diretor da kawasaki usa ele ja havia morado no japao e de acordo com a marca inspirou se nos antigos ninja 忍者 tambem conhecidos como shinobi 忍び mercenarios do japao feudal que agiam como espioes assassinos sabotadores ou guerrilheiros e se tornaram um icone cultural japones como simbolos de força valentia e eficiencia assim ninja e um nome mais do que apropriado para uma moto japonesa com o cacife da gpz900r a kawasaki logo transformou a linha ninja em sua familia mais numerosa ja em 1986 foi lançada a gpz500s uma ninja menor mais barata e mais agil e foi so o começo depois dela a familia ninja ja teve dezenas de representantes incluindo uma popular e acessivel versao de 250cc que fez bastante sucesso no brasil e ficou conhecida como ninjinha sem duvida claro os ases indomaveis tambem tiveram uma maozinha nisso https //www youtube com/watch v=wtj jjdkykm nao e a toa que em top gun maverick a sequencia prevista para estrear em novembro de 2021 tom cruise tera uma kawasaki ninja novamente mas uma ninja h2 com motor supercharged de 310 cv
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.