se voce e leitor assiduo deste espaço sabe que somos suckers do processo criativo humano principalmente a inspiraçao que de alguma forma aparece para as pessoas que estao prontas para ela de forma repentina e se tornam criaçoes unicas e famosas [caption id= attachment_364536 align= aligncenter width= 999 ] jim henson e sua maior criaçao[/caption] nao e a toa que muitas religioes o colocam esta inspiraçao como algo divino; o nome mesmo vem da palavra do latim para sopro; como se deus ou anjos e ate demonios soprassem no ouvido dos fieis o que precisavam saber para ir adiante em sua profissao este vies religioso faz dos autores da obra meras antenas que captam algo que sempre existiu mas nunca foi tornado real antes dele instrumentos de uma coisa maior quem nao quer ser isso sim inspiraçao pode ser vista tambem como resultado de transpiraçao a pessoa cria coisas diariamente por muito tempo incansavelmente ate chegar por acaso em algo grande e a versao mais pragmatica e francamente mais chata de algo que parece vamos falar serio divina [caption id= attachment_364558 align= aligncenter width= 736 ] o anjo soprando inspiraçao divino[/caption] numa tarde com o sol se pondo numa casa isolada nas bahamas em 1975 peter frampton num so dia sozinho ao violao nem ele sabe como fez um download sideral inexplicavel de duas musicas baby i love your way e show me the way os dois maiores sucessos de sua carreira e a espinha dorsal do sucesso monumental de frampton comes alive seu disco ao vivo de 1976 que ainda e um dos discos ao vivo mais vendidos da historia encafifado em como fazer um carro ainda menor e mais barato que o seu sensacional morris minor alec issigonis conversa durante um almoço com seu amigo o desenhista jack daniels nenhuma relaçao com o uisque e no fim dele como se tivesse visto o resultado em sua cabeça começa a desenhar na parte de tras de um guardanapo e entrega o resultado para daniels naquelas linhas e possivel ver claramente o mini original de 1959 e tambem alguns detalhes de sua construçao como os requisitos de tamanho maximo genial [caption id= attachment_364535 align= aligncenter width= 999 ] um desenho num guardanapo mini[/caption] gordon murray ainda um moleque na escola na africa do sul vivia rabiscando carros nos cadernos da escola de todos os tipos e formas e tamanhos tanto fez que chegou a um conceito so seu motorista com os pes retos no meio do carro e entre as rodas dianteiras permitindo que mais dois passageiros ficassem um pouco atras na largura de um carro normal como a largura de um carro e definida pelo espaço entre os ombros dos passageiros era uma soluçao criativa e original; demorou 30 anos e uma mudança de continente para que ele pudesse realiza la em fibra de carbono com o mclaren f1 mas ele conseguiu podiamos ficar o dia todo aqui lembrando de exemplos parecidos em todo campo da historia humana e quanto mais olhamos nao conseguimos descobrir seus mecanismos murray e frampton eram jovens issigonis um engenheiro veterano por exemplo e inexplicavelmente aleatorio ainda assim mais um exemplo e necessario para podermos começar de verdade o assunto de hoje e parar com essas divagadas inconvenientes que nao consigo parar de fazer e a historia de um funcionario da wrc tv de washington dc que em 1955 precisava de mais uma marionete dentre varios que criara para um programa sabia a personalidade e o que faria o personagem faltava dar forma a ele pegou um casaco verde de feltro velho e rasgado de sua mae e mais alguns retalhos de tecido e começou a cortar e costurar para os olhos da criatura que ate ali nao tinha definiçao de especie alem de uma aparencia vagamente reptilica cortou uma bola de pingue pongue no meio e as colou no boneco pintou um traço e uma bola pretas nas metades das bolas como pupilas e pronto jim henson o seu criador chamou este boneco de kermit sim depois seria alterado e transformado em kermit the frog que conhecemos aqui como caco o sapo o mais famoso e emblematico dos muppets uma palavra que juntava marionette marionete e puppet fantoche numa coisa so e que conhecemos tao bem hoje quem podia imaginar aonde iria algo tao simples [caption id= attachment_364582 align= aligncenter width= 999 ] com sam sua primeira marionete de sucesso em seu thurnderbird[/caption] jim henson esta maravilhosamente criativa e inspirada criatura que nos deu essas coisas idiotas mas ao mesmo tempo sensacionais e hilarias que sao os muppets era tambem um entusiasta de automoveis sempre teve carros interessantes e famosamente chegou na sua formatura da faculdade em um rolls royce silver cloud inexplicavelmente teve um thunderbird novo em 1957 com o sucesso de seu primeiro programa sam and friends [caption id= attachment_364581 align= aligncenter width= 999 ] jim henson e seu porsche 1961[/caption] tambem era porschista muito antes disso ser chique um cara adepto em trabalhar com as maos consertava seus carros ele mesmo e durante o inicio de sua carreira andava de ca para la em um 356 speedster mantido com muito trabalho e criatividade mecanica mas quase nada de grana mas hoje vamos aqui contar a historia de seu carro mais famoso; um carro que foi dele desde novo e comprado justamente quando o the muppet show explodiu mundialmente e henson agora famoso virou ele mesmo um personagem o carro verde e com os olhos de kermit parte deste personagem mas antes vale passar rapidamente no que era o carro em geral antes de falarmos deste carro em particular o lotus eclat [caption id= attachment_364551 align= aligncenter width= 999 ] lotus eclat[/caption] parece outra obra divina a interseçao que representa este carro afinal de contas nao ha como nao ver os paralelos entre henson e chapman ambos eram outsiders na sua profissao escolhida ambos criaram grandes sucessos e mudaram definitivamente sua area de atuaçao ambos eram criativos e assertivos sabiam que o que pretendiam era o certo mesmo debaixo de criticas ambos eram pessoas amadas por seus funcionarios e amigos verdadeiros incentivadores de talento de uma forma rarissima mas tambem extremamente ambiciosos e driven ambos verdadeiros workaholics incansaveis que pareciam ter toda a energia do mundo para isso e parecendo nunca parar ou dormir por nada ambos brilharam forte mas por pouco tempo; ambos morreram cedo antes de completar 60 anos engraçado tambem o lotus aparecer na vida de henson justamente no seu ponto de maior sucesso e fama da vida; o elite eclat e esprit do meio dos anos 1970 significavam o mesmo para chapman o elite tipo 75 o segundo carro com este nome da lotus era uma tentativa de chapman de subir na escala de status de fugir da fama de kit car de suas criaçoes afinal de contas se vencia de ferrari nas pistas regularmente seus carros de rua deviam ser olhados pelo mesmo prisma das ferrari pensava [caption id= attachment_364545 align= aligncenter width= 999 ] elite tipo 75[/caption] o elite era sofisticado; tinha opçao de cambio automatico vinha com ar condicionado vidros eletricos direçao hidraulica opcional e acabamento de primeira mas mais importante debaixo do capo estava um motor lotus nao ford nao renault nao coventry climax um lotus de verdade e sofisticadissimo subir de patamar era o objetivo afinal era nao so todo em aluminio mas tambem dohc e novidade entao sempre 4 valvulas por cilindro era inclinado para o lado para ficar baixo e era apenas um quatro em linha sim; mas planejava se dobrar seu tamanho fazendo um v8 o eclat que seria o carro de henson era a segunda versao deste elite um fastback para conter as criticas do desenho esquisito peruinha do elite ambos inicialmente usavam o mesmo motor chamado tipo 907 tinha 95 3 x 69 2 mm para um total de 1 973 cm³ taxa de 9 5 1 dois carburadores duplos horizontais dell’orto dhla 45e 160 cv a 6500 rpm e 19 mkgf a 4000 rpm o v8 planejado a partir dele nunca aconteceria; a crise do petroleo dos anos 1970/1980 acaba por provocar o aparecimento de versoes turbo em seu lugar leve aos 1150 kg o que dava desempenho sensacional nas ruas 8 segundos no 0 100 km/h e mais de 210 km/h de final tinha tambem suspensoes independentes nas quatro rodas claro comportamento em curvas e na direçao esportiva o mais importante sempre num lotus https //flatout com br/elite eclat e excel os ultimos lotus de colin chapman/ o eclat foi lançado em 1976; o de henson de 1978 era entao um serie 1 com o 2 0 depois receberia melhorias diversas no serie 2 de 1980; em 1982 outra rodada de melhorias no eclat exel que viraria so lotus excel em 1984 e duraria assim ate 1992 kermit the car nos anos 1970 henson ja tinha tido grande sucesso com a vila sesamo uma revoluçao em educaçao televisiva em uso de fantoches em televisao e imenso sucesso de publico mundialmente ate aqui no brasil mas hanson nao achava que seus fantoches e marionetes diferentes eram para crianças so aceitou fazer o vila sesamo por ter sido prometido total liberdade criativa; raro entao como agora [caption id= attachment_364532 align= aligncenter width= 753 ] big bird garibaldo na vila sesamo[/caption] seu sucesso validou suas ambiçoes queria fazer um show de variedade com os muppets mas nenhuma emissora americana incrivelmente comprou a ideia os dois episodios piloto do the muppet show o tao esperado programa de variedades de henson nao decolaram com os executivos americanos o primeiro em 1974 e outro em 75 entra em cena o honoravel lord lew grade nascido lev winogradsky era filho de uma familia judia ucraniana que fugiu do comunismo para se estabelecer no east end de londres um dançarino profissional habilidoso ele aproveitou seu conhecimento do show business para gerenciar talentos tornando se famoso quando a popularidade da televisao explodiu um show seu com marionetes chamado the thunderbirds fez incrivel sucesso e o deixou pronto para mais inovaçoes nesta area [caption id= attachment_364531 align= aligncenter width= 999 ] lord grade e fozzie the bear[/caption] lord grade viu potencial nos muppets e financiou o muppet show toda a empresa de hanson se mudou com ele de mala e cuia para londres o show estreou no fim de 1976 e se tornou um dos maiores sucessos da televisao nao so no reino unido mas mundo afora teve executivo americano querendo cortar os pulsos aposto o sucesso do the muppet show era tao imenso e a fama de henson era agora tao grande que um agradecido lord grade resolveu dar um presente para seu puppeteer predileto um lotus eclat zero km [caption id= attachment_364533 align= aligncenter width= 999 ] jim henson e seu novo lotus 1978[/caption] disse o filho de henson brian para o site the drive lew entrou em contato com a lotus e disse ‘voce tem que fazer uma cor especial tem que ser verde kermit’ mas nao nao acabou sendo uma das formas mais antigas do paint to sample como as de nosso amigo carlo rampazzi de acordo com os arquivistas da lotus o eclat de henson foi pintado de verde menta comum ainda uma cor rara mas nao exclusiva como muitas vezes e alegado em vez disso o detalhe pessoal foi adicionado mais tarde as pupilas de kermit em seus farois escamoteaveis brian especula que elas foram ideia de um dos tecnicos da oficina dos muppets de londres amy van gilder amy e do tipo que transforma tudo em um fantoche brian lembrou o fato e que quando henson ligava os farois o carro parecia uma versao automotiva de caco o sapo sem tirar nem por lembre se que ate henson morrer so uma pessoa interpretava kermit the frog ele mesmo era basicamente seu alter ego o publico em geral adorou e o carro ficou quase tao famoso quanto hernson e sua trupe maluca de marionetes o eclat era o carro do dia a dia de henson dali em diante na inglaterra adorava o carro segundo seu filho mesmo apesar do fato de que veio com o cambio automatico de tres marchas que achava nao ornar com ele como se pode imaginar lord grade ao dar um presente a um americano pensou que deveria ser automatico o carro era apertado tambem lembra brian henson mas com jeitinho seu alto e magro pai conseguia usa lo bem [caption id= attachment_364544 align= aligncenter width= 999 ] automatico [/caption] e rapido brian lembra que ha restriçoes de largura na rota mais rapida para elstree [estudios onde o the muppet show foi filmado] realizadas em um lugar com barras que impediam carros largos de passar lembro que meu pai conseguia passar por elas no limite sem quase nada entre os espelhos e as barras entao ele continuava tentando fazer isso cada vez mais rapido e mais rapido e mais rapido e ele chegou ao ponto em que conseguia passar por elas a uma velocidade de talvez 60 km/h o que e bastante impressionante e dava um medo danado na gente o que nao era claro e confiavel; o grande problema daqueles lotus brian lembra de problemas de vapor lock direto em dias quentes e varias visitas a concessionaria eventualmente em 1982 henson fez o que todos começavam a fazer naquela epoca; trocou seu carro esporte ingles por um confiavel golf gti no final de sua vida jim ainda dirigia o vw em londres um bmw 635csi em nova york e um mercedes 560sl conversivel em los angeles mas como a filha cheryl henson disse recentemente o lotus era o melhor nao se sabe o paradeiro do lotus kermit; parece que em algum ponto foi roubado e depois recuperado mas seu registro no detran ingles expirou em 1989 o que significa que o carro provavelmente ja nao existe mais tudo isso duraria pouco de qualquer forma famoso por nunca visitar medicos por estar muito ocupado henson morreu de uma infecçao bacteriana em maio de 1990 aos 53 anos seu funeral que ele deixou totalmente planejado foi uma das coisas mais belas e emocionantes que ja vi especialmente quando big bird garibaldo interpretado por caroll spinney subiu no palco e cantou a musica de kermit bein green enquanto lutava para conter as lagrimas https //www youtube com/watch v=lrzymptc2eq chapman foi antes 16 de dezembro de 1982 de infarte; tambem estava numa correria como sempre nunca parando para nada e metido ate os cotovelos no imbroglio do caso de lorean nao houve funeral emocionante para ele apesar de sua importancia e o choque de sua morte serem semelhantes um juiz do caso de lorean na verdade disse que se nao tivesse morrido seria preso [caption id= attachment_364534 align= aligncenter width= 999 ] chapman em 1982[/caption] bom tai uma diferença entre artista e engenheiro ninguem nunca colocaria jim henson kermit himself na cadeia duro mesmo aparentemente e nao ser verde
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.