guardem estes momentos entusiastas porque estamos testemunhando o inicio de uma nova guerra da velocidade maxima em março de 2016 a bugatti finalmente revelou o chiron seu novo hipercarro com motor w16 quadriturbo de 1 500 cv que precisa ser mais rapido que o veyron por enquanto sua velocidade maxima esta limitada a 420 km/h devido ao composto dos pneus mas a fabricante franco germanica acredita que ele pode ser capaz de chegar aos 460 km/h a marca ja revelou um video no qual o ponteiro chega aos 440 km/h mas a mediçao de sua velocidade maxima acontecera somente em 2018 [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= os superesportivos a venda no gt40 ] enquanto isso john hennessey que adora provocar grandes fabricantes com seus carros semi artesanais fora de serie revelou o venom f5 sucessor do venom gt com a promessa de superar o bugatti chiron nao sabemos se ele pretende homologar o recorde desta vez ou so fazer marketing para sua preparadora usando um recorde questionavel o que sabemos e que ele deu a entender que o venom f5 e capaz de chegar a 300 mph 482 km/h aproximadamente mas enquanto a bugatti e a hennessey falam e nao aceleram a koenigsegg que parecia alheia a essa disputa resolveu acelerar e depois falar no ultimo fim de semana os suecos foram ate nevada nos eua fecharam um trecho reto de 18 km de rodovia e la colocaram o agera rs para trabalhar com seu piloto de testes niklas lija ao volante eles voltaram para casa com um novo recorde mundial que seguiu todos os procedimentos exigidos e agora so precisa ser reconhecido oficialmente somando suas duas melhores tentativas em sentidos opostos e dividindo o resultado por dois o koenigsegg agera s atingiu a velocidade media de 447 2 km/h 277 9 mph isso e 16 km/h mais rapido que o veyron super sport o atual recordista oficial; e 12 km/h mais rapido que os 435 km/h do hennessey venom gt o recordista nao oficial o hipercarro sueco de 1 360 cv levantou a barra e muito so para ficar bem claro bugatti veyron super sport 431 km/h; hennessey venom gt 435 km/h; koenigsegg agera rs 447 km/h tem noçao do que e isto a koenigsegg agera rs driven by factory driver niklas lilja has recorded a 2 way avg speed of 444 6 km/h 277 9 mph a new world record pic twitter com/fxujkptw1q — koenigsegg official @koenigsegg 4 de novembro de 2017 aparentemente os caras erraram na conversao pois 277 9 mph e igual a 447 15 km/h ou seria modestia o anuncio foi feito pela koenigsegg em uma publicaçao no twitter feita no dia 4 de novembro as 5 25 da tarde horario de brasilia e eles ja prometeram que um video oficial sera publicado em breve ontem foi dia de comemorar ate porque a pista foi fechada por dois dias e os caras conseguiram quebrar o recorde logo no inicio do primeiro dia enquanto isso eles divulgaram o video bruto do teste que durou cerca de seis minutos [youtube id= xj4gar5dkau width= 620 height= 350 ] o pico de velocidade pode ser visto por volta dos 4 50 do video para preservar os pneus combustivel e ter a melhor condiçao de temperatura do motor o piloto so acelera pra valer perto dos 290 km/h o que podemos perceber nao so pela razao de aceleraçao que muda de forma abrupta note alias o acelerometro abaixo do marcador de distancia mas tambem pelo zunido das turbinas pressurizando o trecho nao era 100% plano havia uma leve inclinaçao que influenciou as mediçoes na primeira mediçao feita em aclive o agera rs chegou aos 436 4 km/h na segunda mediçao em declive a velocidade foi de 457 9 km/h somando tudo sao 894 3 km/h dividindo por dois 447 15 km/h aferidos pelo datalogger vbox da racelogic que usa dados de gps para medir a velocidade como se nao bastasse a koenigsegg quebrou outro recorde no fim de semana afinal os caras estavam com tempo livre e mais foi seu proprio recorde em outubro passado na suecia em uma pista de pouso feita de concreto e construida durante a segunda guerra mundial o koenigsegg agera rs havia cumprido o 0 400 0 de zero a 400 km/h depois de 400 km/h a zero em 36 44 segundos 0 400 km/h em em 26 88 segundos percorrendo 1 958 metros; de 400 km/h a zero em 9 56 segundos percorrendo 483 metros no total a distancia percorrida foi de 2 441 metros para se ter uma ideia o bugatti chiron fez o mesmo teste em agosto com ninguem menos que juan pablo montoya ao volante ha alguns meses e marcou 42 segundos [youtube id= pkkv1vlhuvq width= 620 height= 350 ] nao contente a koenigsegg aproveitou que estava com tempo e com a pista livre em nevada para fazer um novo teste de 0 400 0 o resultado o agera rs cumpriu o teste em 33 29 segundos 8 67 segundos mais rapido que o bugatti chiron e 3 15 segundos mais rapido que seu proprio recorde que tinha pouco mais de um mes a diferença se deve nao apenas as condiçoes climaticas diferentes nos eua e na suecia mas tambem ao tipo de superficie enquanto a pista sueca feita era feita de concreto a rodovia americana e pavimentada com asfalto betuminoso que tem coeficiente de atrito maior — tanto adesivo quanto abrasivo o que torna um outro fator do teste ainda mais impressionante segundo a koenigsegg o agera rs usou apenas um jogo dos pneus michelin pilot sport 2 durante todos os testes — algo que surpreendeu os proprios tecnicos da michelin presentes uma vez que a marca esta quebrando a cabeça para desenvolver compostos capazes de suportar o peso e a velocidade maxima teorica do bugatti chiron isso alias nos leva as inevitaveis comparaçoes porem antes de alimentar uma discussao sem sentido sobre seu carro preferido ser melhor que o carro preferido dos outros e importante salientar alguns pontos nessa guerra o koenigsegg agera rs originalmente tem 1 176 cv produzidos por seu motor 5 0 v8 biturbo mas o exemplar recordista foi modificado com o powertrain do agera one 1 que tem 1 360 cv e pode rodar com e85 15% de gasolina e 85% de etanol ou seja ele e praticamente um modelo one off produzido fora de serie enquanto o bugatti chiron tem sua produçao em maior volume — 100 unidades por ano a diferença de peso tambem influencia a durabilidade dos pneus em ambos os casos os pneus precisam lidar com altas temperaturas e um nivel elevado de atrito porem ainda que o regera pese 1 395 kg mesmo com os 450 kg de downforce declarados pela koenigsegg a carga resultante sobre os pneus sera de 1 845 kg o chiron tambem produz 450 kg de downforce porem ele parado e 150 kg mais pesado que o agera rs gerando downforce maxima a diferença de peso entre os dois carros em ordem de marcha e de 601 kg no total os pneus do chiron precisam suportar uma carga resultante de 2 446 kg 1 996 kg do carro mais 450 kg de força descendente segundo a koenigsegg estas fictas adesivas foram coladas para proteger os componentes aerodinamicos dos pedregulhos da estrada [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foi essa leveza um dos fatores que ajudaram a koenigsegg a quebrar o recorde do veyron — mesmo com traçao apenas na traseira o agera rs levou a maior vantagem na aceleraçao entre 300 km/h e 400 km/h foi ou menos seis segundos mais rapido — devido ao seu menor momento de inercia por ser mais leve ele inicia o movimento mais facilmente ainda que tenha menos potencia que o chiron o inverso tambem e verdadeiro por ser mais leve ele consegue parar mais facilmente john hennessey ja disse que nao tem interesse em medir o desempenho do venom f5 no 0 400 0 ele diz que tal recorde foi criado pela bugatti e pela koenigsegg porque eles simplesmente nao conseguem ser mais rapidos que seu supercarro vale lembrar que todos os tres usam pneus michelin pilot sport 2 e melhor os franceses e americanos se apressarem porque os suecos nao estao brincando em serviço
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