temos certeza de que quase todo mundo aqui tinha quando criança o sonho de construir seu proprio carro alguns podem conseguir nao faltam na historia do automovel exemplos de caras que começaram com este mesmo sonho e hoje sao grandes nomes da industria automotiva como horacio pagani christian von koenigsegg e ate ferruccio lamborghini mas tudo tem que começar em algum lugar foi assim com o polones tomasz ferdek que ja desenhou a carroceria construiu um chassi tubular realizou testes e recentemente concluiu a fabricaçao do primeiro prototipo que servira de molde para o modelo de produçao de seu carro o nome do esportivo e kozmo e sua proposta e concorrer com caras do calibre de alfa romeo 4c e lotus elise com uma carroceria leve motor central traseiro e baixo custo para os entusiastas que poderao ate construi lo sozinhos se preferirem como conta o the truth about cars aos dez anos em 1991 tomasz foi diagnosticado com leucemia enquanto dormia em uma das sessoes de tratamento tomasz sonhou com o carro em detalhes presumimos que ele pensava em carros 24 horas por dia e assim que acordou desenhou os primeiros sketches do que se tornaria o kozmo em 2005 depois de um transplante de figado e a assustadora possibilidade de morrer ele decidiu transformar aquele sonho em realidade literalmente [gallery columns= 4 link= file ids= 56116 56115 56114 56113 ] nao foi uma decisao cuidadosamente planejada nem uma reviravolta na vida de tomasz ele simplesmente decidiu que era hora de colocar a mao na massa quer dizer nos tubos de metal construindo uma estrutura tubular feita sob medida para a carroceria que ele havia imaginado todo o trabalho foi feito com a ajuda de seu irmao e seus amigos e o resultado ficou surpreendentemente profissional rodas de fiat tempra em 1973 a fiat firmou uma parceria com a fabricante polonesa fso para produzir uma versao local do fiat 126 subcompacto de motor traseiro que era basicamente um fiat 500 classico com uma carroceria mais quadrada o 126 foi muito bem sucedido na polonia bem mais do que na italia na verdade e foi produzido la ate o ano 2000 bem como os mais modernos cinquecento e seiscento por isso componentes fiat sao bastante comuns e baratos na polonia o que levou tomasz a emprega los na construçao do chassi isto inclui suspensao sistema de direçao e claro motor e cambio o quatro cilindros de 1 1 litro e a transmissao manual de cinco marchas vieram de um fiat cinquecento polones no mais tudo foi projetado por tomasz e o mais incrivel e que juntando tudo o resultado foi uma gaiola bem rapida — como da para ver no video abaixo feito em 2009 durante os primeiros testes do carro em um circuito de autocross na polonia [youtube id= qhohe6ymf_s width= 620 height= 350 ] o fato de seu irmao mais novo ter se mostrado um talentoso piloto de rali ha alguns anos certamente ajudou — foi com ele que tomasz construiu seu primeiro carro um fiat 126 preparado para ralis depois de tanto acompanhar o irmao nas provas com o chassi acertado graças ao feedback do irmao mais novo de tomasz que e piloto de rali o proximo passo foi a carroceria usando espuma propria para a construçao de prototipos tomasz aperfeiçoou o desenho de seus primeiros esboços acertando melhor as proporçoes e detalhes a carroceria de espuma foi montada sobre o chassi prototipo e tambem servira como molde para as peças de fibra de vidro as linhas sao interessantes e formam um cupe de dois volumes e meio com dianteira baixa e lanternas redondas na traseira ainda tem cara de kit car mas nao vamos esquecer que se trata de um jovem polones fazendo tudo sozinho o interior tambem recebeu um painel de instrumentos feito de espuma e tomasz garante que o kozmo sera bem acabado e confortavel por dentro tomasz pretende vender o kozmo pronto para dirigir ou na forma de kit car para ser montado pelo dono e para ele o kozmo nao deixara nada a dever para esportivos como o lotus elise e o alfa romeo 4c especialmente porque no lugar do pequeno 1 1 litro entrara um motor que conhecemos muito bem — o fiat 1 4 t jet que sera preparado para render ate 230 cv levando em consideraçao o peso de apenas 650 kg o tomasz preve que o kozmo sera capaz de chegar aos 100 km/h na casa dos quatro segundos [youtube id= npcfdmjuur4 width= 620 height= 350 ] ambicioso talvez e pode ser que nunca de certo mas o que tomasz conseguiu ate agora — incluindo um punhado de apariçoes na tv local — ja e mais do que muitos de nos entusiastas ja fizemos por isso tomasz esta apostando no crowdfunding para passar para o proximo estagio do kozmo — a conclusao do prototipo que depois de pronto devera ficar assim tomasz criou uma campanha no site indiegogo com o objetivo de arrecadar € 100 mil cerca de r$ 346 mil que lhe ajudarao a finalizar o prototipo e realizar mais testes infelizmente o ritmo esta meio lento — em 29 dias de campanha 17 pessoas levantaram € 202 r$ 700 e faltam 32 dias para o fim do prazo algo nos diz porem que tomasz nao abandonara o projeto mesmo que nao consiga levantar os fundos de que precisa nos torcemos para que de certo [youtube id= gvsxl8ibscc width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.