A “tribo” dos offroaders é uma das maiores e mais apaixonadas da cena entusiasta. Para esta galera, quanto maiores os pneus e o curso da suspensão, melhor — e, de fato, poucas coisas são tão legais quanto um jipe de rodas enormes transpassando terrenos que você só conseguiria cruzar de avião. Exagero? Talvez, mas jipes com pneus enormes continuam sendo legais.
E poucos são tão legais quanto este Jeep Wrangler 2007 equipado com pneus de 54 polegadas e suspensão de Ford F-350 — é quase um caminhão monstro, capaz até de destruir um decrépito Toyota Camry sem derramar uma gota de suor. O motor? Um Hemi de 5,7 litros, com potência e torque que, se não são suficientes para girar a terra ao contrário, ao menos garantem que não sobre nada do que estiver no caminho deste Jeep.
Trata-se do motor da picape RAM 1500, capaz de desevolver 390 cv e 56,3 mkgf de torque. O motor foi colocado no cofre de um Wrangler Unlimited 2007 — primeiro ano de fabricação da terceira geração do utilitário esportivo inspirado no clássico Willys CJ, desenvolvido para uso militar. No caso do Unlimited, que se diferencia do Wrangler normal por ter quatro portas e entre-eixos mais longo, o costume é chamá-lo de JKU.
O caso é que a Crocker Offroad Performance, conhecida também como COP 4×4, decidiu transformar o Wrangler em um “mini-big-foot” — um caminhão monstro em miniatura, batizado de Kraken e com pneus de 54 polegadas ainda mais extremos do que os costumeiros pneus de 35 polegadas.
Para acomodá-los, os caras da COP adaptaram o sistema de suspensão da picape Ford F-350 — dois eixos rígidos flutuantes, um em cada ponta, aliados a braços de controle Teraflex feitos sob medida e amortecedores do tipo coilover da King. Com os pneus de Mickey Thompson Baja Claw TTC de 54 polegadas calçando rodas Fuel de 20 polegadas, o Kraken consegue passar por cima de um Toyota Camry em um ferro-velho como se ele fosse só mais um obstáculo em uma trilha no meio do mato — com a diferença de que é muito mais legal de se assistir, como mostrado neste vídeo feito pelos caras do blog Extreme Terrain:
Podem ter certeza que nos dói ver qualquer carro sendo destruído, mas o caso é que este Camry não tinha salvação — seu destino, de qualquer forma, vai ser o triturador (veja como eles funcionam aqui). Ah, e todos os fluidos do carro foram drenados antes da brincadeira para que não vazassem quando o Toyota fosse esmagado.