simplifique e adicione leveza e uma daquelas frases iconicas que todo entusiasta de carros conhece colin chapman queria dizer que em muitos casos pode ser melhor simplesmente reduzir o peso de um automovel do que dar mais potencia a ele e ele seguiu o proprio conselho criando no fim dos anos 50 o lotus seven um carro de pista inspirado nos monopostos de corrida da epoca que consistia em uma estrutura tubular para lamas uma cobertura para o motor um pequeno para brisa e os comandos para o motorista e tambem de farois lanternas e uma pequena gaiola de proteçao para evitar maiores consequencias caso o carro capotasse por exemplo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o lotus seven pesava cerca de 500 kg e vinha um quatro cilindros ford de 1 3 litro que preparado pela cosworth entregava 86 cv caso voce quisesse algo mais potente poderia optar por uma versao de 1 5 litro e 106 cv deste mesmo motor com braços triangulares sobrepostos na dianteira e braços arrastados com um eixo rigido na traseira o seven era um carro bem mais rapido do que seus numeros sugeriam e oferecia uma experiencia de conduçao pura e organica que so melhorava a medida em que o piloto pegava experiencia nao foi a toa que logo de cara o seven foi um sucesso entre os track rats britanicos como kit car os caras compravam a estrutura montavam e colocavam nela o motor de sua escolha na verdade o sucesso foi tanto que quando a lotus deixou de fabricar o seven em 1973 outra empresa britanica a caterham comprou os direitos sobre o projeto e seguiu com a produçao e ate hoje o negocio vai bem obrigado na verdade nos ultimos anos surgiram dezenas de carros inspirados pelo lotus seven e nao estamos falando apenas das replicas mas de projetos proprios como o ariel atom e o ktm x bow que podem ser completamente diferentes visualmente e do ponto de vista tecnico por exemplo o seven tem motor dianteiro enquanto o atom tem motor central traseiro mas possuem o mesmo o objetivo proporcionar uma pilotagem pura irrestrita e envolvente outra coisa que estes carros tem em comum e o esmero com o projeto por mais que sejam carros minimalistas contando apenas com o essencial para garantir momentos de adrenalina ao volante eles nao foram feitos simplesmente colocando rodas motor volante e bancos em uma armaçao de metal o mesmo porem nao pode ser dito das criaçoes da americana krowrx que fica em calera no alabama voce deve ter visto foto do krowrx x tegra no facebook ou no instagram e pensado cara isto parece uma cadeira eletrica mas tambem deve ter ficado com vontade de experimentar e em um primeiro momento a gente tambem ficou mas o buraco e mais embaixo no papel a ideia parece sensacional pegar um carro bacana como um honda integra reconhecido por ser um dos carros de traçao dianteira mais legais de guiar ja feitos arrancar a carroceria substitui la por uma gaiola e criar assim um carro exoesqueleto na pegada do lotus seven e do ariel atom afinal simplificar e adicionar leveza pode ser uma maneira mais eficiente de deixar um carro mais rapido mais organico e essas coisas todas que mencionamos ha pouco os caras cobram algo entre us$ 4 000 e us$ 6 500 por volta de r$ 13 000 22 500 em conversao direta para isto a carroceria e removida e de acordo com a krowrx e preciso ter muito cuidado para nao depenar demais o carro o que sobra assoalho parte do monobloco e o conjunto mecanico que na maioria das vezes e deixado intacto eles dizem que podem faze lo com virtualmente qualquer carro e no caso do x tegra o resultado e uma reduçao de peso bem expressiva de pouco menos de 1 200 kg para pouco menos de 600 kg o peso cai pela metade a companhia diz que por conta disto na maioria das vezes upgrades mecanicos sao dispensaveis no caso do integra o motor b18 de 1 8 litro e 140 cv sem v tec permaneceu quase totalmente stock apenas com o volante aliviado enquanto a unica mudança na transmissao foi a instalaçao de uma embreagem reforçada os freios sao originais de fabrica e suspensao foi um caso curioso depois de instalar molas e amortecedores melhores o carro ficou duro demais por ser muito leve entao a krowrx fez um downgrade e instalou um kit mais barato e mais macio segundo eles o carro ficou melhor por causa disso novamente sem muita reflexao parece uma receita bem empolgante afinal e praticamente uma moto so que com quatro rodas um volante e um par de bancos concha voce nao precisa de muito mais do que isto para ter um carro rapido e divertido na pista certo bem precisa sim e matt farah do the drive sentiu isto na pele literalmente [youtube id= twim8i_j4cc width= 620 height= 350 ] em uma sessao de cerca de dez minutos em road atlanta com suas 12 curvas e muitos trechos de alta e media velocidade farah constatou que o projeto e extremamente amador e funciona mais como um brinquedo para quem quer dirigir uma moto de quatro rodas do que um carro para participar de track days de forma seria para começar ele confirmou algo de que suspeitamos fortemente ao olhar as fotos do x tegra a gaiola de proteçao serve mais para manter o carro inteiro e como artefato estetico uma especie de wire frame seguindo a silhueta original do integra do que efetivamente para proteger os ocupantes farah um cara robusto fica com partes do corpo para fora e diz que a cada curva a sensaçao e de que ele pode morrer a qualquer momento matt tambem diz que apesar de parecer um contrassenso em um carro com metade do peso do original o x tegra nao e rapido pelo contario farah teve de dar passagem para muita gente em dez minutos incluindo um nissan juke isto porque bem a aerodinamica do carro e totalmente falha nao da para amenizar as palavras aqui e um projeto juvenil e meio amador que da mais importancia a experiencia sensorial pura que tambem pode nao ser tao legal assim porque os outro carros e as rodas da frente jogam coisas na sua cara e na sua boca o tempo todo e ao shocking factor do que a parte tecnica veja so o que o lotus/caterham seven o ariel atom e o e o ktm x bow tem em comum olhando por fora paineis fechados na dianteira e componentes aerodinamicos o seven e o mais old school cobrindo o motor dianteiro com superficies planas dando um minimo de proteçao lateral e oferecendo ate um pequeno porta malas na traseira; e ele tem para lamas o ariel atom e o mais minimalista com formato de cunha e alguns paineis de composito formando um bico na dianteira; alem de asas na dianteira e na traseira em alguma versoes ja o ktm x bow tem ate uma especie de para choque alem de paineis na lateral e na traseira e os dois tem para lamas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] sem qualquer tipo de cobertura para a estrutura e o conjunto mecanico o x tegra tem um problema serio a sustentaçao aerodinamica da dianteira formada pelo fluxo de ar direto na parede corta fogo que tambem gera um enorme arrasto pois como farah comenta e como dirigir um para quedas outro ponto e que os exemplos que citamos possuem um habitaculo projetado pra escoar o ar em volta do piloto o cara recebe vento mas nao da forma que acontece neste esqueleto de integra e algo muito mais direto que gera muito mais desconforto ruido e pode ser ate perigoso falta no minimo um defletor aerodinamico na base da area do para brisa alem disso ha a questao da rigidez estrutural se voce olhar o ariel atom de lado vai ver que as duas barras longitudinais principais da estrutura sao ligadas por barras menores inclinadas formando triangulos e assim porque uma estrutura tubular triangulada treliça e muito mais rigida e resistente do que uma estrutura quadrangular isto porque a barra na diagonal ajuda a minimizar bastante a torçao no caso de um tombamento por exemplo esta armaçao provavelmente nao resistiria ao peso dos componentes mecanicos e entraria em colapso e a rigidez a torçao nas curvas tambem fica seriamente prejudicada e ainda ha uma contradiçao conceitual pegar um carro de traçao dianteira para fazer um conceito desses beira o nonsense nao apenas pelas obvias vantagens da traçao traseira para um carro de traçao traseira mas tambem pela questao da distribuiçao de peso o motor b18 do integra pesa cerca de 180 kg sozinho o x tegra tem 600 kg e nenhuma carroceria certamente muito mais que 60% do peso total do carro estao concentrados na dianteira o que na pista contribui bastante para o subesterço saidas de frente e desequilibra bastante a dinamica de um fwd este outro projeto feito sobre um mazda mx 5 miata e por isto com traçao traseira nao e menos pior em termos de estrutura repare que nas laterais do cofre so tem um tubo e a parede interna do para lama dianteiro mal esta conectada a esse tubo a unica coisa que existe e uma chapa ligada a torre do amortecedor ha um para brisa de plastico que nao e permitido nas ruas dos eua e veja so a contradiçao em um carro totalmente aliviado como este qual e o sentido em deixar o painel de instrumentos completo em resumo por mais bacanudos que sejam de olhar os carros da krowrx nao nos parecem projetos para levar a serio talvez sejam divertidos de dirigir por ai atraindo olhares e sentido o vento bater mas na pista ele e e assustador perigoso e nem e rapido nao e nosso tipo de cadeira eletrica
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