nomes japoneses para a gente que nasceu no brasil falando portugues sao meio complicados e dificeis de lembrar mas voce leitor do flatout certamente sabe quem e keiichi tsuchiya e se nao sabe fique sabendo o drift king que popularizou o drifting em todo o mundo competiu em provas de turismo nos anos 80 e e um dos apresentadores dos programas das revistas best motoring e hot version seu toyota ae86 e um dos carros mais famosos e cultuados entre os fas da cultura automobilistica japonesa e sua carreira e inspiraçao para muitos entusiastas que desejam dominar a tecnica do drift no brasil no japao e no mundo mas quem inspirou keiichi tsuchiya [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= carros do sol nascente ] seu nome e kunimitsu takahashi e se ele nao inventou o dorifuto certamente foi o responsavel por sua popularidade na terra do sol nascente vamos contar sua historia agora kunimitsu nasceu em toquio em 1940 e ja em 1960 participou de seu primeiro grand prix de motociclismo no ano de 1961 ele se tornou o primeiro piloto japones a vencer uma etapa do moto gp fora do japao em hockenheim na alemanha conduzindo uma moto honda de 250 cm³ kunimitsu continuou sobre as duas rodas ate 1964 conquistando outras tres vitorias e um quarto lugar no tourist trophy na ilha de man foi exatamente no snaeffel mountain course em man que kunimitsu sofreu uma queda e levou alguns meses para se recuperar o risco inerente de ser um motociclista profissional foi um dos fatores que o levaram a trocar o guidao pelo volante e foi ao volante que o piloto hoje um veterano com 77 anos de idade se tornou uma lenda logo de cara takahashi tornou se piloto da equipe de fabrica da nissan e foi um dos que conduziram a segunda geraçao do skyline no campeonato japones de turismo que na epoca se chamava all japan touring car championship ou so jtcc ate 1968 quando o primeiro gt r foi lançado o famoso hakosuka que era movido por um seis cilindros de dois litros e 200 cv este motor que em configuraçao de pista chegava perto das 12 000 rpm foi um dos primeiros com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro [youtube id= eywi3r9qh5o width= 620 height= 350 ] se voce for procurar informaçoes e os melhores resultados da carreira de kunimitsu no jtcc nao vai ter muito sucesso a menos que saiba japones pois este e o tipo de coisa que os niponicos costumam de guardar para si os registros visuais ficaram em sua maioria perdidos no tempo e os que existem precisam ser garimpados com carinho no youtube e em sites cheios de bugs dos anos 90 e bem sabido contudo que ate o fim de 1972 o hakosuka acumulou mais de 50 vitorias em circuitos espalhados pelo japao superando carros como o mazda rx 2 o porsche 911 e o bmw 2002 no ano seguinte o mazda rx 3 chegou e acabou com a festa do skyline gt r de qualquer forma a crise do petroleo de 1973 tambem contribuiu para que a nissan tirasse o skyline gt r de linha por um tempo e encerrasse sua participaçao em provas de turismo isto nao impediu contudo que kunimitsu takahashi de ficar famoso e nem de se tornar um idolo pelo modo como conduzia seu hakosuka nº 6 o carro branco com faixas vermelhas virou capa de revista poster miniatura e skin para simulador e a partir dos 2 30 do video abaixo pode ser visto soltando a traseira nas curvas largas e abertas do circuito de fuji speedway e bonito de ver e ouvir [youtube id= apumqnft0dc width= 620 height= 350 ] naquela epoca o asfato de fuji speedway era ruim e os pneus definitivamente nao eram tao aderentes quanto hoje a pilotagem era brutal rapida e cheia de disputas por posiçoes kunimitsu takahashi encontrou seu proprio metodo de explorar as condiçoes nao muito favoraveis dando derrapagens controladas se voce tem boa memoria vai lembrar que a tecnica de derrapagem controlada e diferente do drift o juliano barata nosso editor chefe explicou tudo bem explicadinho aqui cabe um resumo ao lançar o carro nas entradas de curva atacando as mesmas com velocidade e apontando para dentro os pilotos das antigas ate o fim dos anos 70 mais ou menos faziam com que a traseira escorregasse e davam gas mantendo um estado de dinamica neutra levemente sobesterçante e contornando a curva deslizando sobre as quatro rodas era uma forma de aproveitar ao maximo o limite de aderencia dos pneus que naquela epoca tinham composto muito mais duro e carcaça muito mais dobravel nas laterais foto japanese nostalgic car o efeito visual era muito parecido com o do drift mas havia uma diferença importante os carros começavam a deslizar ja no meio da curva no dorifuto propriamente dito o carro ja entra na curva de lado e importante lembrar que o drift nao e uma tecnica de velocidade mas sim uma demonstraçao de perfeito conhecimento da dinamica e controle do carro entre jogar a traseira antes mesmo de entrar na curva e manter se na combinaçao ideal de angulo de esterçamento velocidade e limite de aderencia perde se preciosas fraçoes de segundo ganha se contudo no espetaculo kunimitsu takahashi pilotou profissionalmente ate meados dos anos 90 em 1977 ele participou de sua primeira e unica corrida de formula 1 chegando em nono lugar pela tyrrell no gp do japao entre 1986 e 1996 ele participou oito vezes das 24 horas de le mans ficando de fora da mais importante prova de longa duraçao do automobilismo apenas em 1991 1992 e 1993 seu melhor resultado no circuito de la sarthe foi um oitavo lugar com o o honda nsx de sua propria equipe em 1995 nos anos 90 ele foi presidente da gt association orgao responsavel pelo campeonato japones de super gt foto oishi yukio entre os espectadores de kunimitsu takahashi nos anos 70 estava um garoto chamado keiichi tsuchiya que como dissemos ha alguns paragrafos começou a pilotar carros de turismo na decada de 80 como muitos moleques de sua geraçao ele cresceu no meio das corridas ilegais e levou para as competiçoes o que aprendeu nas ruas das cidades e estradas nas montanhas as famosas touges do japao [youtube id= rlz3dgvh1og width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] tsuchiya claro nao estava sozinho nessa foi nas ruas e track days que o drift tomou gradualmente a forma que conhecemos hoje a habilidade necessaria e o espetaculo de cortes de giro e cortinas de fumaça de pneu explodiram em popularidade bem como os carros de traçao traseira baratos como o ae86 que por conta disso hoje nao e barato keiichi tsuchiya continuou correndo e ainda que fosse cada vez mais para a pista e menos para as ruas continuou participando de ocasionais disputas nas ruas e contribuindo para a disseminaçao do drift no underground [youtube id= di_x8iqllaw width= 620 height= 350 ] pode se destinar parte do credito a pluspy um especial de quase 25 minutos que destaca a habilidade de keiichi ao volante a historia por tras do video e nebulosa como as montanhas do japao onde ele foi gravado e o consenso geral e que varias revistas automotivas e oficinas japonesas se juntaram para produzir este que pode ser considerado o primeiro video sobre drift ja feito misturando pilotagem hardcore com soft synth jazz japones pluspy se tornou um classico e dizem rendeu a tsuchiya a perda temporaria de sua habilitaçao depois ja como parte do elenco da best motoring tsuchiya estrelou drift bible um guia de mais de uma hora com todos os macetes necessarios para quem quer começar a praticar o drift se a gente ja publicou alguma vez este video aqui dane se vai de novo [youtube id= ipqyqgyunmi width= 620 height= 350 ] keiichi tsuchiya passou a ser chamado de drift king em japones carinhosamente abreviado como dorikin mais ou menos nesta epoca e foi ele uma das inspiraçoes inspirou shuich shigeno na hora de criar takumi fujiwara que tambem pilotava um ae86 derrapando de lado nas touge japonesas a outra inspiraçao como contamos aqui foi jun fujinoki que realmente cuidava de uma tofu shop nos anos 90 e corria nas ruas com um subaru impreza preparado quando nao estava trabalhando tsuchiya guardava uma admiraçao muito grande por kunimitsu ficando cada vez mais conhecido no automobilismo japones keiichi conta no video abaixo sem legendas infelizmente que no fim dos anos 80 teve a oportunidade de aprender algumas tecnicas com seu heroi que acabou tornando se tambem seu mentor a relaçao dos dois culminou com keiichi tsuchiya e kunimitsu takahashi sendo colegas de equipe e revezando ao volante de um skyline gt r r32 depois em 1995 tsuchiya foi um dos pilotos que revezaram ao volante com o proprio kunimitsu em seu honda nsx na ediçao de 1995 de le mans [youtube id= dlljv0yaflm width= 620 height= 350 ] se voce e fa de initial d sabe que os irmaos ryosuke e keisuke takahashi tem um papel importante na historia os pilotos da gangue redsuns rivais de takumi fujiwara se juntam a ele mais tarde quando e fundada a equipe project d [youtube id= sfjc1y2hkag width= 620 height= 350 ] o sobrenome dos irmaos takahashi foi inspirado por kunimitsu takahashi e o anime ate brinca com a ideia de os keisuke e ryosuke serem filhos dele nao duvidamos que este tenha sido um pedido do proprio tsuchiya
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