normalmente quando relembramos corridas das antigas tendemos a lembrar dos vencedores nas 24 horas de le mans de 1976 por exemplo 41 anos atras o vencedor foi o prototipo 936 turbo da porsche e contamos sua historia aqui mas sabe o que mais aconteceu em le mans naquele 1976 dois carros da nascar disputaram a prova sim dois muscle cars americanos sairam dos ovais para correr em um dos circuitos mistos mais desafiadores que existem mas o que eles estavam fazendo la e o que vamos descobrir agora tudo começou em 1975 quando o mundo do automobilismo ainda estava sofrendo com a crise do petroleo de 1973 a mesma que quase matou os muscle cars nos estados unidos na decada de 70 e trouxe motores v8 extremamente capados para este mundo naquele ano 1975 nao 1973 caso nao tenha ficado claro o automobile club de l ouest o aco decidiu modificar o regulamento das provas de longa duraçao a fim de estabelecer um limite de consumo de combustivel na verdade era um esforço duplo ao exigir que os carros fossem capazes de dar ao menos 20 voltas em la sarthe antes de abastecer a organizaçao das 24 horas de le mans reduziria o consumo de combustivel e acabaria obrigando as equipes a utilizar motores menos potentes e beberroes com isto esperava se que a diferença de velocidade entre os carros mais rapidos e os mais lentos fosse um pouco menor o que em tese ajudaria a tornar as corridas mais seguras ou melhor menos perigosas acontece que quem nao gostou muito disto foram as companhias que mantinham equipes de fabrica no wsc alfa romeo matra ferrari e alpine simplesmente abandonaram a competiçao o que tornou as coisas bem tranquilas para a gulf que venceu as 24 horas de le mans daquele ano sem muito esforço so havia um detalhe a ediçao de 1975 nao fazia parte do campeonato e pouquissimas pessoas se deram ao trabalho de sair de casa para assitir ao vivo com pouco publico e poucos carros os organizadores entraram em panico havia o risco de a ediçao de 1976 ser um fracasso ainda maior [youtube id= bw1txm0ni34 width= 620 height= 350 ] para que isto nao acontecesse o aco teve uma ideia levar algo novo para a pista e assim garantir um grid cheio e diversificado foi por isto que eles entraram em contato com big bill france o fundador da nascar para um pequeno intercambio uma categoria nas 24 horas de le mans feita especialmente para carros americanos e foi assim que nasceu a categoria grand international que fez sua estreia nas 24 horas de le mans do ano seguinte junho de 1976 entre os prototipos da porsche como o 936 e o 908; alguns exemplares do bmw 3 0 csl e ate mesmo um lancia stratos dois estranhos no ninho um ford torino 1975 comandado pelo piloto independente junie donlavey e pelos colegas richard brooks e dick hutcherson; e um dodge charger 1972 da dupla formada por herschel e doug mcgriff pai e filho todas as despesas de transporte hospedagem e logistica das duas equipes foram pagas pela nascar e pelo automobile club de l ouest o dodge charger e o ford torino saindo de seus containers as duas equipes foram escolhidas pessoalmente por big bill seus carros eram o que havia de melhor nos ovais da nascar o torino era movido por um v8 boss 429 com carter seco e mais de 600 cv enquanto o charger era movido por um v8 hemi 426 tambem com cerca de 600 cv dois cupes enormes com motores de mais de sete litros no meio dos esportivos leves e dos prototipos europeus e obvio que a estrategia de chamar a atençao deu certo o publico ficou enlouquecido com os muscle cars e segundo relados da epoca seguia as equipes e seus membros por todos os cantos a imprensa francesa apelidou o charger e o torino de les deux monstres ou os dois monstros em traduçao literal mas nao era tirando um sarrinho e nem nada disso era mais ou menos como o faustao quando chama seus convidados de monstros sagrados saca mas nao era so isto big bill acreditava que seus muscle cars tinham boas chances de se sair bem nas 24 horas de le mans ele nao chamou donlavey por acaso por exemplo um de seus pilotos hutcherson esteve ao volante do ford gt40 que venceu as 24 horas de le mans de 1966 dez anos antes e foi convencido a interromper sua aposentadoria para correr na frança a corrida foi vencida por jacky ickx ao volante do porsche 936 como ja dissemos ali no começo os muscle cars apesar de seu excelente desempenho bruto simplesmente nao haviam sido feitos para correr por 24 horas em um circuito de rua na europa e por isto nao aguentaram muito tempo o dodge charger teve problemas com a diferença entre os combustiveis europeu e americano o motor sofreu com pre detonaçao dentro dos cilindros e com isto um dos pistoes do hemi abriu o bico depois de duas voltas logo apos o carro passar dos 340 km/h na reta hunaudieres aka mulsanne ele haviam largado na 47ª posiçao classificados com 4 29 7 o ford torino tambem passou por maus bocados nao por causa do motor mas sim pelo cambio manual de quatro marchas que nao aguentou realizar mais de 20 trocas por volta e tambem disse chega com 11 horas de prova o fracasso na corrida levou o acordo entre a nascar e o aco ser revogado para o ano seguinte contudo tanto o o dodge charger quanto o torino seguem em atividade ate hoje participando de eventos de classicos e aproveitando sua fama [youtube id= w0nhkujubzi width= 620 height= 350 ] [youtube id= z7renrt36su width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.