gravar o mao drives e um privilegio uma oportunidade de andar com carros sensacionais de todo tipo comuns e raros caros e baratos nao importa graças aos leitores e aos amigos acabo por saciar um monte de curiosidade sobre coisas diferentes e bom demais da conta mesmo que a responsabilidade de nao danificar os carros e de fazer algo que seja toleravel de assistir faça a atividade algo menos divertido do que poderia ser sem ela mas de todos os carros que ja dirigi gravando qual se sobressai mais o miata e o diablo sao respostas faceis ambos carros absolutamente incriveis que me deixaram uma pessoa diferente depois da experiencia ao volante mas por incrivel que pareça a maior surpresa e o carro que ate hoje nao sai de minha cabeça e o lada laika https //flatout com br/mao drives lada/ ein pois e ok ha um componente sim dele ser algo que se eu quiser posso ter na garagem mas de forma alguma e so isso e realmente um carro que me pegou de jeito e me agradou de uma forma que ate hoje nao consigo compreender direito tem a ver primeiro com o motor de forma alguma algo potente mas sim simplesmente alegre gira tem um som gostoso uma resposta agradabilissima ao acelerador e parece sempre disposto a dar para voce toda ultima fraçao dos seus 73 cv tem a ver com a posiçao de dirigir com um volante fino e grande e bancos confortabilissimos e uma disposiçao de pedais que te convida a fazer punta tacco o tempo todo tem a ver com a chave do lado esquerdo do volante diferente e que permite a deliciosa brincadeira e igual porsche tem a ver com o peso e precisao desses comandos a direçao sem assistencia e leve mas precisa e com peso certo sempre os pedais tem tambem resposta perfeita e a alavanca de cambio diferente dos fiat de traçao dianteira de sua epoca e um carro do fim dos anos 1960 e um prazer de operar e precisa tambem as relaçoes escalonadas perfeitamente para aproveitar o motorzinho tem a ver com sua suspensao controlada e esportiva como um bom italiano mesmo os nascidos na russia tem a ver com o empacotamento bem feito que faz o espaço interno incrivel tem a ver com o seu desenho funcional e despretensioso que pretende ser a imagem que uma criança de 6 anos tem de um carro e nada mais tem tambem finalmente a ver com o fato de que quase todo mundo pode ter um se quiser nao e automovel como simbolo de posiçao social claro longe disso tambem nao e carro de pista como um gt3 rs ou mesmo um sandero rs e so um carro tao alegre util e despretensioso que nao pude fazer nada a nao ser me apaixonar por ele foi impossivel evitar ja expliquei o que acredito serem os motivos deste carro popular russo ter ficado bom assim aqui nessas paginas virtuais do flatout mas repito resumidamente e projeto da fiat na era de dante giacosa e os collaudatori de carlo salamano ainda; mas um que obrigatoriamente era conservador duravel confiavel e versatil como carro de uso diario nao tinha como dar errado assim e nao deu; deu foi muito certo somado seu volume ao do fiat 124 do qual derivou e o terceiro carro mais vendido da historia depois do fusca e do ford modelo t sao 3 milhoes de ladas e fiat 124 e deu certo nao so em mercados do terceiro mundo sua variaçao esportiva o 124 sport spider por exemplo vendeu ate 1985 no primeiro mundo inclusive os eua [caption id= attachment_378097 align= aligncenter width= 999 ] ladas [/caption] pois bem essa vontade desse carro ainda vai ter que esperar para ser realizada; nao ha neste momento lugar para ele na garagem dos oliveira mato o tempo ate o dia que sera uma realidade descobrindo mais coisas sobre ele e dividindo com voces hoje uma versao mais brava do laika o lada vfts o laika de corrida [caption id= attachment_378084 align= aligncenter width= 999 ] vfts o lada de briga [/caption] um pouco de geografia primeiro ladas sao produzidos numa cidade russa as margens do volga e a 1000 km a leste de moscou a cidade antes se chamava stavropol mas depois de 1964 quando se instalou ali a maior fabrica de automoveis da entao urss a autovaz passou a se chamar togliatti o nome vem de palmiro togliatti politico comunista italiano que foi instrumental em fixar a joint venture da fiat com o governo comunista russo [caption id= attachment_378093 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro lada de rali de stasys brundza [/caption] mas nao foi em togliatti que o lada de competiçao sobre o qual falaremos hoje o vfts foi criado isso por ser nao russo o seu criador mas lituano stasys brundza um piloto de rali de sucesso seria responsavel pela criaçao da divisao de competiçao da lada que criou o vfts em sua cidade natal vilnius na lituania para chegar la partindo de togliatti voce dirige 1000 km ate moscou e nao para; anda mais 1000 km na mesma direçao ate chegar em vilnius vfts e literalmente russo para fabrica de veiculos de vilnius vilniusskaja fabrika transportnych sredstv [caption id= attachment_378098 align= aligncenter width= 999 ] lada vfts[/caption] brundza se tornou engenheiro na decada de 1970 enquanto corria em rali com um moskvitch com bastante sucesso para o rally da acropole de 1976 ele preparou um lada 2103 com um motor aumentado de 1200 cm³ originais para 1600 cm³ ele terminou em sexto no geral superando um bmw 2002 um porsche 911 um alfa romeo alfetta e um monte de lancia stratos no processo os russos percebendo quao importante eram competiçoes sao para os mercados de exportaçao ofereceram a brundza todos os recursos que tinham para convence lo a criar algo ainda melhor em 1977 sua equipe estava pronta com o surpreendente lada vfts 1600r ele tinha peças em titanio carburadores weber e os enormes alargadores de para lamas em 1980 a autovaz lançou um novo modelo lada o 2105 o carro que conhecemos como laika seria ele a base para um novo carro da vfts; e o carro seria homologado para o grupo b da fia sim aquele grupo b o novo vfts nao era la muito competitivo nesse grupo b; sabemos que seria povoado em breve por monstros turbo com traçao integral e velocidade de formula 1 afinal de contas mesmo preparando o motor lada de 1 6 litros ate um milimetro de sua destruiçao a vfts nunca conseguiu mais de 180 cv aspirados em 1982 isso tornou o carro de us$ 20 000 descrito no documento de homologaçao do fia b 222 pouco competitivo fora da uniao sovietica mas em eventos menores era sempre uma atraçao a vfts criaria um prototipo turbo mas este nunca foi homologado; ainda assim ficaria atras sem traçao integral que rapidamente se tornaria norma entre os vencedores mas o carro que pesava 920 kg e tinha 160 cv normalmente e ate 180 cv nas versoes mais radicais continuou correndo e sendo modificado ate os anos 1990 quando a lada chegava aqui no brasil e a antiga ussr colapsava a autovaz e stasys brundza se separavam; o piloto acaba virando importador de vw para a lituania mas veja so o lada vfts começou uma segunda vida inesperada como o carro de rali mais popular na hungria usando uma carroceria vazia de 2105 aqueles que nao podiam pagar por um original podiam facilmente construir uma replica usando motores componentes e pneus aos quais os lituanos nunca tiveram acesso mantido dentro dos papeis de homologaçao da fia esses lada vfts replica se tornaram a ferramenta padrao para qualquer hungaro apaixonado por carros que quisesse ir a ralis com um orçamento limitado e nas corridas amadoras eles eram armas matadoras hoje em dia este carro e muito popular entre os pilotos de rali em paises ex sovieticos e outros paises europeus por exemplo os pilotos de rali russos usam esses carros na club rally series tambem na curta serie rally sprints reduzir o peso total sempre foi o segredo do vtfs alem da preparaçao do motor e a base solida do chassi do lada original para atingir o peso de 920 950 kg materiais diferentes como capo e porta malas de fibra de vidro e vidros em plexiglass ou policarbonato foram usados o sistema de freios porem permaneceu o mesmo que era usado em veiculos de produçao normal uma indicaçao de seu superdimensionamento freios a disco sao usados no eixo dianteiro enquanto freios a tambor de aluminio aletados sao usados na traseira as suspensaoes sao como as dos carros originais tambem dianteira independente por duploa sobreposto e molas helicoidais e traseira um leve eixo rigido com molas helicoidais de curso longo localizado por braços inferiores longos superiores de reaçao menores e uma barra panhard dando localizaçao lateral o carro claro era um monobloco em aço estampado; alguns reforços existiam para rali e um rollcage tubular interno foi homologado pela fia tambem os papeis da fia mostram um motor que tinha dutos de cabeçote retrabalhados comando especial valvulas maiores 41 mm de diametro admissao 36 mm escape dois weber 45 cdoe horizontais e duplos e coletor de escape especial alem de tudo balanceado era derivado do de serie claro ohc com acionamento do comando por corrente e todo em ferro fundido dava ate 180 cv a 7000 rpm e ate 16 5 mkgf a 5500rpm o cambio era de quatro marchas as bitolas alargadas junto com os paralamas para 1700 mm a vfts ainda tentou fazer um competidor de grupo b mais radical na forma de um lada samara autovaz 2108 de motor central traseiro turbo e traçao traseira o motor era o novo do samara mas com cabeçote dohc/16v injeçao e turbo para mais de 300 cv a partir de 1 9 litros prototipos foram construidos e fundos foram alocados para se construir as 200 copias de homologaçao mas o projeto nunca aconteceu por causa do fim do grupo b no final de 1986 nao nao quero fazer uma replica do laika vfts aqui no brasil gosto do lada como um carro de passeio mesmo mas que e interessante conhecer esta versao radical e obsessao e algo dificil de lidar mas a gente tenta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
![](https://cdn.flatout.com.br/wp-content/plugins/flatout-forms-v2/img/icon-paywall.png)
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.