basta mencionar brevemente o grupo b de rali em qualquer lugar na internet para ganhar likes reblogs compartilhamentos retweets mençoes comentarios ou qualquer outro sinal virtual de aprovaçao que se use hoje em dia mesmo quem nem havia nascido em 1983 quando ocorreu a primeira temporada do wrc sob o regulamento diz que tem saudade dos velhos tempos mesmo sem te los vivido talvez voce nao soubesse mas a lendaria fabricante russa lada tambem esteve no grupo b e colocou o nosso conhecido laika para competir sim amigos um lada do grupo b ok a lada pode nao ser lendaria no sentido costumeiro da palavra mas e fato que a companhia da antiga uniao sovietica e emblematica por uma mistura de fatores a robustez de seus carros a longevidade de seus projetos o niva esta ai desde 1977 para provar e toda a carga cultural que sua origem traz algo que novamente com a popularizaçao da internet e das redes sociais leia se com a chuva de memes ficou mais forte do que nunca ate a gente ja entrou nessa claro o laika nascido como lada 2101 era uma versao sovietica do fiat 124 que sofreu cerca de 800 modificaçoes para tornar se apropriado para o mercado russo entre elas um motor mais simples com comando no bloco o fiat 124 tinha comando duplo no cabeçote ; suspensao mais alta; freios a tambor em vez de discos na traseira e chapas de aço mais espessas na carroceria o lada pesava 945 kg 90 kg a mais que o fiat o projeto nunca mudou radicalmente desde 1970 quando o 2101 começou a ser fabricado com o passar dos anos reestilizaçoes mudanças no interior e motores mais potentes foram sendo incorporados ao laika mas a essencia permaneceu a mesma alias na verdade foi em 1980 que o laika ganhou o visual quadradao que pode nao ser o mais bonito entre os carros daquela epoca mas certamente tem seu charme e foi pouco depois disto que a lada decidiu coloca lo para competir no wrc a historia do lada vfts começa alguns anos antes da inauguraçao do grupo b com um piloto lituano chamado stasys brundza que em 1976 chegou em sexto lugar no rali da acropole etapa do campeonato mundial de rali realizada na grecia ok era um sexto lugar mas era uma conquista e tanto para um carro sovietico especialmente considerando que atras dele vinham porsche 911 lancia stratos alpine a110 e bmw 2002 nao era pouca coisa foi por isto que a lada decidiu oferecer a stasys os recursos necessarios para criar um lada de competiçao que fosse realmente competente seu primeiro trabalho foi o lada 1600r baseado no 2105 seu motor de 1 3 litro teve o deslocamento ampliado para 1 6 litro tinha componentes internos de titanio cabeçote de aluminio e componentes importados do oeste da europa que eram bastante dificieis de encontrar na uniao sovietica o carro tinha um visual bem interessante com seus para lamas alargados vai dizer que nao e nao se saiu tao mal no circuito de rali do leste europeu embora tenha sofrido ao enfrentar carros mais potentes foi o que garantiu que com a ajuda da lada stasys abrisse em 1978 uma oficina na cidade de vilnius na lituania era a вильнюсская фабрика транспортных средств se voce e um dos nossos poucos leitores que nao falam russo fluentemente isto quer dizer vil nyusskaya fabrika transportnykh sredstv ou fabrica de automoveis de vilnius em portugues sigla vfts embora alguns digam que tambem pode ser vilnius fabrik tuning sport a gente gosta mais da segunda opçao dois anos depois com o lançamento do novo laika em 1980 era hora de atualizar o projeto o carro tinha para lamas ainda mais largos e estrutura reforçada alem de componentes de aluminio na carroceria e acrilico no lugar dos vidros para reduzir peso chegando a pouco mais de 850 kg o motor de 1 6 litro recebia dois carburadores weber 45 de corpo duplo e tinha a taxa de compressao elevada alem de componentes internos reforçados e coletores menos restritivos e o resultado era um aumento expressivo de potencia dos 75 cv da versao de rua para 160 cv a 7 000 rpm acompanhados de 16 8 mkgf de torque o cambio era manual de cinco marchas do tipo dog leg por outro lado o lada vfts ainda tinha freios a tambor na traseira voce deve estar pensando que 160 cv eram pouco para um carro do grupo b e voce esta certo o carro jamais foi competitivo na europa que ja tinha seus carros de rali com turbo e mais de 300 cv mas a oficina de stasys jamais teria recursos para ir alem de onde ja havia chegado com um motor 1 6 carburado de aspiraçao natural o que importa contudo e que o carro chegou a ser homologado sob o regulamento do grupo b claro nunca venceu nada mas a prova esta aqui o documento de homologaçao da fia para o lada vfts foto zsiguli hu os 200 exemplares necessarios para a homologaçao do lada vfts foram vendidos a equipes de rali que os transformaram em carros de competiçao e da para dizer que os que nao correram ate acabar estao na atividade ate hoje se voce pensa que os sovieticos se abateram pensou errado juntando mais alguns recursos e o dinheiro das vendas dos 200 carros a vfts passou a trabalhar em um prototipo baseado no lada samara conhecido como 2108 o resultado ficou bem mais parecido com um bolido do grupo b o chamado lada eva nao ele nao era feito de eva e tinha um motor de 1 8 litro 1 860 cm³ na verdade com comando duplo no cabeçote injeçao de combustivel e turbo para entregar 300 cv os para lamas sao bem largos e abrigam dutos de ventilaçao para o motor enquanto a dianteira sem grade pois nao ha motor embaixo do capo traz quatro farois circulares de longo alcance [youtube id= hrily4kz204 width= 620 height= 350 ] segundo consta foram feitos alguns prototipos equipados com o motor naturalmente aspirado de 160 cv do lada vfts e a lada ja estava juntando fundos para construir as 200 unidades de homologaçao necessarias no entanto com o fim do grupo b em 1986 o projeto foi cancelado talvez a lada jamais fosse fazer sucesso de verdade no grupo b de rali mas seu esforço nao foi em vao o lada vfts se tornou uma especie de lenda e ate hoje serve de inspiraçao para replicas com carros que seguem a receita basica do especial de rali mas tem motores muito mais potentes nada muito diferente deste cara aqui [gallery columns= 4 link= file ids= 136603 136602 136600 136601 ] anunciado no craigslist por us$ 40 000 r$ 124 mil em conversao direta este vfts e uma recriaçao feita com base em um lada laika 1987 concluida em janeiro de 2016 o carro esta completamente novo e impecavelmente limpo parece jamais ter acelerado em uma estrada de chao desde que ficou pronto o motor tem dois litros de deslocamento dois carburadores weber 48 de corpo duplo e todos os componentes mecanicos novos ou recondicionados com capricho potencial o bicho tem [youtube id= tsoj6gmx5qo width= 620 height= 350 ]
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