voce pode criticar a franquia the fast and the furious tambem conhecida como velozes e furiosos o quanto quiser mas uma coisa e certa os primeiros filmes ja sao classicos do cinema automotivo e todos os seus exageros carros customizados com gosto para la de duvidoso e dialogos cheios de cliches trazem uma nostalgia gigantesca em qualquer um que tenha assistido aos filmes especialmente os tres primeiros agora fique sabendo que poderia ter sido ainda pior matt farah apresentador do the smoking tire e do programa tuned do canal /drive foi conferir de perto o que estamos falando ele bateu um papo com craig lieberman consultor tecnico dos primeiros filmes ele ainda tem os scripts originais de velozes e furiosos de 2001; + velozes + furiosos de 2003 e desafio em toquio de 2006 seu trabalho era analisar os scripts melhorar as cenas que ja eram boas e eliminar cenas ruins e surreais demais nao precisamos dizer que nem sempre ele era ouvido [youtube id= lprriacrxca width= 620 height= 350 ] ele tambem aprovava ou reprovava rascunhos dos carros que seriam usados pelos personagens — e pelo jeito era ali que seu trabalho ficava divertido vamos dar uma olhada no que nos livramos de ver nas telonas e telinhas no inicio da decada passada voce deve lembrar do supra laranja do lancer evolution viii verde limao ou seria amarelo limao com grafismos roxos e do honda s2000 cor de rosa e provavelmente ate os achava legais na epoca hoje felizmente voce tem noçao de como aquilo era digamos extravagante demais mas como ja dissemos poderia ter sido pior esta belezinha ai em cima e o orange julius 01 e talvez voce lembre que o rx 7 do personagem de mesmo nome em + velozes + furiosos nao ficou muito diferente mas era um rx 7 o que ameniza os grafismos eletronicos que na foto acima estampam um opel speedster que e um carro bacana basicamente e uma versao da opel para o lotus exige/europa s mas definitivamente nao se safaria desta pintura forçada como o rx 7 fez mas fica pior este e o supra do personagem slap jack que tambem apareceu no segundo filme a pintura do carro foi inspirada nos albuns de stevie wonder na decada de 70 — talvez innervisions de 1973 — e bem deu para notar que os produtores nao viam problemas em trabalhar com estereotipos agora se voce acha que o toyota supra marrom e dourado e feio e por que voce nao viu como ele quase foi pois e nos livramos de uma boa com esta e o que falar deste s2000 turquesa com um foguete nas laterais segundo craig esta foi a interpretaçao do ilustrador pra a expressao pocket rocket foguete de bolso para nos quer dizer um carro pequeno e rapido mas ele preferiu colocar um foguete na lateral de um honda conversivel que nem e tao pequeno assim felizmente este carro jamais apareceu nos filmes obviamente precisamos lembrar que este filme foi feito ha quase uma decada e meia — gostos mudam noçoes de estetica tambem e mesmo que hoje a gente ache estes carros feios na epoca eles eram bem legais e se pararmos para pensar hoje tambem por tudo o que eles representam muita gente começou a gostar de carros por causa deles e temos certeza de que muita gente que os critica hoje os achava animais na epoca a gente inclusive se craig era consultor tecnico e com ele que deveriamos reclamar a respeito de algumas das imprecisoes dos filmes como os cambios com 38 marchas [youtube id= ts4suysqlpq width= 620 height= 350 ] pois saiba que na verdade ele nao se incomodou com isto ha uma boa explicaçao as pessoas precisam lembrar que este filme foi feito para moleques de 16 anos sao caras que nao entendem m***a nenhuma de carros sao os caras mais velhos que reparam e apontam erros em tudo so que estes caras nao sao eram o publico alvo do filme entao paciencia de qualquer forma craig tambem se orgulha de algumas cenas como a classica em que roman pearce aperta um botaozinho instalado no dodge challenger 1970 laranja que desacopla as dobradiças da porta do carona empurra um dos viloes para fora do carro em movimento e grita ejecto seato cuz classico — que nao mudou quase nada do script para a gravaçao [youtube id= 1soz6calduk width= 620 height= 350 ] sobre desafio em toquio craig mostra algo interessante ha uma lista com todos absolutamente todos os carros usados no filme e cada nome fica em uma celula colorida se a celula esta preta significa que o carro foi devolvido ao seu dono exatamente como era se a celula esta vermelha quer dizer que houve algum tipo de dano mas se voce acha que as avarias aconteceram em cenas com esta [youtube id= zml7qqpl8yo width= 620 height= 350 ] esta enganado a maioria delas aconteceu durante cenas com os carros parados algum dos atores tropeçava em algo e esbarrava no carro riscando a pintura ou quebrando algum item do interior como a tela de um alto falante os carros que eram destruidos em sua maioria ja seriam levados para o ferro velho de qualquer jeito e por esse tipo de coisa que os primeiros filme da saga fast and furious sao tao legais e nostalgicos eles nos lembram de uma epoca mais inocente e mais divertida e mesmo sendo ruins no sentido tradicional da palavra sao muito bons para oferecer entretenimento sem compromisso e com carros mesmo quase 15 anos depois nao e toda franquia que consegue fazer isso
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.