na ultima semana entre os dias 23 e 26 de agosto aconteceu a ediçao 2018 da monterey car week um dos eventos de classicos mais importantes do calendario a nivel mundial a celebraçao aos classicos que acontece em monterey na california conta com exposiçoes e leiloes de classicos que aos apreciadores do antigomobilismo representam oportunidades unicas de ver de perto algumas preciosidades de valor quase inestimavel [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] agora se os desfiles pelas ruas e a reuniao de carros nos gramados de pebble beach sao bacanas bacana e bem pouco na verdade hoje vamos falar de outra parte da monterey car week as voltas rapidas em laguna seca um dos circuitos de corrida mais famosos do planeta nos dias apos o evento a internet recebe videos de alguns dos carros de corrida e esportivos classicos mais valiosos que existem — e e claro que selecionamos os melhores para voces mas antes vamos falar um pouquinho sobre o circuito meu primeiro contato com laguna seca foi atraves de gran turismo 2 de 1999 que foi o primeiro game da franquia a contar com circuitos do mundo real todo mundo gosta de citar nurburgring nordschleife quando fala de seus circuitos favoritos de gran turismo mas o inferno verde so foi aparecer anos depois gran turismo 4 lançado em 2004 possivelmente devido as limitaçoes tecnicas do primeiro playstation que nao daria conta de recriar um traçado de 20 km laguna seca porem e um classico como nao lembrar do sofrimento para conseguir domar o dodge viper no corkscrew o famoso saca rolha para conseguir a super license [youtube id= ctxthqoqsmu width= 620 height= 350 ] video em widescreen forçado com o game em russo mas ta valendo o segredo para encarar o corkscrew e entender a fisica por tras dele o saca rolha consiste em uma curva a direita em uma subida com ponto de tangencia encoberto pela subida cega seguida por uma repentina queda na elevaçao e um desafio muito grande contorna la de forma perfeita porque alem de nao poder visualizar o traçado correto ate chegar la o que pode ser feito apos algumas tentativas e a subsequente memorizaçao voce sofre com a inercia vertical que sobrecarrega os pneus dianteiros e induz ao subesterço nao e raro que em games e simuladores e ate mesmo em amadoras os pilotos prefiram pegar um atalho pelos bancos de areia laguna seca foi inaugurado em 1957 e com mais de seis decadas de historia e um do principais circuitos permanentes dos estados unidos a ideia partiu de um grupo de empresarios investidores e entusiastas do automobilismo que buscava uma alternativa para o circuito de rua de pebble beach considerado perigoso demais entao foi fundada a sports car racing association of the monterey peninsula associaçao de automobilismo da peninsula de monterey em traduçao livre ou scramp que ate hoje administra o circuito a primeira corrida realizada em 9 de novembro de 1957 foi vencida pelo norte americano pete loveli ao volante de uma ferrari 500 testa rossa spyder com motor de quatro cilindros de 2 5 litros e 190 cv que teve 17 unidades fabricadas em 1956 o carro foi levado de volta ao circuito no ano passado inclusive para comemorar os 60 anos daquela primeira corrida os 3 6 km e 11 curvas de laguna seca ja viram muita coisa em 60 anos a pista serviu como palco para corridas de diversas categorias do automobilismo como trans am can am formula 5000 formula indy e american le mans tambem recebeu provas de motovelocidade da ama american motorcyclist association da motogp e do wsbk o campeonato mundial de superbike o circuito tambem e um dos mais populares em provas para carros de corrida historicos justamente por ser um dos mais tradicionais e sem duvida a maior reuniao de bolidos antigos acontece exatamente na monterey car week como podemos atestar com a seleçao de videos abaixo bora ver [youtube id= nwvqfrstsa8 width= 620 height= 350 ] este aqui registrado durante a monterey car week 2018 foi um dos que achei mais impressionantes mika hakkinen no mclaren f1 gtr que venceu em 1995 as 24 horas de le mans por que bem e um finlandes bicampeao da f1 domando o supercarro com o ronco do v12 de 6 1 litros como trilha sonora por conta do regulamento da categoria gt1 tinha potencia limitada a 600 cv a 7 400 rpm o mclaren f1 de rua tinha 627 cv o escape menos restritivo adotado pelo modelo de competiçao amplifica de forma matadora o uivo dos 12 cilindros [youtube id= djgv78gtan4 width= 620 height= 350 ] neste outro onboard tambem feito durante a monterey car week o que vemos e algo bem mais old school danny baker ao volante do lotus 27 de 1963 monoposto da formula junior que tinha um quatro cilindros dohc de 997 cm³ e 75 cv mais que suficiente para uma volta eletrizante em laguna seca com o motor roncando a centimetros da camera no capacete do piloto e uma visao privilegiada dos movimentos da mao esquerda direita de baker nas trocas de marcha repare como o curso da alavanca e curto e preciso quem disse que nao da para se divertir na pista com um carro 1 0 ; [youtube id= hwioxhabu5m width= 620 height= 350 ] o piloto zak brown ceo da mclaren racing o carro seu recem adquirido audi 200 quattro trans am que em 1986 quebrou o recorde de velocidade do circuito de talladega speedway ao chegar aos 332 km/h e dois anos mais tarde e mostrou aos norte americanos que um seda alemao turbinado e com traçao nas quatro rodas poderia superar seus muscle cars em casa hans joachim stuck hurley haywood e walter rohrl hipnotizaram os espectadores com a precisao de seu trajeto nas curvas de cada corrida carregando mais velocidade do que qualquer outro mesmo com uma desvantagem de 100 cv em relaçao ao resto do grid composto em sua maioria por carros com motor v8 aspirados de 600 cv e traçao traseira o que se seguiu foi uma sequencia impressionante de oito vitorias em treze corridas garantindo 93 pontos para a audi que ficou com o titulo de construtores na temporada de 1988 da trans am ironicamente laguna seca nao fazia parte do calendario da competiçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] [youtube id= w7br0gwt46e width= 620 height= 350 ] agora por que nos prendermos apenas aos videos da monterey car week 2018 este e um onboard do ferrari racing days 2012 evento vip para proprietarios de ferrari com marc gene ao volante do ferrari f2003ga monoposto da scuderia para a temporada de 2003 da formula 1 gene que ja era piloto de testes da ferrari naquela epoca conduz no video o carro que era de rubens barrichello bons tempos aqueles o motor e um v10 de tres litros e 880 cv a 19 000 rpm sendo que em acerto de classificaçao a potencia chegava aos 950 cv o tempo de gene 1 05 78 recorde absoluto do circuito desde entao [youtube id= pxp3eij2gga width= 620 height= 350 ] para encerrar esta breve porem intensa seleçao vamos de dodge viper uma homenagem pessoal a minha primeira experiencia em laguna seca no gran turismo 2 a volta fez parte da turne que o dodge viper acr fez quebrando recordes para carros de produçao em circuitos do mundo todo sim porque apesar de ser totalmente acertado para as pistas com um v10 de 8 4 litros e 650 cv o viper acr era um carro de rua produzido em serie com o experiente e carismatico randy pobst ao volante o supercarro americano virou 1 28 65 superando o recorde anterior pertencente ao porsche 918 spyder em quase um segundo inteiro o 918 havia virado 1 29 89
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